x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
    Usuário
    Entrada
    04/08/2008
    Agradecimentos: 0

Question Q20B - É possível "ligar/desligar" a turbina?

Olá pessoal. A questão é meio estranha, mas como sou iniciante vou me permitir, com a compreensão dos colegas, em coloca-la. Pois bem, tenho uma Veraneio com o Q20B Turbo. Sei que em motores a gasolina é possível ligar e desligar o turbo de acordo com a necessidade. Já em motores a Diesel me parece que a prática é diferente. Turbo, vc tem ou não. A questão é a seguinte, existe alguma forma de eu usar ou não a turbina somente quando a relação consumo x potência for mais interessante? Em outras palavras, é possível "desligar" ou "desviar" a pressão do turbo no motor quando eu uso o carro na cidade, por exemplo?
    Um abraço a todos.

Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Agradecimento: 1
    Não , afinal teus bicos e bomba estarão calibrados para o turbo. No mais , o Q-20B numa veraneio vai necessitar o turbo em qq situação.
    Motor fantástico esse , apenas um pouco ruidoso.
    Samurai Maracujá:Motor 1.6, eixo Hilux tras LR , Calmini 4.16 , SPOA, Jumelo revolver , Warn XD9000-i, 3k guerra 305/70-16

Usuário
    Entrada
    04/08/2008
    Obrigado pelo comentário! Fiz a pergunta pq minha Veraneio (comprei a menos de 1 mês) está com um comportamento "estranho" com relação ao consumo. Na estrada, pisando fundo, faz 11 Km / litro, mas na cidade é um horror: 4,5 ou 5,5 Km / L! Acho que deveria - levando em conta similares - fazer uns 7 ou 8 Km / L. Não teria algo errado com o turbo?
    Abçs!!!

Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Agradecimento: 1
    Marcos , pode ser que vc está usando como um carro a gasolina , sempre em alta.
    Os motores diesel , principalmente estes de grande cilindrada (3,8 L ) , alto torque em baixissima rotação, pede uma tocada em baixa , troca de marcha na faixa de 2200 a 2300 rpm e pode-se andar com 1300 a 1500 rpm na boa. Com isto ,deve fazer 7 a 9 km/L na cidade.
    Samurai Maracujá:Motor 1.6, eixo Hilux tras LR , Calmini 4.16 , SPOA, Jumelo revolver , Warn XD9000-i, 3k guerra 305/70-16

Usuário
    Entrada
    04/08/2008
    Pois é João, de repente pode ser uma questão de "tocada" mesmo. Eu até tenho um conta-giros instalado, mas tenho de aferir se está marcando direito para que eu possa me acostumar com o motor...

A questão de um carro gastar mais com turbo não é assim tão simples.

Carro à gasolina tem um problema relacionado à mistura ar/combustível: quanto mais pressão você coloca no turbo, mais da mistura ar/combustível está sendo colocada dentro do pistão. Ou seja, você está injetando mais combustível no motor.

No caso de um diesel, é um pouco diferente: você só gasta mais se pisar mais. Se colocar turbo e manter o pé no mesmo lugar, onde sempre esteve, com certeza ele vai gastar a mesma coisa - ou até menos, visto que você vai reduzir a "fumaça preta", e aproveitar melhor a queima do combustível no motor.

O maior problema de um motor turbo é o pé do motorista, que costuma acompanhar o aumento do desempenho. Aí, realmente, não tem santo que faça milagre.

Abraços!

Usuário
    Entrada
    04/08/2008
    Tem uma questão q eu gostaria de saber dos colegas, qual é a dinâmica de funcionamento da turbina? A velocidade dela é sempre constante? O fluxo de ar é constante? O q determina isso?

Citação Postado originalmente por Marcos K Ver Post
    "... qual é a dinâmica de funcionamento da turbina? A velocidade dela é sempre constante? O fluxo de ar é constante? O q determina isso? ..."
    Marcos, se "tiver tempo" dá uma lida no tópico funcionamento da turbina . . .

Não é um tópico grande , mas têm alguns posts mais longos em que o Sukys, o Elmer e eu
    procuramos falar detalhadamente, porém, de uma forma bem simples a respeito dessa tua dúvida ....

Dá uma sacada lá!

[]'s

Usuário
    Entrada
    04/08/2008
    ah... bem... levando em conta a leitura dos tópicos q o Luciano gentilmente indicou, creio que o comportamento beberrão da minha Veraneio na cidade não deve ser por causa da turbina... Se compreendi direito a turbina funciona por um processo de retro-alimentação tirando sua força da pressão gerada pelo próprio escapamento. O que eu temia, e que me parece infundado agora, é que a turbina estivesse, mesmo em baixa rotação, fazendo com q a mistura de ar / combustível estivesse muito rica, aumentando assim o consumo. Agora, me parece q existe uma necessidade em "harmonizar" a presença da turbina com o sistema injetor de combustível. Será que pelo fato de o Q20B não ser originalmente turbinado o "gato" do alto consumo na cidade e normal na estrada não pode estar justamente neste equilíbrio?

O que eu temia, e que me parece infundado agora, é que a turbina estivesse, mesmo em baixa rotação, fazendo com q a mistura de ar / combustível estivesse muito rica, aumentando assim o consumo.
    É interessante ter cuidado com as particularidades: diferente do ciclo Otto, em motor Diesel não se fala em "mistura ar/combustível", visto que a turbina comprime apenas ar, e o combustível é injetado direto no pistão..

Será que pelo fato de o Q20B não ser originalmente turbinado o "gato" do alto consumo na cidade e normal na estrada não pode estar justamente neste equilíbrio?
    É interessante regular a bomba injetora para aproveitar o turbo, mas o consumo deveria estar menor, visto que está sendo injetado menos combustível no motor...

Como já foi comentado anteriormente, é interessante você verificar como está sendo realizado este uso na cidade, especialmente visto que o consumo em estrada parece razoável (se é utilizada alta rotação constante no motor, muita carga, entre outros). Se nada parece errado, talvez seja legal revisar itens como bicos ou bomba injetora, de preferência em alguém especializado no assunto.

Citação Postado originalmente por Leonardo L. Ver Post
    É interessante ter cuidado com as particularidades: diferente do ciclo Otto, em motor Diesel não se fala em "mistura ar/combustível", visto que a turbina comprime apenas ar, e o combustível é injetado direto no pistão..
    Realmente, Leonardo, é interessante ter cuidado com as particularidades, e fazendo isso vamos perceber que a única particularidade entre ciclo diesel e ciclo otto está no processo de ignição, via compressão para o primeiro e via centelha para o segundo. De resto, podemos dizer que não existe particularidade e sim característica, algumas mais comuns outras nem tanto, mas não deixam de ser características.

Antes de mais nada, está havendo confusão entre mistura no sentido de miscigenação e mistura no sentido de relação (e se observar com atenção perceberá que o Marcos fez referência à relação, mistura rica), e as duas coisas existem em qualquer tipo de motor, seja ciclo diesel, ciclo otto, turbina ou até mesmo máquina à vapor, já que para existir queima adequada tem que existir a mistura do carburante com o comburente (oxigênio com combustível), e esta mistura deve possuir uma relação de quantidades, do ar atmosférico com gasolina, diesel, querosene, lenha, etc, qualquer coisa que sirva de combustível.

Embora existam variantes, basicamente existem duas formas de se fazer a miscigenação: de forma prévia, ainda no coletor de admissão (em fluxo contínuo ou não), ou de forma direta, dentro do cilindro, e estas duas formas podem existir tanto em motores ciclo diesel quanto em ciclo otto.
    Hoje em dia não é uma característica comum, mas já existiram motores ciclo diesel que faziam uso de mistura prévia, via carburador (e esta característica ainda existe em muitos motores ciclo diesel utilizados em aeromodelos) da mesma forma que já estão pipocando motores ciclo otto com mistura direta, o que também não é novidade, basta comentar que a Mercedes "asa de gaivota" dos anos cinquenta fazia uso de injeção direta.

O termo mistura também pode fazer referência a quantidade de carburante em relação ao comburente, a chamada mistura estequiométrica (ou mistura correta, por assim dizer), normalmente referenciada por uma relação (1 parte de gasolina para 14 partes de ar, por exemplo) ou por um fator (fator lambda, normalmente representado pela letra grega do mesmo nome) e este fator independe do tipo de combustível, uma vez que serve para quantificar o desequilíbrio estequiométrico.
    Só como curiosidade, a sonda lambda tem este nome justamente por causa do fator lambda, já que através dela é possível determinar o fator de equilíbrio - ou não - da relação ar/combustível, e embora ainda não seja comum, sonda lambda também pode ser utilizada em motores que consomem óleo diesel.

Em resumo, em ciclo diesel existe sim a mistura ar/combustível, como também existe a relação ar/combustível, o resto é apenas uma questão de semântica, técnica ou coloquial.
    Se são ou não muito faladas é outra história, mas que existem, existem!

O que eu temia, e que me parece infundado agora, é que a turbina estivesse, mesmo em baixa rotação, fazendo com q a mistura de ar / combustível estivesse muito rica, aumentando assim o consumo.
    Seu temor tem fundamento, tanto em relação a turbina (por mal funcionamento ou mal dimensionamento) quanto em relação ao sistema de injeção (por mal funcionamento ou até desajuste), mas o que fato está ocorrendo não tenho como dizer, ainda mais à distância.
    De concreto, posso te dizer que mistura rica em motor diesel ocasiona o aumento da emissão de particulados, a famigerada fumaça preta, e uma das formas mais simples de identificar "a quantas andam" a relação ar/combustível em motor diesel é justamente observar o que sai do cano de escape, e ela não precisa ser necessariamente preta, basta ser visível.

.:

Usuário
    Entrada
    04/08/2008
    Realmente pessoal estou aprendendo muito com todos vocês! Agradeço pela paciência e a presteza com este neófito no mundo dos motores diesel.
    Acho q meu maior problema é a "fragmentação das especialidades"... o que trabalha com suspensão não mexe nos freios, que por sua vez não trabalha com a parte elétrica. O eletricista indica um bombista que não sabe muito sobre turbinas e assim vai ... Quem me dera achar alguém que pudesse ter uma visão de conjunto. No final das contas a experiência vai nos ensinando!
    Sobre a fumaça eu não percebo enquanto estou andando, mas ao logo após a partida sai um generosa quantidade de fumaça branca...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem