comprei um carburador novo da Ladaparts.ru, do modelo correto para o meu carro.
O carburador chegou e é exatamente igual ao original, exceto por um detalhe: um conector com um fio, que é ligado a um contato na base do parafuso de ajuste da marcha lenta. Na peça instalada no meu carro, o conector e o fio foram removidos. Olhando com cuidado, vi que o contato ainda está lá.
Então estou com um problema: aonde ligo este fio???
A base do parafuso de ajuste da marcha, onde está ligado o final do fio, parece fazer contato com uma alavanca, que no momento não me recordo se é a do acelerador ou a do afogador.
Então... alguém saberia me dizer para que serve esse fio/contato?
Um abraço,
Valdomiro
PS: Anexei umas fotos tiradas do ladaparts.ru apenas para ajudar a entender. A primeira é do modelo do meu carburador. A segunda é só para visualizar melhor o conector. Este final de semana vou tentar tirar uma foto em close do contato.
Não seria o fio da agulha magnética da lenta? Se sim...acho o fio é ligado na bobina de ignição...acho. A bobina ficou ready to go....a agulha é liberada.
não, não é o fio da agulha magnética da lenta. Esse aí SAI da macarronada geral e VAI para a válvula no carburador (nas fotos, a tampa preta mais à esquerda esconde o conector da válvula).
O fio do qual estou falando SAI do carburador e VAI para algum lugar, isto é está conectado ao carburador, mais precisamente a um contato na outra ponta da parafuso de regulagem da marcha lenta.
É um mistério!
Já sei que o fiozinho é o "idle switch wire" (no. 30... tem outros desses diagramas por aí?). Daí Mestre Google me mostrou o documento que anexei aí em baixo.
TALVEZ este fio seja simplesmente o aterramento da nossa famosa válvula eletromagnética da marcha-lenta.
Faz sentido pois de certa maneira o carburador está "mais ou menos" isolado e não serve muito bem como "terra" da válvula.
Não faz sentido, porque minha válvula ( ) atual sempre funcionou bem sem esse terra.
comprei um carburador novo da Ladaparts.ru, do modelo correto para o meu carro.
O carburador chegou e é exatamente igual ao original, exceto por um detalhe: um conector com um fio, que é ligado a um contato na base do parafuso de ajuste da marcha lenta. Na peça instalada no meu carro, o conector e o fio foram removidos. Olhando com cuidado, vi que o contato ainda está lá.
Então estou com um problema: aonde ligo este fio???
A base do parafuso de ajuste da marcha, onde está ligado o final do fio, parece fazer contato com uma alavanca, que no momento não me recordo se é a do acelerador ou a do afogador.
Então... alguém saberia me dizer para que serve esse fio/contato?
Um abraço,
Valdomiro
PS: Anexei umas fotos tiradas do ladaparts.ru apenas para ajudar a entender. A primeira é do modelo do meu carburador. A segunda é só para visualizar melhor o conector. Este final de semana vou tentar tirar uma foto em close do contato.
Esse carburador é para os 2105 (Laika) e variações.
A capacidade volumétrica do motor (1.5, 1.6) não é o único nem o melhor parâmetro para definir a utilização do carburador. Vai lá na Ladaparts.ru que tem um catálogo de partes interessante.
Acho que no 1.7 part 1 pág. 50, tem a resposta... pelo que entendi, quando tu solta o acelerador a rotações altas, ele aterra esse fio e corta o combustível da lenta... melhorando consumo e freio motor... muito legal mesmo...
Diga-se de passagem, tem módulo de injeção eletrônica programável por aí que não faz isso...........
Aos entendidos... isso é uma característica "comum"?? Ou uma puta gambi de fábrica russa genial???