Alex, fica difícil responder as suas perguntas sem ver como está o seu carro. Primeiro você tem que identificar o porquê das rodas traseiras rasparem.
- Os pneus estão na medida original?
- Como está o estado das molas e amortecedores?
- Eles são originais?
- Você tem algum peso extra na parte traseira, como cilindro de GNV, p.ex.?
As molas, além de suavizarem as irregularidades do piso, sustentam o peso do carro. Molas "cansadas" ficam mais comprimidas, com menor altura. Se você carrega um cilindro de GNV, você tem que usar molas reforçadas, que suportem o peso extra sem apresentarem compressões acentuadas e/ou prematuras.
Assim, sugiro que você antes de mais nada faça um exame minucioso do estado das molas. O Manual do Mecânico mostra como fazê-lo.
Uma simples substituição de molas pode operar milagres.
Outro ponto a ser observado e que é muito comum apresentar diferenças é a (des)centralização das rodas traseiras dentro do diâmetro da caixa da roda (roda mais para trás ou mais para a frente. Ou então, o eixo mais deslocado para a direita ou para a esquerda, no sentido longitudinal do veículo.
Aumentar a suspensão traseira de 3 a 5 cm não vai comprometer de modo acentuado a estabilidade do NIVA, mas, fazer um "lift" só do "bumbum" :oops::mrgreen: pode deixar o seu russo com um visual meio estranho (traseira mais alta que a dianteira).
Respondendo suas perguntas:
Dependendo dos amortecedores que estão instalados, existe a possibilidade deles darem fim de curso aberto. Por isso eu colocaria os da F1000. Compare as medidas abaixo:
Amortecedor original p/ NIVA tras. (Cofap (G)B47195)Aberto-490mm Fechado-311mm Curso-179mmAmortecedor Rancho p/NIVA tras. (Monroe RS5601) Aberto-502mm Fechado-313mm Curso-189mmAmortecedor p/F1000 tras. (Cofap GL12675) Aberto-508mm Fechado-310mm Curso-198mm
Quanto aos espaçadores para elevar a suspensão traseira, eu não sei se faria em alumínio. Creio que podem ocorrer deformações desse material. Eu faria em PU ou em borracha lonada (pneu de caminhão) pois teria um "amortecimento" além de ser mais maleável a deformações.
Qualquer torneiro pode fazer esse serviço. Quanto aos preços, variam de acordo com inúmeros fatores (região, profissional, cara do freguês, ...), por isso, quando for mandar o torneiro fazer, não diga que é para um jipe (jipeiros são vistos como caras endinheirados que têm grana para torrar :twisted:).