Olá amigos do fórum, beleza ?

Por muito tempo fui apenas um leitor do fórum, mesmo pq eu não tinha pickup pra poder opinar ou compartilhar um problema. Mas pude realizar um antigo sonho de ter um V6 e comprei uma Ranger 95 STX 4.0 CE americana.
O carro tem 170 mil Km e logo de cara (segunda semana) já apresentou problemas na embreagem. Nao sei se o problema foi EU, que nao está acostumado com a embreagem, ou se a 'conduçao' do antigo dono ajudou a estragar tudo. Enfim, o carro patinava tanto que nem em descida ele andava.
Grana curta somados a nenhum conhecimento de mecanica e encostei o carro. Nesse tempo que o carro ficou encostado eu corri atras do diagnostico do problema, conversei com amigos que entendiam do assunto, conversei com os mecânicos da minha rua, pesquisei aqui no fórum e aprendi bastante.

Deixei de correr o risco colocando uma peça recondicionada com um mecânico que nao sabia o que estava fazendo e fiz o que eu achei certo : peça original e mecanica especializada. Gastei mais que o dobro do esperado, mas no fundo sei que valeu a pena.

Agora eu queria revitalizar o carro. Minha idéia é começar arrumando tudo o que pode dar problema, evitando que tal problema aconteça.
Algo como um pré-projeto. Mas por onde eu começo ? Quais são as prioridades e com o que eu tenho que tomar cuidado ?

Obrigado e abraços !