Suas (muitas) dúvidas, realmente, são comuns a outros potenciais compradores de Nivas, Vitaras, CJs, enfim, a todos aqueles que se propoem a comprar um veículo 4x4 com muitos anos de uso. O melhor que você pode fazer é continuar lendo os tópicos deste e de outros fóruns, para dirimir suas dúvidas (e ver surgirem outras...

De modo geral, a manutenção do Niva é simples, e as peças não têm um custo exorbitante. Mas, é claro, há peças caras, por serem de precisão ou de maior complexidade de fabricação. Um rolamento pode custar caro, tanto para um Porsche como para um Lada, pois rolamentos são peças caras, independentemente de sua aplicação. Você poderá encontrar um rolamento xinling mais barato, porém este poderá "deixar você na mão quando mais precisa", como você escreveu lá em cima.
Minha sugestão: junte um pouco mais de $$$, para conseguir comprar um bom Niva, deixando ainda uma sobra para as primeiras despesas (transferência, revisão mecânica, algum acessório...). Assim, você poderá procurar o seu russinho com calma, e não vai passar sufoco comprando um carro ruim.