x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 43
  • #13

    exoesqueleto




    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Camarada , tecnicamente eu acho que não é difícil fazer um chassis , mas o problema é que irão muitas soldas para fazer a " curva do contorno das rodas"

    No caso dos chassis original isso é conformado a frio e não temos como fazer isso de forma artesanal .

    No caso isso não é bom , porque vai gerar uma fragilidade ( ponto fraco ) nas região de maior solicitação , que é justamente no perfil das rodas .

    Numa torção normal de trilha ,podem surgir trincas , aí melhor ficar no monobloco mesmo .

    O único problema do monobloco do Niva é que com a idade do jipe ele vai apodrecendo e ficando fraco .....

    A minha idéia é mais simples doque parece .

    Eu pretendo manter o agregado de supsensão original do NIVA , até porque gosto muito do projeto , tenho meu NIva a mais de 10 anos e nunca troquei se quer uma buchinha de suspensão. Até porque ja uso o pivo da D20 .
    Só o eixo da bandeja , que pretendo trocar por um aço cromo-molibdênio .

    Pretendo apenas adaptar ou seja fixar esse agregado no chassis .
    Obviamente a largura do chassis tem que ser a do agregado.
    Não pretendo usar eixos de rural , ou feixe de mola , pois quero o jipe com suspensão idependente na frente, como é hoje .

    Na frente, a única coisa que pretendo mudar é o diferencial que será o do opala 6cc , com relção mais longa e homocinéticas , talves a do gol .

    Pretendo manter a Tração do jipe Integral , para manter a estabilidade por volta de 110 KM por hora .

    Não pretendo mudar a caixa de redução do Niva , pois para mim é uma obra prima de engenharia , compacta e robusta .

    Mas vamos continuar trocando idéias e experiências , pois e eu acho um projeto viável
    Márcio , logo que comprei meu niva, pensei em montar junto a seu monobloco uma espécie de exoesqueleto,para fortalecer sua estrutura, projeto ainda em mente

  • #14
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    51
    Posts
    970
    Agradecimento: 1

    Reforço de estrutura

    Camarada Wltreis

    Sua empreitada de por o motor Xud no Niva .... VC é corajoso
    Também já pensei nessa hipótese de fazer reforços na estrutura original .
    Na verdade o Niva tem estrutura boa e se não tiver podre , nunca vai dobrar na trilha .
    O segredo do Niva é o agregado da frente e na traseira se não tiver super carregado , não sofre esforço nenhum , pois o curso de suspensão alivia as tensões no chassis monobloco .

    Os grandes problemas são :

    Oxidação invisível ( por dentro) das longarinas dianteiras
    Que se torna super acelerado quando intensificamos o Niva em Trilhas e passeios na areia do mar .
    Oxidação do assoalho e caixas laterais que enfraquecem a estrura geral .
    Pontos de ancoragem de quincho e cabos , que sejam resistentes a 6000 Libras de tração por exemplo .

    Ja pensei em fazer uma estrutura em U que abrace as frágeis longarinas por baixo .

    Por cima, do lado de dentro , vai uma chapa de aço longitudinal na espessura da longarina do jipe . Uma chapa comprida de 3mm x 50mm x 2m

    Vc fura a chapa em U por baixo, encaixa na longarina e com um parafuso passante, vc abraça a chapa U na chapa longitudinal por cima , como se tivesse fazendo um chassis quadrado .

    A longarina e o assoalho, fica no meio do sanduiche .

    Não pode soldar , por que vc mata a flexibilidade do chassis monobloco .

    SDS
    4X4 Brasil

  • #15
    Usuário Avatar de Miúdogeo
    Entrada
    27/08/2008
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    184
    Agradecimentos: 0
    Ótimas as idéias dos camarada...

    Algumas até certo ponto bem próximas do que eu estava imaginando.

    A minha situação é a seguinte:

    -Commprei a tal carroceria do Niva;

    -Tenho um willys quase completo em casa, porem sem doc e inviavel de recuperar;

    -pretendo trocar os eixos do willys por eixos de rural (devido a bitola ser mais proxima das do Niva)

    -vou usar a t-case do willys, caixa 5M de cheva (a negociar) ou a de 4M do willys (que ja possuo)

    - sistema de freio do willys com disco dianteiro e tambor traseiro, com o servo-freio e cilindro mestre do proprio niva (enquanto eles durarem);

    - o sistema de suspensão ainda é um ponto a ser melhor analisado, pretendo NÃO usar o chassi do willys, quanto menos as molas;

    -o motor com certeza absoluta será um AP 1.8.

    - e o principal não pretendo jogar dinheiro fora e muito menos demorar....

    Quero utilizar as fixações originais de suspensão, motor e cambio para fixar o novo conjunto (sem soldas no monobloco), talvez utilizando um sub-chassi de perfis em U. Na suspensão para ter um pouco de conforto vou usar molas espirais semelhantes as originais trazeira (talvez mais longas) os braços de suspensão terão o diagrama baseado nos originais traseiros,porem com a eliminação da barra estabilisadora. Os amortecedores acho que vou aproveitar os do willys que estão em bom estado e tem o curso maior. Assim com as peças que tenho é "quase" pegar e montar.

    Assim que possivel posto algumas fotas.
    Um abraço a todos os camaradas que estão me ajudando....

  • #16
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    51
    Posts
    970
    Agradecimento: 1
    Camarada

    Motor ap 1.8

    Coloca o 2.0 e seja feliz

  • #17
    Usuário Avatar de Miúdogeo
    Entrada
    27/08/2008
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    184
    Agradecimentos: 0
    Se aparecer um 2.0 com preço bom quem sabe!

    Na verdade a opção é por ele estar mais ou menos na mão!

    O motor ja ta na oficina de um amigo, é todo standard na parte debaixo, já é dos mais novos (injetados) apesar de eu estar com a intenção de montar ele carburado.
    .... e por aí vai, uma série de facilidades...

  • #18
    Usuário Avatar de Miúdogeo
    Entrada
    27/08/2008
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    184
    Agradecimentos: 0

    duvida nas suspensões!!!

    Pergunto aos Expert´s do site: Qual a o tipo de mola mais recomendado para a adaptação dos eixos da F75 no niva;
    - molas espirais (do opala ou del rey) neste caso eu teria que ter um projeto mais elaborado pois dificilmente eu teria uma boa estabilidade com apenas dois braços de suspensão, seria necessário no minimo 4 e uma panhard;
    - ou utilizando molas semi-lipticas pela metade como é o caso de alguns rock crawlers (ex o Calango) nesse caso eu poderia utilizar apenas braços inferiores e a mola fixada no eixo e na carroceria e uma panhard ?
    Alem do mais seria mais economico utilizar da segunda opção.
    4X4 Brasil Razão: faltou digitar algo

  • #19
    Usuário Avatar de Miúdogeo
    Entrada
    27/08/2008
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    184
    Agradecimentos: 0

    Voltando ao projeto...

    Depois de algum tempo quebrando a kbça to trazendo novidades...
    Ja to arrumando lugar no cofre no Kalashnikov p/ colocar um pequeno GM 153, já tá encaminhada a caixa de cheva 5m e um eixo trazeiro de F75...
    Devagar mas tô colocando o bicho em pé... em breve posto as primeiras fotos...

  • #20
    Usuário Avatar de Miúdogeo
    Entrada
    27/08/2008
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    184
    Agradecimentos: 0

    fotos

    Fotos da fera...
    Da primeira para a ultima: A altura pretendida... mais ou menos 70cm de vão livre; o motorzinho de dentista...; retirado o sistema de ar para futuro corte da parede de fogo, afinal o 153 mede bem mais que o motor original; e o radiadorzinho do Marea, o qual tambem vai avançar em 5cm para dar lugar ao motor...

  • #21
    Usuário Avatar de MRaizer
    Entrada
    17/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    52
    Posts
    918
    Agradecimentos: 0
    Vamos por partes (adoooro isso, passa o cutelo!).

    Primeiro o braço, digo, as caixas de ar:
    O tempo passa e as coisas não mudam (muito). A verdade é que estamos ainda aprendendo a cuidar de nossos carros. A bem vejamos: Quando se compra uma Fiat hoje em dia a concessionária (ao menos a que eu fui) oferece para "injetar cera" por dentro das portas e monobloco.
    Vamos falar com franqueza: Quem de nós sequer imaginou em fazer isso no seu Niva quando comprou ele zero? (ok, alguém comprou ele zero?)

    Quanto à adaptação do XUD. Alguém já viu um Niva com esse motor ORIGINAL de fábrica? Já ouvi falar que nestes é instalado uma espécie de sub-chassis que fixa o diferencial dianteiro no monobloco (e não no motor). Além disso me parece que ele serve de berço para o motor e dissiparia o peso diretamente para a suspensão. Algo parecido com a "canga" do Opala, que é berço e fixação da suspensão dianteira ao mesmo tempo. A impressão que eu tenho é que, no Niva, parte destas tensões e vibrações passam para as longarinas.

    Ficou muito grande o texto?

  • #22
    Usuário Avatar de Flugêncio
    Entrada
    13/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    60
    Posts
    1,480
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Miúdogeo Ver Post
    Fotos da fera...
    Da primeira para a ultima: A altura pretendida... mais ou menos 70cm de vão livre; o motorzinho de dentista...; retirado o sistema de ar para futuro corte da parede de fogo, afinal o 153 mede bem mais que o motor original; e o radiadorzinho do Marea, o qual tambem vai avançar em 5cm para dar lugar ao motor...
    Miúdogeo,

    Uma coisa posso lhe dizer com certeza, esse motor GM 153 + ventoinha + radiador, não cabe no cofre do motor.
    Tem que esquecer a ventoinha original, fazer uma mudança/adaptação na eixo/polia da bomba d'agua, colocar ventoinhas elétricas de ar forçado na frente do radiador.
    No momento, tenho um Niva com um GM 151 a alcool, com estas modificações.

  • #23

    Vi não sô!!!!

    Citação Postado originalmente por MRaizer Ver Post
    Vamos por partes (adoooro isso, passa o cutelo!).

    Quanto à adaptação do XUD. Alguém já viu um Niva com esse motor ORIGINAL de fábrica? Já ouvi falar que nestes é instalado uma espécie de sub-chassis que fixa o diferencial dianteiro no monobloco (e não no motor). Além disso me parece que ele serve de berço para o motor e dissiparia o peso diretamente para a suspensão. Algo parecido com a "canga" do Opala, que é berço e fixação da suspensão dianteira ao mesmo tempo. A impressão que eu tenho é que, no Niva, parte destas tensões e vibrações passam para as longarinas.

    Ficou muito grande o texto?
    XUD Original de fábrica aqui no BRASIL Meio dificil de ver heim!!!!
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #24
    Citação Postado originalmente por Miúdogeo Ver Post
    Fotos da fera...
    Da primeira para a ultima: A altura pretendida... mais ou menos 70cm de vão livre; o motorzinho de dentista...; retirado o sistema de ar para futuro corte da parede de fogo, afinal o 153 mede bem mais que o motor original; e o radiadorzinho do Marea, o qual tambem vai avançar em 5cm para dar lugar ao motor...

    Desculpe a ignorância, mas como vai conseguir 70cm de vão livre
    Que pneus pretende usar para isso

    Abraços.
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade