x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 17

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    04/08/2008
    Agradecimentos: 0

Question Q20B - É possível "ligar/desligar" a turbina?

Olá pessoal. A questão é meio estranha, mas como sou iniciante vou me permitir, com a compreensão dos colegas, em coloca-la. Pois bem, tenho uma Veraneio com o Q20B Turbo. Sei que em motores a gasolina é possível ligar e desligar o turbo de acordo com a necessidade. Já em motores a Diesel me parece que a prática é diferente. Turbo, vc tem ou não. A questão é a seguinte, existe alguma forma de eu usar ou não a turbina somente quando a relação consumo x potência for mais interessante? Em outras palavras, é possível "desligar" ou "desviar" a pressão do turbo no motor quando eu uso o carro na cidade, por exemplo?
    Um abraço a todos.

Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Agradecimento: 1
    Não , afinal teus bicos e bomba estarão calibrados para o turbo. No mais , o Q-20B numa veraneio vai necessitar o turbo em qq situação.
    Motor fantástico esse , apenas um pouco ruidoso.
    Samurai Maracujá:Motor 1.6, eixo Hilux tras LR , Calmini 4.16 , SPOA, Jumelo revolver , Warn XD9000-i, 3k guerra 305/70-16

Usuário
    Entrada
    04/08/2008
    Obrigado pelo comentário! Fiz a pergunta pq minha Veraneio (comprei a menos de 1 mês) está com um comportamento "estranho" com relação ao consumo. Na estrada, pisando fundo, faz 11 Km / litro, mas na cidade é um horror: 4,5 ou 5,5 Km / L! Acho que deveria - levando em conta similares - fazer uns 7 ou 8 Km / L. Não teria algo errado com o turbo?
    Abçs!!!

Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Agradecimento: 1
    Marcos , pode ser que vc está usando como um carro a gasolina , sempre em alta.
    Os motores diesel , principalmente estes de grande cilindrada (3,8 L ) , alto torque em baixissima rotação, pede uma tocada em baixa , troca de marcha na faixa de 2200 a 2300 rpm e pode-se andar com 1300 a 1500 rpm na boa. Com isto ,deve fazer 7 a 9 km/L na cidade.
    Samurai Maracujá:Motor 1.6, eixo Hilux tras LR , Calmini 4.16 , SPOA, Jumelo revolver , Warn XD9000-i, 3k guerra 305/70-16

Usuário
    Entrada
    04/08/2008
    Pois é João, de repente pode ser uma questão de "tocada" mesmo. Eu até tenho um conta-giros instalado, mas tenho de aferir se está marcando direito para que eu possa me acostumar com o motor...

A questão de um carro gastar mais com turbo não é assim tão simples.

Carro à gasolina tem um problema relacionado à mistura ar/combustível: quanto mais pressão você coloca no turbo, mais da mistura ar/combustível está sendo colocada dentro do pistão. Ou seja, você está injetando mais combustível no motor.

No caso de um diesel, é um pouco diferente: você só gasta mais se pisar mais. Se colocar turbo e manter o pé no mesmo lugar, onde sempre esteve, com certeza ele vai gastar a mesma coisa - ou até menos, visto que você vai reduzir a "fumaça preta", e aproveitar melhor a queima do combustível no motor.

O maior problema de um motor turbo é o pé do motorista, que costuma acompanhar o aumento do desempenho. Aí, realmente, não tem santo que faça milagre.

Abraços!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem