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Convex Datacenter
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  • #13
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    Tá vendo Fórum também é cultura... boa!!!
    Voltando ao assunto do meu problema (que cara intrometido!!!).
    Eis realmente a causa do problema, e como todos aqui possuem a mesma caixa, vou compartilhar as informações.
    Nas fotos abaixo vemos o problema, quando tirei o tapete (E.V.A.) vi que a coisa estava realmente errada, a alavanca estava frouxa e faltando um parafuso, e o mecânico já havia me dito pra tomar cuidado para não tirar aqueles parafuso mais interiores, e sim os exteriores para retirar a alavanca com o trambulador inteiro. Pois bem o parafuso que estava faltando era o que desmonta o trambulador e não o que retira o mesmo da caixa, causando assim a quebra da carcaça.
    O parafuso caiu denro da caixa e uma das molas também, assim na outra foto dá pra ver onde ficou a mola, mas o parafuso, só quando desmontar a caixa para trocar a carcaça...

    Então a dica que queria dar era essa, sempre verificar a situação dos parafusos do trambulador, pois ele monstrou os sintomas e eu os ignorei, primeiramente ficou um barulho bem sutil quando passava a primeira marcha, ou seja, quando forçava para o lado do parafuso que estava frouxo...... Resultado, por puro capricho, preguiça, ou sei lá o quê, perderei a trilha de amanhã, e ainda tomei esse prejuízo, de ter que trocar a carcaça... mão de obra e tal.... pois a peça tenho uma reserva, na verdade tenho uma caixa inteira na reserva... mas terei que repor a peça, para não ficar desfalcado.....

    Abraços e qualquer dúvida, é só perguntar!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -trambulador.jpg   -cambio.jpg  

  • #14
    Usuário Avatar de Dinola
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    Olá pessoal.
    Gostaria muito a ajuda de vcs.
    Uns dos poucos mecânicos que "consertam" minha nave russa colocou trava química no parafuso. Tive muito trabalho para tirar o que sobrou dele e tive tambem que refazer a rosca. Acontece que aquele parafuso cônico usado para se fazer rosca (de aço cromo), quebrou lá dentro.
    Alguem tem alguma idéia de como tira-lo ? Broca comum nem arranhão faz no aço cromo.
    Obrigado

  • #15
    Usuário Avatar de Flugêncio
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    Citação Postado originalmente por Dinola Ver Post

    Alguem tem alguma idéia de como tira-lo ? Broca comum nem arranhão faz no aço cromo.
    Obrigado
    Com jeito e solda elétrica

  • #16
    Usuário Avatar de Dinola
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    Citação Postado originalmente por Flugêncio Ferreira Ver Post
    Com jeito e solda elétrica
    Boa Flugêncio !
    Nada como um forum de bons camaradas!
    Ps: só preciso arrumar a solda
    ab

  • #17
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    Bem, não estou sabendo que parafuso é esse da quinta, é necessário pra desmontar o câmbio?, pois senão troca logo a peça, Ah! no seu caso já está desmontado né isso? Já que está fora, já que já está todo arrebentado, buraco maior que o original, e com um "macho"(nome dado ao abridor de rosca) dentro.... eu pensaria duas vezes antes de colocar essa peça novamente.
    Agora eu já quebrei macho dentro de peça, com um jeitinho dá pra tirar, pois se usou de maneira correta a rosca está bem folgada pra ele, ainda mais por ser cônico...
    Sei não!!!!

    Abraços!

  • #18
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    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Bem, não estou sabendo que parafuso é esse da quinta, é necessário pra desmontar o câmbio?, pois senão troca logo a peça, Ah! no seu caso já está desmontado né isso? Já que está fora, já que já está todo arrebentado, buraco maior que o original, e com um "macho"(nome dado ao abridor de rosca) dentro.... eu pensaria duas vezes antes de colocar essa peça novamente.
    Agora eu já quebrei macho dentro de peça, com um jeitinho dá pra tirar, pois se usou de maneira correta a rosca está bem folgada pra ele, ainda mais por ser cônico...
    Sei não!!!!

    Abraços!
    A peça continua boa, Pablo. Eu primeiro retirei o que restou do parafuso com uma broca quase do seu tamanho. Como foi colocada trava química (aliás não a usarei novamente como fez o mecânico), então refiz a mesma rosca. Estava quase pronto quando coloquei um pouco mais de força, travou e quebrou. Fazendo e aprendendo.

    Ab

  • #19
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    Citação Postado originalmente por Dinola Ver Post
    A peça continua boa, Pablo. Eu primeiro retirei o que restou do parafuso com uma broca quase do seu tamanho. Como foi colocada trava química (aliás não a usarei novamente como fez o mecânico), então refiz a mesma rosca. Estava quase pronto quando coloquei um pouco mais de força, travou e quebrou. Fazendo e aprendendo.

    Ab
    Com certeza é assim mesmo...
    Só aprende errando!

    Abraços!

  • #20
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    Pessoal... se vocês quiserem e permitirem poderei postar e contar a solução para o meu caso... a trinca da carcaça traseira do câmbio...


    Fico aguardando interessados (caso queiram compartilhar a experiência)!!!

    Abraços!
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #21
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    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Pessoal... se vocês quiserem e permitirem poderei postar e contar a solução para o meu caso... a trinca da carcaça traseira do câmbio...


    Fico aguardando interessados (caso queiram compartilhar a experiência)!!!

    Abraços!

    E porque não ?
    Abs

  • #22
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    Ok! Vou dar um refresh no meu caso!

    O trambulador afrouxou um dos parafusos, ou melhor, afrouxou geral, mas só chegou a cair um parafuso dentro da caixa... pois os mesmos não foram montados com arruela de pressão ou porca travante (um absurdo).
    Pois bem, estava eu andando e de repente um barulho característico de engrenagem pegando em algo... mais a frente se calou, parei, fui a uma reunião e 4 horas depois, peguei o jeep e sai, não andou 200 metros, de novo o barulho, só que dessa vez travou algo (pelo barulho) e continuou cantando... bem parei dei ré e nada de acabar, fui pra casa bem devagarinho... coloquei ele na garagem com piso cerâmica e no outro dia estava lá a poça de óleo... fui analisar e vi que a carcaça estava trincada e o trambulador estava solto... como tem em fotos passadas, deu pra ver o pedaço de uma mola...
    Semana passada eu mesmo me atrevi a desmontar a danada... retirei os cardãs, dianteiro e traseiro, retirei a reduzida (o maior trabalhão)(sozinho debaixo de um CJ sem elevacar, pra tirar uma caixa pesada, cheia de óleo)....enfim saiu... e aí fui desmontar a tampa traseira do câmbio... tirei todos os parafusos, e nada, abri o carter do câmbio e vi que tem outro parafuso que trava por dentro, aí sim retirei o parafuso e a carcaça saiu, é lógico que deu trabalho pois tem que girar pra poder passar pela engrenagem da 5ª... deu trabalho pois não retirei o câmbio do motor, somente a parte traseira do câmbio....
    Levei pra bancada, limpei tudo, está tudo sujo de areia (por fora é claro), e desmontei os rolamentos e a flange de adaptação e notei que teria que mandar pro torneiro adequar uma medida... feito isso, agora as peças já estão em casa aguardando a montagem...
    Depois posto as fotos e se deu tudo certo.

    O meu mecânico me cobrou R$ 150,00, pra desmontar e montar... resolvi tentar economizar esse dinheiro e até agora o que gastei foi R$ 15,00 pro torneiro ajustar uma medida e fazer três furos, estopa, duas chaves 14/15 e 15/16, pois onde fui comprar não tinha 15/16 (as únicas medidas que ainda não tinha), uma chave soquete nº 14, somente...

    Peço uma dica, fiz a besteira de não lavar o CJ antes de desmontar tudo e o mesmo está muito sujo, com bastante areia e alguma coisa de piçarra (muito pouco), ainda por cima que quando a carcaça quebrou derramou óleo e a areia grudou ainda mais...
    Hoje está tudo aberto, tanto o carter, quanto a parte traseira do câmbio, e não gosto de seboseira... aí eu pergunto: posso mandar ver água com jato (caseiro), ou é melhor limpar as partes que receberão o silicone (juntas) com estopa, embebida em solvente (para limpar alumínio não tem coisa melhor) e lidar com a areia mesmo...
    Pois fiquei com medo de pegar areia nos rolamentos e tal e não conseguir limpar direito e isso danificar e ter que abrir de novo... pelo menos eu aprendo a lavar antes de mecher...

    Abraços!
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #23
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
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    Algumas fotos da cena...
    Hoje coloquei a mão na massa para montar a nova carcaça...
    Limpeza geral da carcaça e aproveitei para pintar a adaptação da reduzida e o carter do câmbio que estava bem oxidado...
    Numa das fotos está a Perigosa, veículo de apoio (tornado)...
    Na semana estarei terminando, amanhã pela manhã comprarei a tinta vermelha, pra ficar igual a reduzida.
    Ah! tem uma foto também do parafuso que foi "usinado" pela engrenagem.
    As fotos!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc01593.jpg   -dsc01596.jpg   -dsc01597.jpg   -dsc01605.jpg   -dsc01599.jpg  
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
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  • #24
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    Citação Postado originalmente por Flugêncio Ferreira Ver Post
    Com jeito e solda elétrica
    Arrumei uma solda elétrica e tentei "desbastar" aquele imprestável fazedor de rosca aço cromo. Só que agora a situação piorou . A solda se acumulou em cima do filho da e até aderiu um pouco na lateral do cano . Amanhã ligo para o torneiro e ver se ele dá um jeito. O que fiz errado? Alguem tem mais alguma idéia ?

    Abs

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