Postado originalmente por
SPIRES
Salve salve Leandro...
Tbém passei por isso recentemente e agora já estou no estágio da procura. Estou literalmente caçando um bom Niva.
Primeiro quero te tranquilizar pois vc recorreu ao lugar certo. Todas as dúvidas q tive foram tiradas aqui e alguns dos carros q conheci tbém sairam de anúncios do fórum.
Não se preocupe (além do necessário) com a questão financeira, tbém não esquente pela sua falta de conhecimento de mecânica.
Todo o carro quebra e te faz morrer com uma grana no mecânico, é como dizem alguns a "alegria da trilha acaba na oficina mecânica", não importa se vc está de Mit, de Bande, Willys, Troller, etc... todos um dia quebrarão e deixarão o mecânico feliz, afinal ... são máquinas.
Aconselho vc a rodar e procurar muito, faça o máximo de test-drives q puder, dirija trocentos nivas, só aí vc vai poder ter alguma bagagem, mesmo q pequena, para dizer se este ou aquele está bom ou ruim.
A partir daí, vc pode selecionar alguns e levar um mecânico de confiança, de preferência algum das antigas, q entende de mecânica de verdade, não destes q só gosta de trocar sensor. O Niva é antes de tudo um carro antigo, com mecânica das antigas e um bom mecânico consegue bater o olho, o ouvido e sacar se o carro está bom ou ruim.
Costumo dizer q o meu mecânico é q tem a palavra final na escolha do meu futuro NIva, pois tbém tenho pouca grana e usarei o carro tbém no dia a dia, assim não poderei ficar com ele na oficina todo o mês. Ele inclusive tem me acompanhado nas visitas q faço aos Nivas e já me salvou de umas bombas q se tivesse sozinho tinha me ferrado.
Outra coisa, dê preferência por carros originais, motor original, pintura, interior. As adaptações são bem vindas, mas precisam ser feitas de maneira correta. Mas como saber se uma adaptação foi feita direito ou é um "selviço de porco"? Dificil, muito dificil, só um mecânico com experiência em Niva pode fazer isso e como o meu não conhece tanto assim de NIva, preferi optar por um carro o mais original possivel.
Outra coisa, mesmo q seu mecânico nunca tenha mexido num Niva, não tem problema, basta ele ter paciência e vontade, pois na net vc acha os manuais mecânicos do russinho. Assim fica fácil prá ele desmontar e arrumar o carro.
Por ultimo, é bom vc consultar bastante o forum e alguns sites de niveiros, pois o Niva tem alguns problemas genéticos (devido ao uso desproporcional ou desleixo mesmo) q podem se tornar sérios, como rachadura onde se parafusa a cx. de direção e outros. Existe alguns textos na net q são um verdadeiro check list prá achar esses problemas e fugir um carro ruim.
Se quiser me passa seu e-mail por MP e eu te mando o q tenho aqui. Esse material tem me ajudado muito.
É isso!
Boa sorte e se precisar estamos aí...