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Convex Datacenter
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  • #1



    Pessoal,

    Olha só o que acabei de ler no site do Fendel. Acho que o "prof pardal" que citei a pouco estava quase certo, errou por 10%. http://www.fendel.com.br/oleovegetal.html

    "Para a fase inicial de transição entre a era fóssil e a era da vida, de utilização das bioenergias, pode-se adicionar até 30% de óleo vegetal bruto e filtrado ao Diesel fóssil, para uso em qualquer motor diesel, sem modificação nenhuma e sem problemas de funcionamento, de estocagem e de abastecimento, possibilitando eliminar o poluente enxofre e exigir a instalação dos oxi-catalisadores, em todos os motores nacionais, imediatamente."

    Alguém se habilita???

    Estava a algum tempo atrás pensando em colocar algumas colheres de óleo vegetal no tanque para evitar a ferrugem no tanque. Será que isso ajudaria???

  • #2
    Pessoal,

    Olha só o que acabei de ler no site do Fendel. Acho que o "prof pardal" que citei a pouco estava quase certo, errou por 10%. http://www.fendel.com.br/oleovegetal.html

    "Para a fase inicial de transição entre a era fóssil e a era da vida, de utilização das bioenergias, pode-se adicionar até 30% de óleo vegetal bruto e filtrado ao Diesel fóssil, para uso em qualquer motor diesel, sem modificação nenhuma e sem problemas de funcionamento, de estocagem e de abastecimento, possibilitando eliminar o poluente enxofre e exigir a instalação dos oxi-catalisadores, em todos os motores nacionais, imediatamente."

    Alguém se habilita???

    Estava a algum tempo atrás pensando em colocar algumas colheres de óleo vegetal no tanque para evitar a ferrugem no tanque. Será que isso ajudaria???

  • #3
    Usuário
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    Então acho que o primeiro post deste tópico está correto pois se pode 30% pode 50% porque não???
    Não se sabe o que acontece com 30% e tambem não se sabe com 50%, 60, 70 etc

    Olhei o site do fendel e ele me lembrou o Lula com um discurso sarcástico e prepotente.Se esse cara chegar a ter algum poder , vai ser a mesma merda...


    Homero

  • #4
    Olhei o site do fendel e ele me lembrou o Lula com um discurso sarcástico e prepotente.Se esse cara chegar a ter algum poder , vai ser a mesma merda...
    Homero, cada dia sou mais seu fã
    []'s

  • #5
    Homero, cada dia sou mais seu fã
    X2.

    O Homero sempre faz uns comentários sensacionais

    abraços

  • #6
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    Boa noite
    Bem o biodiesel pode vim de qualquer vegetal, pois se basei em uma extração e uma transesterificação. A utilização de álccol é para acontecer a reação de produçao do biodiesel, e não tem nada a ver com, a combustão diretamente. Em relação a água no biodiesel é quase nenhuma, pq se tiver água, ao invés de produzir biodiesel, se produz sabão.
    A mamona foi escolhida por puro motivo político-social, porque é um cultivo que tem que no meio do mato para pegar, porque ninguem planta mamona, então nem tem usineiro no meio, além de ter uma quantidade de óleo vegetal satisfatório. Porém ela é a pior planta para processar, devido as suas propriedades química.
    O uso de soja em produção de biodiesel é inviável, pois os produtos da soja são muito caros e não cumpre a finalidade social do biodiesel.
    Cara, qualquer coisa que você coloque no carro que tenha alguns inflamaveis vaifazer ele rodar, mas om carro não foi projetado para isso. O processo para fazer biodiesel é para aumentar essa quantidade de inflamaveís de baixo ponto de fugor (que queima a baixas temperaturas) que são os esteres.
    Quer um conselho, não pensa em misturar óleo com diesel pq esses olhos tem n coisas, inclusive coisas que atacam o motor.

    abraços

  • #7
    Homero,

    Realmente acho que o FENDEL, poderia ter pego mais leve nas palavras usadas no site. Mas tirando o discurso inflamado, acho que o motor movido a óleo vegetal uma boa.
    Tive dando uma boa olhada nos sites na Alemanha e a coisa vem funcionando a um bom tempo. Mas acho que está mais ou menos como nos primeiros carros a alcool, que tinham que ter um reservatório de gasolina para a partida do veículo. Nesses motores a óleo vegetal o carro tem que ter um pequeno reservatório de diesel para partida até o aquecimento do motor, quando é feita a conversão do combustível, isto é, para óleo vegetal. Caso o veículo vá ficar muito tempo parado, tem que voltar a queimar óleo diesel, no caso de um dia para o outro. Bem, foi o que endendi.
    Será que a citada não legalização (site do Fendel) pelo Detran do kit para carros de passeio, vem do fato de ainda necessitar de diesel para a partida ou parada???

  • #8
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    J. G. Junior,


    Não é tanto em relação as palavras mas a atitude de ser o dono da verdade misturada com a teoria da conspiração.
    Me desculpe mais eu dei uma lida muito rápida e identifiquei a semelhança com o presidente que acabei postando.
    Quanto ao automóvel para oleo vegetal , ele deve ser um motor de ciclo diesel e ai é proibido.


    Não li com detalhes mas acredito que os motores a óleo vegetal poderiam ter a partida com a ajuda das vela de aquecimento mais aquecimento do combustível.Aqui no nordeste deve ser mais facil que na alemanha que cai neve.
    As novas Hilux possuem VELAS DE AQUECIMENTO que são usadas para diminuir a poluição na fase fria.(foi o que me contaram).
    O fendel acho que viaja pois ele fala em motor com 20:1 de taxa de compressão para oleo vegetal, mas se voce verificar as mitsubishi l200 trabalham com 21:1, se não me engano algumas hilux no passado com 22:1.


    Se dependesse de mim o controle de poluição ,todos os veiculos seriam a diesel pois:

    1- Suponha que para se queimar 1l de gasolina se produza a mesma quantidade de CO2 produzida para se queimar 1 l de diesel.Na realidade é um pouco maior no diesel ,mas pouco.

    2- Suponha que para realisar um mesmo trabalho um motor diesel gaste a metade que um a gasolina em litros.(meio forçado mas não muito)

    Conclusão:Um veiculo a diesel produz 50% do CO2 com diesel em relação ao mesmo trabalho com gasolina!

    Ta certo que forcei um pouco mas pode-se afirmar que seja produzido algo como 60% a 70% do CO2.

    Plantaria alimento ao inves de combustivel para haver o sequestro de carbono que o Fendel fala.(fotossintese, etc)(inibir o desmatamento seria mais produtivo)

    ENTRETANTO... no Brasil sobra gasolina e falta diesel , então parece que o aumento progressivo da adição de oleo vegetal no diesel(biodiesel) parece adequado desde que não venha a causar prejuizos aos proprietários de veiculos diesel...
    Desenvolveria também motores somente a óleo vegetal.
    Se estivesse ainda com minha Ranger velha , não resistiria em misturar oleo vegetal só para ver o resultado.

    Outra viajada do Fendel seria a vantagem de se usar catalizador com oleo vegetal pois o enxofre do diesel poderia danifica o mesmo.
    Tanto quanto eu sei existe gasolina com enxofre por ai , tanto que houve um tempo atras problemas com alguns motores V8 BMW e esses veiculos usam catalizador ,mas foi o bloco que sofreu corrosão.
    As novas Hilux possuem catalizador!


    No final , acho que o Fendel só está querendo vender os peixes dele , acho que ele esta querendo um MENSALÃO...OOPS outra semelhança...


    Homero

  • #9
    Usuário Avatar de Marvila
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    A história é a seguinte:
    Amanhã irei à fazenda de um cidadão que afirma ter uma Toyota Bandeirante com o afamado motor MB maçarico (acho que é o OM-324), que está rodando com biodiesel (sic!). Este combustível é à base de diesel + álcool anidro + óleos "diversos"...vamos ver para crer e postar aqui essa "tecnologia" ...
    Aguardem !
    Abs
    Marvila
    Ranger Limited 2.8 04/04

  • #10
    Olá Pessoal,

    Já que ressusitaram o tópico, aproveito pra contar minha experiência.
    Resolvi a uns 03 meses atrás colocar uns 3 litros de óleo de soja no tanque. Rodei sem nenhum problema, apenas um leve cheiro de pastel atrás do carro.

    Depois de outro tanque cheio resolvi colocar mais uns 4 litros de óleo de soja. O carro rodou sem problemas. Em nenhuma da vezes cheguei a misturar o óleo de soja c/ diesel, em uma vasilha, para homogenizar. Abria a garrafa plástica e colocava no tanque.

    Mas um dia dia pela manha quando liguei o carro, o motor fez um barulho bem esquisito. Como se estivesse batendo pino e depois voltou ao normal. Ai parei na hora esse meu experimento.

    O óleo vegetal natural deve ser aquecido antes da queima. Foi o que vi em um site na Alemanha.

    Abraços,

  • #11
    Usuário Avatar de JairoM
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    pessoALL:

    que tal dar uma olhadinha neste site: http://www.aondevamos.eng.br/produtos/motorelko.htm


    acho que o velho elko ainda sobrevive, apesar do esforço para enterrá-lo de vez, da industria de motores diesel...

  • #12
    Nada é tão simples assim, até o alcool teve uma longa fase de adaptação dos motores e, no início, teve gente arrancando os cabelos com as falhas dos motores.
    A médio e longo prazo a adição de óleos vegetais (in natura ou refinados) em motores diesel podem provocar falhas na bomba e no próprio motor em si com problemas adjacentes às mangueiras principais etc.
    Funcionar funciona, mas a que preço e por quanto tempo é que são elas.
    Melhor deixar a tecnologia de adaptação do novo combustível ser melhor aperfeiçoada. Há questões de parâmetros físico-químicos, de padronização, de excelência, produção e etc a serem estabelecidos.
    Imaginem, se o nosso "excelente" diesel já é um dor de cabeça em termos de falta de padrão, e isto influe na performance do motor e em sua durabilidade, o quanto um açodamento em encher o tanque de óleo "Liza" pode custar?

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