x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 49

Hybrid View

Usar ou não o bloqueio do Niva

Amigos, gostaria aqui de tentar esclarecer uma questão, quando estou na terra ou areia sem estar atolado, ou seja rodando normalmente, devo ou não andar com o carro bloqueado?
    Quando comprei meu niva, tanto o proprietário quanto o mecanico que revisou e cuida dele me falaram para nunca usar o bloqueio a não ser em condições de extrema necessidade, no entanto fiz recentemente uma viagem com outro 8 carros diferentes, entre lands, l200 e etc... e todos eles ao entrar na estrada de terra já ligavam o bloqueio, andavam o tempo todo bloqueados na terra, então me pergunto posso usar o bloqueio o tempo todo na terra ou não e porque?

Abraço a todos,

Luiz Kristophor

O bloqueio SOMENTE deve ser utilizado em linha reta, pois como o próprio nome denuncia, ele bloqueia o ação do diferencial, ou seja o diferencial não irá mais compensar a diferença de giro das rodas numa curva. Assim sendo, a roda do lado de "dentro" da curva irá girar o mesmo n° de voltas que a roda do lado externo da curva em suma, isto irá "moer" as engrenagens internas do diferencial, caso vc esterçe o volante

Os caras que utilizaram o bloqueio provavelmente o fizeram apenas em linha reta, OU por estarem rodando em terreno de BAIXA ADERENCIA (lama), neste tipo de terreno a baixa aderencia do piso PODE EVENTUALMENTE até evitar que esse dano ocorra aos componentes internos do diferencial devido `as carcterísticas do terreno em questão, MAS vc arriscaria a fazer este teste em seu niva?

Pelo sim, pelo não EU NAO viro o volante com o bloqueio acionado mesmo estando na lama

Então amigo, o que sempre ouvi falar e o que todo dono de niva fala, foi exatamente o que você disse, no entanto fiz uma viagem onde estavam 02 Land, 01 Toyota e 02 L200, sendo que quatro das pessoas eram extremamente experietes no assunto, um mecânico e os outros eram os proprietários da empresa que organizou o evento, pessoas que fazem pelo menos 04 expedições por ano, e realmente eles ligavam o bloqueio assim que entravam na terra, andavam o tempo todo bloqueados, do começo ao fim da estrada de terra, cheguei até a questionar um deles e me disseram que em terrenos soltos não havia problemas em andar bloqueado o tempo todo e que pelo contrário era bom pois poupava o diferencial de tanto trabalho ( o que se pensarmos faz sentido pois em terreno muito solto o diferencial acaba trabalhando demais para compensar os desgarramentos), então fiquei me perguntado, será que no Niva não é bom fazer isso por algum motivo em especial, pois todas as pessoas que estavam com carros de outras marcas, citados assima, tambem andavam bloqueados. Será que por algum motivo ou tipo de projeto não é bom andar com o Niva bloqueado? Estou me referindo a areia e estradas de terra com cascalho solto, claro que em solo com grande aderencia mesmo que não seja asfalto não devemos ligar o bloqueio.

Abs, Luiz Kristophor

Usuário Avatar de RAR
    Entrada
    14/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 0
    Luiz,
    Você está absolutamente certo. O uso do bloqueio deve ser feito em piso de pouca aderência. A areia e a terra com cascalho são pisos de pouca aderência. Ao se entrar numa trilha se deve acioná-la preventivamente, porque não sabes o que vais encontrar pela frente. Mas se deve procurar usar o bom senso, numa estrada de terra que sabes não tenha nenhuma dificuldade, pra que usar!
    Sdçs,

Usuário Avatar de Astor Dias de Andrade
    Entrada
    02/11/2005
    Local
    Campinas SP/SP
    Citação Postado originalmente por Luiz Kristophor Ver Post
    Então amigo, o que sempre ouvi falar e o que todo dono de niva fala, foi exatamente o que você disse, no entanto fiz uma viagem onde estavam 02 Land, 01 Toyota e 02 L200, sendo que quatro das pessoas eram extremamente experietes no assunto, um mecânico e os outros eram os proprietários da empresa que organizou o evento, pessoas que fazem pelo menos 04 expedições por ano, e realmente eles ligavam o bloqueio assim que entravam na terra, andavam o tempo todo bloqueados, do começo ao fim da estrada de terra, cheguei até a questionar um deles e me disseram que em terrenos soltos não havia problemas em andar bloqueado o tempo todo e que pelo contrário era bom pois poupava o diferencial de tanto trabalho ( o que se pensarmos faz sentido pois em terreno muito solto o diferencial acaba trabalhando demais para compensar os desgarramentos), então fiquei me perguntado, será que no Niva não é bom fazer isso por algum motivo em especial, pois todas as pessoas que estavam com carros de outras marcas, citados assima, tambem andavam bloqueados. Será que por algum motivo ou tipo de projeto não é bom andar com o Niva bloqueado? Estou me referindo a areia e estradas de terra com cascalho solto, claro que em solo com grande aderencia mesmo que não seja asfalto não devemos ligar o bloqueio.

Abs, Luiz Kristophor
    Lendo as mensagens anteriores, fiquei com a impressão de que os bloqueios citados são coisas diferentes: por exemplo, das viaturas enumeradas, só as lands tem bloqueio do diferencial central, as demais, L200 e Band, não tem isso não. A não ser que tenham bloqueio instalado nos diferenciais traseiros e dianteiros, o que é outra coisa diferente de bloqueio de diferencial central.

Quando o Luiz informa que todo o pessoal anda bloqueado, poderia ser na verdade com a tração 4x4 ligada, o que é outra coisa diferente de bloqueio de diferencial.

Enfim, nos Nivas não se deve ficar usando bloqueio (do diferencial central), que bloqueia as diferenças de rotação dos diferenciais dianteiro e traseiro, sem contudo travar as diferenças de rotação das rodas de cada eixo, que seria função dos bloqueios de diferencial (traseiro ou dianteiro), como eu dizia, não se deve ficar usando bloqueio em terrenos mais firmes, como todo mundo concorda, sob pena de desgastes e até quebras.

então, com a palavra os mais experts.

Abraços
    Astor

Usuário Avatar de ANDRÉHUFF
    Entrada
    25/08/2007
    Local
    Indaiatuba/SP
    Agradecimento: 1
    Ola , vamos por partes, os carros citados, lands, toyotas, L-200, e niva tem sistemas de tração diferentes, porem Nivas e lands, quando acionado o bloqueio do diferencial central tem o mesmo funcionamento de quando se engatam o 4x4 e trava-se as rodas livres das toyotas e L-200, ou seja, transmitem 50% do torque para cada eixo, fazendo assim que os dois eixos em qualquer um dos 4 veiculos citados girem a mesma velocidade, lembrando que cada eixo desses 4 carros possui um diferencial que continuara compensando a diferença de velocidade nas rodas do mesmo eixo, portanto por que não devemos usar a tração assim em terrenos que tenham alto poder de tração?? Justamente para evitarmos forçar demais esses dois diferencias dos eixos, lembrem que em uma situação de curva cada eixo tende a ter velocidades diferentes o que pode acarretar num acumulo de forças em determinada roda, podendo assim causar uma quebra em algum componente mecanico da mesma, muito comum nos nivas causar a quebra de uma hoomocinetica que ja esteja um pouco comprometida, por isso na situação descrita o que vale é sempre o bom senso, se bloquear o niva nessa situação lembre que ao fazer uma curva em terreno que tenha bom poder de tração deveremos momentaneamente, durante a situação de esterço, desbloquear o diferencial central, para não ocorrer nenhuma quebra, inté.

Usuário Avatar de anjosmarco
    Entrada
    18/07/2006

Uso do bloqueio

Olá,

O bloqueio do Niva, como diz no manual ou na plaquinha do console central, é para ser usado somente em baixa velocidade e em falta de traçao. Lembrando que o Niva tem bloqueio central, ou seja, com o bloqueio ligado, a caixa central manda força igual para o eixo dianteiro e para o traseiro.
    Portanto, mesmo bloqueado, se um Niva perder a tração de uma roda dianteira e de outra roda traseira, ao mesmo tempo, ele ficará atolado.
    Tenho um Niva há 11 anos, fazendo viagens, trilhas e passeios e nunca tive problemas com o uso do bloqueio, que considero um recurso fundamental. Sugiro apenas o seu uso para terronos arenosos, travessia de rios, subidas/decidas íngremes ou escorregadias, sendo que o bloqueio deverá ser ligado antes de transpor o obstáculo e desligado logo depois de vencer o obstáculo, mantendo velocidade baixa.
    O Niva é um 4X4 integral e em estradas de terra normal, mesmo cascalhada ou escorregadia, não necessida de andar bloqueado, devido à alta velocidade. Portanto, andar bloqueado não danifica a mecânica do Niva, desde que obedecidas as recomendações descritas.
    O uso do bloqueio no asfalto ou em piso com boa aderência, somado a velocidades elevadas, tornará o veículo meio ruim para fazer curvas fechadas, no mais, nunca ouvi falar que quebra. Mas deve desgastar, pois não foi feito para isso.
    No uso em trilhas, apenas deverá ter cuidado para não elevar muito o giro, pois bloqueado e reduzido, as pontas dos eixos recebem muita força e podem quebrar em situações de trancos extremos. Isso, eu já vi acontecer nas trilhas. Espero ter ajudado.

Marco Aurélio

Usuário
    Entrada
    04/03/2006
    Local
    Ribeirao Preto/SP
    moçada,

é impressão minha ou tá todo mundo com preguiça de pensar no mais simples?

O bloqueio do Niva faz UMA UNICA COISA: deixa o russo igual a todos os outros 4x4 quando estes estão traçados! Quando engato o 4x4 do meu Samurai por exemplo, ele fica exatamente igual ao Niva quando bloqueado... nada mais que isso...

A diferença é que esse diferencial central do Niva não é assim uma brastemp, e ele pode sim travar por um uso muito extremo por exemplo... mas aí é outra historia...

[]´s

Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Agradecimento: 1
    Fio, é bem por aí.
    Mas mesmo assim, todos os manuais de carros 4x4 parcial que vi até hoje recomendam o "uso da tração 4x4 somente em terrenos de baixa tração e em baixa velocidade", exatamente como o manual do Niva manda usar o bloqueio central.
    Porquê? Porque como não há efeito diferencial, toda a diferença de rotação entre eixos causada pelo terreno terá de ser absorvida pela caixa, e aí... Isso independente da transferência ser ou não uma Brastemp.

Aliás, INMHO, a caixa de transferência do Niva é a única coisa que REALMENTE presta no russinho...

Pessoal, os sistemas dos Suzukis não são autoblocantes? Mesmo que vc engate 4x4, o bloqueio só funcionará qdo assim o terreno exigir, ou seja, o bloqueio dos Suzukis funcionam de forma automática conforme o tipo de terreno. Não é isso? Já no caso do Niva, o sistema de bloqueio é manual, isto é, vc tem que ter o bom senso ou a experiência de engatar o bloqueio qdo realmente houver necessidade. Essa é a diferença entre Niva para os demais 4x4, certo?

Usuário Avatar de NATANIVA
    Entrada
    11/09/2011
    Pessoal eu tive que andar 3,5 km com bloquei ativado do meu niva no asfalto pois a alavanca havia travado e eu nao conseguia trocar de posição, recem comprei o niva , sera que vai me causar algum dano mais grave ???

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem