faltou o numero de cetatos de cada um!
Versão Imprimível
Verdade Maurício, mas pelo que saiba só varia no diesel podium.
O resto é tudo igual.
Abs
Cetanos segundo site BR
Podium - no minimo 51
S-10 e S-50 - 46
demais - 42
Deve ser por essa diferença dos cetanos então......
Rodo a 30 mil km com o S50 e outro dia, parei num posto Shell e pedi pro frentista abastecer com Evolux (diesel aditivado S50 da Shell), o cara me retrucou.........."diesel"? e eu disse sim.
Ai fiquei anotando as km percorrida, e zerando o ODO parcial e não prestei atenção no abastecimento.
Depois fui ao caixa pagar e, quando peguei a nota, verifiquei que o cara tinha abastecido com diesel comum, que aqui no interior é S1800.
Fiquei puto, mas não tinha mais o que fazer!!
Rodei os 700 km normalmente com o o tanque, mas senti a viatura diferente, respondendo mais lentamente, até o câmbio automático ficou respondendo meio estranho.
Depois retornei a abastecer, agora com S10 e voltou tudo ao normal.
Eu, até então, não tinha percebido nenhuma diferença entre os combustíveis, há não ser a emissão de fumaça.
É sutil mas deu pra perceber bem.
Era isso.
Abs
No Pará tem muito posto (grande) com divisão bem clara da área de diesel comum e diesel S50 (S10).
De cabeça, penso no posto Magnólia.
Pelo CE, não lembro de ter visto isso não.
Essa semana fui de Santa Catarina até o Pará e agora estou no nordeste. Muitos postos estam com faixas anunciando diesel S-10, mas os frentistas e gerentes que conversei disseram que o S-10 ainda não havia chegado. E ja tem muitos postos aumento preço do S-50 e vendendo como S-10.
Off-topic:
Acho incrivel como em grandes centros tanto do norte como no sul do pais, tem postos que ainda não oferecem o S-10/50 (ja que um vai subtituir o outro, correto)!
Aqui no Rio Grande do Sul, 99% dos posto de estradas tem S50/10!!
Na cidade muito poucos, nem 10%.
Abs
Bom galera, aqui em bsb ainda não subiu, quem perceber aumento poste aqui!
Hoje saiu no jornal a notícia que o diesel subiu 5,4%...
Culpa do monopólio da Petrobrás...