x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 44

Dúvidas sobre Bateria

Amigos,

Tenho algumas dúvidas qto à bateria do NIVA...a minha ficou 3 dias parada, sem eu utilizar o carro e foi pro saco, nem as luzes do painel ascendem, descarregou completamente.
    Não me lembro a amperagem dela agora, só vendo lá denovo, mas ele não tem nem um ano de uso, não tenho som no carro e não ficou nada ligado. Ahhh...tenho vidros elétricos que devem estar ligados diretamente na bateria, pois funcionam mesmo com o carro desligado.
    Bom, minhas dúvidas...

- Sem uso, totalmente parada, qto tempo uma bateria aguenta em média? Pois o antigo dono dizia só ligar o carro 1 vez por semana e com 3 dias me F#$%*.
    - Qual a melhor amperagem para um jipe do porte do NIVA ?
    - Marcas e modelos...? A minha é Krafta, acho que é isso.
    - Levando em conta que eu tenha que ligar o carro ferquentemente pra não descarregar a bateria, qto tempo funcionando seria suficiente?
    - No caso de não ficar ligando o carro e o mesmo ter que ficar parado por um tempo...seria bom desligar os cabos da bateria...desligo os dois ou somente um deles é o suficiente (essa é tosca eu sei, mas eletrecidade é meu ponto fraco, até chuveiro eu evito de mexer quando dá pau.)

Sei que assim que voltar a funcionar, seja com essa bateria dando carga nela ou uma nova (fela da pota, prestes a viajar pra STM e eu tendo mais gasto ainda), preciso levar num auto-elétrico e ver se tem algo roubando energia da bateria.
    Alías, se eu der uma carga nessa bateria, ela volta a ficar 100% e com sua vida útil tb, ou só estou prorrogando meu problema...ela vai durar mais um tempinho e POFFF!!!

Falando sobre Carga...vou providenciar os cabos pra ter no carro em caso de ter que fazer uma "Chupeta", porém sempre vou precisar de outro carro, claro !!! Existe algum carregador que eu possa ter comigo nem que seja só pra ligar na bateria e conseguir dar a partida para que o alternador depois faça a parte dele e me tire do sufoco sem depender de outro carro ?

Achei esse aparelho em anexo da Black&Decker...alguém conhece, já usou e sabe dizer se é bom ?

[]´s

Léo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -shot01_vec012bd_detail.jpg  
    4X4 Brasil

Só para completar...caso esteja o problema no alternador,ou seja, ele não está carregando a bateria, qual o melhor modelo...original ou adaptar o do tempra de 90A ?
    Essa adaptação pode ser feita por qualquer um...é fácil, precisa mudar muita coisa...Flugêncio meu filho se vc tiver um alternador aí, segura ele até eu descobrir qual é o problema !!!! hauhauuahah.

Usuário Avatar de Soldier
    Entrada
    20/06/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por leomichetti Ver Post
    Só para completar...caso esteja o problema no alternador,ou seja, ele não está carregando a bateria, qual o melhor modelo...original ou adaptar o do tempra de 90A ?
    Essa adaptação pode ser feita por qualquer um...é fácil, precisa mudar muita coisa...Flugêncio meu filho se vc tiver um alternador aí, segura ele até eu descobrir qual é o problema !!!! hauhauuahah.
    Leo, tem algo estranho nesta estória... a bateria não descarrega dessa forma em três dias... muito provavelmente o problema não é a bateria, mas ela pode ter sido danificada e pode sim estar havendo fuga de corrente... o correto realmente é fazer uma revisão na parte elétrica em um lugar de confiança...

Devido aos sintomas, eu verificaria primeiro o regulador de voltagem antes de fazer qualquer outra coisa... se ele falha, acontece exatamente isso, a bateria fica sem carga, mesmo com o alternador funcionando perfeitamente.

Um cabo de chupeta realmente é uma boa ter... boa sorte!

[]s
    SOLDIER ADVENTURES
    Land Rover Defender 110 - Peregrina

Sobre o alternador: na minha opinião só vale a pena trocar o original (se não me engano é de 52A/h?!?) por outro mais potente (o mais usado é o do Tempra de 90A/h) se você tiver váááátios faróis auxiliares, guincho, um baita som, etc...
    Veja bem, os alternadores carregam a bateria sempre que o carro está ligado, e também fornecem a energia necessária p/ os equipamentos elétricos. A bateria funciona quando o alternador está desligado, ou quando o mesmo não consegue fornecer toda energia consumida. Neste caso se faz necessário um alternador mais potente, para que não seja necessário utilizar a bateria quando da viatura (e o alternador é claro!) ligada.
    O alternador de 52A/h carrega 52 amperes por hora e o de 90A/h adivinha?!?
    Então se o seu consumo de energia é pequeno o alternador de 90A/h apenas vai carregar sua bateria mais rápido, enquanto se o consumo for grande o original não vai dar conta do recado e a bateria descarrega ao invés de carregar.

Citação Postado originalmente por leomichetti Ver Post
    Amigos,

Tenho algumas dúvidas qto à bateria do NIVA...a minha ficou 3 dias parada, sem eu utilizar o carro e foi pro saco, nem as luzes do painel ascendem, descarregou completamente.
    Não me lembro a amperagem dela agora, só vendo lá denovo, mas ele não tem nem um ano de uso, não tenho som no carro e não ficou nada ligado. Ahhh...tenho vidros elétricos que devem estar ligados diretamente na bateria, pois funcionam mesmo com o carro desligado.
    Bom, minhas dúvidas...

- Sem uso, totalmente parada, qto tempo uma bateria aguenta em média? Pois o antigo dono dizia só ligar o carro 1 vez por semana e com 3 dias me F#$%*.
    - Qual a melhor amperagem para um jipe do porte do NIVA ?
    - Marcas e modelos...? A minha é Krafta, acho que é isso.
    - Levando em conta que eu tenha que ligar o carro ferquentemente pra não descarregar a bateria, qto tempo funcionando seria suficiente?
    - No caso de não ficar ligando o carro e o mesmo ter que ficar parado por um tempo...seria bom desligar os cabos da bateria...desligo os dois ou somente um deles é o suficiente (essa é tosca eu sei, mas eletrecidade é meu ponto fraco, até chuveiro eu evito de mexer quando dá pau.)

Sei que assim que voltar a funcionar, seja com essa bateria dando carga nela ou uma nova (fela da pota, prestes a viajar pra STM e eu tendo mais gasto ainda), preciso levar num auto-elétrico e ver se tem algo roubando energia da bateria.
    Alías, se eu der uma carga nessa bateria, ela volta a ficar 100% e com sua vida útil tb, ou só estou prorrogando meu problema...ela vai durar mais um tempinho e POFFF!!!

Falando sobre Carga...vou providenciar os cabos pra ter no carro em caso de ter que fazer uma "Chupeta", porém sempre vou precisar de outro carro, claro !!! Existe algum carregador que eu possa ter comigo nem que seja só pra ligar na bateria e conseguir dar a partida para que o alternador depois faça a parte dele e me tire do sufoco sem depender de outro carro ?

Achei esse aparelho em anexo da Black&Decker...alguém conhece, já usou e sabe dizer se é bom ?

[]´s

Léo.
    Leo, uma boa bateria agüenta muito mais do que 3 dias parada. Há poucos dias, dei aprtida no Niva 98 de um amigo, que ficou por cerca de 30 dias parado, e não houve problema (a bateria não havia sido desconectada). Provavelmente, a sua bateria foi para o saco (nunca ouvi falar desta marca, imagino que seja de terceira linha ).
    Entretanto, pode ser que esteja havendo uma fuga de corrente no seu Niva. É bom você levar o carro a um bom eletricista, para que ele teste a bateria, o alternador, o regulador de voltagem e verifique se está havendo alguma fuga de corrente.
    Caso seja necessário trocar a bateria (no mínimo 60 Ah, eu uso uma de 75 Ah), não economize, compre uma de boa procedência. Eu uso as baterias Moura há muito tempo, são bastante duráveis, nunca tive problemas com elas. Há outras boas marcas, tais como Heliar, Delco, Durex, etc...
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

Amigo como já foi dito algo se passa com o seu niva ou a sua bateria,uma bateria nova não descarrega assim...o meu niva estava parado á mais de 1 mês e pegou á primeira...
    No entanto no Inverno fiquei a pé porque a minha antiga bateria já estava nas ultimas (bosh silver),agora tenho tenho uma tudor.
    Lada Niva 95 1.9D Tinga (Portugal)

Essa minha bateria, já havia sido descarregada, pois como meu niva ficou na oficina por 3 semanas parado esperando peça e os mecânicos ligando lampada pra encher o motor no escuro...quando enfim ficou td pronto, precisamos dar uma carga lenta nela. Isso pode ter deixado ela ruim, não pode?
    Aliás eu não vi ele dando a carga lenta como falou...ele tb pode ter só dado o suficiente pra ligar e carregar até eu poder sair, como antedi bastante depois acabei não percebendo, pois ligava no estalo...agora que dei a parada percebi.
    Claro, não descartando os possíveis problemas de alternador, regulador de voltagem e tal.
    Sobre meu gasto de energia, tenho dois milhas retangulares e dois grandes redondos e vidros elétricos.

Léo.

Leo, tem que tomar cuidado com as indicações alternativas para o regulador de voltagem... comprei um na Sarancar e o auto-eletricista disse que não servia... até ligou conforme recomendação dada a mim pelo vendedor, porém, ao ligar o motor, os picos de voltagem chegavam quase aos 16V... Depois comprei um indicado neste Fórum, mesmo problema... picos de voltagem batendo nos 16V... enfim, cansei de gastar dinheiro à-toa e estou importanto um regulador de voltagem original. Em tempo, regulador de voltagem quebrado pode reduzir a vida útil da bateria, como foi o meu caso... foi pro saco em menos de 1,5 anos.

Amperímetro

Buenas pessoal!

Aproveitando o tópico:

Estou querendo instalar um amperímetro no Charrua, mas não quero que toda a corrente passe pelo painal. Estou querendo usar um amperímetro analógico com shunt externo.

Alguém usa este tipo de amperímetro ou sabe de algum fornecedor?

Um abraço,

Jfranck

Colega, pra que serve esse "shunt externo"? Qual a vantagem disso? Eu tenho um amperímetro analógico do Laika e pretendo instalá-lo no meu Niva, mas, pergunto, é só ligar nos pólos das baterias? Ou tem macete?

Usuário Avatar de VKASP
    Entrada
    01/09/2007
    Local
    Florianópolis/SC
    Agradecimentos: 0
    Leo,

Passei um bom tempo dando partida no meu carro uma vez a cada 15 ou 20 dias, e sempre com a mesma bateria, uma Moura de 60A que durou uns 4 anos. Antes tive uma Heliar que sofreu na mão de um regulador externo adaptado, e mesmo assim durou uns dois anos e meio. São baterias que valem cada centavo. O dia que você estiver boiando em dinheiro pode comprar também Bosch, Magneti Marelli ou Delco.

Seu problema, como o pessoal já disse aqui, pode ser um consumidor qualquer com problemas (curto, por exemplo). Você mesmo já intuiu que o vidro elétrico pode ser o culpado. Você pode ter problemas na fiação, ou a turma da mecânica pode ter estragado sua bateria.
    O certo seria dar uma geral na parte elétrica, mas isso vai te custar tempo e dinheiro. No sufoco, você pode levar para alguém verificar a instalação do vidro elétrico. Seeeee você estivesse com a mão na bufunfa (uêpa!), eu te recomendaria levar numa oficina Bosch Service. Essas oficinas são avaliadas constantemente pela Bosch e morrem de medo de uma reclamação. Veja aqui: http://www.bosch.com.br/br/boschserv..._principal.asp

Respondendo suas perguntas:

1) Depende de quantos consumidores "permanentes" você tem (tipo, receptor/luzinha de controle remoto), do estado de sua instalação e da capacidade da bateria.
    2) Se seu carro estivesse original a melhor amperagem seria a indicada no manual. Se não, o ideal é somar todas as amperagens dos seus consumidores. Comece com a amperagem indicada no manual e vá somando o vidro elétrico, os faróis extra e o som. Compre uma bateria desse tamanho ou maior. Logo que puder pegue um alternador melhor também.
    3) Aquelas que citei acima. Das baratas, a Kral (apesar do nome) é bastante boa.
    4) Depende de um monte de coisas: quanto gasta com o carro parado, quanto gasta para dar partida, estado da bateria, e principalmente a capacidade do alternador. Em geral, só esquentar o motor não vai funcionar por muito tempo.
    5) É bom desligar a bateria sim. Comece pelo cabo do negativo (terra), aquele que vai para a lataria. Salvo opiniões mais respeitáveis (hello Sukys) isso é suficiente. Se quiser fazer o serviço completo desligue depois o positivo. Ao ligar faça o caminho contrário. Não se assuste se ao ligar o negativo sair uma faisquinha: desde que você não toque nos dois polos ao mesmo tempo, tudo bem. Fui tosco?
    6) Se você der uma carga sua bateria vai durar algum tempo, mas não vai voltar a ficar 100%. Porém veja esse exemplo: Antes de mudar para São Paulo achei num canto da garagem a primeira bateria que pus no carro, uma Heliar, parada a 4 anos! Dei carga, instalei, viajei de noite para SP e estou rodando faz mais que um mês com ela. Mas o amperímetro está me avisando que ela vai morrer de novo . E a bateria boa está no porta-malas.
    7) Cabo de bateria, escolha assim: Bom isolamento, garra grande e cabo grosso (ui!). É sério! Uma vez não consegui dar partida com outra bateria porque os cabos eram de baixa qualidade.
    8) A utilidade desse tipo de aparelho é questionável. Acho que você gasta melhor essa grana revisando sua parte elétrica ou comprando uma outra bateria.

Abraços prolixos.

Valdomiro

Citação Postado originalmente por emtsuhako Ver Post
    Colega, pra que serve esse "shunt externo"? Qual a vantagem disso? Eu tenho um amperímetro analógico do Laika e pretendo instalá-lo no meu Niva, mas, pergunto, é só ligar nos pólos das baterias? Ou tem macete?
    Edson,
    O "Shunt", a grosso modo, é uma resistência externa, colocada em paralelo com a bobina do galvanômetro, que divide a corrente (amperagem) que passa pelo circuito a ser medido. Se essa corrente passasse toda pelo bobina do aparelho, ele queimaria. O valor dessa resistência é calculado por ocasião da construção do amperímetro em função do valor de corrente que ele vai medir.
    O amperímetro NÃO é ligado aos pólos da bateria. Ele é ligado em SÉRIE com o circuito a ser medido. Ou seja, entre o pólo positivo (+) e a carga.
    O Voltímetro é que você liganos pólos da bateria, respeitando a polaridade.

GALVANÔMETRO: Instrumento com que se medem pequenas correntes, ou pequenas tensões, baseado na deformação que forças eletromagnéticas provocam num sistema mecânico elástico, e geralmente oscilante. Ou seja, os instrumentos analógicos de medição que costumamos a ver: Voltímetros, amperímetros, VU meter, marcadores de gasolina, etc.
    Imagens Anexas -galvanometro.gif 

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem