Postado originalmente por
Alexandre Mello
Como assim "pé frio"? Fiz Petrobrás e Limeira em 25/01 no passeio organizado pelo Bruno Mottola e ambas estavam tranquilas. Petrobrás qualquer veículo de passeio urbano estava descendo na boa. Limeira estava cheia de cascalhos, como sempre. Não fui para Castelhanos com eles pois choveu muito no dia seguinte, mas a estrada estava boa, pois a prefeitura havia consertado a mesma.
Em 29/03 organizei passeio pela Petrobrás, onde guiei uma galera que conheci aqui pelo 4x4 Brasil. Único veículo de passeio que encontramos pelo caminho na área do Playground, foi um VW Fox 4P Prata, faltando metade do parachoque dianteiro e com metade do paralamas dianteiro direito bastante amassado, devido a alguns buracos e erosões causadas pelas chuvas.
Em 30/03 fui para Castelhanos com JotaN e encontramos um trilha difícil, onde perdi o spoiler lateral direito, entortei a manga de eixo direita, retornei para casa com a viatura bastante danificada, cuja conta da oficina ficou bastante cara.
Em 23/03 fui para Ilha Comprida e Cananéia com os colegas da EORSP, em um passeio via Pedro de Toledo e Iguape pela Trilha da Banana, debaixo de muita chuva, onde perdi a placa de identificação dianteira e trinquei os dois vidros do faróis de neblina da viatura, além de fazer a travessia arriscada de dois rios com corredeiras e com nível bastante elevado, isto porque o passeio era de nível leve, segundo os organizadores.
Em 13/04 fui para Peruíbe - Praia do Una, com os amigos do NCABC Off Road, um trajeto que eu já havia feito 4 vezes sozinho e de boa. Encaramos um sábado muito chuvoso mesmo, até anoitecer, quando na volta encontramos a trilha com 6 pontos de alagamentos, como bem descreveu o JRoberto, "parecia a Av. Aricanduva em dia de enchente".
Passeios / Trilhas são uma "caixinha de surpresas", pois hoje está em boas condições e daqui a umas 2 ou 3 semanas, dependendo das condições climáticas e de tráfego pela região, a situação já mudou radicalmente, como ocorreu em Castelhanos, com chuva intensa e tráfego intenso de jipes pesados, que estragaram rapidamente a trilha novamente.
Não sou "pé frio", pelo contrário, tenho trazido "sorte" em termos de off road nos passeios que organizei e participei ultimamente. Chuva, lama, barro, travessias complicadas, avarias estéticas e mecânicas na viatura, são condições e riscos da prática do off road, isto porque não encaro trilhas pesadas e prefiro apenas passeios leves e moderados, mesmo assim, pelos relatos nest post que já ficou extenso demais, veja só as aventuras que tive de encarar.
Tanto o pessoal da EORSP como do NCABC foram bastante responsáveis e solidários em todos os momentos de dificuldades em ambos os passeios. Prefiro acompanhar os amigos já com bastante experiência de off road como eu, do que entrar em roubadas acompanhando pessoal aventureiro e pouco responsável que organiza passeios aleatórios por aqui.