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Tópico: sera que aguenta

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  • #1



    Citação Postado originalmente por alessandro dias Ver Post
    e aí galera e aprimeira vez que entro aqui no forum eu queria saber se um niva aguentaria andar sem muitas complicações uns 200 km por dia já que eu sou representante comercial e ando muito e decidi comprar um niva de qualquer jeito
    Alessandro, se você comprar um bom Niva e tiver um mecânico de confiança para cuidar dele, não há problema, ele irá rodar numa boa!

    MAS há algo importante a considerar: o consumo do Niva é alto, faz uns 6,0 a 7,0 Km/l na cidade e uns 9,0 - 10,0 Km/l na estrada, a uns 90 - 100 Km/h. Se você isto não for um obstáculo para você, considere o Niva como uma possibilidade.

    Tenho certeza de que alguém irá escrever sugerindo a você comprar um Niva com GNV, ou instalar GNV no Niva que você comprar. Nada tenho contra o GNV, muito pelo contrário, mas, no caso do Niva, que é carburado, esta adaptação trará algumas dificuldades, sendo as principais:

    a regulagem do carburador, particularmente da marcha lenta, é complicada. Ou ele trabalha bem na gasolina, ou trabalha bem no GNV, não é possível fazê-lo trabalhar bem com os dois combustíveis. Com a injeção eletrônica isto é bem mais fácil, pois ela irá "ler" o combustível que está sendo usado, e irá se adaptar a ele;

    o desempenho do Niva, que já não é lá essas coisas, irá piorar ainda mais, ele irá se tornar ainda mais lento nas arrancadas e nas ladeiras;

    devido ao peso do tanque, será necessário alterar a suspensão (molas e amortecedores traseiros). Esta alteração é empírica, na base da tentativa e erro, o que irá lhe trazer algum trabalho e demandar tempo. Como você, ao que parece, não dispõe de muito tempo livre, é bom pensar nisto!

    Não recomendo fazer a adptação para usar álcool, este combustível é muito corrosivo, e as parte em contato com ele (tanque, dutos, carburador) irão se deteriorar rapidamente. Além disso, é uma adaptação trabalhosa (alteração da giglagem do carburador, sistema de partida a frio, alteração da taxa de compressão com rebaixamento do cabeçote, etc...), e se não for bem feita, é dor de cabeça garantida.


    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #2
    Usuário Avatar de Vasquez
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    Para um representante comercial não indicaria não.... trabalhei muito tempo na rua e te digo que é melhor se estressar na semana num cariinho mil a alcool e economizar pra relaxar num Niva no fim de semana...
    Lada NIVA 1991 cinza
    Mahindra Pick UP 4x4

  • #3
    Gil, sem querer levantar polêmica, não consigo entender algumas colocações que já vi aqui no Fórum a respeito de GNV, algumas das quais repetidas aqui por você. Vejamos:

    "...a regulagem do carburador, particularmente da marcha lenta, é complicada. Ou ele trabalha bem na gasolina, ou trabalha bem no GNV, não é possível fazê-lo trabalhar bem com os dois combustíveis. "
    Tive carros com GNV nos últimos dez anos. Todos carburados. Todos com alguns anos de uso quando comprei. Comprei-os sem GNV e mandei instalar. NUNCA tive problemas com regulagens. Instalado o sistema, feitas as regulagens iniciais, pronto. Só alegria e economia. Trabalhando bem no GNV E na gasolina.

    "... o desempenho do Niva, que já não é lá essas coisas, irá piorar ainda mais, ele irá se tornar ainda mais lento nas arrancadas e nas ladeiras ..."
    Um desses carros em que eu coloquei GNV, era 1,6 CHT. Mandei instalar também ar condicionado e andava sempre com ele ligado. Perda de desempenho? Sim, mas nada gritante que chegasse a incomodar. Tinha boa arrancada e boa velocidade final (várias multas de velocidade para comprovar ) Isso há dez anos quando o GNV começava a engatinhar e as coisas ainda eram feitas de uma forma quase artesanal (neste carro as mangueiras do GNV foram simplesmente introduzidas (ui) no carburador através de dois furos na "panela" do filtro de ar ).

    "... devido ao peso do tanque, será necessário alterar a suspensão (molas e amortecedores traseiros). Esta alteração é empírica, na base da tentativa e erro, o que irá lhe trazer algum trabalho e demandar tempo. Como você, ao que parece, não dispõe de muito tempo livre, é bom pensar nisto!"
    Concordo que o peso do tanque influi, mas, também não é assim. O último cilindro de GNV que usei (na minha recém vendida Quantum 1993, 2.0, carburada) tinha a capacidade de 21 m3 e pesava 90 kg. O comprimento do cilindro permitia que ele coubesse entre os dois amortecedores traseiros, dentro da Quantum (era um modelo mais curto mas mais bojudo. Ou seja, é só deixar o Zequinha em casa ou mandar a sogra de ônibus.
    Mas, independentemente do peso do cilindro, é certo que TEM que reforçar a suspensão traseira, o que não é difícil da maneira que você descreve.
    Basta colocar um jogo de molas reforçadas (é só chegar em uma loja de autopeças que você encontra essas molas próprias para carros com GNV). Os amortecedores são os mesmos. Convém trocar por novos, se já estiverem bem "rodados". Assim, a suspensão fica na altura normal, sem sofrer a influência do peso extra. Lembrem-se que o NIVA foi projetado para quatro passageiros mais 400 kg de carga. Quem é que anda por aí com isso?
    Claro que a estrutura (monobloco) do NIVA não pode estar podre.
    Outro detalhe IMPORTANTÍSSIMO. A parte elétrica (ignição) tem que estar 110%. Velas (adequadas ao GNV), cabos de velas, platinado, condensador, etc. NOVOS.

    A qualidade do redutor de pressão (e das válvulas solenóides qua abrem ou fecham a passagem de gasolina) utilizado também é fundamental. Eu usava um italiano (não lembro a marca) que NUNCA me deu problema, mas já ouvi casos de outras marcas que não prestavam.

    O que descrevi acima, não é achômetro ou ouvi dizer. É experiência minha.


    Hoje não uso GNV porque:
    1 - Não tenho onde abastecer, aqui por perto.
    2 - A diferença de preço (por estas bandas do NE, pelo menos) não é tão compensadora como era.
    3 - A obrigatoriedade de vistoria todos os anos que, a meu ver, é só mais uma maneira de comer o seu dinheiro (R$ 90,00 em Fortaleza), afinal, porquê só os carros com GNV têm que fazer essa vistoria (onde são verificados os amortecedores, freios e gases do escapamento além da validade do cilindro, mas que, pelo menos no meu carro, nem abriram o compartimento do motor para olhar a instalação). Todos os outros carros não têm também esses componentes?
    4 - De 5 em 5 anos é feito o "reteste" ou requalificação do seu cilindro (se é que fazem mesmo) onde o mesmo é repintado e recebe um selo adesivo e por isso lhe cobram em média R$ 150,00, em Fortaleza.

    Quanto a converter o motor para álcool... Eu não faria isso.

  • #4
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Gil, sem querer levantar polêmica, não consigo entender algumas colocações que já vi aqui no Fórum a respeito de GNV, algumas das quais repetidas aqui por você. Vejamos:

    "...a regulagem do carburador, particularmente da marcha lenta, é complicada. Ou ele trabalha bem na gasolina, ou trabalha bem no GNV, não é possível fazê-lo trabalhar bem com os dois combustíveis. "
    Tive carros com GNV nos últimos dez anos. Todos carburados. Todos com alguns anos de uso quando comprei. Comprei-os sem GNV e mandei instalar. NUNCA tive problemas com regulagens. Instalado o sistema, feitas as regulagens iniciais, pronto. Só alegria e economia. Trabalhando bem no GNV E na gasolina.

    "... o desempenho do Niva, que já não é lá essas coisas, irá piorar ainda mais, ele irá se tornar ainda mais lento nas arrancadas e nas ladeiras ..."
    Um desses carros em que eu coloquei GNV, era 1,6 CHT. Mandei instalar também ar condicionado e andava sempre com ele ligado. Perda de desempenho? Sim, mas nada gritante que chegasse a incomodar. Tinha boa arrancada e boa velocidade final (várias multas de velocidade para comprovar ) Isso há dez anos quando o GNV começava a engatinhar e as coisas ainda eram feitas de uma forma quase artesanal (neste carro as mangueiras do GNV foram simplesmente introduzidas (ui) no carburador através de dois furos na "panela" do filtro de ar ).

    "... devido ao peso do tanque, será necessário alterar a suspensão (molas e amortecedores traseiros). Esta alteração é empírica, na base da tentativa e erro, o que irá lhe trazer algum trabalho e demandar tempo. Como você, ao que parece, não dispõe de muito tempo livre, é bom pensar nisto!"
    Concordo que o peso do tanque influi, mas, também não é assim. O último cilindro de GNV que usei (na minha recém vendida Quantum 1993, 2.0, carburada) tinha a capacidade de 21 m3 e pesava 90 kg. O comprimento do cilindro permitia que ele coubesse entre os dois amortecedores traseiros, dentro da Quantum (era um modelo mais curto mas mais bojudo. Ou seja, é só deixar o Zequinha em casa ou mandar a sogra de ônibus.
    Mas, independentemente do peso do cilindro, é certo que TEM que reforçar a suspensão traseira, o que não é difícil da maneira que você descreve.
    Basta colocar um jogo de molas reforçadas (é só chegar em uma loja de autopeças que você encontra essas molas próprias para carros com GNV). Os amortecedores são os mesmos. Convém trocar por novos, se já estiverem bem "rodados". Assim, a suspensão fica na altura normal, sem sofrer a influência do peso extra. Lembrem-se que o NIVA foi projetado para quatro passageiros mais 400 kg de carga. Quem é que anda por aí com isso?
    Claro que a estrutura (monobloco) do NIVA não pode estar podre.
    Outro detalhe IMPORTANTÍSSIMO. A parte elétrica (ignição) tem que estar 110%. Velas (adequadas ao GNV), cabos de velas, platinado, condensador, etc. NOVOS.

    A qualidade do redutor de pressão (e das válvulas solenóides qua abrem ou fecham a passagem de gasolina) utilizado também é fundamental. Eu usava um italiano (não lembro a marca) que NUNCA me deu problema, mas já ouvi casos de outras marcas que não prestavam.

    O que descrevi acima, não é achômetro ou ouvi dizer. É experiência minha.


    Hoje não uso GNV porque:
    1 - Não tenho onde abastecer, aqui por perto.
    2 - A diferença de preço (por estas bandas do NE, pelo menos) não é tão compensadora como era.
    3 - A obrigatoriedade de vistoria todos os anos que, a meu ver, é só mais uma maneira de comer o seu dinheiro (R$ 90,00 em Fortaleza), afinal, porquê só os carros com GNV têm que fazer essa vistoria (onde são verificados os amortecedores, freios e gases do escapamento além da validade do cilindro, mas que, pelo menos no meu carro, nem abriram o compartimento do motor para olhar a instalação). Todos os outros carros não têm também esses componentes?
    4 - De 5 em 5 anos é feito o "reteste" ou requalificação do seu cilindro (se é que fazem mesmo) onde o mesmo é repintado e recebe um selo adesivo e por isso lhe cobram em média R$ 150,00, em Fortaleza.

    Quanto a converter o motor para álcool... Eu não faria isso.
    Graaande Bacalhau, não me entenda mal, mas estamos falando do Niva, e não do Santana, do Escort, do Versailles, ou seja de que carro for. Todos os carros que citei tinham um motor que servia com certa folga o carro, via de regra 1.6 litros. No caso do Niva, cujo motor original, mesmo sendo 1.6 litros também, já é fraco demais para o carro, mesmo em sua configuração original, ou seja, a gasolina, em parte devido ao peso do Niva, em parte devido à tração inegral, em parte ianda devido ao fato de a Autovaz haver privilegiado a durabilidade do motor em detrimento do desempenho. Com o GNV, ele fica ainda mais fraco e lento, extremamente desagradável de dirigir. Lembro-me também dos primeiros táxis movidos a GNV, em sua maioria eram equipados com motores de 1.0 litro, e os motoristas reclamavam muito! Enfim, o que eu quero dizer é que não dá para comparar o motor Lada com um motor VW 2.0, este pode usar GNV, ainda vai sobrar potência, o que não será o caso do motor Lada. Você ainda não tem experiência com o Niva, quando começar a dirigir o seu, vai entender melhor o que eu quero dizer.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #5
    Gil, o que estou dizendo, é que se BEM INSTALADO o GNV no NIVA não vai deixar o carro muito pior do que é. O motor ruim (leia-se fraco para o NIVA) vai continuar ruim, e não MUITO PIOR. Certamente vai perder UM POUCO, mas, como toda a moeda tem duas faces, talvez seja esse o preço a ser pago por alguma economia.
    Com a palavra quem tem GNV BEM INSTALADO no NIVA.
    4X4 Brasil

  • #6
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Gil, o que estou dizendo, é que se BEM INSTALADO o GNV no NIVA não vai deixar o carro muito pior do que é. O motor ruim (leia-se fraco para o NIVA) vai continuar ruim, e não MUITO PIOR. Certamente vai perder UM POUCO, mas, como toda a moeda tem duas faces, talvez seja esse o preço a ser pago por alguma economia.
    Com a palavra quem tem GNV BEM INSTALADO ni NIVA.
    Doce ilusão a sua... até hoje não vi um Niva cuja instalação tenha sido totalmente satisfatória, todos tinham algum problema, seja de desempenho, seja de marcha lenta, seja de suspensão, seja devido ao fato de ficar sem o porta-malas, enfim, sempre havia algum "senão".
    Quanto ao desempenho, insisto, se já é exasperante dirigir um Niva normal, movido a gasolina, um movido a GNV é algo que ultrapassa a minha imaginação.
    Quando o Pangaré estiver sobre as suas quatro patas, e você já tiver rodado com ele por algum tempo, podemos conversar novamente a respeito, acho que a sua opinião terá mudado...
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #7
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    ................Com a palavra quem tem GNV BEM INSTALADO no NIVA.
    Chamaram?!?!?
    Nem tanto o céu, nem tanto a terra... o que os nobres colegas afirmaram tem um tanto de verdade par cada lado.
    Meu Niva já veio com kit GNV, e é dos antigos (tem mais de 4 anos) e arg(h)entino...
    A viatura perde potência, cerca de 15% a 20% medidos no achômetro. Meu carburador Weber não consegue manter a mesma lenta no GNV e no álcool, fica uma diferença de +/- 1000 rpm (1000 no GNV e 2000 no álcool).
    Recentemente troquei os amortecedores e molas traseiras, pois dava fim de curso, coloquei molas da Pampa e amortecedores da Kombi Cliper.
    Perdi PARTE do porta-malas (utilizo dois cilindros de 9,5m3), mas tenho bagageiro que vai cheio de traquitanas quando vou acampar.
    Essa é a parte ruim, vamos a parte boa. No GNV meu km rodado fica em +/- R$0,16 (10km/m3, GNV a R$1,69) , mais econômico que o Fiesta 1.0 da patroa.
    Até hoje (toc toc toc, bangalô treis veis) não precisei regular o GNV (nunca fui a uma especializada) e apenas revisões normais no Niva.
    Sobre a vistoria, carros a GNV tem desconto no IPVA (pelo menos no PR), que cobrem as vistorias anuais.
    Finalizando, só comprei o SdeP por causa do GNV, pois utilizo a viatura no dia-a-dia, e sem GNV...
    PS: Bacalhau, qual a vela p/ GNV indicada? Hoje uso velas BPR7ES, p/ linha Fiat a álcool (mais frias) mas fico aqui pensando se não seria de usar umas pra GNV...
    PS2: Esqueci de informar, minha viatura está transformada p/ 1.8 a álcool, com pistões VW 1.5, cabeçote rebaixado (maior taxa p/ qeuimar álcool/GNV), comando esportivo, carburador Weber e RCI (remapeamento da curva de ignição, by Sukys), tudo pra otimizar a utilização do GNV. Acho que isso faz alguma diferença também.
    4X4 Brasil

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