Postado originalmente por
BACALHAU
Gil, sem querer levantar polêmica, não consigo entender algumas colocações que já vi aqui no Fórum a respeito de GNV, algumas das quais repetidas aqui por você. Vejamos:
"...a regulagem do carburador, particularmente da marcha lenta, é complicada. Ou ele trabalha bem na gasolina, ou trabalha bem no GNV, não é possível fazê-lo trabalhar bem com os dois combustíveis. "
Tive carros com GNV nos últimos dez anos. Todos carburados. Todos com alguns anos de uso quando comprei. Comprei-os sem GNV e mandei instalar. NUNCA tive problemas com regulagens. Instalado o sistema, feitas as regulagens iniciais, pronto. Só alegria e economia. Trabalhando bem no GNV E na gasolina.
"... o desempenho do Niva, que já não é lá essas coisas, irá piorar ainda mais, ele irá se tornar ainda mais lento nas arrancadas e nas ladeiras ..."
Um desses carros em que eu coloquei GNV, era 1,6 CHT. Mandei instalar também ar condicionado e andava sempre com ele ligado. Perda de desempenho? Sim, mas nada gritante que chegasse a incomodar. Tinha boa arrancada e boa velocidade final (várias multas de velocidade para comprovar :parede:) Isso há dez anos quando o GNV começava a engatinhar e as coisas ainda eram feitas de uma forma quase artesanal (neste carro as mangueiras do GNV foram simplesmente introduzidas (ui) no carburador através de dois furos na "panela" do filtro de ar :putz:).
"... devido ao peso do tanque, será necessário alterar a suspensão (molas e amortecedores traseiros). Esta alteração é empírica, na base da tentativa e erro, o que irá lhe trazer algum trabalho e demandar tempo. Como você, ao que parece, não dispõe de muito tempo livre, é bom pensar nisto!"
Concordo que o peso do tanque influi, mas, também não é assim. O último cilindro de GNV que usei (na minha recém vendida Quantum 1993, 2.0, carburada) tinha a capacidade de 21 m3 e pesava 90 kg. O comprimento do cilindro permitia que ele coubesse entre os dois amortecedores traseiros, dentro da Quantum (era um modelo mais curto mas mais bojudo. Ou seja, é só deixar o Zequinha em casa ou mandar a sogra de ônibus.:twisted:
Mas, independentemente do peso do cilindro, é certo que TEM que reforçar a suspensão traseira, o que não é difícil da maneira que você descreve.
Basta colocar um jogo de molas reforçadas (é só chegar em uma loja de autopeças que você encontra essas molas próprias para carros com GNV). Os amortecedores são os mesmos. Convém trocar por novos, se já estiverem bem "rodados". Assim, a suspensão fica na altura normal, sem sofrer a influência do peso extra. Lembrem-se que o NIVA foi projetado para quatro passageiros mais 400 kg de carga. Quem é que anda por aí com isso?
Claro que a estrutura (monobloco) do NIVA não pode estar podre.
Outro detalhe IMPORTANTÍSSIMO. A parte elétrica (ignição) tem que estar 110%. Velas (adequadas ao GNV), cabos de velas, platinado, condensador, etc. NOVOS.
A qualidade do redutor de pressão (e das válvulas solenóides qua abrem ou fecham a passagem de gasolina) utilizado também é fundamental. Eu usava um italiano (não lembro a marca) que NUNCA me deu problema, mas já ouvi casos de outras marcas que não prestavam.
O que descrevi acima, não é achômetro ou ouvi dizer. É experiência minha.
Hoje não uso GNV porque:
1 - Não tenho onde abastecer, aqui por perto.
2 - A diferença de preço (por estas bandas do NE, pelo menos) não é tão compensadora como era.
3 - A obrigatoriedade de vistoria todos os anos que, a meu ver, é só mais uma maneira de comer o seu dinheiro (R$ 90,00 em Fortaleza), afinal, porquê só os carros com GNV têm que fazer essa vistoria (onde são verificados os amortecedores, freios e gases do escapamento além da validade do cilindro, mas que, pelo menos no meu carro, nem abriram o compartimento do motor para olhar a instalação). Todos os outros carros não têm também esses componentes?
4 - De 5 em 5 anos é feito o "reteste" ou requalificação do seu cilindro (se é que fazem mesmo) onde o mesmo é repintado e recebe um selo adesivo e por isso lhe cobram em média R$ 150,00, em Fortaleza.
Quanto a converter o motor para álcool... Eu não faria isso.