Errado, Edson.
Existe dois tipos de tração 4x4, full time e part time. Na verdade tem mais alguns, com acoplamento viscoso (tipo Ecosport), mas não vem ao caso...
Full time - tração integral - Niva, Land Rover. Como o nome diz, o carro fica SEMPRE com tração nas quatro rodas, digo, nos dois eixos.
Existe um diferencial central que equaliza as forças quando o carro faz curvas (a roda dianteira de dentro da curva vai girar menos que a roda traseira de fora, por exemplo). Sem este diferencial central a diferença de rotações pode quebrar a caixa de transferência, pois um eixo vai girar mais que o outro...
Part time - Jeep, Suzuki, Engesa, Troller, etc....Estes não tem diferencial central, apenas uma caixa de transferência acoplada a caixa de marchas p/ enviar o giro pros dois diferenciais.
Em terrenos com tração (asfalto, terra seca) anda-se 4x2 (somente tração traseira), com a tração desligada e rodas livres idem. Quando tem-se pouca tração no terreno (lama, areia, cascalho solto) engata-se a tração e liga-se a roda livre (se não for automática) assim o veículo passa a ter tração 4x4. Como não tem diferencial central toda diferença de rotação entre o eixo dianteiro e o traseiro tem que ser compensada pela roda (patinando), por isso não pode usar em terrenos em que as rodas não patinem.
Para um jipe full time tracionar igual a um part time, só bloqueando o diferencial central, assim o diferencial dianteiro vai girar igual ao traseiro.
O prejuízo as caixas de marchas, transferência e diferencial central é o mesmo p/ jipes full e part time se rodarem em superfícies com tração, vai quebrar alguma coisa.
Quanto a dúvida inicial do colega se pode bloquear pra andar em estradão de terra: pode desde que o piso deixe as rodas patinarem p/ compensar o diferencial travado. Em suma, deixe desbloqueado... Mas se aparecer uma subida lisa, atoleiro, areião, engate o blolqueio ANTES da encrenca, tendo certeza de irá encarar o desafio com máxima tração (e nestes casos você terá certeza que a roda vai patinar e compensar o diferencial travado).
Esta é uma dúvida muito comum, ainda mais que alguns confundem o bloqueio de diferencial do Niva com os bloqueios de diferencial p/ Jeeps, Zukis, Troller, etc... Estes são bloqueios no mesmo eixo, na bolota do diferencial, e quando uma roda (traseira ou dianteira, depende do eixo em que está o bloqueio) patina a outra roda (do mesmo eixo) gira junto. Mas isto é papo pra outro tópico...
Existe dois tipos de tração 4x4, full time e part time. Na verdade tem mais alguns, com acoplamento viscoso (tipo Ecosport), mas não vem ao caso...
Full time - tração integral - Niva, Land Rover. Como o nome diz, o carro fica SEMPRE com tração nas quatro rodas, digo, nos dois eixos.
Existe um diferencial central que equaliza as forças quando o carro faz curvas (a roda dianteira de dentro da curva vai girar menos que a roda traseira de fora, por exemplo). Sem este diferencial central a diferença de rotações pode quebrar a caixa de transferência, pois um eixo vai girar mais que o outro...
Part time - Jeep, Suzuki, Engesa, Troller, etc....Estes não tem diferencial central, apenas uma caixa de transferência acoplada a caixa de marchas p/ enviar o giro pros dois diferenciais.
Em terrenos com tração (asfalto, terra seca) anda-se 4x2 (somente tração traseira), com a tração desligada e rodas livres idem. Quando tem-se pouca tração no terreno (lama, areia, cascalho solto) engata-se a tração e liga-se a roda livre (se não for automática) assim o veículo passa a ter tração 4x4. Como não tem diferencial central toda diferença de rotação entre o eixo dianteiro e o traseiro tem que ser compensada pela roda (patinando), por isso não pode usar em terrenos em que as rodas não patinem.
Para um jipe full time tracionar igual a um part time, só bloqueando o diferencial central, assim o diferencial dianteiro vai girar igual ao traseiro.
O prejuízo as caixas de marchas, transferência e diferencial central é o mesmo p/ jipes full e part time se rodarem em superfícies com tração, vai quebrar alguma coisa.
Quanto a dúvida inicial do colega se pode bloquear pra andar em estradão de terra: pode desde que o piso deixe as rodas patinarem p/ compensar o diferencial travado. Em suma, deixe desbloqueado... Mas se aparecer uma subida lisa, atoleiro, areião, engate o blolqueio ANTES da encrenca, tendo certeza de irá encarar o desafio com máxima tração (e nestes casos você terá certeza que a roda vai patinar e compensar o diferencial travado).
Esta é uma dúvida muito comum, ainda mais que alguns confundem o bloqueio de diferencial do Niva com os bloqueios de diferencial p/ Jeeps, Zukis, Troller, etc... Estes são bloqueios no mesmo eixo, na bolota do diferencial, e quando uma roda (traseira ou dianteira, depende do eixo em que está o bloqueio) patina a outra roda (do mesmo eixo) gira junto. Mas isto é papo pra outro tópico...
abraços
Astor