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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
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    Quero comprar um Niva




    Olá... sou novo aqui no forum....

    Eu estou afim de comprar um niva..... e estou a procura... dou preferencia para os que estão adaptados com motor ap 1.8..... que me parece uma melhor opção em termos de consumo e manutenção....

    Gostaria de uma opnião de vcs Niveiros experientes sobre esse jipe... quais pontos no jipe que eu devo ter uma atenção especial antes de adquiri-lo.... eu dei uma olhada em um que o dono diz que fazia tempo que ficou parado e continua parado.. mas esta novinho.... um mecanico me disse que eh problema pelo fato de ter ficado parado pelo fato de motor transmisão e direferencial ficar sem a lubrificação na parte superior e com o tempo pode ter oxidado e me trará problemas futuros.....

    Mas a questão mais importante seria a que pontos eu devo ficar experto ao averiguar um Niva para a compra!!

    Eh uma boa opção os modelos adaptados com motor ap1.8??

  • #2
    Citação Postado originalmente por Bocaina4x4 Ver Post
    Olá... sou novo aqui no forum....

    Eu estou afim de comprar um niva..... e estou a procura... dou preferencia para os que estão adaptados com motor ap 1.8..... que me parece uma melhor opção em termos de consumo e manutenção....

    Gostaria de uma opnião de vcs Niveiros experientes sobre esse jipe... quais pontos no jipe que eu devo ter uma atenção especial antes de adquiri-lo.... eu dei uma olhada em um que o dono diz que fazia tempo que ficou parado e continua parado.. mas esta novinho.... um mecanico me disse que eh problema pelo fato de ter ficado parado pelo fato de motor transmisão e direferencial ficar sem a lubrificação na parte superior e com o tempo pode ter oxidado e me trará problemas futuros.....

    Mas a questão mais importante seria a que pontos eu devo ficar experto ao averiguar um Niva para a compra!!

    Eh uma boa opção os modelos adaptados com motor ap1.8??
    Olá aspirante a niveiro,

    cara, há quem discorde, mas o motor original não é tão bebedor assim se comparado à um AP 1.8 ou 2.0, o meu faz 9km/l tranqüilo, sendo que o original para trilha é muito, mas muito superior ao AP, ainda tem o fator adaptação ou adaptraição, nem todos se preocupam em fazer uma instalação adequada do motor AP, ou seja qual for o motor adaptado ao russo ou qualquer outro TT, já vi de tudo e cada um instalado de uma forma, sobre os AP, uns ficam inclinados mais do que o ideal, outro em linha reta, verá cada absurdo, é claro, existem excelente instaladores no mercado, e muitos tacanhos, só estou lhe alertando sobre os risco de pegar uma granada sem pino...

    Quanto à um veículo que ficou muito tempo parado é de praxe, lubrificar tudo devidamente, se vc tiver que fazer uma substituição de peça é natural para qualquer veículo independente do ano de fabricação, ficou parado corre esse risco, mas nada assustador.

    Os cuidados ao escolher, verifique os pontos de ferrugem, verifique o assoalho por baixo, as longarinas, verifique a folga no setor de direção (é normal, em quanto for folga, se for férias já é de se preocupar), verifique os pontos de fixação dos coxins da caixa de transferência, verifique as borrachas dos vidros se há algum ponto ferrugem surgindo por baixo dela, entre outros, estaremos aqui para ajudá-lo, se o niva estiver rodando (que não é o caso desse) tem outras dicas para serem verificadas.

    Novamente sobre o motor AP, desmistifique essa idéia, o motor original é bom, é resistente e é original .

    Boa sorte na sua procura.

    Abraços e seja bem vindo ao Fórum 4x4 Brasil
    Pajero Sport HPE M/T Turbo Disney - Negona
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  • #3
    Usuário
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    Obrigado pela dica..... um mecanico amigo meu disse que por ficar parado o carro as partes lubrificadas diferencial motor e cambio ficam secas na parte superior causando oxidação.. e com o tempo pode haver desgaste de engrenagem pistão bloco e outros.. causando o conhecido "ronco" ai terei problemas serios..... mas como avaliar isso na compra?? teria que levar em um mecanico e mandar desmontar tudo.. correto??

    A respeito do motor 1.8 eu achei que seria melhor por ser mais conhecido a adapta~]ao no alcool... o motor russo roda bem no alcool?? tem muita gente que faz isso em seu niva?

  • #4
    Existem muitos motores originais com carburação à álcool, carburador weber, e fica muito bom, inclusive com comando aerocar que melhora o rendimento do motor.

    Quanto ao niva parado, leve em um mecânico de confiança, que saiba trabalhar com o niva, fuja de tacanhos, de comum acordo com o vendedor e verifique tudo isso, de qualquer modo, dependendo do preço que você esta disposto a pagar, tem muito niva rodando em excelente estado de conservação à um preço muito bom, muitos nivas, viu, vale a pena até ir longe para buscar um bom russinho, pense nisto.

    Ah, em tempo, veja bem, qualquer carro usado vc terá gastos com manutenção e troca de peças, em um 4x4 que vc provavelmente irá fazer uso de seus recursos, isso é muito mais contante ok!?

    Abraços e boa sorte.
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  • #5
    Usuário Avatar de fsoaresi
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    Bocaina de MG ou SP?
    Estou procurando um NIVA de um tamanho específico para mim, acabei trazendo um amigo para minha fantasia também... por isto, entendo as suas dúvidas, estou num momento parecido, mas, talvez por ter começado antes possa lhe recomendar ler os tópicos do forum, vai se sentir mais seguro em relação ao NIVA.
    Posso dizer que lendo e falando com o pessoal do tópico NIVA, cheguei algumas conclusões sobre motor (são minhas conclusões).
    - Não faria a alteração do motor sem tentar o original (a não ser que não tivesse motor...);
    - Se realmente considerar a troca de motor, pensaria num 1.7 a diesel - difícil de encontrar, no entanto, é o mais fácil de adaptar, mas, não se esqueça do tempo para regulamentar (se não desistir do AP, veja o Kit Br2000, liga para atacama4x4);
    - A princípio, só pensaria em ter um NIVA com motor adaptado (normalmente são mais caros), se eu fizesse a adaptação;
    - Considerar o Kit aerocar no motor original;
    Bem, de resto, tinha um site com um passo-a-passo de avaliação de NIVA que saiu do ar, mas, posso lhe passar via e-mail (mande o seu e-mail via mensagem privada se preferir), pois, copiei para o meu computador - estou colocando uma parte dele abaixo.
    Caso não feche este NIVA ou ache outro original ai por cima na Bocaina, me avise. Sei que tem alguns em Mirantão meio esquecidos, devo subir no mês que vem para Bocaina de Minas, Liberdade, Passa Vinte.... seria legal aproveitar e ver um NIVA.
    Abs


    Ai vai parte do site que copiei:
    NIVA na hora da compra:



    • É normal existir um pouco de vibração nas alavancas da caixa de reduzida, mas fique atento a excessos. Avalie a condição em baixas e "altas" velocidades, normalmente as vibrações se acentuam numa faixa bem definida. Faça o teste também arrancando com o carro em subidas, observando se o carro não chacoalha inteiro. Lembre-se, é comum existir um pouco de vibração, porem nada muito acentuado.
      Convém testar também com o carro parado. Posicione a alavanca da reduzida em neutro, engrene o carro ate a quarta marcha e verifique se ocorre excesso de vibrações em altas rotações.
      Clique aqui e saiba mais sobre vibrações nas alavancas do Niva.


    • Dirija o Niva em uma rua plana, acelere e tire o pé abruptamente. A alavanca de marchas não deve pular sozinha para ponto morto. Faça isso em todas as marchas, observando também se as marchas não raspam excessivamente quando engatadas.


    • Com o carro desligado, deixe a alavanca da reduzida em neutro, e verifique se todas as marchas engatam e desengatam satisfatoriamente, mesmo sem pisar na embreagem. Exceto a marcha ré.


    • Teste o funcionamento da redução dirigindo o carro em primeira macha reduzida e logo após sem a reduzida acionada, você deve perceber claramente a diferença. Procure também subir com o carro em morro ou algo similar, você notará que com a reduzida acionada o carro ganha força.


    • Teste o funcionamento do bloqueio. É comum certa dificuldade para acionar e desacionar a alavanca de bloqueio. Uma vez engatada luz amarela acesa, dirija em linha reta e observe a existência de barulhos ou estalos na aceleração e desaceleração do carro. Não esqueça de desbloquear o carro após o teste.


    • Quanto à funilaria do Niva, verifique primeiramente o estado geral do carro quanto a batidas fortes e pontos de ferrugem aparentes.
      Atenção também para os seguintes pontos:


    • Assoalho próximo à caixa de reduzida e cambio. Trincas acentuadas ou sinais de solda nessas regiões podem indicar que o carro foi solicitado alem dos limites ou é consequencia de vibração acentuada. Foto 1 e 2


    • Verifique o estado da lataria da parede corta fogo do lado do motorista. E possível que
      vazamentos de fluido de freio e embreagem antecipem a ferrugem naquela região.
      Inspecione por fora e por dentro do carro, retirando os carpetes caso necessário.


    • Inspecione o alojamento da bateria, também costuma apodrecer.


    • Verifique cuidadosamente a condição das longarinas do Niva. Elas não devem estar
      excessivamente tortas e é desejável que sejam da mesma cor do carro. Desconfie de
      Nivas pretos por baixo, talvez estejam bem podres. Foto 3 e 4


    • Verifique o estado geral das borrachas dos párabrisas e portas, principalmente pra ver se
      não há ferrugem próxima a elas.Verifique também se não há massa plástica na parte de
      baixo da porta.


    • Verifique se o local que fixa a caixa de direção não esta trincado (São três parafusos de
      fixação). Movimente o volante para cima e para baixo, ele não deve parecer solto. Fotos 5


    • A direção do Niva deve ser avaliada com o carro em movimento. Não deve ser muito
      pesada nem ter muita folga. Procure andar em vários Nivas e sentir o comportamento.
      Na hora de avaliar a saúde do motor e da carburação o ideal é consultar um mecânico de confiança.


    • Caso o Niva já tenha motor AP instalado, informe-se qual kit de adaptação foi utilizado, os mais comuns e testados são os do Estilo Off Road ( Rogério ) e da Erosão Off Road.
      Fique atento a:


    1. Proximidade do motor com a parede corta fogo.
    2. Interferências ( ex.: Carcaça do motor ou cambio encostando na lataria, etc..)
    3. Instalação da ventoinha elétrica
    4. Sistema de arrefecimento funcionando adequadamente
    5. Vibração da caixa de transferencia
    6. Chicotes elétricos
    7. Coletor de descarga e escapamento (o ideal é o conjunto ser compatível ao motor utilizado)


    • Com relação ao consumo combustível, deve ser no mínimo 5km/l na cidade. Tudo depende do motor, condição da carburação, pneus, etc.. Meu Niva faz 9km/l, aferidos na cidade.

    A embreagem do Niva não é dura nem pesada pois seu funcionamento é hidráulico, porem se comparada a um carro de passeio será evidentimente um pouco pior. Observe se não existe vazamento de fluido pelo cilindro inferior . Foto 6

    (continua)
    4X4 Brasil
    NIVA
    PAJERO IO

  • #6
    Usuário
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    24/02/2009
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    ah algum tempo eu procuro um niva mas nunca fui a finco e tb nunca experimentei um tb.... agora preciso vender meu carro e quero pegar um mais barato e pensei em um niva pois nao faço trilha mas uso o carro tb em estradas rurais e o niva para mim seria uma boa obção... a minha unica preocupação seria a parte mecanica.... aqui na minha cidade nao existe muito esse negocio de jipe, 4x4 entende, nao sei como eh o mercado de peças e serviços pq tb nunca pesquisei.... a manutenção desse carro vcs acham que eh dificil para os mecanicos??? eu sei que aqui existem mecanicos ótimos mas para mexer com carros antigos... fusca brasilia variant.... sei pq eu tive uma variant..rs será que eles vão saber lidar com a mecanica do niva???...

    agradeço a atenção....

  • #7

    Rodas de ferro ou liga leve

    boa noite, Sou novo na comunidade e um pouco leigo no assunto Niva. estou para adquirir um Niva, e gostaria de saber se à algum problema em substituir as rodas originais do niva R-16, por rodas de liga leve R-16 ou R-15? Estive observando umas fotos em um site e achei uma foto de um niva com rodas de liga leve e ficou super bonito, mais estou na duvida que modelo de rodas são! se algum colega poder me ajudar a descubrir que modelo de rodas é este agradeço bastante http://www.natal4x4.com.br/amigos/foto1217.jpg

  • #8
    Citação Postado originalmente por Fred Pessoa Ver Post
    boa noite, Sou novo na comunidade e um pouco leigo no assunto Niva. estou para adquirir um Niva, e gostaria de saber se à algum problema em substituir as rodas originais do niva R-16, por rodas de liga leve R-16 ou R-15? Estive observando umas fotos em um site e achei uma foto de um niva com rodas de liga leve e ficou super bonito, mais estou na duvida que modelo de rodas são! se algum colega poder me ajudar a descubrir que modelo de rodas é este agradeço bastante http://www.natal4x4.com.br/amigos/foto1217.jpg
    Olá Fred,
    essa roda equipava a Ford F1000, que possuem a mesma furação do niva, 5x139,7, veja bem, vc pode usar a medida que quiser, só que qualquer alteração em relação as medidas originais vc poderá ter conseqüências negativas, não que terá, mas poderá ter.

    Abraços.
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