Hehehe... o Pangaré vai virar Caranguejo... :lol: :lol: :lol:
Versão Imprimível
Chamaram?!?!?:mrgreen:
Nem tanto o céu, nem tanto a terra... o que os nobres colegas afirmaram tem um tanto de verdade par cada lado.
Meu Niva já veio com kit GNV, e é dos antigos (tem mais de 4 anos) e arg(h)entino...:parede:
A viatura perde potência, cerca de 15% a 20% medidos no achômetro. Meu carburador Weber não consegue manter a mesma lenta no GNV e no álcool, fica uma diferença de +/- 1000 rpm (1000 no GNV e 2000 no álcool).
Recentemente troquei os amortecedores e molas traseiras, pois dava fim de curso, coloquei molas da Pampa e amortecedores da Kombi Cliper.
Perdi PARTE do porta-malas (utilizo dois cilindros de 9,5m3), mas tenho bagageiro que vai cheio de traquitanas quando vou acampar.
Essa é a parte ruim, vamos a parte boa. No GNV meu km rodado fica em +/- R$0,16 (10km/m3, GNV a R$1,69) :dance: , mais econômico que o Fiesta 1.0 da patroa.
Até hoje (toc toc toc, bangalô treis veis) não precisei regular o GNV (nunca fui a uma especializada) e apenas revisões normais no Niva.
Sobre a vistoria, carros a GNV tem desconto no IPVA (pelo menos no PR), que cobrem as vistorias anuais.
Finalizando, só comprei o SdeP por causa do GNV, pois utilizo a viatura no dia-a-dia, e sem GNV...:discordo:
PS: Bacalhau, qual a vela p/ GNV indicada? Hoje uso velas BPR7ES, p/ linha Fiat a álcool (mais frias) mas fico aqui pensando se não seria de usar umas pra GNV...:pensativo:
PS2: Esqueci de informar, minha viatura está transformada p/ 1.8 a álcool, com pistões VW 1.5, cabeçote rebaixado (maior taxa p/ qeuimar álcool/GNV), comando esportivo, carburador Weber e RCI (remapeamento da curva de ignição, by Sukys), tudo pra otimizar a utilização do GNV. Acho que isso faz alguma diferença também.
Pois é, Otávio.
Você falou algumas coisas nas entrelinhas que vem corroborar o que eu disse anterirmente. Por favor não tome como crítica (quem sou eu para isso?), mas vamos aos exemplos, que servem também para outras críticas que não GNV.
Você disse:
"A viatura perde potência, cerca de 15% a 20% medidos no achômetro. Meu carburador Weber não consegue manter a mesma lenta no GNV e no álcool, fica uma diferença de +/- 1000 rpm (1000 no GNV e 2000 no álcool)."
O problema aí não seria o seu carburador, que talvez não esteja muito bem? Uma diferença de 100% na rotação diz isso. Veja se a quantidade do GNV que chega ao carburador é suficiente. Outra coisa, que era feita nos meus carburadores, era a diminuição da entrada de ar no uso com o GNV. São sei explicar tecnicamente como era feito e porquê, mas, na prática era feito da seguinte forma: era colocada em cima do carburador, entre este e o filtro de ar, uma espécie de sobre tampa (que os caras por aqui chamam de "mesclador". Era aí que era conectada a mangueira do gás e tinha um orifício por onde entrava o ar (veja fotos abaixo). Neguinho aqui (acho que o Flugêncio) desceu o cacete dizendo que isso não é mesclador P*rr@ nenhuma, que era "tabajara", etc. etc., eu sei que funcionava bem. Além disso o seu carro é a álcool o que significa melhor funcionamento no GNV devido à maior compressão (os meus eram todos a gasolina). Além disso, você já comprou o seu NIVA com o kit já instalado há mais de quatro anos. Sabe-se lá como foi instalado. E ese tempo todo sem manutenção? Aproveite que deve estar perto o resteste do cilindro (se é que já não passou do prazo), que é feito a cada 5 anos, para fazer uma revisão completa do sistema.
"Recentemente troquei os amortecedores e molas traseiras, pois dava fim de curso, coloquei molas da Pampa e amortecedores da Kombi Cliper."
As molas são reforçadas, próprias para carros com GNV? Isso faz toda a diferença. Molas comuns tendem a "cansar" mais cedo.
"Até hoje (toc toc toc, bangalô treis veis) não precisei regular o GNV (nunca fui a uma especializada) e apenas revisões normais no Niva."
Como o sistema de GNV pode funcionar direito, tudo regulado, etc, se o proprietário não faz a manutenção adequada em uma boa oficina especializada em GNV? Até hoje NÃO vi nenhum mecânico de oficinas, que não trabalham com GNV, que saiba fazer a manutenção adequada desse sistema. Você pediria ao borracheiro para revisar o seu carburador? Aquele regualador de pressão também tem que ser revisado periodicamente. A manutenção do mesmo não é frequente, mas é necessária.
"Sobre a vistoria, carros a GNV tem desconto no IPVA (pelo menos no PR), que cobrem as vistorias anuais."
Nunca tinha nem "ouvisto" falar nisso. Aqui, se bobear, fazem é cobrar mais caro.
"PS: Bacalhau, qual a vela p/ GNV indicada? Hoje uso velas BPR7ES, p/ linha Fiat a álcool (mais frias) mas fico aqui pensando se não seria de usar umas pra GNV...:pensativo:"
Agora você me apertou sem me abraçar... Não sei lhe dizer quais as velas mais adequadas para o NIVA com GNV. Consulte uma BOA oficina especializadas em gás natural ou os catálogos dos fabricantes de velas. Não vá na conversa de mecânicos (não GNV) ou balconistas. Este assunto (parte elétrica) é IPC (Importante Prá Carvalho) quando o assun é GNV.
Faça, assim que possível, uma manutenção adequada em uma boa oficina de GNV e depois me conte os resultados.
Espero não ter atrapalhado. :mrgreen:
Zabumbas cordiais e obrigado por atender "o chamado".
Próximo depoimento, por favor...
Opa! Isso aqui é um fórum de discussão, certo? Então vamos discutir, sem problemas...:concordo:
Não vou citar toda sua resposta pra não ficar longo, mas basicamente:
:arrow: o bura tá regulado, e mesmo depois de levado no mecânico ficava assim. O Bibe e o antigo dono me falaram que não tem geito, que sempre vai ter diferença de 1000 giros (e não 100%, se for 5000 rpm no GNV vai ser 6000 rpm no álcool). Não estou dizendo que todos tenham de ter esta diferença, mas o meu tem.
:arrow: sempre rodou direitinho, por isso não foi pra especializada. Acho que é este ano o reteste (farei a inspeção este mês), e quando comprei a viatura me foi avisado que o IPVA tem desconto exatamente pr cobrir os gastos com a inspeção.
:arrow: as molas eram as originais, e foram trocadas pelas molas dianteiras da Pampa 1.8 com ar, ou seja, aguentam mais peso que as originais traseiras.
Mola de Niva acredito que não se acha tão fácil assim,muito menos "especiais" pra GNV... aliás, estou vendendo as minhas...:concordo::mrgreen:
:arrow: sobre as velas vou assuntar e depois aviso o que descobri.
:arrow: sobre o mesclador, tem uma discussão boa aqui:http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=44247
Esqueci alguma coisa? Tô com presa, tenho que ir embora, qualquer coisa pergunta aí que respondo amanhã.
Otávio, depois de olhar o link que você colocou é que eu vi que me enganei e gostaria de fazer uma ressalva.
Não foi o Flugêncio quem detonou o meu "mesclador" (desculpa aí "cumpade").
Bacalhau,
Vou meter uma grama de bedelho, entende?
Na teoria, muitos condenariam o mesclador do seu carro, no entanto funciona muito bem, daí, a treoria na prática as vezes não funciona.
No GNV ainda existem muitos mitos e em todo canto tem "especialista", que sugere isto ou aquilo.
No meu caso, tenho um motor bem parecido com o do Otávio, 1.8, gasolina, cabeçote, rebaixado, ignição eletrônica com bobina do Gol MI, RCI com duas curvas, 1 cilindro de 30L, redutor pressor e ...
Quem fez a instalação e todas as regulagens foi eu mesmo, estando ao meu ver, excelente. Em duas situações,uma de 4x4 e outra no 4x2, subindo serra no GNV, o Niva se comportou muito bem acompanhando outros veículos a diesel e gasolina. No trânsito urbano acompanho normalmente o fluxo sem maiores esforços. Como não gosto de correr, acho que 100Kh está de bom tamanho.
As velas que estou usando são as Bosch BP5EYS ( acho, mas tem Y e é pra GNV).
Pois bem, então olha aí o meu caso
Motor original (sem mudaças da cilingrada, taxa de compressão ou comando)
Ignição Eletrônica do Gol (distribuidor do gol adaptado no dist. original)
Carburador Brosol 3E, com caixa do filtro do Gol e Mufla em alumínio para a ligação GNV.
Bobina Bosch vermelha para ignição eletrônica
Cabos de Velas de 1ª, originais do gol
Velas Bosch WR7S
Combustivel: gasolina
Kit GNV Italiano, com cilindro de 10 mts cúbicos (em baixo do carro)
Molas trazeiras originais com calço de 30 mm.
No meu caso, rodo +/- 80 kms com 10 mts de Gnv, porém no GNV perde uns 30% de potencia (realmente fica muito xôxo).
Quanto a marcha lenta, dá uma diferença de 500 RPM
Obs: já levei em quatro locais diferentes que instalam e fazem manutenção em GNV, e todos dizem que é assim mesmo.
Savius,
Para diminuir a perda de potência vc pode instalar o variador de avanço T34 da Tury, www.tury.com.br com 12 graus de avanço ( dá pra instalar em casa) e colocar velas Bosch BP5EYS. Com certeza vai melhorar muito.
Estou com a viatura a um ano, quando peguei troquei as velas e cabos, e irei fazê-lo de novo agora.
Pretendo trocar a bobina também, apesar dela estar funcionando perfeitamente(?)...:pensativo:
Recentemente troquei a tampa do distribuidor e rotor... porquê? Por que no GNV a faísca tem que estar "nos trinques" (IPC, como disse o nobre peixe dos mares do norte...:mrgreen:), pois neste combustível, diferente da gasolina/álcool qualquer desgaste faz diferença...
Vamos ver, vou pesquisar mais um pouco sobre as velas e sobre a bobina, que pretendo usar a do Santana/Gol GTI - bosch final ...097.
Alguma sugestão melhor? Tenho ignição eletrônica original Autovaz.
Esse papo de bobina/vela/GNV dá pano pra manga, mudamos prum tópico específico ou continuamos por aqui mesmo?
Amigo Flugêncio, na realidade eu nunca tinha me importado muito com a perda de potência no GNV, pois só uso no perímetro urbano e geralmente dirijo meio “sossegado, só quando estou dirigindo um pouco mais “NERVOSO” ou em estradas é que uso a gasolina.
Não me preocupei em mexer no motor, tipo rebaixar o cabeçote, passar para álcool, trocar o comando por um da AEROCAR e outras coisas, pois quando meu motor original ficar meio baqueado, vou colocar logo um motor Diesel, e aí é só alegria..........
Porém analisando esse variador de avanço (T34da Tury), confesso que me chamou a atenção.
Baixei o manual e me parece que a instalação é relativamente simples, você teria idéia do preço deste dispositivo (se não for pedir demais) e informações se a instalação é realmente fácil assim.
Quanto as velas, o amigo tem toda a razão, vou trocar assim que possível...
Um abraço e muito obrigado pelo toque ...
Sobre as velas:
Gasolina/GNV :arrow: BP5ES ou BPR5EY (linha Green)
Álcool/GNV :arrow: BP7ES ou BPR7ES (linha Green)
Catálogo NGK:http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo/4rodas_2008.pdf
Sobre a linha Green:
Na vela NGK Green Plug, o núcleo de calor
propaga-se pelas extremidades diminuindo
a perda de energia, enquanto que na vela
convencional acontece o efeito extintor, que é
a absorção da energia pelas massas metálicas
(eletrodos central e lateral). Desta forma a
energia armazenada na faísca torna-se maior,
facilitando a queima da mistura ar/combustível.
Além de diminuir os gases poluentes, a Green
Plug da NGK também proporciona uma economia de combustível.
Bom galera eu agradeço a vcs mais uma vez pelas opiniões relatadas aqui neste forum e confesso a vcs que como iniciante nesnte mundo 4x4 e como vcs apaixonados pelo russinho(carro) estou achando muito legal nos dicutirmos sobre o mesmo assunto cada um com sua opinião bom acho que vou é comprar o niva e andar final de semana e deixar o santana na labuta mesmo eu peguei um fusca em uma divida e vou levantar ele e vender eu vou no começo do ano ou mais no meio no uruguai e eu já li aqui que lá tem niva acima do ano 2000 a diesel 1.9 motor original da pegeout de fábrica eu estava pensando se juntasse um papel bom será que daria pra trazer um de lá andando ?
e a minha maior preocupação será que dava pra legalizar aqui no Brasil? se não será que tem algum problema ficar andando com ele com placa do Uruguai? O que vcs acham ?