
Postado originalmente por
Walter Carlos Brossel
Bruno, vamos por partes.
Os dois "tendões de Aquiles" do Vitara são: o focinho do diferencial que é de alumínio, e as homocinéticas.
Se vc entrar numa vala, reduzida ligada, com as rodas dianteiras viradas (p/ direita ou esquerda) e "enfiar o pé" a homocinética vai pro saco mesmo. Outra situação que canso de ver: Vitara puxando (com cinta) um carro muito atolado, ou um carro muito mais pesado...a homocinética vai pro espaço mesmo.
Se tiver calço de suspensão e/ou carroceria, aí fica mais fácil ainda quebrar a bichinha.
Logicamente que vc pode até passar enchendo o motor. Mas passa uma, passa duas...na terceira vc fica.
Como disse o Fernando, pode ter entrado alguma pedra, ou mesmo muita terra com a coifa rasgada...
O negócio, como sempre te falei, é o peso do pé do motorista.
Vai na manha que dificilmente vc vai quebrar alguma coisa. Passar direto, com motor cheio nos balaios é legal? É. Mas tem seu preço.
Vai na tocada mais leve que seu bolso agradece. E a Viatura também.
Na porrada já vi semi eixo, diferencial, etc, indo pro espaço...
Mas isso é de cada um, vai do estilo pessoal. E lógicamente tem lugar que tem que meter o pau mesmo, aí não tem jeito...é o custo do nosso hobby.
Aí vc começa a pensar em bloqueio traseiro, redução da Tcase, guincho, e por aí vai...mas com certeza seu carro tbém irá menos p/ a oficina.
Preço não sei. Só troquei uma vez (a direita), há uns 2 anos. Liga pro Edmur, mas não passa duns R$200,00.
Umbraçoproçê.