Boa noite, pessoal. Meu nome é francisco e, acabei de comprar um niva 95 que, por enquanto, está em manutenção. Quando começar a brincadeira, vou precisar de todos para dicas OK !!!
Um abraço a todos e até breve !!!
Versão Imprimível
Boa noite, pessoal. Meu nome é francisco e, acabei de comprar um niva 95 que, por enquanto, está em manutenção. Quando começar a brincadeira, vou precisar de todos para dicas OK !!!
Um abraço a todos e até breve !!!
Cavalcante,
vc está certo... a CT do niva é realmente muito boa, mas não são poucos os casos onde ela trava o bloqueio ou acaba moída em usos extremos (já vi muita capa seca arrebentada lá no Albino)...
Mas uma coisa é certa tanto para Lands quanto para o Niva... Só o fato de ter uma peça a mais como o DIFERENCIAL CENTRAL, já é algo A MAIS PRA QUEBRAR...
não que isso vá acontecer, mas de uma coisa eu tenho certeza: O MEU SAMURAI NÃO VAI QUEBRAR O DIFERENCIAL CENTRAL NUNCA!!! afinal, ele não possui um...
[]´s
Fio (proprietario de um Niva 91 que nunca quebrou o bloqueio)
Se vc ta fora da estrada, de qq tipo, vc está 4x4 pq o niva é assim pra isso...se for descer um morro com pedra solta ou barro, ou subir, pare, engate bloqueio e continue.
Eu na trilha engato e desengato ocm frequencia, assim como uso a reduzida. O niva tem a alavanc dentro pra isso! Qdo chego no atoleiro engato, qdo pego um trecho sem necessidade, só estrada, desengato...anda melhor e nao força nada.
O ponto é esse. Vc engata o 4x4 qdo precisar, ja que o niva já tem trçao por igual, no barro vc vai sentir pouca diferenca, a nao ser numa coisa mais sinistra...
E pé no bucho!
Pois é, como não conheço muito não quis falar. Estive lendo um tópico criado pelo Leo sobre as YJ, XJ e ZJ e ele explica tudo lá. Achei show as XJ com tração full, part time high e low...:palmas:... vou procurar o tópico e depois posto aqui.
Fio, seu Samurai nunca vai quebrar o dif. central, mas meu Niva nunca vai ter a roda livre arrancada numa pedra, nem a T-case quebrada... cada viatura com seus prós e contras...:concordo:
Edit:Tá aqui o tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=32388
Eu sei, num tem nada a ver com bloqueio do Niva, mas conhecimento nunca é demais e não ocupa espaço...
Valeu pela aula pessoal! Eu não sabia como funcionava os Suzukis... pensei que fosse algo acionado automaticamente conforme a necessidade do terreno... O bloqueio já me salvou de várias situações, sendo que uma delas foi qdo uma das rodas ficou num buraco e a outra suspensa... engatei reduzida e não saiu de jeito nenhum... aí engatei o bloqueio com a reduzida e blz!!! Mas o mais legal foi ver o russinho subindo uma rampa bem íngreme, em terreno pedregoso... engatei reduzida e parou no meio... tentei uma segunda vez e mesma coisa... na terceira tentativa engatei o bloqueio com a reduzida e blz!!! Subiu tranquilo uma rampa de quase 10 metros de altura e inclinação de quase 60°. Atoleiro tb nunca tive dificuldades, mas nunca encarei algo muito radical. Areia, então, moleza! Não fosse o bloqueio, estaria rebocando o Niva com um trator.
Otavio,
rodas livres são realmente um problema quando são automáticas, mas na maioria dos jipes mais bravos elas são manuais (mais baratas e dificilmente quebram)... nunca ouvi dizer que elas poderiam ser arrancadas assim...
e t-cases geralmente duram toda a vida útil do carro, desde que vc mantenha o mínimo de manuntenção e não ultrapasse seus limites... assim como o Niva
abraços
fio
Fio, já vi mais de uma roda livre ser arrancada em trilha, não é tão incomum não. Geralmente em atoleiros que escondem pedras no lado, a viatura escorrega no facão e pega bem na roda livre... bau-bau...:putz:
Veja bem, não estou dizendo que esta ou aquela viatura é melhor, apenas que cada uma vai ter seus prós e contras. Como já disse em outros tópicos, pra mim a melhor viatura que existe é aquela que esta na minha garagem e no meu nome.
Mais um exemplo, ligar o carro com a mão esquerda é ruim? Pra mim não, que sou canhoto...:mrgreen:
Ruim é vc se acostumar a ligar com a mão esquerda e qdo pega um carro normal vc repete o procedimento e todos que estiverem no carro vão pensar que vc é louco... hehehe!!! No serviço eu vivo fazendo isso... rsrsrs...
Porque não tem.
O Niva tem a caixa de marchas acoplada pelo bolachão ou homoicinética ao diferencial central, e deste sai os cardãs p/ os dif. dianteiro e traseiro.
Já nos jipes part time a caixa de marchas está ligada a uma caixa de transferência, daonde saem os cardãs.
Pode-se dizer que troca-se apenas o nome dos "equipamentos", mas a maior diferença entre elas é que no Niva a caixa de transferência funciona como um diferencial, nos part time não. Por isso eles não podem andar 4x4 no asfalto, por exemplo...