
Em minha mensagem anterior, buscando ser sucinto, eu não me estendi em explicações, mas acho que devo fazê-lo. Vamos lá!
O carburador que eu levei ao "recuperador" foi limpo (jateado? banho químico?) e o seu eixo foi embuchado. E, pelo que descobri depois, conversando com pesssoas que entendem muito do assunto, este embuchamento foi o principal erro, pois comprometeu o carburador.

Após haver constatado que o carburador "reformado" não iria prestar mais, fiz algo bastante parecido com o que você fez com o carburador da sua Quantum: comprei dois carburadores Lada usados e, desmontei os 3 carburadores (os 2 mais o meu) e, com a ajuda do Wilson, escolhi as melhores partes de cada um. Com isto, montei um carburador melhor do que o que estava instalado. Depois, levei este carburador a um amigo que tem uma oficina de motos e o submeti a um banho químico, para limpá-lo internamente. O resultado final foi muito bom, rodei bastante tempo com este carburador, e ele estava bem melhor que o anterior.

Em resumo: acho válido fazer o que o seu especialista e você fizeram, uma recuperação cuidadosa de um carburador, um trabalho artesanal e caprichado, fazendo com que ele ainda possa ser utilizado por algum tempo. Entretanto, o que se vê muito por aí são empresas vendendo carburadores "remanufaturados", os quais nem sempre foram tão criteriosamente reformados. E o seu preço, ao menos aqui em São Paulo, gira em torno de R$300,00. Ora, se por R$500,00 eu consigo um original novo, por que vou me arriscar a comprar um "usado novo", que, além de sua incerta origem, não é original do Niva, requerendo portanto um período de testes, à procura da melhor combinação de giglagens e ajustes?
Assim, vejo duas possibilidades, ambas são viáveis, acredito que a escolha de qual delas adotar vai depender da paciência e disponibilidade de tempo de cada um. Numa primeira etapa, pode-se tentar a recuperação (não "remanufatura"!) do carburador já instalado (como você e eu fizemos, de maneiras diferentes). Se isto for inviável, acho mais seguro comprar um carburador novo do que comprar um usado que, embora mais barato, será uma adaptação e, sendo usado, terá, possivelmente, uma vida útil menor. Como um carburador Weber 460 novo, aqui no Brasil, caso seja encontrado, custa muuuuuuuuuuuito caro (entre R$1.000 e R$2.000), acho melhor comprar o original russo, bem mais barato.
Repetindo o que já escrevi em outras vezes, esta é minha opinião, ninguém é obrigado a compartilhar dela, cada um tem o seu ponto de vista, que deve ser respeitado, mesmo que não seja aceito.
Quanto ao fato de o carburador russo não estar preparado para a nossa "sopalina", pelo que já me foi relatado, a gasolina russa não é muito diferente, lá também se acha de tudo dentro do tanque de combustível...

De repente, no seu caso, você arruma mais dois carburadores iguais ao que está montado em sua viatura e tenta "criar" um carburador "melhorado", como eu fiz. Se não der certo, ao menos gastou pouco $$$ na experiência!

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