x
Convex Datacenter
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 49

Boa noite, pessoal. Meu nome é francisco e, acabei de comprar um niva 95 que, por enquanto, está em manutenção. Quando começar a brincadeira, vou precisar de todos para dicas OK !!!
    Um abraço a todos e até breve !!!

Usuário Avatar de Astor Dias de Andrade
    Entrada
    02/11/2005
    Local
    Campinas SP/SP
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Otávio Luiz Ver Post
    Errado, Edson.
    Existe dois tipos de tração 4x4, full time e part time. Na verdade tem mais alguns, com acoplamento viscoso (tipo Ecosport), mas não vem ao caso...
    Full time - tração integral - Niva, Land Rover. Como o nome diz, o carro fica SEMPRE com tração nas quatro rodas, digo, nos dois eixos.
    Existe um diferencial central que equaliza as forças quando o carro faz curvas (a roda dianteira de dentro da curva vai girar menos que a roda traseira de fora, por exemplo). Sem este diferencial central a diferença de rotações pode quebrar a caixa de transferência, pois um eixo vai girar mais que o outro...
    Part time - Jeep, Suzuki, Engesa, Troller, etc....Estes não tem diferencial central, apenas uma caixa de transferência acoplada a caixa de marchas p/ enviar o giro pros dois diferenciais.
    Em terrenos com tração (asfalto, terra seca) anda-se 4x2 (somente tração traseira), com a tração desligada e rodas livres idem. Quando tem-se pouca tração no terreno (lama, areia, cascalho solto) engata-se a tração e liga-se a roda livre (se não for automática) assim o veículo passa a ter tração 4x4. Como não tem diferencial central toda diferença de rotação entre o eixo dianteiro e o traseiro tem que ser compensada pela roda (patinando), por isso não pode usar em terrenos em que as rodas não patinem.
    Para um jipe full time tracionar igual a um part time, só bloqueando o diferencial central, assim o diferencial dianteiro vai girar igual ao traseiro.
    O prejuízo as caixas de marchas, transferência e diferencial central é o mesmo p/ jipes full e part time se rodarem em superfícies com tração, vai quebrar alguma coisa.
    Quanto a dúvida inicial do colega se pode bloquear pra andar em estradão de terra: pode desde que o piso deixe as rodas patinarem p/ compensar o diferencial travado. Em suma, deixe desbloqueado... Mas se aparecer uma subida lisa, atoleiro, areião, engate o blolqueio ANTES da encrenca, tendo certeza de irá encarar o desafio com máxima tração (e nestes casos você terá certeza que a roda vai patinar e compensar o diferencial travado).
    Esta é uma dúvida muito comum, ainda mais que alguns confundem o bloqueio de diferencial do Niva com os bloqueios de diferencial p/ Jeeps, Zukis, Troller, etc... Estes são bloqueios no mesmo eixo, na bolota do diferencial, e quando uma roda (traseira ou dianteira, depende do eixo em que está o bloqueio) patina a outra roda (do mesmo eixo) gira junto. Mas isto é papo pra outro tópico...
    legal, Otavio, conseguiu didaticamente dizer o que eu queria no meu pitaco!
    abraços
    Astor

Usuário
    Entrada
    04/03/2006
    Local
    Ribeirao Preto/SP
    Cavalcante,

vc está certo... a CT do niva é realmente muito boa, mas não são poucos os casos onde ela trava o bloqueio ou acaba moída em usos extremos (já vi muita capa seca arrebentada lá no Albino)...

Mas uma coisa é certa tanto para Lands quanto para o Niva... Só o fato de ter uma peça a mais como o DIFERENCIAL CENTRAL, já é algo A MAIS PRA QUEBRAR...

não que isso vá acontecer, mas de uma coisa eu tenho certeza: O MEU SAMURAI NÃO VAI QUEBRAR O DIFERENCIAL CENTRAL NUNCA!!! afinal, ele não possui um...

[]´s
    Fio (proprietario de um Niva 91 que nunca quebrou o bloqueio)

Se vc ta fora da estrada, de qq tipo, vc está 4x4 pq o niva é assim pra isso...se for descer um morro com pedra solta ou barro, ou subir, pare, engate bloqueio e continue.

Eu na trilha engato e desengato ocm frequencia, assim como uso a reduzida. O niva tem a alavanc dentro pra isso! Qdo chego no atoleiro engato, qdo pego um trecho sem necessidade, só estrada, desengato...anda melhor e nao força nada.

O ponto é esse. Vc engata o 4x4 qdo precisar, ja que o niva já tem trçao por igual, no barro vc vai sentir pouca diferenca, a nao ser numa coisa mais sinistra...

E pé no bucho!

Usuário Avatar de RAR
    Entrada
    14/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Errado, Edson.
    Existe dois tipos de tração 4x4, full time e part time. Na verdade tem mais alguns, com acoplamento viscoso (tipo Ecosport), mas não vem ao caso...
    Full time - tração integral - Niva, Land Rover. Como o nome diz, o carro fica SEMPRE com tração nas quatro rodas, digo, nos dois eixos.
    Existe um diferencial central que equaliza as forças quando o carro faz curvas (a roda dianteira de dentro da curva vai girar menos que a roda traseira de fora, por exemplo). Sem este diferencial central a diferença de rotações pode quebrar a caixa de transferência, pois um eixo vai girar mais que o outro...
    Part time - Jeep, Suzuki, Engesa, Troller, etc....Estes não tem diferencial central, apenas uma caixa de transferência acoplada a caixa de marchas p/ enviar o giro pros dois diferenciais.
    Em terrenos com tração (asfalto, terra seca) anda-se 4x2 (somente tração traseira), com a tração desligada e rodas livres idem. Quando tem-se pouca tração no terreno (lama, areia, cascalho solto) engata-se a tração e liga-se a roda livre (se não for automática) assim o veículo passa a ter tração 4x4. Como não tem diferencial central toda diferença de rotação entre o eixo dianteiro e o traseiro tem que ser compensada pela roda (patinando), por isso não pode usar em terrenos em que as rodas não patinem.
    Para um jipe full time tracionar igual a um part time, só bloqueando o diferencial central, assim o diferencial dianteiro vai girar igual ao traseiro.
    O prejuízo as caixas de marchas, transferência e diferencial central é o mesmo p/ jipes full e part time se rodarem em superfícies com tração, vai quebrar alguma coisa.
    Quanto a dúvida inicial do colega se pode bloquear pra andar em estradão de terra: pode desde que o piso deixe as rodas patinarem p/ compensar o diferencial travado. Em suma, deixe desbloqueado... Mas se aparecer uma subida lisa, atoleiro, areião, engate o blolqueio ANTES da encrenca, tendo certeza de irá encarar o desafio com máxima tração (e nestes casos você terá certeza que a roda vai patinar e compensar o diferencial travado).
    Esta é uma dúvida muito comum, ainda mais que alguns confundem o bloqueio de diferencial do Niva com os bloqueios de diferencial p/ Jeeps, Zukis, Troller, etc... Estes são bloqueios no mesmo eixo, na bolota do diferencial, e quando uma roda (traseira ou dianteira, depende do eixo em que está o bloqueio) patina a outra roda (do mesmo eixo) gira junto. Mas isto é papo pra outro tópico...
    Otávio,
    Cê acertou em quase tudo, menos nos Jeep's YJ, XJ, ZJ e etc.
    Sdçs,

Citação Postado originalmente por RAR Ver Post
    Otávio,
    Cê acertou em quase tudo, menos nos Jeep's YJ, XJ, ZJ e etc.
    Sdçs,
    Pois é, como não conheço muito não quis falar. Estive lendo um tópico criado pelo Leo sobre as YJ, XJ e ZJ e ele explica tudo lá. Achei show as XJ com tração full, part time high e low...... vou procurar o tópico e depois posto aqui.
    Fio, seu Samurai nunca vai quebrar o dif. central, mas meu Niva nunca vai ter a roda livre arrancada numa pedra, nem a T-case quebrada... cada viatura com seus prós e contras...
    Edit:Tá aqui o tópico:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=32388
    Eu sei, num tem nada a ver com bloqueio do Niva, mas conhecimento nunca é demais e não ocupa espaço...
    4X4 Brasil Razão: incluir link...

Valeu pela aula pessoal! Eu não sabia como funcionava os Suzukis... pensei que fosse algo acionado automaticamente conforme a necessidade do terreno... O bloqueio já me salvou de várias situações, sendo que uma delas foi qdo uma das rodas ficou num buraco e a outra suspensa... engatei reduzida e não saiu de jeito nenhum... aí engatei o bloqueio com a reduzida e blz!!! Mas o mais legal foi ver o russinho subindo uma rampa bem íngreme, em terreno pedregoso... engatei reduzida e parou no meio... tentei uma segunda vez e mesma coisa... na terceira tentativa engatei o bloqueio com a reduzida e blz!!! Subiu tranquilo uma rampa de quase 10 metros de altura e inclinação de quase 60°. Atoleiro tb nunca tive dificuldades, mas nunca encarei algo muito radical. Areia, então, moleza! Não fosse o bloqueio, estaria rebocando o Niva com um trator.

Usuário
    Entrada
    04/03/2006
    Local
    Ribeirao Preto/SP
    Otavio,

rodas livres são realmente um problema quando são automáticas, mas na maioria dos jipes mais bravos elas são manuais (mais baratas e dificilmente quebram)... nunca ouvi dizer que elas poderiam ser arrancadas assim...

e t-cases geralmente duram toda a vida útil do carro, desde que vc mantenha o mínimo de manuntenção e não ultrapasse seus limites... assim como o Niva

abraços
    fio

Fio, já vi mais de uma roda livre ser arrancada em trilha, não é tão incomum não. Geralmente em atoleiros que escondem pedras no lado, a viatura escorrega no facão e pega bem na roda livre... bau-bau...
    Veja bem, não estou dizendo que esta ou aquela viatura é melhor, apenas que cada uma vai ter seus prós e contras. Como já disse em outros tópicos, pra mim a melhor viatura que existe é aquela que esta na minha garagem e no meu nome.
    Mais um exemplo, ligar o carro com a mão esquerda é ruim? Pra mim não, que sou canhoto...

Ruim é vc se acostumar a ligar com a mão esquerda e qdo pega um carro normal vc repete o procedimento e todos que estiverem no carro vão pensar que vc é louco... hehehe!!! No serviço eu vivo fazendo isso... rsrsrs...

Uma dúvida!

Pois é, como não conheço muito não quis falar. Estive lendo um tópico criado pelo Leo sobre as YJ, XJ e ZJ e ele explica tudo lá. Achei show as XJ com tração full, part time high e low...... vou procurar o tópico e depois posto aqui.
    Fio, seu Samurai nunca vai quebrar o dif. central, mas meu Niva nunca vai ter a roda livre arrancada numa pedra, nem a T-case quebrada... cada viatura com seus prós e contras...
    Edit:Tá aqui o tópico:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=32388
    Eu sei, num tem nada a ver com bloqueio do Niva, mas conhecimento nunca é demais e não ocupa espaço...
    Desculpe a ignorância, mas porque o seu niva nunca vai ter a t-case quebrada?
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

Porque não tem.
    O Niva tem a caixa de marchas acoplada pelo bolachão ou homoicinética ao diferencial central, e deste sai os cardãs p/ os dif. dianteiro e traseiro.
    Já nos jipes part time a caixa de marchas está ligada a uma caixa de transferência, daonde saem os cardãs.
    Pode-se dizer que troca-se apenas o nome dos "equipamentos", mas a maior diferença entre elas é que no Niva a caixa de transferência funciona como um diferencial, nos part time não. Por isso eles não podem andar 4x4 no asfalto, por exemplo...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem