x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 53

Tópico: Niva Diesel 2.2

Usuário
    Entrada
    25/11/2008
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimentos: 0

Niva Diesel 2.2

Amigos,

Sei que existem tópicos parecidos, porém esse quero focar em algo mais específico.

Gostaria de saber quem usa motor de besta ou de sportage na niva e o que acha. Não quero saber dos AP diesel nem nada... quero focar nesses, pois parecem ser uma saíde interessante. Tem uma niva aqui na minha cidade com essa configuração (não sei qual dos dois motores) e gostaria da opinião de outras pessoas que também tenham para eu conhecer mais. Tenho interesse em adquirir niva a diesel. Curto muito o jipe original, mas depois que a gente acostuma com carros e outros jipes que andam mais rápido, é difícil voltar para a niva original! hehehehe

Dêem suas opiniões.

Abraços!

Quem tinha um Niva com esse motor, é o Dick, do NCABC. Era o 2.2 da Sportage.
    "...Você vai se amargar
    Vendo o dia raiar
    Sem lhe pedir licença..." - Apesar de Você - Chico Buarque

Citação Postado originalmente por RENATO-SELVA Ver Post
    Amigos,

Sei que existem tópicos parecidos, porém esse quero focar em algo mais específico.

Gostaria de saber quem usa motor de besta ou de sportage na niva e o que acha. Não quero saber dos AP diesel nem nada... quero focar nesses, pois parecem ser uma saíde interessante. Tem uma niva aqui na minha cidade com essa configuração (não sei qual dos dois motores) e gostaria da opinião de outras pessoas que também tenham para eu conhecer mais. Tenho interesse em adquirir niva a diesel. Curto muito o jipe original, mas depois que a gente acostuma com carros e outros jipes que andam mais rápido, é difícil voltar para a niva original! hehehehe

Dêem suas opiniões.

Abraços!
    Como o Thiago informou, havia um aqui no ABC, foi instalado aí em Curitiba. Pelo que sie, o Dick estava satisfeito. Mas esta adaptação custou caro e, pelo que sei, os antigos motores KIA não primavam pela durabilidade...

Quanto ao desempenho do motor original, há como melhorá-lo, aumentando a cilindrada para 1.7 e instalando o comando esportivo da Aerocar. Não vai viar uma Ferrari, mas melhora bastante!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

Usuário Avatar de ANDRÉHUFF
    Entrada
    25/08/2007
    Local
    Indaiatuba/SP
    Agradecimento: 1
    Amigos,

Dêem suas opiniões.

Abraços!
    Bom como ex proprietario de carros da Kia (Sportage), deixo aqui meu alerta, o motor diesel das Sportage 2.2 tem problema sim de superaquecimento e um cabeçote muito fragil, aqui na minha cidade tem um Willys com um motor desse, ficou bom em baixa, mas se resolver andar em estrada com velocidades maiores, como foi o que percebi ser o intento de sua ideia, esse mortor costuma ter a vida encurtada.
    Como ja tive varios Nivas e ja andei em uma outra porção deles arrisco a dizer a vc que somente duas vertentes são passiveis de sucesso na repotencialização dos Nivas, pra não ser tão radical transforme seu motor original em 1.7 colocando nele uma carburação recalibrada (indico o weber 460 recalibrado da aerocar), um comando "sobe" e tambem uma repaginada em distribuição (uso de uma ignição eletronica) e uma bobina de alto rendimento.
    Essa receita talves seja a mais economica e que gera um custo beneficio exelente, como diz o Gil não vira uma Ferrari, mas anda proximo de um carro 1.0 moderno. Só cuidado com a qualidade dos materiais empregados nessa repotencialização.
    Ja para ser um pouco mais radical vem as opções do motor AP, recentemente vi um com o motor 1.4 da Kombi moderna Flex, não ficou um canhão para andar mas ficou coerente com o propósito do niva e tambem economico, uma pena o Niva em que foi feita essa adaptação estar muito detonado de estrutura, se não me engano o carro esta rodando no litoral, talves uma turbina pequena seja uma boa medida nesse motor para o Niva no quesito de equilibrio entre potencia e economia.
    Perdão se mencionei aqui coisas que vc não queria saber mas é apenas um relato da experiencia de quem ja gastou um caminhão de dinheiro em diversos jipes diferentes.
    4X4 Brasil
    Andrehuff - Indaiatuba

Eu conheci um niva de curitiba que foi adaptado o motor da sportage 2.2.
    Não cheguei a andar nele, mas não parecia estar ruim.
    Quem fez a adaptação foi o Bibe aqui de Curitiba...
    Ele tem uma boa experiencia em adaptação de motores a diesel...
    Seria interessante vc dar uma conversada com ele. Já que ele é um dos melhores mecanicos para niva em curitiba...
    Qualquer coisa te passo o contato dele...
    Meu Niva: Uni...
    Reforma Completa, mas ainda com coisas a fazer...

Citação Postado originalmente por ANDRÉHUFF Ver Post
    (...)pra não ser tão radical transforme seu motor original em 1.7 colocando nele uma carburação recalibrada (indico o weber 460 recalibrado da aerocar), um comando "sobe" e tambem uma repaginada em distribuição (uso de uma ignição eletronica) e uma bobina de alto rendimento.(...)
    Duas observações:

O Weber 460 é um excelente carburador, mas, salvo alguma mosca branca, não existe novo no mercado. Ainda acho mais interessante importar um carburador russo novo, a um preço em torno de R$550,00.

A SOBE é a empresa que fornece os comandos modificados para a Aerocar. Não recomendo comprar diretamnete deles, eu o fiz e me arrependi, o comando estava fora da especificação correta, tive aborrecimento e despesas inúteis, até que comprei o comando na própria Aerocar e tudo se resolveu. Paga-se mais, mas o resultado compensa!

Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

Usuário Avatar de vanderlei4x4
    Entrada
    11/08/2006
    Local
    mogi das cruzes/SP
    Vc tem certeza que quer um niva com motor 2.2 da kia?

Como eu tenho na minha garagem um Asia Rocsta 94 , e um Kia Sportage 95 , mas com motor 2.0 tdi. , posso tirar suas duvidas a respeito desses motores tranquilamente, porque apesar de parecidos , são dois mundos totalmente diferente.

O 2.2 tem um desempenho parecido com o motor do niva , so que com mais torque em baixa rotação.

O 2.0 tdi tem desempenho melhor acima de 2000rpm, qdo entra o turbo,andando igual ap1.8

O que tem em comum é o baixo consumo de diesel e a facilidade de peças e a preços justos ( um conjunto de pistoes e aneis ja cotei a600 reais e um jogo de ap 2.0 a quase mil)

O maior problema seria a adaptação e a futura manutenção do motor , dependendo de um bom mecanico, para não cair nas garras dos bombistas .

Ao contrario dos motores ciclo otto, pode-se eliminar a valvula termos tatica , ja que a taxa de compressão do diesel é muito mais alta. Evitando -se o risco que travamento da dita cuja.....

Agora te digo mais , motor diesel é p. quem gosta e conhece, pq nenhum motor diesel(pd ser MwM, MAXION,toyota), aguenta a pauleira de um ciclo otto...

Se for adaptar começando do Zero, siga o conselho dos nossos amigos ,senão vc vai saber o que quer dizer a palavra:

"JAQUE "..... rsrsrsr....

Usuário
    Entrada
    25/11/2008
    Local
    Curitiba/PR
    Não quero comparação com motores a gasolina... estes eu já tenho alguma experiência e prefiro diesel mesmo. Gosto pessoal.

Sei também que o custo de manutenção e tals de um diesel é mais elevado.

ANDRÉHUFF, você tem esse motor na niva? Acho que problema de superaquecimeto pode ser facilmente resolvido com um outro radiador...

Bom, pesquisei um pouco e aqui em Curitiba para fazer um motor completo (contando que já esteja instalado na niva) sai uns 4 mil... não achei caro. Qualquer AP ai sai 2 ou 3... comento isso porque sei e já tive AP alcool e gasolina pra fazer.

vanderlei4x4, você comentou que o 2.2 é similar ao niva original? Bom... o original niva é fraco pra caramba... não há o que discutir... dá até raiva ficar na direita e dar passagem pra 1.0 ehehehehehehe será que o motorzinho diesel vai ser tão fraquinho assim? Meu primo colocou um AP 1.6 num willys... e nesse sim ficou fraco... mas a caixa, relações... são tudo diferente, não dá pra comparar né.

Valeu galera!

Banido
    Entrada
    11/04/2008
    Citação Postado originalmente por vanderlei4x4 Ver Post
    Agora te digo mais , motor diesel é p. quem gosta e conhece, pq nenhum motor diesel(pd ser MwM, MAXION,toyota), aguenta a pauleira de um ciclo otto...

Prezado,

A que tipo de "pauleira" você se refere para dar esse seu veredicto ? Somente alto giro ? Ou algum tipo de outro parâmetro de comparação ?

Abraços

Usuário Avatar de ANDRÉHUFF
    Entrada
    25/08/2007
    Local
    Indaiatuba/SP
    Agradecimento: 1
    ANDRÉHUFF, você tem esse motor na niva? Acho que problema de superaquecimeto pode ser facilmente resolvido com um outro radiador
    Não nos meus Nivas só tive motor a gasolina, mas aqui no Balalayca (clube de Nivas de Itu) dois companheiros tinham Nivas a Diesel, porem com motor VW 1.6, um do Ricardo com turbo e o outro do Mauro apirado, nos dois foi colocada a relação 10x43 por conta do VW diesel 1.6 ser um pouco fraco, essa adaptação do motor Kia, so vi nos Wyllis até agora.
    Como disse nosso amigo motor Diesel é pra quem conhece e eu posso dizer esse motor Kia a Diesel eu conheço, não gosto dele, vibra demais, tem cabeçote fragil e é um motor antiquado, se for partir pro diesel vai de 1.9 TDI "ja que é pra gastar" fica muito melhor e mais economico, alem de ser mais moderno.
    Vou te fazer uma pergunta pra te entender melhor, por que vc quer optar por motor Diesel?
    Andrehuff - Indaiatuba

Usuário Avatar de vanderlei4x4
    Entrada
    11/08/2006
    Local
    mogi das cruzes/SP
    A pauleira que eu digo , é a utilização destes motores com giro muito elevado por muito tempo, independente de ser turbo ou não, como eu falei a taxa de compressão elevada realmente força os componentes muito mais que os a gasolina.
    Ou seja motor diesel aguenta menos os castigos de um cupim de ferro.

Se for p. utilizar o jipe como utilitario, eu prefiro o diesel , mas se for p. utilizar como um bólido, prefiro ate um niva original, que apesar da pouca potencia, aquenta mais a surra...

Não adianta querer andar junto com carros de passeio e suv de shoping...nossa viaturas tem pneus p. lama, lift...ou seja não tem a mesma estabilidade...e freia muito pior.

O meu rocsta é um jipe puro e duro, desta forma o 2.2 vai muito bem ,é economico, silencioso e não trepida nada, mas é lerdo nas acelerações e retomadas pq eu deixei a bomba mais fechada p. não fazer fumaça preta.
    Na trilha eu tiro a diferença da potencia na reduzida que é muuuito curta.

Mesmo do jeito que ta da p. andar de boa em qualquer rodovia na faixa dos 90 -100km/h ....igual um niva original bem afinado.
    Como o niva pesa quase 500k a menos, pode ate ficar legal, ja que este motor não é tão brutal como o ap gasolina ( ap diesel 1.9 eu não comento pq nunca vi e 1.6 so fica bom em saveiro)

Banido
    Entrada
    11/04/2008
    Citação Postado originalmente por vanderlei4x4 Ver Post
    A pauleira que eu digo , é a utilização destes motores com giro muito elevado por muito tempo, independente de ser turbo ou não, como eu falei a taxa de compressão elevada realmente força os componentes muito mais que os a gasolina.
    Ou seja motor diesel aguenta menos os castigos de um cupim de ferro.

Se for p. utilizar o jipe como utilitario, eu prefiro o diesel , mas se for p. utilizar como um bólido, prefiro ate um niva original, que apesar da pouca potencia, aquenta mais a surra...

Como o niva pesa quase 500k a menos, pode ate ficar legal, ja que este motor não é tão brutal como o ap gasolina ( ap diesel 1.9 eu não comento pq nunca vi e 1.6 so fica bom em saveiro)
    vanderlei4x4,

Aí eu concordo. Não dá pra comparar motor de Kombi diesel com um 1.9 mais moderno, que é outro motor.
    Pro pau, melhor um original bem afinado.
    Até porque essas adaptações de VW a diesel, pela vibração, dão uma baita manutenção adicional e um dia acaba enchendo o saco. Infelizmente.

Abraço.
    4X4 Brasil

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem