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Diagnóstico da Amarok - Ferramentas Ross Tech VCDS

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  • 01/11/2013, 21:10
    Andrejurse
    Colegas,

    Desculpe o atraso, mas hoje não consegui cumprir minha promessa de postar as informações aqui.
    Estou com meu computador em casa e amanha vou tratar disso, de ante mão segue o que vou colocar:
    Instalação Física e Configuração - Camera de Ré, Modulo de Reboque, Reprodutor de MP3, Volante com Adição de Paddles Shifts
    Configuração - Litros para completar o tanque, travamento das portas, destravamento das portas, unidade de consumo em Km/l, varredura dos ponteiros ao ligar o contato, aviso sonoro de confirmação ao travar e destravar as portas.
    Vou indicar as peças necessárias e onde costumo comprar; tudo no exterior e qual o modelo do cabo Ross Tech para quem quiser se aventurar.

    Abraços
  • 02/11/2013, 17:48
    Andrejurse
    19 Anexo(s)
    Instalação Câmera de Ré OEM

    O principal pré requisito para a instalação da câmera de ré, é que a unidade de áudio (rádio) tenha a entrada para o conector da câmera de ré.
    Antes de ter que desmontar o painel para verificar in loco se a unidade de áudio tem a entrada, a regra é basicamente essa:
    Para os carros que possuem unidade com NAVEGAÇÃO (RNS-315), TODOS independente do ano de fabricação têm a entrada para a câmera de ré; para os carros SEM navegação (RCD-510) fabricados a partir de Janeiro 2013 NÃO tem entrada para a câmera de ré. No entanto é sempre bom conferir para ter certeza da possibilidade da instalação.
    O Kit completo para a instalação pode ser encontrado no Ebay, porém como já compro coisas de um fornecedor da Polônia desde 2010 vou deixar a indicação da empresa dele para terem ideia de como é o kit e o custo VW Amarok 2H0 Rear HighLine Camera KIT
    Feita as considerações iniciais vamos à instalação:

    I - Primeiro passo é passar o chicote na parte interna do carro; uma parte vai seguir até a unidade de áudio, uma parte fica embaixo do painel e segue até a soleira da porta traseira lado esquerdo onde depois vai descer para a longarina do carro e posteriormente para o para-choque traseiro.
    Remova os acabamentos frontal e traseiro nas soleiras portas lado esquerdo, o acabamento lateral onde fica localizada a alavanca do capô do motor. Para remover a alavanca, existe uma trava "escondida", mantenha a alavanca puxada e coloque uma chave de fenda por trás, deslizando para o lado do passageiro, após removida a trava é só puxar a alavanca que sai.
    Ao remover o acabamento na soleira da porta traseira, é possível ver um plug que é por onde o cabo será passado.

    Anexo 437733

    Anexo 437734

    Anexo 437735

    II - Faça um pequeno furo no plug para passar odois conectores que vão para a parte traseira do carro para alimentar a câmera(energia e sinal), passe o cabo pelo chassi do carro seguindo o chicoteoriginal da luzes de placa. Hora de colocar a câmera de ré no lugar e paraisso, alguns componentes do para-choque traseiro deverão ser removidos;primeiro o apoio inferior e depois a cobertura do para-choque (algumasvariações podem ocorrer dependendo da versão de acabamento). Depois de removidaa cobertura do para-choque, você encontrará o lugar de instalação da câmera queestá na lataria. É preciso fazer um corte na cobertura do para-choque paraacomodar o suporte da câmera, não é preciso cortar como eu fiz, somente oquadrado do suporte é suficiente. Optei em fazer todo o contorno porque quandofiz a instalação, não havia fotos disponíveis para que eu tivesse ideia de comoé o original

    Anexo 437736

    Anexo 437737

    Anexo 437738

    Anexo 437739

    Anexo 437740

    III - Conexões e ligações elétricas; na partetraseira são dois conectores que serão ligados, sinal de vídeo e energia,esqueci de tirar uma foto antes de proteger os dois conectores com fita detecido, os conectores estão 'guardados" um uma parte da carroceria ondeestá passando o fio das luzes de placa. Esta câmera de ré, possui um módulo decontrole que adiciona duas linhas funcionais na tela indicando a direção docarro, seja em vagas transversais ou paralelas, no módulo de controle, doisconectores fêmea serão ligados, um que vem da câmera na parte traseira e outroque será ligado no chicote principal. De acordo com o diagrama de instalação,este módulo é fixado na parte superior do pedal do freio, mas não encontrei osuporte à parte para vender, então fixei o módulo junto do chicote principalpróximo ao descansa pé. Última etapa das ligações elétricas, são quatro fiosque estão juntos com o chicote da câmera, +12V (vermelho), Negativo (preto),CAN+ (laranja) e CAN- (marrom). O chicote da unidade de áudio tem estes quatrofios que deverão ligados; como eu coloquei o MDI, fiz a ligação no chicote doMDI preservando o chicote do carro.


    Anexo 437741

    Anexo 437742

    Anexo 437743

    Anexo 437744

    Anexo 437745

    IV - Configurações VAG/VCDS; acessando oprograma, vá para a tela "Select Control Module" e clique no botão doendereço 19-CAN Gateway e depois Installation List. Procure pela Central6C-Back-up Cam e marque a caixa do lado esquerdo e posteriormente clique nobotão Save Coding, a mensagem Coding Accept aparecerá e alguns segundos depoiso programa retornará automaticamente para a tela inicial do endereço 19-CANGateway. Clique no botão 02-Fault Codes e depois clique no botão Clear AllDTC´s e confirme. Com os erros corrigidos, clique no botão Controller GoBack-06 para retornar para a tela "Select Control Module".
    Selecioneo endereço 6C-Back-up Cam depois clique no botão Coding-07, no campo SoftwareCoding troque o código que está indicado pelo código 0000017 e depois clique nobotão Do-It, em alguns segundos o programa retornará automaticamente para atela inicial do endereço 6C-Back-up Cam. Clique no botão 02-Fault Codes edepois clique no botão Clear All DTC´s e confirme.

    Anexo 437746

    Anexo 437747

    O resultado deve ser esse:

    Anexo 437748

    A linha Amarela indica para onde o volante estáesterçado e qual será a direção do carro enquanto a linha Verde indica alargura do carro e a linha Vermelha o limite máximo de aproximação. Oscontroles do lado direito são para ajustar cor, contraste e brilho da câmera;para selecionar se a vaga é transversal ou paralela; para desligar o avisosonoro de aproximação; e para desligar a imagem e só manter o indicador do OPS.

    Anexo 437749

    OBS: Um erro nessa central deve permanecer,porém não compromete a funcionalidade da câmera; vai informar que a câmera nãoestá calibrada, e para calibrar ela, é preciso uma ferramenta que até onde seisomente a fábrica tem à disposição dos concessionários que somente após aabertura de uma solicitação um técnico da fábrica faz essa calibração aferramenta é VAS6350. Isso é indispensável para carros com o Park Assist paramanter a profundidade e a distância 100% aferidas evitando um erro no sistema.

    Outro detalhe,é que configurado da forma indicado acima, um botão RVC vai aparecer na tela daunidade de áudio após engatar a ré e para ligar a câmera é preciso pressionaresse botão. Para ter a imagem da câmera automaticamente na tela após engatar amarcha, é preciso configurar um outro endereço no sistema, o 10-Park/SteerAssist

    Anexo 437750

    Na tela Select Control Module, clique no botão do endereço 10-Park/Steer Assist, depois clique no botão Coding-07 e depois no botão Long Coding.
    No Byte 0 marque o BIT com a linha escrita "Rear View Camera Installed", depois clique na parte superior da tela "Exit" e depois no botão Do-It e está tudo pronto.

    Anexo 437751

    Dúvidas estou a disposição.
  • 04/11/2013, 11:24
    Pequeno jr
    Que show em Andre!???

    Parabéns mermão.
  • 04/11/2013, 17:09
    Andrejurse
    14 Anexo(s)
    Instalação do Engate + Módulo do Reboque

    Segue outro tutorial de instalação e configuração de outro item que coloquei na minha Amarok
    Os componentes, eu comprei na Espanha neste distribuidor de peças VW Volkswagen Amarok 2H (2010+) - OEMVAG España SLU são dois itens separados, o Engate e o Conjunto Elétrico.
    A instalação é simples e rápida, levei uma hora para entender toda a instalação e executar o serviço; a versão Highline já tem o chicote de ligação do conector elétrico presa na parte inferior do assoalho da caçamba, é só remover a tampa da tomada para conectar o chicote, e na parte inferior do painel, existem os dois conectores que serão ligados no módulo do reboque, só tirar a espuma de proteção e fazer a ligação.

    Este é o kit elétrico:

    Anexo 438007

    Este é o conjunto do engate:

    Anexo 438008

    A primeira etapa, é montar o conjunto do engate, são 6 parafusos, sendo 4 que fixam as metades do suporte do engate parafusadas na parte inferior da estrutura do para-choque e depois mais dois para fixar o engate propriamente.
    O próximo passo é fazer a ligação elétrica do engate até o chicote do carro; primeiro passo é colocar a tomada no receptor; são conectores; o de 13 pinos que liga o reboque e mais uma tomada que liga um microswitch para indicar que existe algo conectado. Depois dos conectores presos no lugar, é fixar a tomada do reboque no suporte do engate.

    Anexo 438010

    Anexo 438009

    Tire a tomada de proteção do chicote localizada na parte inferior do assoalho da carroceria

    Anexo 438011

    Passe o chicote da tomada até o conector, acomode o chicote e prenda com as cintas plásticas fornecidas

    Anexo 438012

    Anexo 438013

    Com a parte de trás concluída, a próxima etapa é ligar o módulo do reboque na parte interna do carro; DESLIGUE o pólo NEGATIVO da bateria para essa etapa.
    Na parte inferior do painel, existe um suporte para o módulo, primeiro é preciso colocar as duas porcas específicas fornecidas no kit no suporte do módulo. Estão indicadas na foto com o círculo laranja, depois de colocadas as porcas, deslize o módulo no sentido indicado por dento do suporte, fixe o módulo com os dois parafusos fornecidos no kit.

    Anexo 438014

    Anexo 438015

    Estes são os dois conectores que estão na soltos para serem conectados no módulo:

    Anexo 438016

    Depois de conectado:

    Anexo 438018

    Concluída a instalação física, adicione os dois Fusíveis de 5A que são fornecidos no kit nas posições 60 e 61 da caixa de fusívies. Religue o pólo NEGATIVO da bateria.
    O próximo passo é adicionar e configurar o módulo do reboque na Rede CAN do carro.

    Primeira etapa, é adicionar o módulo no endereço 19-CAN Gateway, clicando na caixa do Endereço 69-Trailer e depois Save Coding

    Anexo 438019
    Depois de adicionado o módulo do reboque na Rede CAN, é preciso configurar os endereços 01-Engine e 10-Park/Steer Assist.

    Acesse o Endereço 01-Engine, clique no botão Coding-07, na tela seguinte Long Coding Helper. Com a tecla TAB siga até o Byte 5 e maque o BIT 4. Clique no Exit, depois Do-It e está configurado o endereço 01

    Anexo 438020

    Acesse o Endereço 10-Park/Steer Assist, clique no botão Coding-07, na tela seguinte Long Coding Helper. No Byte 0, BIT 0-3, mude de 0-Trailer Not Installed para 1-Trailer Hitch Installed clicando no campo cinza. Clique no Exit, depois Do-It e está configurado o endereço 10.

    Anexo 438021

    Agora é só desfrutar com toda a tranquilidade do reboque, que nenhuma luz indicadora de falha vai se acender no painel e o todo o gerenciamento eletrônico do motor e câmbio irão se ajustar automaticamente após a detecção do peso no eixo traseiro.

    Dúvidas estou à disposição
  • 04/11/2013, 19:04
    CLAUDIOFERREIRA
    Citação:

    Postado originalmente por Blends Ver Post
    Se tiver o hardware presente, não vejo o pq não funcionar.

    Já sei, habilite a função e faça o teste, depois nos informe se o airbag abriu ou não... Brincadeira, rs.

    Mas em resumo é isso, se o hardware estiver no carro e desabilitado pela VW, é somente habilitar a função pelo vcds.

    Blends, acrediro que no caso dos air bags os mesmos não estejam ali, até porque se estivessem a VW os teria habilitado. No caso dosensor crepuscuar pode ser apenas uma questão de acabamento. Já notou no painel bem no centro próximo ao parabrisas? Vê se a sua tem. E penso ainda que, atravé do software, ele mesmo identificará ou não o hardware.
  • 04/11/2013, 19:18
    CLAUDIOFERREIRA
    Andre, parabéns pelo tutorial. Gostei daquela função que informa a litragem do tanque. Dei uma olhada no site que vc indicou, mas achei muito caro o produto. Imagino que seja pela caixa de controle que traz, além da câmera o programa com as llinhas de indicação de vaga etc. Agora, na caixa notei o símbolo VW, me parece original mesmo. Só no 1º mundo...Aqui parece infelizmente mais viável trocar a central original por uma M1 ou Caska com GPS e câmera de ré. Mas vale cada centavo pra ficar realmente original.
  • 06/11/2013, 13:48
    Blends
    Citação:

    Postado originalmente por CLAUDIOFERREIRA Ver Post
    Blends, acrediro que no caso dos air bags os mesmos não estejam ali, até porque se estivessem a VW os teria habilitado. No caso dosensor crepuscuar pode ser apenas uma questão de acabamento. Já notou no painel bem no centro próximo ao parabrisas? Vê se a sua tem. E penso ainda que, atravé do software, ele mesmo identificará ou não o hardware.

    Não necessariamente, no outro carro que eu tinha, quando mandei colocar couro, o rapaz me informou que tinha airbag lateral, porém, na versão que eu havia comprado, nao era pra vir.
    Resumindo, o airbag estava lá, porém no meu carro nao ele estava desativado e nao tinha o acabamento de abertura do mesmo.
    Foi só comprar a moldura e acionar a função.
    O software não reconhece se tem ou nao, ele ativa ou desativa a função somente, independente se o hardware esta presente ou nao.
  • 06/11/2013, 15:54
    edival
    Andre
    Parabens pelos post. Informações realmente valiosas para quem deseja dar um "up" nas viaturas.

    Como vc conseguir importar o kit para a camera de re? Pelo preço de aproximadamente 500 euros (kit + frete), ao chegar no Brasil, será taxado por volta de 80% e a brincadeirinha sairá salgada demais.....

    Mas valeu mesmo....

    Edival
  • 06/11/2013, 16:11
    Andrejurse
    Citação:

    Postado originalmente por edival Ver Post
    Andre
    Parabens pelos post. Informações realmente valiosas para quem deseja dar um "up" nas viaturas.

    Como vc conseguir importar o kit para a camera de re? Pelo preço de aproximadamente 500 euros (kit + frete), ao chegar no Brasil, será taxado por volta de 80% e a brincadeirinha sairá salgada demais.....

    Mas valeu mesmo....

    Edival

    Edival,

    Como já compro desde 2010 dessa empresa, para coisas de valor elevado, eu peço para que me envie uma invoice de 180 Euros. O envio é por UPS, em média 7 dias está em mãos e chegando aqui pago os impostos devidos.
    Ele lançou uma versão sem o módulo VW Amarok 2H0 - Rear Low Line Camera - SET se existisse quando comprei certamente optaria por ela, o resultado prático é o mesmo com a diferença de não ter somente as linhas direcionais, que no nosso caso não faz falta.
  • 06/11/2013, 16:49
    Andrejurse
    4 Anexo(s)
    Seguindo a promessa, agora vou disponibilizar algumas configurações possíveis para a Amarok.
    Sempre dizendo que estou tomando como referência minha Amarok, modelo Highline AT 2013.

    A primeira, é uma que a cada 10 proprietários, 11 reclamam

    Modificação da Unidade de Consumo:

    Pelo Endereço 17-Instruments, clique no botão Adaptation-10; clique na aba Channel e localize o campo (8)- Units adjusted.
    O sistema indica a configuração atual, Milhas por Galão, no campo New Value, clique na aba e mude para Kilometers per Liter
    Clique no Do-It e está feito!

    Anexo 438288

    Litros para Completar o Tanque:

    Pelo Endereço 17-Instruments, clique no botão Adaptation-10; clique na aba Channel e localize o campo Volume to be Replenished.
    O sistema indica a configuração atual, "No", no campo New Value, clique na aba e mude para "Yes"
    Clique no Do-It e está feito!
    Acho essa função interessante para se ter uma noção quando está reabastecendo o carro e verificar se a bomba no posto não está adulterada e eventualmente quanto litros ainda tem no tanque durante uma viagem para saber se está no "osso" ou não. Lembrem-se que isso não possui precisão centesimal, é mais uma referência.

    Anexo 438289

    Indicator Celebration:

    Pelo Endereço 17-Instruments, clique no botão Adaptation-10; clique na aba Channel e localize o campo Indicator_Celebration.
    O sistema indica a configuração atual, "No", no campo New Value, clique na aba e mude para "Yes"
    Clique no Do-It e está feito!
    Esta é uma modificação meramente cosmética, mas dá um visual legal que quando liga a ignição do carro, os ponteiros varrem até o limite e voltam. Acho que os carros da GM atualmente fazem isso.....

    Anexo 438290

    Vídeo do funcionamento

    http://youtu.be/NvXTkB6fTmI

    Travamento Automático das Portas e Destravamento das portas removendo a chave do contato:

    Pelo Endereço 09-Cent. Elect., clique no botão Coding-07; uma segunda tela vai abrir, clique no botão Long Coding Helper, que abrirá a tela dos códigos binários.
    No Byte 0, marque o BIT 3 e o BIT 4,, clique na palavra Exit que o sistema retornará para a tela do Long Coding, com um novo New Coding, Clique no Do-It e está feito!

    Anexo 438291

    No decorrer da semana eu coloco mais alterações possíveis.

    Abraços
  • 07/11/2013, 01:08
    Flavio Nilo
    Eu não possuo o VCDS. Então nem adianta eu comprar esse módulo para o engate. Pensei que fosse só comprar o módulo e instalar. Poderia desabilitar essa função do módulo, mas precisa do VCDS para fazer. Tem outra solução mais simples?
  • 07/11/2013, 18:44
    CLAUDIOFERREIRA
    Citação:

    Postado originalmente por Blends Ver Post
    Não necessariamente, no outro carro que eu tinha, quando mandei colocar couro, o rapaz me informou que tinha airbag lateral, porém, na versão que eu havia comprado, nao era pra vir.
    Resumindo, o airbag estava lá, porém no meu carro nao ele estava desativado e nao tinha o acabamento de abertura do mesmo.
    Foi só comprar a moldura e acionar a função.
    O software não reconhece se tem ou nao, ele ativa ou desativa a função somente, independente se o hardware esta presente ou nao.

    Interessante essa situação dos air bags. Vamos ver se avançamos nas alterações das configurações das caminhonetes. Abraço.
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