Postado originalmente por
Marcio Rossetto
Camarada , tecnicamente eu acho que não é difícil fazer um chassis , mas o problema é que irão muitas soldas para fazer a " curva do contorno das rodas"
No caso dos chassis original isso é conformado a frio e não temos como fazer isso de forma artesanal .
No caso isso não é bom , porque vai gerar uma fragilidade ( ponto fraco ) nas região de maior solicitação , que é justamente no perfil das rodas .
Numa torção normal de trilha ,podem surgir trincas , aí melhor ficar no monobloco mesmo .
O único problema do monobloco do Niva é que com a idade do jipe ele vai apodrecendo e ficando fraco .....
A minha idéia é mais simples doque parece .
Eu pretendo manter o agregado de supsensão original do NIVA , até porque gosto muito do projeto , tenho meu NIva a mais de 10 anos e nunca troquei se quer uma buchinha de suspensão. Até porque ja uso o pivo da D20 .
Só o eixo da bandeja , que pretendo trocar por um aço cromo-molibdênio .
Pretendo apenas adaptar ou seja fixar esse agregado no chassis .
Obviamente a largura do chassis tem que ser a do agregado.
Não pretendo usar eixos de rural , ou feixe de mola , pois quero o jipe com suspensão idependente na frente, como é hoje .
Na frente, a única coisa que pretendo mudar é o diferencial que será o do opala 6cc , com relção mais longa e homocinéticas , talves a do gol .
Pretendo manter a Tração do jipe Integral , para manter a estabilidade por volta de 110 KM por hora .
Não pretendo mudar a caixa de redução do Niva , pois para mim é uma obra prima de engenharia , compacta e robusta .
Mas vamos continuar trocando idéias e experiências , pois e eu acho um projeto viável :palmas: