Postado originalmente por
Girti
Discordo e concordo com o Gustavo! hehehe.....8-)
DISCORDO quanto às viagens longas, em 13 anos de Niva já fiz inúmeras viagens longas, fosse em férias, fosse em feriados. Alguns exemplos:
97 - Estrada Real - ca. 3.000 Km
98 - Sul - ca. 5.000 Km
00 - RJ e MG - ca. 5.000 Km
01 - Sul - ca. 4.000 Km
04 - Sul - ca. 3.500 Km
06 - Estrada Real - ca. 2.500 Km
07 - ES/RJ/MG - ca. 3.200 Km
São comuns, em feriados, viagens de 700 a 1.000 Km, e, em finais de semana, de 500 a 700 Km.
Meus Nivas são sempre muito bem conservados, e eu estou sempre atento a todos ruídos e comportamentos estranhos. Devido ao longo tempo que tenho de Nivas, sei muito bem quais os seus limites, quais seus pontos fracos, enfim, conheço bem as manhas do carro.
CONCORDO TOTALMENTE E SEM RESTRIÇÕES com o Gustavo quanto ao fato de que não é recomendável, nem sensato alguém que não conheça o Niva comprar um e sair, logo de cara, em uma longa viagem com ele. Mesmo eu, que conheço bem o Niva, não iria comprar um, mesmo em excelente estado, e viajar logo de cara. É necessário rodar com ele, conhecê-lo, descobrir eventuais problemas (que sempre existirão em um carro usado, mesmo bem conservado), corrigí-los, rodar novamente, enfim, é necessário ter certeza de que o carro é confiável, para depois relaxar e gozar
Posso dar um exemplo: comprei o meu atual Niva 95 de um conhecido, em Março/06, sabendo que ele sempre cuidou bem do carro, embora não fosse o primeiro dono. Vim com o carro do Rio até São Paulo, passando por Visconde de Mauá, num total de cerca de 500 Km. Como eu conhecia bem os Niva, vim com relativa tranqüilidade, mas não com a mesma calma com a qual viajaria com o meu 90/91 que estava em casa.
Em Outubro/06, portanto 7 meses depois, já com o Niva re-re-revisado, fiz a viagem pela Estrada Real. Não tive problemas sérios, mas alguns probleminhas elétricos, todos resolvidos com facilidade, me aporrinharam durante a viagem. Em Setembro/07, nova viagem longa, e, desta vez, o único problema, já no final da viagem, também resolvido com facilidade, foi a quebra de uma das buchas do amortecedor dianteiro D (descobri, em São Paulo, que a quebra prematura da bucha se deveu a uma rebarba na solda de reforço do suporte do amortecedor, que cortou a borracha da bucha).
Ou seja, meu Niva, depois de 7 meses, ainda tinha pequenos probleminhas a serem resolvidos, que só se revelaram durante uma viagem longa. Já este ano, com o carro há mais tempo em minhas mãos, outros probleminhas encontrados e resolvidos, tive menos problemas em uma viagem ainda mais longa.
Repetindo e endossando o Gustavo: não é recomendável fazer viagens longas logo após haver adquirido o carro, o ideal é dar um tempo, fazer uma boa revisão após a compra, rodar com ele, conhecê-lo, descobrir se não há outros problemas, resolvê-los também, fazer pequenas viagens, nas quais você poderá sentir como o Niva se comporta nas estradas, até que você sinta que pode confiar no seu Niva para viagens maiores. E aí, boa viagem!!!
EM TEMPO: Gustavo, cada um tem direito às suas opiniões, mas acredito que, em uma lista como esta, o respeito à opinião dos outros é uma regra de ouro. Você não é, de modo algum, obrigado a compartilhar das opiniões dos outros, mas,assim como os outros respeitam as suas idéias, você deve respeitar as dos demais, pois são tão válidas e dignas de serem lidas quanto as suas. Não acredito que fazer pouco caso das opiniões alheias, chamando-as de "blábláblá" seja uma atitude simpática, muito menos condizente com o espírito de um forum. Esta é a minha opinião pessoal, não pretendo criar um debate a respeito, ficando claro, portanto, que não vou estender a discussão para além desta mensagem.
Um abraço!