x
Convex Datacenter
Página 1 de 8 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 93

Consolo / Consumo

Olá!

Um dos pontos mais discutidos nos diversos foruns sobre o nosso russinho é o seu consumo de combustível. Não deixa de ser uma ironia e um consolo descobrir que este tema também é discutido e lamentado em um forum dedicado ao Vitara, como vocês poderão ver no link

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6684

Fiquei surpreso ao saber que, ao que parece, o consumo do Vitara não é muito melhor do que o de um Niva bem regulado. A surpresa é ainda maior se considerarmos que o Vitara não é 4x4 integral (a tração integral, embora traga vantagens, principalmente na estabilidade (por sinal, há um proprietário de Vitara reclamando das oscilações da viatura, em altas velocidades), também aumenta o consumo, por deixar o carro mais "amarrado", devido à maior quantidade de peças (engrenagens) em atrito.

Também para minha surpresa, o próprio manual de fábrica do Vitara (espanhol) indica os seguintes consumos:

A 90 Km/h: 12,8 Km/l (meu Niva já fez em torno de 11 Km/l)

A 120 Km/h: 8,06 (meu Niva faz em torno de 8,5 Km/l! será???)

Num cálculo de média grosseiro, a 105 Km/h, o Vitara estaria fazendo em torno de 10 Km/l, o que um Niva bem regulado também faz.

Será que o Niva é econômico e nós nunca soubemos disso?

[ ]s
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

O meu no GNV é mais econômico que Fiesta 1.0 da patroa...

Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Agradecimento: 1
    Olha , GIL , vc é bem otimista mesmo, eu ja tive 2 nivas e nunca consegui fazer 10 km por litro, eu pago pra ver , realmente não acredito.

Eu acho que se pegar uma estrada plana a favor do vento , com uma rotação de 2800 rpm em quinta a 80 a 90 km por hora , o Niva vai fazer 6 a 7 Km/litro no máximo . Até porque eu ja tive um Niva semi-novo muitos anos a trás e bem regulado e tenho um Celta injeção eletronica 2007 e ele faz no máximo 13 a 14 km por litro na gasosa , claro que pisando, mas não tem comparação.

Agora, ja tive amigos que tem o Vitara e ele não faz também mais que 8km por litro de jeito nehum e bem regulado e é um jipe bem instável nas curvas , consumo de 10 km, acredito que so o Samurai , pois o motorzinho é 1.3 e o jipe é levinho , bem dimensionado , masi isso com os pneuzinhos originais .

O meu NIva com o ap 2.0 a alcool , motor 93 AP de Versales , que eu ja reduzi pacas o giclé e regulei muito bem, carburador 2e , motor retificado , faz no alcool 4,5 km por litro na estrada . Se pisar , pisar a 120 km por hora , faz 3,0 por litro .

Gostaria que um mecanico me desse a solução dos milagres , porque realmente eu não acredito.

Outra coisa , ja tive uma Bandeirante curta ano 88 , com motor impecável , sabe quanto que faz na média na estrada com Diesel ?
    6,5 a 8,0 km por litro , depende do diesel , então considero uma média de 7km por litro . Quando vejo no mercado livre , alguns dizerem que a Bandeirante faz 14 km por litro , do risada .

Outra , ja tive um JPX ano 95 , semi novo e sabe quanto ele faz na estrada ? 10 km por litro , ja vi alguns dizerem que faz 15 km por litro .

Outra , ja tive uma caravan seis ciilindros a alcool , sabe quanto fazia na estrada ?

2,5 km por litro . Gostaria das fórmula dos milagres .

Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Olá!

Um dos pontos mais discutidos nos diversos foruns sobre o nosso russinho é o seu consumo de combustível. Não deixa de ser uma ironia e um consolo descobrir que este tema também é discutido e lamentado em um forum dedicado ao Vitara, como vocês poderão ver no link

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6684

Fiquei surpreso ao saber que, ao que parece, o consumo do Vitara não é muito melhor do que o de um Niva bem regulado. A surpresa é ainda maior se considerarmos que o Vitara não é 4x4 integral (a tração integral, embora traga vantagens, principalmente na estabilidade (por sinal, há um proprietário de Vitara reclamando das oscilações da viatura, em altas velocidades), também aumenta o consumo, por deixar o carro mais "amarrado", devido à maior quantidade de peças (engrenagens) em atrito.

Também para minha surpresa, o próprio manual de fábrica do Vitara (espanhol) indica os seguintes consumos:

A 90 Km/h: 12,8 Km/l (meu Niva já fez em torno de 11 Km/l)

A 120 Km/h: 8,06 (meu Niva faz em torno de 8,5 Km/l! será???)

Num cálculo de média grosseiro, a 105 Km/h, o Vitara estaria fazendo em torno de 10 Km/l, o que um Niva bem regulado também faz.

Será que o Niva é econômico e nós nunca soubemos disso?

[ ]s

Usuário Avatar de Soldier
    Entrada
    20/06/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0

Caravan 6 bocas

Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    ...Outra , ja tive uma caravan seis ciilindros a alcool , sabe quanto fazia na estrada ?

2,5 km por litro . Gostaria das fórmula dos milagres .
    Hahaha!! Eu tb já tive uma dessas... azul, confortável pacas, uma verdadeira barca, mas álcool e 6 bocas... as vezes ela fazia 2 por 1
    SOLDIER ADVENTURES
    Land Rover Defender 110 - Peregrina

Usuário Avatar de Flugêncio
    Entrada
    13/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ

Eita...

Olha , GIL , vc é bem otimista mesmo, eu ja tive 2 nivas e nunca consegui fazer 10 km por litro, eu pago pra ver , realmente não acredito.

Marcio,
    Milagres existe sim, tive um Niva 94, a gasolina, que fazia 8Km na cidade e chegou a fazer mais de 11Km na estrada. Este que estou terminando a reforma, quando vim com ele de Natal pro RJ, a média foi de 9,3Km com um carburador TLDZ.
    De vez em quando tenho andado no Baréniva do Thyago Lutz, a média é de 7Km na cidade, na estrada vai pra mais de 9Km e já faz mais de dois anos que le mandou fazer uma limpeza no carburador.
    Agora uma coisa é certa, não existe dois Nivas iguais e com certeza vai ser difícil ter algo como parâmetro.

Não é cabível mencionar carros novos nesse tópico. Estamos falando de carros de verdade! kkkkkkk
    E como o Flugêncio disse, não existem MESMO 2 nivas iguais... Tem niva que faz 11 km/l, tem outros que fazem 4, não existe nenhum consumo "padrão".

O meu faz 6,6 km/l na cidade, com 25% de alcool no tanque. Minha meta pra 2008 é fazer 8 km/l.

O consumo depende muito de muita coisa. Motor, carburador, velas, calibragem dos pneus, até abertura dos vidros e quebra ventro, entre outros fatores...
    Acredito que um Niva com carburador limpo, giclagem correta, pneus originais, leve e com os vidros fechados faça sim em torno de 10 km/l facilmente.

Olha , GIL , vc é bem otimista mesmo, eu ja tive 2 nivas e nunca consegui fazer 10 km por litro, eu pago pra ver , realmente não acredito...

Eu acho que se pegar uma estrada plana a favor do vento , com uma rotação de 2800 rpm em quinta a 80 a 90 km por hora , o Niva vai fazer 6 a 7 Km/litro no máximo ...

...O meu NIva com o ap 2.0 a alcool , motor 93 AP de Versales , que eu ja reduzi pacas o giclé e regulei muito bem, carburador 2e , motor retificado , faz no alcool 4,5 km por litro na estrada . Se pisar , pisar a 120 km por hora , faz 3,0 por litro...
    Márcio, só para esclarecer: o consumo ao qual você se refere é o do Niva com motor AP 2000 a Álcool? Este certamente não irá fazer 10 Km/l com facilidade, eu me refiro ao motor original Lada, a gasolina, tendo como alteração apenas o comando de válvulas Aerocar.
    Outra dúvida: quais os pneus que o seu Niva usa? Eles podem fazer uma enorme diferença no consumo!

Eu raramente tenho a oportunidade fazer uma medição de consumo só de estrada, normalmente meu percurso é misto, pego, por exemplo, a Dutra, mas depois subo a serra para Itamonte, onde abasteço, para depois seguir por estradas de terra, também com subidas, onde o consumo certamente será mais elevado. Tenho um planilha em Excel, onde registro todos os abastecimentos de meus carros, bem como a sua manutenção. Dela, seguem abaixo alguns exemplos de consumo:

Viagem ao ES/RJ/MG, num total de ca. de 3.200 Km,trajeto misto, com trechos longos em terra, algumas subidas fortes, e longos trechos de asfalto:

Pior medição: 6,0 Km/l, num dia onde usei bastante a reduzida, em longos trechos de subida, em terra
    Melhor medição: 10,0 Km/l, num trecho onde rodei somente no asfalto, velocidades entre 90 e 120 Km/h, poucas subidas
    Média da viagem: 8,8 Km/l
    Média geral da viagem, descontadas as 2 piores medições, feitas em condições extremas (6,0 Km/l e 7,7, Km/l, trechos em subida, com uso de reduzida): 9,3 Km/l

Viagem à Fragária, no Carnaval:

São Paulo - Itamonte (incluindo saída de São Paulo e subida de serra): 9,0 Km/l
    Itamonte - Fragária - Itamonte (terra, algumas subidas em reduzida): 6,5 Km/l
    Itamonte - São Paulo (incluindo entrada em São Paulo): 8,4 Km/l

Total de 764 Km/94,7 l = 8,07 Km/l

O consumo médio geral de meu atual Niva, desde 20.03.06 até hoje (33.845 Km percorridos), foi de 7,4 Km/l. Já esteve na faixa de 7,8 Km/l, até que comecei a ter problemas com o carburador. Agora, com o novo carburador, as médias estão melhorando, espero chegar a uma média geral de ca. de 7,6 a 7,8 Km/l.

Digo isto com certa convicção, pois o meu Niva anterior, um modelo 90/91 (também equipado com o comando Aerocar, desde 2.000) em cerca de 200.000 Km rodados em minha mão (desde Março/97, quase 10 anos), teve um consumo médio total de 7,9 Km/l. E isto inclui 9 anos percorrendo diariamente o trajeto Santo Amaro - Vila Carrão, 56 Km de tráfego pesado, o que, com certeza, influiu negativamente nesta média de consumo.

Ufa! Chega de números, não? É claro que cada caso é um caso, e cada Niva é um Niva , mas, estando bem regulado, com pneus não exagerados e bem calibrados, enfim, em boas condições de marcha, pode-se obter um consumo razoável no russinho.

[ ]s
    Gil Roberto

Citação Postado originalmente por Flugêncio Ferreira Ver Post
    Marcio,
    Milagres existe sim, tive um Niva 94, a gasolina, que fazia 8Km na cidade e chegou a fazer mais de 11Km na estrada. Este que estou terminando a reforma, quando vim com ele de Natal pro RJ, a média foi de 9,3Km com um carburador TLDZ.
    De vez em quando tenho andado no Baréniva do Thyago Lutz, a média é de 7Km na cidade, na estrada vai pra mais de 9Km e já faz mais de dois anos que le mandou fazer uma limpeza no carburador.
    Agora uma coisa é certa, não existe dois Nivas iguais e com certeza vai ser difícil ter algo como parâmetro.
    Meu segundo Niva, com motor original, levemente "envenenado" (alteração na folga das válvulas de admissão e na mola de retorno do distribuidor) fazia 7,5 a 8,0 Km/l na cidade! Nunca mais tive um Niva tão econômico na cidade, e tenho convicção de que grande parte do mérito deste bom consumo se devia aos ótimos pneus Michelin destinados ao Niva, infelizmente não mais fabricados.

[ ]s
    Gil Roberto

Usuário Avatar de Rones Jr
    Entrada
    17/03/2006
    Local
    Vila Velha/ES
    Quando eu tinha Niva...rs....consegui sim 10,8 Km na estrada, com AR Ligado. O cenário era: carburador original (ainda o que veio no carro), limpo e regulado. Pneus 175 BlackStar. Andando entre 90 - 100...mais um pouquinho nas descidas. Apenas com uma mochila de bagagem e com apenas eu no carro. A estrada não estava cheia e poucas ladeiras. Indo pra Itanhadu...no trecho até o Rio fiz algo em torno de 10 e alguma coisa....mas tava andando mais um pouquinho.
    Na cidade nunca consegui mais de 6,7 km....a média mesmo ficava nos 6,2....mas o cenário era de caos total no trãnsito de Vila Velha.
    Tenho uma amigo com um Vitara 1.6 8v automático 2P....ele não faz mais de 7 na cidade e nunca fez mais de 9 na estrada....me espantei com a notícia.
    Considerando tudo isso...e o consumo dos CJ´s e Cherokees....to achando que o Niva é mesmo muito ecônomico!
    Acho que reclamavámos de tanque cheio!

Citação Postado originalmente por Rones Jr Ver Post
    Quando eu tinha Niva...rs....consegui sim 10,8 Km na estrada, com AR Ligado. O cenário era: carburador original (ainda o que veio no carro), limpo e regulado. Pneus 175 BlackStar. Andando entre 90 - 100...mais um pouquinho nas descidas. Apenas com uma mochila de bagagem e com apenas eu no carro. A estrada não estava cheia e poucas ladeiras. Indo pra Itanhadu...no trecho até o Rio fiz algo em torno de 10 e alguma coisa....mas tava andando mais um pouquinho.
    Na cidade nunca consegui mais de 6,7 km....a média mesmo ficava nos 6,2....mas o cenário era de caos total no trãnsito de Vila Velha.
    Tenho uma amigo com um Vitara 1.6 8v automático 2P....ele não faz mais de 7 na cidade e nunca fez mais de 9 na estrada....me espantei com a notícia.
    Considerando tudo isso...e o consumo dos CJ´s e Cherokees....to achando que o Niva é mesmo muito ecônomico!
    Acho que reclamavámos de tanque cheio!
    "... reclamávamos de tanque cheio!" Ótima!

[ ]s
    Gil Roberto

Sei que ninguém vai acreditar, mas por duas vezes, uma na Mal. Rondon/Castelo Branco, sentido Bauru - Sorocaba, e outra na Washington Luis/Rodovia do Acúcar, sentido São Carlos - Sorocaba, consegui a média de quase 13,00km/l... na verdade, foi 12,899999...km/l. A velocidade de cruzeiro foi de 100km/h, mas a média deve ter ficado em torno de 90km/h... ambas dosei bastante o pé no acelerador. Em ambas vezes, mecânica em dia, carburador recém-regulado, gasolina aditivada, pneus 80% onroad, comando Aerocar, vidros fechados, clima ameno, 06:00AM. Na primeira vez em que fiz essa média de consumo, havia acabado de instalar a ponteira do filtro de ar e a coifa do radiador. Na cidade consegui algumas vezes a média de 9km/l... interessante informar que todas foram no inverno, com tempo seco... mas isso já faz um tempo, pois ultimamente tenho feito uma média de 7km/l.

Hoje veio um colega mostrar a mais nova aquisição dele... um Grand Vitara, ano 1999. Segundo ele, na cidade o japinha faz em torno de 7km/l.

Dias atrás, vi um Samurai super inteiro, ano 1992, aqui na minha terrinha! Todo original! Segundo o dono, com pneus iguais ao meu, está fazendo uma média de 9km/l na cidade e 12km/l na estrada!

Enfim, eu queria ter um carro só para tudo... mas como adoro meu Niva, nem penso em vender... a não ser que seja para comprar um outro Niva, 0km, diesel! Como trazer um Niva diesel para cá é meio complicado, acabei pegando um Gurgel Supermini só para andar na cidade... e nos finais-de-semana, qdo vou pro sítio do meu véio, uso o Niva. O Supermini faz em torno de 13 a 16km/l na cidade. Na estrada o único parâmetro que tenho é qdo eu acabei de pegar ele, trazendo de Guarulhos para Sorocaba, gastei apenas 5 litros para percorrer 109km, passando pela Marginal Tietê, Castelo Branco e Castelinho. Pudera, com um motor 0.8... rsrsrs...

Acredito que o maior vilão no consumo de gasolina no Niva sejam os pneus.
    Como a maioria tende a colocar pneus maiores e off road na viatura, estes tendem a gastar mais combustível.
    É claro que um motor bem regulado, com o carburador acertado, velas, cabos, bobina, etc, em bom estado também influi, mas estes problemas são mais fáceis de resolver, já trocar de pneu...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem