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  • #1
    Usuário Avatar de geroliveira
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    Citação Postado originalmente por dd1969 Ver Post
    Caros RAraujo, IDOSO DO TROLLER, e ricardo arlen,

    Tenho que concordar com vocês, porque infelizmente tive que trocar os 4 amortecedores do meu Duster 4x4 com 50.000Km, pois estavam estourados, alguns deles vazando óleo (o mecânico e o consultor da concessionária me devolveram e mostraram as peças depois da troca, e o carro ficou outro depois da troca com muito mais estabilidade, e sem barulhos). E antes eu possuia um Fiat Idea ELX 1.4 2007 que vendi com 118.000Km (em 2012 quando comprei o Duster) com os amortecedores originais, fazendo curvas com estabilidade, e quando levantava o carro para inspeção via as inscrições "Cofap 2007" sob a poeira, demonstrando serem originais de fábrica (este Idea não havia comprado 0Km).

    Tudo bem que no primeiro ano eu participei de algumas trilhas e passeios 4x4 com o Duster, mas também acho que o projeto dos amortecedores pode estar subdimensionado para o carro nestas condições de condução.

    Vamos ver quanto vão durar os atuais. Resta a esperança de que, agora que o meu não está mais na garantia, surja algum conjunto alternativo de amortecedores mais resistente para a instalação, mas também que não piore muito o conforto do carro que é excelente.

    Abraços a todos e fiquem com Deus!
    dd1969.

    troquei os meus 4 amortecedores com 35mil km, tive que pagar ...e nem trilha faço ...

  • #2
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    Citação Postado originalmente por geroliveira Ver Post
    troquei os meus 4 amortecedores com 35mil km, tive que pagar ...e nem trilha faço ...
    Bom dia, geroliveira,

    Parece-me, a princípio, que 35.000Km seriam um pouco prematuros para substituição dos 4 amortecedores.

    Os meus foram com 50.000Km, mas participei de poucas trilhas no primeiro ano do carro, e ao longo desses pouco mais de 3 anos, ando por rodovias, estradas de terra e ruas muito esburacadas na região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro.

    Não sei se você transita com o carro em situações parecidas com as da região onde trafego, que realmente desgastam bem mais os amortecedores do que em bons asfaltos. Outro fator que me vem à memória, e que não sei se trata-se do teu caso, é que andar com o carro mais carregado, seja com pessoas ou bagagens no porta-malas, também contribui ligeiramente para isto.

    Quando aconteceu comigo, eu até tentei convencer o consultor da Renault para utilizar a garantia, mas ele alegou que para amortecedores, normalmente são são aceitos quando a quilometragem é bem baixa, indicando pouco uso do carro, e quando não há sinais de pancadas em buracos e crateras (por exemplo, marcas nos pneus), pois os amortecedores e molas são considerados itens de desgaste natural com o uso.

    Tomara que ao longo do tempo tenhamos outras opções de marcas e modelos alternativos de amortecedores para o Duster, especialmente os modelos mais preparados para trilhas, para suportarem melhor nossas estradas cheias de verdadeiras crateras!

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #3
    Infelizmente, hoje, ao lavar o carro, descobri aquele ferrugem próximo a peça cromada que fica na tampa do porta-malas. Bom, vou na renault e ver se posso resolver isso grátis mesmo fora da garantia. Acho que alguém já postou isso antes....vou procurar e ver o que ele fez.

    dd1696...a cofap tem apenas os amortecedores dianteiro do duster. Pena.

  • #4
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    Citação Postado originalmente por ricardo arlen Ver Post
    ... dd1696...a cofap tem apenas os amortecedores dianteiro do duster. Pena.
    Bom dia, ricardo arlen,

    É bom saber que os fabricantes de autopeças já estão começando a oferecer as de reposição para o Duster. Realmente é uma pena ainda não termos os amortecedores traseiros, mas acho que é uma questão de tempo, pois o carro vendeu muito bem.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #5
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    Bom dia. Tenho acompanhado aqui os relatos em relação aos episódios de desgaste de peças da Duster. Neste final de semana completei 90.000km rodados com ela. Durante este tempo troquei os amortecedores traseiros aos 58.000km pois estavam vazando óleo, os dianteiros ainda estão rodando em bom estado, troquei a correia dentada aos 80.000km e nada mais.Vou a região litorânea do Rio umas 6 vezes por ano e sempre ando pela praia. Depois do relato de ferrugem na tampa traseira, andei observando com cuidado e nada de errado ainda. O carro está muito bom e compraria novamente. Desejo ao amigo ricardo arlen êxito na solução de seu problema.

  • #6
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    Ola pessoal das duster! Já postei algum comentário aqui e sou leitor assiduo neste tópico das duster há um bom tempo. Agora está na hora de perguntar porque estou comprando uma duster 4x4. Será nova ou semi-nova, ambas já estou em tratativas. Estou vendo uma 2015 e uma 2016. Já vi o que mudou na 16 e gostei das mudanças, mas ainda tenho dúvida sobre o consumo. É verdade que o consumo aumentou consideravelmente na 2016? Vi pelas postagens aqui que as duster mesmo sendo 4x4 são carros relativamente econômicos, entre 10 e 11 na gasolina em viagens. Isso procede mesmo? Acabo de vender uma tracker que na boa fazia 10 ou perto disso no asfalto. Mas, andando um pouquinho mais, com ultrapassagens e tal não passava de 8, 8,5. Considero muito o consumo, pois gosto de viajar grandes distâncias e ela será meu único carro. Obrigado!

  • #7
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    Pessoal, sou de curitiba e estou vendendo a Duster de minha esposa. 4x4 dynamique (+completa ), 2013, 46 mkm, preta, única dona, revisōes na cc. Carro excelente. R$ 48.500,00. 41 9191 7892

  • #8
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    Nobreak, te mandei uma msg no celular!

  • #9
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    Renault Duster 4X4-20399_10207229020832103_6285954447434167456_n.jpgRenault Duster 4X4-11737864_10207229028152286_228271030802510858_n.jpgRenault Duster 4X4-11693804_10207229022632148_472868796444381082_n.jpgRenault Duster 4X4-11700830_10207229021352116_96029724791712421_n.jpg
    ENGESA ENGESA 4X4 2P 1986/ Duster 4wd 2013 TechRoad II
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  • #10
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    Então, apesar de não ter dado tempo ou ninguem ter respondido minha duvida, este tópico da duster me ajudou muito na minha escolha. Acabei fechando negócio numa duster 2016 4x4, como eu queria mesmo. Ainda não andei muito, mas até agora estou curtindo demais o carro. Para começar, concordo com alguém que disse aqui no forum que só arranca em segunda marcha, realmente parece ser o ideal mesmo, pois a primeira é muito curta. O espaço interno é ótimo pelo tamanho e pelo peso do carro, tem uma rodagem leve e relativamente ágil. Acabamento é razoável, talvez mais bonito que bom, mas parece tudo muito funcional. O multimidia é muito legal, parece também muito prático no dia a dia. Gostei do som, qualidade boa, embora não tão forte. Gostei do gps e da camera de ré também. Motor é muito macio, silencioso e forte, perto da tracker parece que até sobra torque (nunca achei a tracker ruim). Gostei muito do conjunto de faróis e lanternas, funcionais e na minha opinião muito bonitos, tanto ligados quanto apagados. Gostei do volante novo também, achei bom de pega e bonito. Também gostei muito das rodas na cor cinza, do bagageiro de teto e especialmente gostei muito da frente nova, achei que grade, farois e parachoque formaram um belo conjunto. Agora o tempo e a quilometragem dirão se vou acostumar com ela, por enquanto to pensando que encontrei o carro ideal para mim, principalmente porque minha nova fase agora é de casado e esperando meu primeiro filho (ou filha...kkkk). Valeu pessoal, acho que as dicas do forum que tanto já me auxiliaram são de grande valor para muita gente que acompanha. Na minha opinião este forum só precisa de um pouco de compreensão, tolerância, paz e amor entre os foristas para que as (pontuais e eventuais) brigas gratuitas sejam evitadas. Jipeiro para mim é aquele que gosta de jipe, gosta da natureza, gosta de viajar, gosta de mecânica, de trocar pneu, gosta de sentir o carro, o motor, a suspensão, arrumar, trocar, mexer, etc. Não importa se o cara é o tatuzão que vive se enterrando em buracos, lamaçais, ou se o cara é simplesmente aquele que vai na fenajeep assistir as provas e olhar os jipes, 4x4 é entrosamento, amizade, troca de experiencias e principalmente respeito ao gosto duvidoso do amigo ao lado. Paz galera!

  • #11
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    Citação Postado originalmente por edusao Ver Post
    Então, apesar de não ter dado tempo ou ninguem ter respondido minha duvida, este tópico da duster me ajudou muito na minha escolha. Acabei fechando negócio numa duster 2016 4x4, como eu queria mesmo. Ainda não andei muito, mas até agora estou curtindo demais o carro. Para começar, concordo com alguém que disse aqui no forum que só arranca em segunda marcha, realmente parece ser o ideal mesmo, pois a primeira é muito curta. O espaço interno é ótimo pelo tamanho e pelo peso do carro, tem uma rodagem leve e relativamente ágil. Acabamento é razoável, talvez mais bonito que bom, mas parece tudo muito funcional. O multimidia é muito legal, parece também muito prático no dia a dia. Gostei do som, qualidade boa, embora não tão forte. Gostei do gps e da camera de ré também. Motor é muito macio, silencioso e forte, perto da tracker parece que até sobra torque (nunca achei a tracker ruim). Gostei muito do conjunto de faróis e lanternas, funcionais e na minha opinião muito bonitos, tanto ligados quanto apagados. Gostei do volante novo também, achei bom de pega e bonito. Também gostei muito das rodas na cor cinza, do bagageiro de teto e especialmente gostei muito da frente nova, achei que grade, farois e parachoque formaram um belo conjunto. Agora o tempo e a quilometragem dirão se vou acostumar com ela, por enquanto to pensando que encontrei o carro ideal para mim, principalmente porque minha nova fase agora é de casado e esperando meu primeiro filho (ou filha...kkkk). Valeu pessoal, acho que as dicas do forum que tanto já me auxiliaram são de grande valor para muita gente que acompanha. Na minha opinião este forum só precisa de um pouco de compreensão, tolerância, paz e amor entre os foristas para que as (pontuais e eventuais) brigas gratuitas sejam evitadas. Jipeiro para mim é aquele que gosta de jipe, gosta da natureza, gosta de viajar, gosta de mecânica, de trocar pneu, gosta de sentir o carro, o motor, a suspensão, arrumar, trocar, mexer, etc. Não importa se o cara é o tatuzão que vive se enterrando em buracos, lamaçais, ou se o cara é simplesmente aquele que vai na fenajeep assistir as provas e olhar os jipes, 4x4 é entrosamento, amizade, troca de experiencias e principalmente respeito ao gosto duvidoso do amigo ao lado. Paz galera!

    Boa tarde, edusao,

    Parabéns pela viatura! Você deverá apreciar muito o carro. Concordo com tudo que você disse sobre o Duster (conforto, espaço, etc.).

    Desculpe-nos pela demora na resposta. Normalmente este tópico é bem ativo, e até mesmo com muitas discussões (no bom sentido) paralelas e que contribuem muito. Mas você vai perceber que de vez em quando quase não há posts. Acredito que deve ser devido a eventuais períodos de mais trabalho e/ou problemas particulares a serem resolvidos, mas não demora muito e alguém sempre posta alguma contribuição.

    Já li vários posts em outros tópicos, mas o tópico no qual mais participo (leitura e escrita) é este, e acho que o pessoal aqui mantém um bom nível (sem brigas!).

    Como já disse, você resumiu bem as qualidades do carro. Somente me resta acrescentar algo sobre o som (item que você comentou também).

    O Duster possui uma boa acústica com ótimo desempenho nas frequências baixas. Sobre volume sonoro, para elevar um pouco mais e reduzir ou eliminar distorções, somente com a instalação de um bom amplificador de potência (não precisa ser muito potente não, porque todo som de fábrica é que possui pouquíssima potência mesmo, exigindo alto-falantes leves). Porém, não aconselho utilizar amplificador com os alto-falantes originais. A recomendação seria adquirir bons alto-falantes de 5" para acompanharem o amplificador. Você pode manter somente coaxiais (nas portas) ou kits com midbass nas localizações originais e tweeters nas portas nas partes altas (parte interna na altura dos retrovisores externos, que exige a confecção dos furos para eles nesta área).

    Se deseja som de qualidade (fidelidade sonora) sugiro contatar um profissional experiente aí em Curitiba que costume trabalhar com Morel, DLS, Focal ou Hertz, por exemplo. Eu evitaria instaladores que somente trabalham com as marcas nacionais tais como Hinor, Bomber, Arlen, etc. Na minha humilde opinião, não vale a pena investir em som sem fidelidade. Neste caso, o melhor seria não gastar nada e continuar com o som original do carro que atende o básico, ok?

    Se o orçamento estiver apertado, até mesmo devido à compra do carro, pode esperar um pouco e fazer como eu: adquirir e investir aos poucos: exemplo: começando somente com a substituição dos alto-falantes sem instalar amplificador.

    Um grande abraço e fique com Deus!
    dd1969.

  • #12
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    Citação Postado originalmente por dd1969 Ver Post
    Boa tarde, edusao,

    Parabéns pela viatura! Você deverá apreciar muito o carro. ...
    Boa noite, edusao,

    Somente complementando o post anterior, sobre amplificadores de som automotivo (assim como com alto-falantes), há duas grandes classes de produtos:

    a) Com prioridade para a qualidade e fidelidade da reprodução sonora, mesmo que não sejam tão potentes (costuma-se dizer que são para apreciar o som dentro do carro).
    Exemplos: os modelos das marcas Genesis, JL Audio, Hertz, DLS, e Focal, entre outros.

    b) Com prioridade para a potência sonora (volume), sem tanta preocupação com a fidelidade na reprodução (costuma-se dizer que são voltados para utilização do som para fora do carro).
    Exemplos: os modelos das marcas Stetsom, Taramps, Corzus, SounDigital, entre outros.

    Conforme disse anteriormente, a acústica do Duster é muito boa, especialmente as caixas das portas dianteiras, e o carro merece um upgrade no som. Tive um Fiat Idea anteriormente e as portas não favorecem a reprodução (talvez o volume da caixa, ou mesmo furos nas partes internas das portas).

    Um instalador profissional experiente pode lhe orientar melhor.

    Lembrando apenas que não se deve escutar o som com volume muito alto para não atrapalhar a percepção do trânsito (buzinas, sirenes, etc.). Se não me engano, o limite autorizado em lei é de 80 dB.

    Vale a pena levar em conta as considerações acima na época em que resolver efetuar o upgrade.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

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