Soldier
Ainda não sei se serve,preciso encontrar um reservatorio e ter o suporte a mão para experimentar.
Qualquer coisa vou dar um aloooooo.
Versão Imprimível
Soldier
Ainda não sei se serve,preciso encontrar um reservatorio e ter o suporte a mão para experimentar.
Qualquer coisa vou dar um aloooooo.
Soldier & Peter
Na maioria dos Nivas, estas bombas de água já estão bastante desgastadas. Eu perdi a conta das vezes em que, em meu Niva anterior, desmontei as bombas, limpei, pulverizei micro óleo (WD-40), fiz funcionar (ligando diretamente na bateria) para limpar os motores por dentro, jogeui mais óleo, fiz funcionar novamente, até que parasse de sair óleo sujo dos eixos, depois montei as bombas novamente. Mesmo assim, estas foram ficando cada vez mais fracas, até de desisti da originalidade, e instalei um novo reservatório, tipo "universal", com uma nova bomba.
Quando comprei o atual Niva, percebi que as bombas não tinham muita força, e fiz uma adaptação, que acho que ficou boa: fiz um furo na lateral do reservatório, bem lá embaixo, e instalei uma bomba "universal". Funcionou muito bem, e eu mantive a originalidade do reservatório, mudando apenas a bomba.
[ ]s
Gil
So que o meu Niva ja veio sem este reservatorio duplo.
No caso do reservatorio simples vou seguir a tua ideia.
Simplesmente fez um furo que caiba a entrada da bomba e fez algum suporte para segurar a bomba?
Tem foto pra nos?
Acabei de ver o reservatorio simples da figura na Sarancar por 45 latinhas,0K.
Peter no Figurinha estou usando o reservatorio do
uno ja vem com dois motores um para parabrisa e outro
para tampa trazeira ,fiz um suporte esta fixo acima da buzina
a fiação foi so conectar na bomba
Vou tirar algumas fotos e coloco aqui
Freitas
Niva Figurinha
90/91 G.N.V.
Campinas SP
Peter, não é tããão simples, :-? embora também não seja um bicho-de-sete-cabeças :concordo:
Como expliquei, as bombas de meu Niva anterior estavam muito fracas para os brucutus triplos (do Uno) instalados em meu carro, e eu troquei todo o conjunto, ou seja, comprei um reservatório universal e uma bomba idem.
Quando comprei o Niva 95, passei este conjunto para ele. Mas o reservatório universal me pareceu pequeno, e resolvi inventar, furando a lateral do reservatório original grande (o que tem duas bombas) e instalando a bomba que estava no reservatório universal (não há necessidade de suporte, a bomba é encaixada sob certa pressão). Para isto, eu tive que tirar deste reservatório o anel de vedação que fica no furo onde vai a bomba, e instalar este anel no reservatório russo, para que a água não vazasse.
Portanto, se você quiser instalar a bomba no reservatório original (grande), vai ter que comprar um reservatório universal (é baratinho!) e "roubar" dele o anel de vedação, ou então vai precisar encontrar, em alguma casa de borrachas, um similar.
Infelizmente, não tenho fotos e, como não tenho câmera digital, fica difícil providenciar uma foto. Mas podemos nos encontrar, um dia desses, para que eu mostre o serviço.
[ ]s
Fiz algo parecido, mas usei a bomba do ka (com certeza outras sao assim tb) que tem a entrada na lateral, ao invés de em baixo como as normais... além disso a entrada é bem mais larga (o que faz ficar mais firme) e comprei o anel de vedação na msm autopeças....
Ola
Eu uso o reservatório universal com motor de duas saidas... mas falta liga o esguicho traseiro... funciona bem com o esguicho do Fusca Duplo
e instalar essas bombas de Ka, com entrada lateral? :pensativo:
Independente disso (e/ou além disso :mrgreen: ), a fim de garantir "alta pressão", é viável instalar três bombas:
Uma para o esguicho traseiro e as outras duas, uma para cada "brucutu" triplo dianteiro? :pensativo:
O NIVAder tá sem reservatório, e há algum tempo eu venho pensando em uma solução legal... :lol:
[]'s
Luciano, é possível instalar duas bombas no reservatório grande (aquele do lado direito do carro), fazendo 2 furos no mesmo e puxando uma "extensão"dos fios originais. Já a instalação de duas bombas em um reservatório "universal" fica difícil, pois ele já tem um lugar específico para a instalação da bomba. Assim, seria necessário fazer um segundo furo, em outro lugar. Além disso, o reservatório ficaria pequeno para tanta vazão de água. A opção seria encontrar um reservatório grande e que seja projetado para o uso de duas bombas.
Entretanto, posso atestar, por experiência própria, que uma bomba é suficiente para dar bastante pressão para os dois brucutus triplos do Uno que tenho instalados em meu Niva.
[ ]s