Boa tarde possoal, estou com meu bixão com a pata quebrada!!!
Estava eu andando numa rua muito ruim por sinal, quando senti que o carro não acelerou mais mesmo engatado! Parei dei uma olhada e nada vi de errado, liguei o jipe e ele saiu normalmente como se nada tivesse ocorrido! andei mais uns 800 mtrs quando fiz uma rotátória novamente, fiquei sem a saida de força, porém tinha um agravante eu tbm estava sem freio!!! consegui para-lo e ao da a volta no java vi que a minha roda traseira esta uns 10 cm para fora do paralama!!!
Aminha sorte que era a ponta de eixo longa se não eu tinha ido pro chão! kkkkkk
Eu macaquiei e encaixei no lugar e voltei pra casa bem de vagarinho! No dia seguinte eu abri a cx do diferencial e estava tudo no lugar,retirei a roda e comecei a busca de onde estaria o defeito, e achei, o rolamento e o anel de travamento tinham escapado! Retirei a ponta de eixo retirei o espelho do freio e retirei o rolamento e o anel intactos, ai que eu vi titica que o antigo dono fez, ele ao invez de preencher a ponta de eixo e colocar o rolamento e atrava com pressão ele soldou o anel e o rolamente não tinha nada que o prendia além do anel soldado!
Enfim a minha duvida é o seguinte existe um retentor que vai no espelho ou o rolamento blindado resolve? estou preste a monta-lo mas não sei se esse rolamento existe o restante eu ja fiz e ja comprei as peças! após o termino desse conserto estarei postando as fotos com o passo a passo
Obrigado!!
Recentemente eu vinha de um passeio quando escutei um estalo na roda traseira lado esquerdo, diminui a velocidade e continuei pois faltava apenas uns 12km para casa. Ao chegar no meu destino fui ver o que era, coloquei o macaco e quando balancei a roda para ver se tinha alguma folga a mesma sacou fora. Para minha surpresa o rolamento era blindado e o anel trava estava soldado também. Aproveitei o susto de saber que poderia ter ficado sem a roda e passei para flutuante. O lado do semi eixo curto o rolamento era conico.
Pois é renato, eu comprei meu java ja com varia modificações,, motor perquinho agricola 4 cilindro, cx de transferencia da pick-up gm, Molas da F1000 que realmente é mais macio, o meu problema é que estou conhecendo meu java, a cada quebrada, o antigo dono não dava muita moral e dessa forma vou descobrindo os beneficios e os erros de algumas adaptações! kkkkkkk
Bom dia Willian 4x4, Urso, Renato & Cia..
As vezes isso acontece com o Javali, com F1000 e outros. Quando forma folga nesses rolamentos é possivel que aconteça isso nos lugares menos esperados, portanto devemos verificar se tem folga em demasia nos cubos das nossas maquinas.
O rolamento faz parte de um Kit que é o mesmo da F1000, é muito comum nas montagens dar pontos de solda em tres pontos do anel(que é instalado quente) para que não escorregue, mas não pode exagerar nesses pontos sob pena de enfraquecer a ponta de eixo, e nem danificar a pista do retentor interno. Em caso de quebra, se for no meio, podemos solda-la. Um forte abraço a todos. O rolamento é conico, comoo Urso disse. Se tiver um blindado no lugar é porque foi feito alguma ganbiarra. As F100, e alguns Jipes e F75 usavam rolamentos blinados.
Prezado Willian 4x4, bem vindo aqui no 4x4BR.
Conseguiu resolver o problema do semieixo do seu Javali? Mande fotos dele. mande-seu e-mail, estamos aqui perto.
Parabens pelo Javali. O primeiro javali a gente nunca esquece. Meu primeiro javali só me ensinou, tinha uma armadilha em cada ponto que mexia, inclusive nos semieixos. Estou no segundo a mais de 10 anos, e só me deu alegria!!!!
Estamos as ordens!!!
by
wilson icojavali@hotmail.com
Cansei de ter problemas com semi eixo traseiro do meu java quebrava trocava quebrava, passei para flutuante e foi um abraço nunca mais tive dor de cabeça. Se concelho fosse bom diz o velho ditado vou te dar uma receitinha legal, compre uma carcaça de diferencial da RURAL canela grossa corte o lado direito para que fique do mesmo comp. do cj 5 ai é só alegria semi eixo flutuante enfer ou ensimec.
Opa Obrigado pessoal pela força e as dicas! IcoJavali2009 esse é o meu 2° Off-road o meu 1° foi o famoso Willys 1979, mas bebia + que o dono ai era preju! então para evitar com o problema e economizar! eu parei de beber!!!! rsrsrsrssrsrs Enfim fui transferi-lo para meu nome aqui no Detran-MS e na perícia descobri que tinha um pescoço no Numero do chassis e ali mesmo ele ficou! ainda bem que recuperei a grana pois tinha comprado de uma garagem e eu tinha o contrato de compra e venda se não eu estava F-------, mas esperei longos 4 anos para comprar esse java e apesar das descoberta a cada dia de suas adaptações estou muito feliz esse passou certinho na perícia!
Essa semana envio as fotos dele pra vcs sim podem ficar tranquilos, ai vai ser até bom pois eu acho q o diferencial traseiro dele é diferente eu reparei que a bolado diferencia traseiro é para o lado esquedo, ou seja o do motorista, e todas as fotos que vi de java originais estão para o outro lado, ou será coisa da minha kbça?
PHF obrigado pela dica mas a dois meses atrás eu adquiri uma benção Divina um gurizão que só me da alegria e estou com as finanças justas estou fazendo as correções nescessárias e bem feitas tbm, mas vou gardar essa dica sim, pois tenho a intenção de trocar o motor, e deixa-lo mais nervoso!!! E eu acompanhei a sua lida para mudar a frente do seu bixinho achei bacana de mais, eu estou enchendo o meu de f. de milhas para quebra a cara de caixa dele até que esta dando certo, eu peno pois ele veio sem a grade na entrada de ar foi mais umas das C-----gada do antigo dono mas isso esta sendo bom pois estou aprendendo tudo sobre o nosso porco selvagem!!! rsrsrsrs
Muito bem Willian...agradeço vossa atenção. Confirmando o QSO Também já passei por esses apertos com jipes....para qualquer mudança no seu javali conte comigo. Quanto ao diferencial traseiro no lado esquerdo gostaria de conhecer. alguns veículos tem o difrencial dianteiro nesse lado são veículos da Chrysler/Ford.
Parabens pelo bebezão.
Um forte abraço.
icojavali - wilson - intrepido.....tanto faz!!!!
Willian....diferencialtraseiro a esquerda eu ainda não conheci....talvez seja uma mutaçãocongenita ou uma protese que ele adquiriu nos ultimos arranjos desobrevivencia....mas isso não importa o bom é que esteja rodandobem.
Vamos aguardar fotos dobruto, inclusive dessa variante fisica, digo mecanica desse eixotraseiro e caixa de reduzida, saida do cardan etc....
olá pessoal,
eu particularmente acho os diferenciais do javali muito fortes e acho que não trocaria os mesmos. Porém o diferencial dianteiros vaza muito. Recentemente troquei os retentores dos semieixos e depois de duas trilhas começou a vazar de novo. Então confeccionei uma bucha de nylon e coloquei um rolamento na carcaça na parte externa para apoiar o semieixo na sua extremidade e coloquei tambem dois retentores. fiz o teste depois de montado deixando o eixo submerso na água e a vedação ficou 100%. Alguém aqui no fórum ja fez algo parecido?