x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 78

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    10/12/2007
    Agradecimentos: 0

Dúvidas Sobre O Niva!

Olá meu nome é Rodrigo, moro em Campo Grande MS, gostaria de uma ajuda pois tenho dúvidas à respeito do Niva.
    Vou comprar um Niva e não conheço nada do carro, pretendo fazer uma viagem com ele daqui p/ Santa Catarina num total de 3.000 km ida e volta, gostaria de saber quantos km/L ele faz na cidade e na estrada, somente eu e minha esposa e não pretendemos usá-lo em trilhas. Também gostaria de saber como ele p/ ser usado no dia-a-dia?
    Se puderem também me informar sobre como comprar certo e sobre a manutenção, algumas dicas.
    Fico no aguardo, desde já agradeço.

Procurar

Rodrigo&Dany

Sejam bem vindos a este forum.

Este assunto sempre que surge ,se torna bastante polemico.

Sugiro a voce acionar a função procurar
    pois ja existem uma serie de topicos sobre este asunto alem de relatos de diversas pessoas que tiveram a mesma opção que voces.

Espero que a doeça russa tambem pegue voces.

Boa sorte.
    [ ] s
    Peter

Usuário
    Entrada
    10/12/2007

Muito Obrigado!

O desejo de comprar o Niva é mto grande, mas insegurança e dúvidas ainda não deixaram.
    Obrigado pela resposta!

Rodrigo e Dani,
    desculpe jogar agua no teu chopp, mas fazer uma viagem de 3000km sem muita experiencia no niva é certeza de dar m....... a menos que tu consiga um niva pra la de impecavel (leia-se ZERO)

Daqui a pouco provavemente vao aparecer alguns falando que fizeram não sei quantos mil kilometros no niva, blablabla, manutencao preventiva, blabla seu wilson o mago, blablablablabla, original, etc.... esquece isso por enquanto...

Eu tô a mais de 2 anos com o niva, tá certo que não é dos mais bem cuidados, mas tá razoável... e msm assim o máximo que já arrisquei foram 1100km ida e volta (e tive alguns problemas.... coisas bobas resolvidas no acostamento, mas se eu não sacasse o pouco que saco teria ficado ali msm)

[]s e boa sorte,
    Gustavo.

OBS: Ou então faz um bom seguro, leva um celular com boa cobertura e relaxa
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    10/12/2007

Valeu!

Mas será que não tem como mesmo?
    Mesmo com tudo certo no carro?
    Ele dá mto problema?
    Brigado pela resposta.

Usuário Avatar de Soldier
    Entrada
    20/06/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Rodrigo & Dany Ver Post
    Mas será que não tem como mesmo?
    Mesmo com tudo certo no carro?
    Ele dá mto problema?
    Brigado pela resposta.
    Rodrigo, qualquer carro dá problema... especialmente um com mais 15, 16 ou 17 anos de uso e abuso... no caso do Niva, trata-se de um carro que se leva algúm tempo para conhecer por tratar-se de um carro que pode sofrer muitas adaptações (ou adaptraições como alguns dizem) e não é qualquer mecânico que se aventura a mexer com o bichinho... se vc quer realmente um Niva pra fazer uma viagem grande, procure muito, pesquise muito, ande mais ainda e conheça diversos antes de fazer sua escolha... depois faça uma boa revisão, ande algum tempo com ele, conheça o carro e aí finalmente, faça as contas do consumo para ver se realmente quer partir nessa aventura... se ainda assim, estiver certo que quer fazer a viagem, vá em frente e seja bem vindo ao mundo do Niva.

PS; Em relação ao consumo, na gasolina, muito raramente vai encontrar um que faça mais que 9 ou 10km/L na estrada... a maioria fica abaixo disso.
    4X4 Brasil
    SOLDIER ADVENTURES
    Land Rover Defender 110 - Peregrina

Usuário
    Entrada
    10/12/2007

Agradeço!

Obrigado pelas dicas.
    Nós temos um pálio 98, mas nós queremos comprar esse Niva principalmente p/ o dia-a-dia, será que ele aguenta? Não usamos mto.

Citação Postado originalmente por Gustavo Niva Ver Post
    Rodrigo e Dani,
    desculpe jogar agua no teu chopp, mas fazer uma viagem de 3000km sem muita experiencia no niva é certeza de dar m....... a menos que tu consiga um niva pra la de impecavel (leia-se ZERO)

Daqui a pouco provavemente vao aparecer alguns falando que fizeram não sei quantos mil kilometros no niva, blablabla, manutencao preventiva, blabla seu wilson o mago, blablablablabla, original, etc.... esquece isso por enquanto...

Eu tô a mais de 2 anos com o niva, tá certo que não é dos mais bem cuidados, mas tá razoável... e msm assim o máximo que já arrisquei foram 1100km ida e volta (e tive alguns problemas.... coisas bobas resolvidas no acostamento, mas se eu não sacasse o pouco que saco teria ficado ali msm)

[]s e boa sorte,
    Gustavo.

Discordo e concordo com o Gustavo! hehehe.....8-)

DISCORDO quanto às viagens longas, em 13 anos de Niva já fiz inúmeras viagens longas, fosse em férias, fosse em feriados. Alguns exemplos:

97 - Estrada Real - ca. 3.000 Km
    98 - Sul - ca. 5.000 Km
    00 - RJ e MG - ca. 5.000 Km
    01 - Sul - ca. 4.000 Km
    04 - Sul - ca. 3.500 Km
    06 - Estrada Real - ca. 2.500 Km
    07 - ES/RJ/MG - ca. 3.200 Km

São comuns, em feriados, viagens de 700 a 1.000 Km, e, em finais de semana, de 500 a 700 Km.

Meus Nivas são sempre muito bem conservados, e eu estou sempre atento a todos ruídos e comportamentos estranhos. Devido ao longo tempo que tenho de Nivas, sei muito bem quais os seus limites, quais seus pontos fracos, enfim, conheço bem as manhas do carro.

CONCORDO TOTALMENTE E SEM RESTRIÇÕES com o Gustavo quanto ao fato de que não é recomendável, nem sensato alguém que não conheça o Niva comprar um e sair, logo de cara, em uma longa viagem com ele. Mesmo eu, que conheço bem o Niva, não iria comprar um, mesmo em excelente estado, e viajar logo de cara. É necessário rodar com ele, conhecê-lo, descobrir eventuais problemas (que sempre existirão em um carro usado, mesmo bem conservado), corrigí-los, rodar novamente, enfim, é necessário ter certeza de que o carro é confiável, para depois relaxar e gozar

Posso dar um exemplo: comprei o meu atual Niva 95 de um conhecido, em Março/06, sabendo que ele sempre cuidou bem do carro, embora não fosse o primeiro dono. Vim com o carro do Rio até São Paulo, passando por Visconde de Mauá, num total de cerca de 500 Km. Como eu conhecia bem os Niva, vim com relativa tranqüilidade, mas não com a mesma calma com a qual viajaria com o meu 90/91 que estava em casa.
    Em Outubro/06, portanto 7 meses depois, já com o Niva re-re-revisado, fiz a viagem pela Estrada Real. Não tive problemas sérios, mas alguns probleminhas elétricos, todos resolvidos com facilidade, me aporrinharam durante a viagem. Em Setembro/07, nova viagem longa, e, desta vez, o único problema, já no final da viagem, também resolvido com facilidade, foi a quebra de uma das buchas do amortecedor dianteiro D (descobri, em São Paulo, que a quebra prematura da bucha se deveu a uma rebarba na solda de reforço do suporte do amortecedor, que cortou a borracha da bucha).
    Ou seja, meu Niva, depois de 7 meses, ainda tinha pequenos probleminhas a serem resolvidos, que só se revelaram durante uma viagem longa. Já este ano, com o carro há mais tempo em minhas mãos, outros probleminhas encontrados e resolvidos, tive menos problemas em uma viagem ainda mais longa.

Repetindo e endossando o Gustavo: não é recomendável fazer viagens longas logo após haver adquirido o carro, o ideal é dar um tempo, fazer uma boa revisão após a compra, rodar com ele, conhecê-lo, descobrir se não há outros problemas, resolvê-los também, fazer pequenas viagens, nas quais você poderá sentir como o Niva se comporta nas estradas, até que você sinta que pode confiar no seu Niva para viagens maiores. E aí, boa viagem!!!

EM TEMPO: Gustavo, cada um tem direito às suas opiniões, mas acredito que, em uma lista como esta, o respeito à opinião dos outros é uma regra de ouro. Você não é, de modo algum, obrigado a compartilhar das opiniões dos outros, mas,assim como os outros respeitam as suas idéias, você deve respeitar as dos demais, pois são tão válidas e dignas de serem lidas quanto as suas. Não acredito que fazer pouco caso das opiniões alheias, chamando-as de "blábláblá" seja uma atitude simpática, muito menos condizente com o espírito de um forum. Esta é a minha opinião pessoal, não pretendo criar um debate a respeito, ficando claro, portanto, que não vou estender a discussão para além desta mensagem.

Um abraço!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

Usuário
    Entrada
    10/12/2007

Talking

Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Discordo e concordo com o Gustavo! hehehe.....8-)

DISCORDO quanto às viagens longas, em 13 anos de Niva já fiz inúmeras viagens longas, fosse em férias, fosse em feriados. Alguns exemplos:

97 - Estrada Real - ca. 3.000 Km
    98 - Sul - ca. 5.000 Km
    00 - RJ e MG - ca. 5.000 Km
    01 - Sul - ca. 4.000 Km
    04 - Sul - ca. 3.500 Km
    06 - Estrada Real - ca. 2.500 Km
    07 - ES/RJ/MG - ca. 3.200 Km

São comuns, em feriados, viagens de 700 a 1.000 Km, e, em finais de semana, de 500 a 700 Km.

Meus Nivas são sempre muito bem conservados, e eu estou sempre atento a todos ruídos e comportamentos estranhos. Devido ao longo tempo que tenho de Nivas, sei muito bem quais os seus limites, quais seus pontos fracos, enfim, conheço bem as manhas do carro.

CONCORDO TOTALMENTE E SEM RESTRIÇÕES com o Gustavo quanto ao fato de que não é recomendável, nem sensato alguém que não conheça o Niva comprar um e sair, logo de cara, em uma longa viagem com ele. Mesmo eu, que conheço bem o Niva, não iria comprar um, mesmo em excelente estado, e viajar logo de cara. É necessário rodar com ele, conhecê-lo, descobrir eventuais problemas (que sempre existirão em um carro usado, mesmo bem conservado), corrigí-los, rodar novamente, enfim, é necessário ter certeza de que o carro é confiável, para depois relaxar e gozar

Posso dar um exemplo: comprei o meu atual Niva 95 de um conhecido, em Março/06, sabendo que ele sempre cuidou bem do carro, embora não fosse o primeiro dono. Vim com o carro do Rio até São Paulo, passando por Visconde de Mauá, num total de cerca de 500 Km. Como eu conhecia bem os Niva, vim com relativa tranqüilidade, mas não com a mesma calma com a qual viajaria com o meu 90/91 que estava em casa.
    Em Outubro/06, portanto 7 meses depois, já com o Niva re-re-revisado, fiz a viagem pela Estrada Real. Não tive problemas sérios, mas alguns probleminhas elétricos, todos resolvidos com facilidade, me aporrinharam durante a viagem. Em Setembro/07, nova viagem longa, e, desta vez, o único problema, já no final da viagem, também resolvido com facilidade, foi a quebra de uma das buchas do amortecedor dianteiro D (descobri, em São Paulo, que a quebra prematura da bucha se deveu a uma rebarba na solda de reforço do suporte do amortecedor, que cortou a borracha da bucha).
    Ou seja, meu Niva, depois de 7 meses, ainda tinha pequenos probleminhas a serem resolvidos, que só se revelaram durante uma viagem longa. Já este ano, com o carro há mais tempo em minhas mãos, outros probleminhas encontrados e resolvidos, tive menos problemas em uma viagem ainda mais longa.

Repetindo e endossando o Gustavo: não é recomendável fazer viagens longas logo após haver adquirido o carro, o ideal é dar um tempo, fazer uma boa revisão após a compra, rodar com ele, conhecê-lo, descobrir se não há outros problemas, resolvê-los também, fazer pequenas viagens, nas quais você poderá sentir como o Niva se comporta nas estradas, até que você sinta que pode confiar no seu Niva para viagens maiores. E aí, boa viagem!!!

EM TEMPO: Gustavo, cada um tem direito às suas opiniões, mas acredito que, em uma lista como esta, o respeito à opinião dos outros é uma regra de ouro. Você não é, de modo algum, obrigado a compartilhar das opiniões dos outros, mas,assim como os outros respeitam as suas idéias, você deve respeitar as dos demais, pois são tão válidas e dignas de serem lidas quanto as suas. Não acredito que fazer pouco caso das opiniões alheias, chamando-as de "blábláblá" seja uma atitude simpática, muito menos condizente com o espírito de um forum. Esta é a minha opinião pessoal, não pretendo criar um debate a respeito, ficando claro, portanto, que não vou estender a discussão para além desta mensagem.

Um abraço!
    A compra do Niva será feita no máximo até janeiro, e a viagem é programada p/ Setembro ou Outubro, tb queremos fazer várias revisões e todos os reparos necessários até mesmo pq vai ser um carro p/ ser mais usado no dia-a-dia.
    Muito obrigado pela opinião, nos ajudou muito, inclusive vamos acatar a idéia de viagens curtas.
    Obrigado.

Rodrigo, boas vindas ao fórum.
    Pra fazer viagens longas acho que o Niva é perfeito, mas com certeza tem que estar em ótimas condições de uso. Você pode facilmente usá-lo no dia-a-dia mas recomendo a troca de combustível,ou álcool ou GNV,pois na gasolina é difícil.... O meu faz 6,2 km/l, mas é porque está sempre pesado (kkkk) e o carburador é original (em ótimo estado). Vou colocar um Weber 460 essa semana (se deus quiser, e depois de matutar muito), fica bem mais ecônomico e usa álcool! Perfeito não? A minha namorada adora o Niva e provavelmente vamos fazer 2 viagens ao litoral nesses 2 próximos meses. Tá certo que daqui para a praia é questão de 500 km ida e volta. Nunca fui tão longe com ele, mas acredito que aguenta facilmente. Cuido muito bem dele e antes da primeira viagem vou dar uma geral , só pra garantir...
    Espero que você encontre seu Niva, que não precisa estar zero, mas sim em bom estado, e até o dia da sua viagem você deixe ele do jeito que quer e do jeito que sonha.
    Pelo jeito vc já foi contaminado pelo vírus russo,kkkk
    Falow cara,boa sorte aew!

Se revisar bem o carro, pode ir sem medo...

Citação Postado originalmente por Gustavo Niva Ver Post
    Rodrigo e Dani,
    desculpe jogar agua no teu chopp, mas fazer uma viagem de 3000km sem muita experiencia no niva é certeza de dar m....... vao aparecer alguns falando que fizeram não sei quantos mil kilometros no niva, blablabla, manutencao preventiva, blabla seu wilson o mago, blablablablabla, original, etc.... esquece isso por enquanto...

Gustavo, descordo totalmente de tudo que falou, quando comprei meu Niva, fiz uma bela revisão nele, em tudo que era necessário e minha 1º isso mesmo PRIMEIRA viagem foi de 11.000km, isso mesmo ONZE MIL, e fui sem problemas, o unico ocorrido foi um coletor que quebrou a solda e uma bomba de combustivel que falhava, resolvido sem problemas...agora se em 1.100 km o carro para o tempo todo é outra história, acho que falta manuenção heim....

Rodrigo & Dany, vá sem medo, o importante é escolher um bom carro e fazer uma boa revisão, usando péças novas e de boa qualidade,tambem é fundamental saber conduzir o carro e conhecer os seus limites, o Niva não é um formula um, se respeitar a velocidade de cruzeiro e outros detalhes, se atravessa o pais que nem eu fiz...a primeira dica que te dou é dirija varios Nivas antes de comprar, assim vai poder ter uma base para comparar e vai saber o que é um Niva em boas condições, a segunda dica é, se pensa em investir e ficar um tempo com o carro, leve em concideração comprar um já modificado, vale apena o custo beneficio, é bem mais barato comprar um pronto do que fazer vc mesmo, falo pq isso aconteceu comigo...quando fui comprar o meu tinha uma certeza, queria motor ap 1.8 e direção hidráulica, isso depois de ter guiado originais e modificados, achei na ocasião duas maquinas, uma assim como falei e outra com um belo upgrade na suspensão, optei pela 1º pois achei que não ia precisar de tanto para a minha aventura, que ia fazer 3 meses depois, no entanto fui pegando gosto e a brincadeira foi ficando cara, alem da bela revisão passei para modificações e etc, falo isso porque vc começa a sentir as diferenças no carro e ai quer cada vez mais performance, enfim a verdade é que me arrependi de não ter comprado a 2º opção, não pelo meu carro hoje, mais pelo bolso, teria valido muito apena pela diferença no custo do carro. Só mais uma coisinha, uso o meu diariamente, é meu unico carro, desculpe pela redação....

Abraço, Luiz
    4X4 Brasil

Mais uns detalhes

Não tenho o Niva a muito tempo e não sou tão experiente assim mas vou tentar colocar algumas coisas básicas para a escolha:

1º Independentemente da definição entre um carro original ou um bem equipado e com modificações é importante que se avalie alguns pontos como:

Lataria: não se engane com a aparencia externa, lembre-se de verificar o assoalho e partes escondidas sob a forração, levante o carro em um posto e veja como está por baixo para ver se não tem muitos amassados.

Motor: Basicamente veja se não queima óleo, uma boa dica é passar o dedo dentro do escapamento na boca, se a fuligem for preta tudo bem é só regular, agora se sair azulada é porque o motor tá queimando óleo.

Transmissão: ao guiar o carro use todas as marchas e acelere e desacelere em todas para ver se não escapa nenhuma, repita o processo com a reduzida ligada e por fim veja se o bloqueio está engatando.

Suspensão: examine atentamente todas as buchas e na dianteira uma boa dica é levantar o carro no macaco até a roda sair do chão ai tente empurrar pra dentro e pra fora pela parte de cima, se estiver firme tudo bem, se estiver bamba pode ser buchas gastas ou estouradas ou também rolamentos.

Meu Niva ta com um AP 1.8 mi, injeção eletronica, na estrada andando numa velocidade de cruzeiro de 80 km/h, sem apertar muito, ele faz na casa de 9.7 km/l, se andar entre 90 e 110 km/h cai para 7.5 km/l e na cidade andando normal sem economizar ele faz entre 6.5 e 7.5 km/l.
    Na minha opnião o melhor para economia mesmo é o GNV, até porque se quiser toda a potencia do carro numa trilha por exemplo, é só passar p/ gasolina ou pro alcool se for o caso.
    Agora entrar nessa de pegar um a gasolina e fazer gambiarra p/ usar alcool é furada heim, se vai ferrar o motor, não entre nessa de que basta um chip e tudo esta resolvido porque qualquer mecânico descente sabe que não é assim que a coisa funciona.

Abs, Luiz

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem