Fred,
pode até não ser bonitinho, mas é uma máquina!!!
Sérjão
Versão Imprimível
Galera, as fotos não mostram "tudo"... vamos aguardar para ver se o Jorge resgata os videos. Nada muito especial, MAS partindo do buraco [da Aeronáutica!] subimos [... a TR4, depois a Hilux e a L200] e descemos algumas vezes em rotações "pouco comuns" [rindo]... foi muito legal. No trajeto, tem um ponto de relevo que quase tira as rodas dos veículos do solo. Vivendo e aprendendo... digamos que foi um bom começo. No MEU caso, uma "quase aventura", já que minha "praia" sempre foi rodovia. Tô repensando minhas preferências.
Algumas informações adicionais:
* A Hilux NÃO tem pedal de embreagem; talvez isso tenha sido um "problema" para um aprendiz se metendo em roda de gente grande :dance::dance:.
* Pneus: Yoko G012 50/50... Baixei para 24 lbf/pol2.
* Utilizei o 4x4Low direto [desnecessário?].
[]s
Waldir, por ser AT é melhor ainda, além de você não se preocupar em mudar as marchas o converssor de torque ainda te dá mais torque na saída...
Pneus Ykohama são, na minha opnião os melhores pra areia, já usei BFs, MIchelans, Bridgis, e outros...embora não durem feitos os BFs e Michelan, andam muito bem na areia...
No seu caso e no de Renatão, meio desnecessário, mas estamos aqui pra aprender e isso valeu, na próxima vais ter mais confiança no carro...
Sérjão
Waldir,
sobre a embreagem acredito que nao mude em nada ou que seja melhor o automatico, na areia o grande lance é sair sem dar um tranco, deixar o carro embalar (flutuar) se sair acelerando muito vai ficar!!! (pessoal do ceara se estiver errado podem falar hahahah)
Os pneus poderiam estar bem mais baixos, no minimo 16 libras
Eu sou a favor de sempre usar o LOW, vc forca muito menos todo o sistema do carro... ja vi muito carro bom ficar sem embreagem por mandar muito tempo na areia sem a reducao.
Espero ter ajudado um pouco.
Abs
Areia pesada a regra é Low, pois no caso do câmbio automático, os pacotes de transmissão não se desgastam prematuramente e a temperatura do óleo da caixa não se eleva ao ponto de reduzir suas propriedades de lubrificação.
Eu aprendi a andar na areia pois aprendi a dirigir na praia com 11 anos. Atravessei a estrada do inferno de Corcel II e Gol 1.8. No Corcel atolei 11 vezes, de Gol só parei uma vez para ajeitar a estrada pra passar sem encalhar.
Na areia é muito mais jeito de dirigir do que pé embaixo. Claro que quando mais embalado mais longe vai sem sustos (no plano).
Como costumo andar nas dunas sozinho aqui no Cassino, não deixo enterrar desse jeito, porém já puxei S10 assim aonde teve que subir 5 marmanjos na caçamba da Ranger e pular pois tava areia fofa e sem espaço pra embalar e dar tranco.
No final de semana vou levar um amigo meu pra passear nas dunas de BR800! Claro que vou levar ele de arrasto, mas deve ser divertido! Ahahah!
De qualquer forma é sempre diversão garantida! Cavando ou não, é muito divertido!
Ôpa, vou acabar aprendendo. Outra coisa: Com "medo" de enterrar a Hilux no fosso granulado [...êita areia fofa!], além do 4x4Low, reloquei o Drive da posição D para 2. Por absoluta ignorância [...leia-se: desconhecimento!], pensei: Vou "proibir" o câmbio inteligente de colocar a terceira ou quarta marcha.
Sei lá, no sufoco acho que botei até em 1 e L! Bom, a minha imperícia em permitir que a Hilux ficasse "enterrada" até o talo, algumas vezes, acabou aumentando a emoção.
Concordando com o quê Jorge escreveu alguns posts atrás: Ficar preso na areia aumentou a nossa alegria e nos possibilitou treinar o uso da cinta. Na próxima, a gente melhora. Seria querer demais... botar o D4-D para "girar alto" naquele lugar, pela PRIMEIRA vez e, não cometer barbeiragens!
[]s
Waldir,
esse controle do seu câmbio, deixar ele restrito a não passar marcha não precisa, esse recurso é muito usado em lama, erosões e descidas grandes e molhadas ou dunas altas pro carro não embalar muito e segurar...agora na areia deixa ele trabalhar, pois vai achar a melhor marcha pro tipo de piso e resistência do sistema motriz...
Sérjão
Sei como é, e a adrenalina é viciante né? Você fica ansioso por outra dessas! O problema é que a dose sempre tem que ser maior, ai já viu, vai ter que brincar mais ainda! :dance:
Fica as dicas, no pneu da sua Hilux, pode usar 15lbs sem medo. Você vai sentir uma TREMENDA diferença para andar na areia.
Com o cambio automático, como já foi dito, é melhor ainda, um pedal para se preocupar a menos e mais torque na saída. Fora que não tem aqueles solavancos de troca de marcha fortes.
Quando ver que as rodas estão patinando sem o veiculo se mexer, pare de acelerar, engata a ré e procure terreno mais duro, depois embale e passe o obstaculo.
Não conheço o câmbio da Hilux, mas ela tem algum modo Esportivo? Seria melhor ativá-lo do que deixar no 2, deixa as marchas passarem normal, mas seria interessante aumentar o giro que a troca fosse feita.
E o low, ta corretissimo, poupa o conjunto, lhe dá mais força e controle no carro. Só em areiais mais duros e deslocamentos mais longos você usa o 4x4HI, para maiores velocidades!
Outra dica, o carro começou a cavar e fez um buraco, deixando aquele montinho de areia na frente? Desligue o carro, deixe no D, ligue o carro sem pisar na embreagem nem no acelerador (deixar ele dar aquele tranquinho de saída) que ele vai sair sozinho.
Atolou? Não fique patinando para não cavar mais, coloque a cinta, peça para todo mundo se afastar e peça para o carro dar um 'sopado' e puxar você. Quando você ver que o seu carro se mexeu, você acelera ajudando. Se o carro que for rebocar ficar patinando sem sair do canto, ele também vai atolar, então é melhor ele pegar uma distânciazinha e dar um puxão.