
Postado originalmente por
mauricio_silva
Antes de mais nada, boa sorte com sua escolha e paciência também, porque praticamente qualquer carro usado (no caso do Niva, a maioria foi importada no início da década de 1990, tendo cerca de 20 anos de uso).
A trepidação do câmbio pode ter uma gama enorme de motivos básicos. Vale conferir o alinhamento dos eixos cardãs e o estado do acoplamento elástico (um hexágono de borracha; alguns chamam de "rosquinha").
O a dificuldade de engate do bloqueio pode ter uma razão bastante simples: a posição do sensor de engate (que acende a luz do painel). Se ele estiver muito "atarrachado" (é rosqueado na caixa de transferência), ele pode impedir o engate do bloqueio.
Motor fumando também pode ter muitos motivos. Um deles, o (mal) hábito de alguns usuários de ir "completando" o óleo em vez de trocá-lo. Se o nível estiver mais alto que o normal, o excesso será queimando na câmara de combustão.
De qualquer forma, a melhor ação é levar o carro a um mecânico confiável (o Gil já sugeriu alguns) e dar uma "geral" no carro.
Prepare o seu bolso, pois economia na compra pode levar a gastos na manutenção.

[]s.
Maurício (Tche)