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  • #1
    Usuário Avatar de voudeniva
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    Arrow motor ap 1.6 (gasolina)!Qual o melhor carburador?




    qual seria o melhor carburador pra colocar num motor ap 1.6 a gasolina?



    Felipe.

  • #2
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    que tal um carburador do gol ap 1.6 ?

    falando sério, se o motor fosse lada tudo bem, poderiamos adaptar um outro carburador, mas no caso do ap, pra que adaptar ? pega um brosol 2e e boa... se quiser gastar um pouco mais e economizar na manutenção depois, procura pelos coletores de admissão, bicos chicote e modulo original deste motor e coloca já uma I.E. e seja feliz!

  • #3

    Carburador para motor original

    Citação Postado originalmente por plnx Ver Post
    que tal um carburador do gol ap 1.6 ?

    falando sério, se o motor fosse lada tudo bem, poderiamos adaptar um outro carburador, mas no caso do ap, pra que adaptar ? pega um brosol 2e e boa... se quiser gastar um pouco mais e economizar na manutenção depois, procura pelos coletores de admissão, bicos chicote e modulo original deste motor e coloca já uma I.E. e seja feliz!
    Camarada Pinx:
    Pegando uma carona na sua resposta, o que vc e outros camaradas recomendariam para o "Pangaré"? Motor original que atualmente está com um carburador SOLEX Brosol H-34 SEIE. Em outro ponto do carburador tem o seguinte número 94648876 12A7. Fora isso não sei mais nada deste carburador, exceto que ele está em muito mau estado. Não sei se vale a pena recuperá-lo e nem sei se ele seria o mais indicado para o NIVA. Por isso pesso a opinião dos mais sábios e/ou experientes.

    [ ]s agradecidos do BACALHAU

  • #4
    Usuário Avatar de ANDRÉHUFF
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    Bacalhau, sem dúvida e sem titubear, fora o original do niva, colocario o 460 webber vendido na aerocar com acelerador a cabo, colocar ele no niva é uma baba, e ja vem todo acertado internamente para o Niva www.aerocar.com.br .
    Andrehuff - Indaiatuba

  • #5
    Citação Postado originalmente por NIVAHUFF Ver Post
    Bacalhau, sem dúvida e sem titubear, fora o original do niva, colocario o 460 webber vendido na aerocar com acelerador a cabo, colocar ele no niva é uma baba, e ja vem todo acertado internamente para o Niva www.aerocar.com.br .
    Valeu, André. Obrigado pela dica.
    Você tem idéia do preço?

    [ ] s

  • #6
    Usuário Avatar de Flugêncio
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    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Camarada Pinx:
    Pegando uma carona na sua resposta, o que vc e outros camaradas recomendariam para o "Pangaré"? Motor original que atualmente está com um carburador SOLEX Brosol H-34 SEIE. Em outro ponto do carburador tem o seguinte número 94648876 12A7. Fora isso não sei mais nada deste carburador, exceto que ele está em muito mau estado. Não sei se vale a pena recuperá-lo e nem sei se ele seria o mais indicado para o NIVA. Por isso pesso a opinião dos mais sábios e/ou experientes.

    [ ]s agradecidos do BACALHAU
    "Cumpade" Bacalhau,

    Carburador pro Niva é opção e go$to de cada um, já usei alguns ( Weber 460, 34 SEIE, TLDZ, original, e atualmente um 2E). O que está no Pangaré até pode continuar nele, mas tem de dar uma verificada no gicleurs, pois pelo código dele, pertenceu a uma Caravan 2500, 4 cilindros 81/89, alcóol.
    No site www.trilha4x4.com.br tem umas dicas da adaptação do 34SEIE, a melhor opção é com a giclagem do Corcel II. Já o Weber 460 tem diversas opções de giclagem e medidas de venturi, a melhor pro niva é a do Escort XR3.
    Se ainda estiver em mente aquela adaptação da pedaleira do Gol, o Weber 460 e o 2E são excelentes opções.

  • #7
    Citação Postado originalmente por Flugêncio Ferreira Ver Post
    "Cumpade" Bacalhau,

    Carburador pro Niva é opção e go$to de cada um, já usei alguns ( Weber 460, 34 SEIE, TLDZ, original, e atualmente um 2E). O que está no Pangaré até pode continuar nele, mas tem de dar uma verificada no gicleurs, pois pelo código dele, pertenceu a uma Caravan 2500, 4 cilindros 81/89, alcóol.
    No site www.trilha4x4.com.br tem umas dicas da adaptação do 34SEIE, a melhor opção é com a giclagem do Corcel II. Já o Weber 460 tem diversas opções de giclagem e medidas de venturi, a melhor pro niva é a do Escort XR3.
    Se ainda estiver em mente aquela adaptação da pedaleira do Gol, o Weber 460 e o 2E são excelentes opções.
    "Cumpade" Flugêncio, o meu "pobrema" por aqui é o seguinte: Fui numa auto-peças (se é que posso chamar assim) e perguntei para o "cabra" quanto seria o preço de um carburador Weber 460 (já que todo o mundo por aqui no Fórum fala que ele é o melhor). O "cabra" me olhou com cara de "abestalhado" por um loooooongo tempo, coçou a cabeça, cuspiu no chão e mandou "De que carro é?".
    Como não faço a mínima idéia e para não sair com cara de mais "abestalhado" do que ele, devolvi: "É de um Lada modelo VAZ2121".
    O "cabra" disse qualquer coisa como: "Cumékié? Kidiabéisso?"
    Eu agradeci, virei as costas e saí...
    Você, "cumpade véio", poderia, do alto de sua sabedoria, jogar um pouco de luz nesta mente ignorante e me dizer que carro(s) usa(ra)m esse carburador? Qual seria o preço do mesmo aí por essas bandas? Novo ou naquelas "lojas alternativas" que fica(va)m às margens da Dutra.
    Abraços abestalhados

  • #8
    Usuário Avatar de Rones Jr
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    Peça pelo do Corcel, Del Rey, Escort com motores CHT. Mas, o melhor mesmo é do Escort XR3 CHT que era mais apimentado. Parece que do Del Rey Ghia tb era diferenciado...pra melhor.

  • #9
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Camarada Pinx:
    Pegando uma carona na sua resposta, o que vc e outros camaradas recomendariam para o "Pangaré"? Motor original que atualmente está com um carburador SOLEX Brosol H-34 SEIE. Em outro ponto do carburador tem o seguinte número 94648876 12A7. Fora isso não sei mais nada deste carburador, exceto que ele está em muito mau estado. Não sei se vale a pena recuperá-lo e nem sei se ele seria o mais indicado para o NIVA. Por isso pesso a opinião dos mais sábios e/ou experientes.

    [ ]s agradecidos do BACALHAU
    Bacalhau, há tempos ouvi de um mecânico experiente a frase "não existe carburador recuperado". Não dei muita bola e, tempos depois, mandei reformar, em uma loja especializada, um carburador original russo. Ficou uma m&rd@, usei por pouco tempo e tirei o "reformado", voltando a um antigo, e passei a concordar com aquele sábio mecânico. Como já tive duas experiências negativas com o Weber 460, resolvi arriscar a compra, via Internet, de um carburador russo novo. Foi a melhor coisa que fiz, o resultado foi ótimo.
    Ainda ouço/leio muitos relatos de pessoas satisfeitas com os 460, mas acredito que, à medida que o tempo passar, estes carburadores também irão trazer problemas, pois todos são usados, e muito. Portanto, meu conselho, já que você está querendo "ressuscitar" o seu Niva com toda a classe à qual ele e você têm direito , é a compra de um carburador russo novo. Você irá gastar em torno de R$500,00 (vai depender da cotação do dólar), poderá pagar com cartão de crédito e vai ter que esperar uns 40-50 dias pela chegada do carburador. Há também a opção, pelo que tenho lido, de comprar um carburador do Jossano, que, ao que parece, está importando peças Lada em pequenos lotes.

    [ ]s
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #10

    Carburador recondicionado

    Prezado Gil:
    Considero e respeito as suas ponderações. (Gostou, pareço até gente falando, mas, não combina comigo não)
    Até concordo com vc sob certos aspectos. Uma vez, minha ex-mulher disse-me que estava pensando em fazer uma lipo, uma plástica e não sei mais o quê. Respondi-lhe que era mais viável eu trocá-la por uma mais nova e assim eu o fiz.
    Mas, quando se refere a um equipamento, tudo depende de quem faz e de como é feito. Se não fosse assim, nem teria começado a mexer no Pangaré.
    Tenho outro veículo, um Santana Quantum, ano 93, 2.0 a gasolina. Há pouco mais de um ano, ainda morando em Salvador, fiz uma reforma nos mesmos moldes que agora faço no Pangaré. Mandei desmontar totalmente o carro e etc., etc., etc..
    O carburador do mesmo estava em um estado lastimável: parafusos auto atarrachantes no lugar de rosca fina, vazamento de gasolina por tudo que era lado do carburador (tinha que andar só no GNV), segundo estágio sem funcionar, um sistema de entrada de água quente no mesmo sem funcionar (isolado), enfim, pior do que o carburador que estava no Pangaré.
    Levei para um sujeito que se auto intitula "Rei dos Carburadores". Quem mora em Salvador sabe que ele fica no Comércio, numa pequena oficina em que só cabem dois carros. Os outros 50 ficam na fila de espera no meio da rua. A "Sua Majestade" em questão, é um senhor de uma certa idade, que permitiu que eu acompanhasse o serviço feito no carburador do meu carro, no qual ele consumiu um dia inteiro de trabalho. Recuperou tudo que estava danificado, refez o que estava quebrado ou corroído, inclusive as roscas dos parafusos que estavam detonadas, que ficaram iguais às originais. Quem conhece o carburador deste carro, sabe do que eu estou falando. Hoje, mais de um ano depois, usando a gasolina de péssima qualidade e adulterada que vendem por aqui e sem NENHUMA manutenção, basta eu dar um pequeno toque na chave e SEM pisar no acelerador que o motor pega mais fácil que catarro na parede.
    Realmente, comprar um carburador novo é menos trabalhoso e menos arriscado que mandar recuperar ou comprar um recuperado, mas, responda-me uma pergunta. A Lada já está fabricando carburadores preparados para usar uma gasolina que é considerada uma das piores do mundo, com adição de 25% de álcool e muitas vezes solventes e sei lá mais o quê os picaretas adicionam?
    Outro ponto, vc disse que um importado deve estar na faixa de R$ 500,00. Com esse preço talvez dê para comprar 2 Weber...
    Peço-lhe que não se chateie comigo e nem ache que desconsidero a sua opinão. Vc já demonstrou ser uma pessoa ponderada e as suas colocações serão sempre benvindas.

    Zabumbas afetuosos do BACALHAU

  • #11
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Prezado Gil:
    Considero e respeito as suas ponderações. (Gostou, pareço até gente falando, mas, não combina comigo não)
    Até concordo com vc sob certos aspectos. Uma vez, minha ex-mulher disse-me que estava pensando em fazer uma lipo, uma plástica e não sei mais o quê. Respondi-lhe que era mais viável eu trocá-la por uma mais nova e assim eu o fiz.
    Mas, quando se refere a um equipamento, tudo depende de quem faz e de como é feito. Se não fosse assim, nem teria começado a mexer no Pangaré.
    Tenho outro veículo, um Santana Quantum, ano 93, 2.0 a gasolina. Há pouco mais de um ano, ainda morando em Salvador, fiz uma reforma nos mesmos moldes que agora faço no Pangaré. Mandei desmontar totalmente o carro e etc., etc., etc..
    O carburador do mesmo estava em um estado lastimável: parafusos auto atarrachantes no lugar de rosca fina, vazamento de gasolina por tudo que era lado do carburador (tinha que andar só no GNV), segundo estágio sem funcionar, um sistema de entrada de água quente no mesmo sem funcionar (isolado), enfim, pior do que o carburador que estava no Pangaré.
    Levei para um sujeito que se auto intitula "Rei dos Carburadores". Quem mora em Salvador sabe que ele fica no Comércio, numa pequena oficina em que só cabem dois carros. Os outros 50 ficam na fila de espera no meio da rua. A "Sua Majestade" em questão, é um senhor de uma certa idade, que permitiu que eu acompanhasse o serviço feito no carburador do meu carro, no qual ele consumiu um dia inteiro de trabalho. Recuperou tudo que estava danificado, refez o que estava quebrado ou corroído, inclusive as roscas dos parafusos que estavam detonadas, que ficaram iguais às originais. Quem conhece o carburador deste carro, sabe do que eu estou falando. Hoje, mais de um ano depois, usando a gasolina de péssima qualidade e adulterada que vendem por aqui e sem NENHUMA manutenção, basta eu dar um pequeno toque na chave e SEM pisar no acelerador que o motor pega mais fácil que catarro na parede.
    Realmente, comprar um carburador novo é menos trabalhoso e menos arriscado que mandar recuperar ou comprar um recuperado, mas, responda-me uma pergunta. A Lada já está fabricando carburadores preparados para usar uma gasolina que é considerada uma das piores do mundo, com adição de 25% de álcool e muitas vezes solventes e sei lá mais o quê os picaretas adicionam?
    Outro ponto, vc disse que um importado deve estar na faixa de R$ 500,00. Com esse preço talvez dê para comprar 2 Weber...
    Peço-lhe que não se chateie comigo e nem ache que desconsidero a sua opinão. Vc já demonstrou ser uma pessoa ponderada e as suas colocações serão sempre benvindas.

    Zabumbas afetuosos do BACALHAU
    Bacalhau, pelo que tenho observado até agora, através de suas mensagens, sempre bem humoradas e criativas, deve ser muito difícil ficar chateado ou bravo com você, você deve ter muitos amigos e pouquíssimos (ou nenhum) inimigo.

    Em minha mensagem anterior, buscando ser sucinto, eu não me estendi em explicações, mas acho que devo fazê-lo. Vamos lá!

    O carburador que eu levei ao "recuperador" foi limpo (jateado? banho químico?) e o seu eixo foi embuchado. E, pelo que descobri depois, conversando com pesssoas que entendem muito do assunto, este embuchamento foi o principal erro, pois comprometeu o carburador.
    Após haver constatado que o carburador "reformado" não iria prestar mais, fiz algo bastante parecido com o que você fez com o carburador da sua Quantum: comprei dois carburadores Lada usados e, desmontei os 3 carburadores (os 2 mais o meu) e, com a ajuda do Wilson, escolhi as melhores partes de cada um. Com isto, montei um carburador melhor do que o que estava instalado. Depois, levei este carburador a um amigo que tem uma oficina de motos e o submeti a um banho químico, para limpá-lo internamente. O resultado final foi muito bom, rodei bastante tempo com este carburador, e ele estava bem melhor que o anterior.
    Em resumo: acho válido fazer o que o seu especialista e você fizeram, uma recuperação cuidadosa de um carburador, um trabalho artesanal e caprichado, fazendo com que ele ainda possa ser utilizado por algum tempo. Entretanto, o que se vê muito por aí são empresas vendendo carburadores "remanufaturados", os quais nem sempre foram tão criteriosamente reformados. E o seu preço, ao menos aqui em São Paulo, gira em torno de R$300,00. Ora, se por R$500,00 eu consigo um original novo, por que vou me arriscar a comprar um "usado novo", que, além de sua incerta origem, não é original do Niva, requerendo portanto um período de testes, à procura da melhor combinação de giglagens e ajustes?

    Assim, vejo duas possibilidades, ambas são viáveis, acredito que a escolha de qual delas adotar vai depender da paciência e disponibilidade de tempo de cada um. Numa primeira etapa, pode-se tentar a recuperação (não "remanufatura"!) do carburador já instalado (como você e eu fizemos, de maneiras diferentes). Se isto for inviável, acho mais seguro comprar um carburador novo do que comprar um usado que, embora mais barato, será uma adaptação e, sendo usado, terá, possivelmente, uma vida útil menor. Como um carburador Weber 460 novo, aqui no Brasil, caso seja encontrado, custa muuuuuuuuuuuito caro (entre R$1.000 e R$2.000), acho melhor comprar o original russo, bem mais barato.

    Repetindo o que já escrevi em outras vezes, esta é minha opinião, ninguém é obrigado a compartilhar dela, cada um tem o seu ponto de vista, que deve ser respeitado, mesmo que não seja aceito.

    Quanto ao fato de o carburador russo não estar preparado para a nossa "sopalina", pelo que já me foi relatado, a gasolina russa não é muito diferente, lá também se acha de tudo dentro do tanque de combustível...

    De repente, no seu caso, você arruma mais dois carburadores iguais ao que está montado em sua viatura e tenta "criar" um carburador "melhorado", como eu fiz. Se não der certo, ao menos gastou pouco $$$ na experiência!

    [ ]s
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #12
    Usuário Avatar de voudeniva
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    qual seria o melhor carburador pra colocar num motor ap 1.6 a gasolina?Pois um mecânico meio falador que cuida do meu niva disse que o fato do meu carro estar com um forte cheiro de gasolina queimada no escapamento deve-se ao fato do carburador não prestar mais. Caso seja isso gostaria de saber o nome correto do carburador do motor ap pois não encontro um aqui só com estas informações, os vendedores sempre pedem o "nome correto" do carburador. Brosol 2e?



    Felipe

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