x
Convex Datacenter
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 54
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
    Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Agradecimentos: 3

Roberto não está brincando em serviço, é isso aí!
    Hoje minha mulher foi sair com o jipe e percebeu um barulho na roda dianteira esquerda e empurrando a roda com o pé percebeu que tinha uma folga além do normal. Usamos o jipe diariamente, e rodamos uma média de 2000 Km mensalmente com ele. Verificamos que os dois parafusos que seguram a balança superior estavam frouxos e quando tentei apertá-los descobri que estavam espanados! Mais uma! Como tenho um Niva desmontado no porão, achei dois para fusos iguais e troquei com porca e tudo. Minha gente, acho que esses parafusos que seguram as balanças (inferior e superior) devem ser trocados, já que trabalham em regime extremo há 15 anos. Já troquei os de baixo (um quebrou como viram) e agora estou trocando os de cima.
    4X4 Brasil

Citação Postado originalmente por robertofs Ver Post
    Muito válido esse tópico.

Bom, depois do susto, identificamos a causa. O tirando inferior esquerdo do diferencial quebrou na conexão dianteira, e ao bater no asfalto o mesmo foi calçado, fazendo com que o diferencial fosse girado para trás, quebrando outros tirantes, flange do diferencial, planetárias barra panhard.

Seguem algumas fotos.

[]'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.
    Para evitar isto,sugiro colocar uma, cinta ou uma corrente como é usada no cardã dos caminhoes,que evita que o cardã araste no chão,no caso de uma quebra.
    [ ] s
    Peter

Cool

Concordo plenamento com o que foi exposto sobre manutenção preventiva, porém, uma coisa é manutenção preventiva, e outra é uma peça qualidade ou engenharia duvidosa.

Se observarmos a parte da conexão do tirante que não se quebrou, fica evidente como o tirante é soldado à conexão. Se o tirante fosse sempre comprimido, creio que não haveria problemas, mas havendo tração os pontos de conexão entre o tirante e a conexão se tornam mais frágeis, pois a área de contato do tirante com a conexão é pequena, podendo ser ainda mais fragilizada pela probabilidade de haver oxidação dos pontos de contato pelo vão existente em função da ausência de um cordão de solda que fecharia o contato na parte mais interna, a exemplo da parte mais externa.

Posto isso, não confiamos mais nessa peça original.

[]'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.
    Verdade, num caso desse, qual a manutenção preventiva a ser realizada
    Cortar o tubo pra verificar o estado interno Não né Mas tem uma coisa ai que agravou o problema A peça foi cromada né E cromo artistico é realizado em banho de imersão em solução ácida, o ácido penetrou no tubo e enfraqueceu a peça de dentro para fora !
    Uma coisa pra se pensar

Certamente, Cangaceiro Flugêncio!

É por isso que já estamos futricando outras peças.

[]'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.
    OPA Fazer a peça sólida não vai resolver o problema, alias tá tudo errado !!!
    Uma peças sólida só vai ter a mesma resistençia a flexão de um tubo se for feita em 8550 e tratado termicamente
    Nem mesmo os caras da Pirate4x4 fazem tirantes sólidos !!!!

Acho que estão no caminho errado, e pra caramba, muito pesado

pera ai que eu vou procurar umamatéria sobre confecção de tirantes

Galinaceo desprovido de visao

A muito que vinha pensando em mandar fazer uma peca dessa solida mas outras prioridades entraram... qual o problema ?

Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por alexandre roveri Ver Post
    Mas tem uma coisa ai que agravou o problema A peça foi cromada né E cromo artistico é realizado em banho de imersão em solução ácida, o ácido penetrou no tubo e enfraqueceu a peça de dentro para fora !
    Uma coisa pra se pensar
    A peça foi cromada sim, mas não apostaria minhas fichas nessa hipótese. Como falei, o tirante sendo submetido a tração apenas uma pequena área de contato entre o tubo do tirante e o olhal. Como há aquele pequeno vão entre as peças, fica evidente que houve oxidação. O banho químico dado a peça teria limpado aquela região, e ainda, possivelmente, ela estaria também cromada. No entanto, não está.

[]'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.

A peça foi cromada sim, mas não apostaria minhas fichas nessa hipótese. Como falei, o tirante sendo submetido a tração apenas uma pequena área de contato entre o tubo do tirante e o olhal. Como há aquele pequeno vão entre as peças, fica evidente que houve oxidação. O banho químico dado a peça teria limpado aquela região, e ainda, possivelmente, ela estaria também cromada. No entanto, não está.

[]'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.
    Tamo falando a mema coisa !!! Apenas acho que a cromagem pode ter acelerado o processo !
    O problema mesmo é o furo na soldagem, bem coisa de siberiano bebado

Taqui o link

Esse é o link da Pirate sobre tubagens e terminais

http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/Links/
    Fadiga De Material Imagens Anexas Fadiga De Material-corte-tubo.jpg 

Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    OPA Fazer a peça sólida não vai resolver o problema, alias tá tudo errado !!!
    Uma peças sólida só vai ter a mesma resistençia a flexão de um tubo se for feita em 8550 e tratado termicamente
    Nem mesmo os caras da Pirate4x4 fazem tirantes sólidos !!!!

Acho que estão no caminho errado, e pra caramba, muito pesado

pera ai que eu vou procurar umamatéria sobre confecção de tirantes
    Calma, galinAÇO! Não seja tão radical hehehe

O que acontece é que poderíamos fazer com tubos, certamente. Daí seria só confecionar os olhais pra usar alguma bucha, certo? O problema é que apesar de parecer mais simples, ficou mais caro.

Daí, apelamos para um aço quadrado 1045, que é caracterizado como baixo carbono, que possui baixa resistência e dureza e alta tenacidade e ductilidade. Mas essa chamada "baixa resistência" está na ordem dos 45 Kgf/mm², mas admite um alongamento de até 18%, ou seja, ou seja, boa elasticidade. O limite para deformação plástica é da ordem dos 25 Kgf/mm². O que estamos acreditando é que será mais resistente à ruptura, que foi o causou todo o estrago. Se por ventura ocorrer grande deformação plástica, menos mal que é um ruptura.

Embora as fotos indiquem ter ficado pesado, é só uma ilusão de ótica. O aço quadrado foi muito usinado, ficando com diâmetro ligeiramente menor que o tirante original, e o seu peso foi bem reduzido. As extremidades ainda serão acabadas para receber as buchas.

O único detalhe que creio merecer maior atenção é quanto a possível torção ao longo do comprimento do tirante quando a suspensão traseira for muito exigida. Nunca observei se o tirante original sofre deformação elástica nesse sentido, ou se apenas as buchas de borracha fazem a compensação.

[]'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.

Eu ando meio sem tempo, então vou tentar ser suscinto ! Se não ficar claro nois continua discutindo !
    Essa sua peça vai ser extremamente eficiente em compressão ( -> 0 <- ) e elongação ( <- 0 -> ) mas vai ser péssima em flexão ( C<- )

Os valores que vc se refencia são tambem válidos para o tubo pois são os do mesmo material é só igualar a área ( 25kgf/mm2, capiti)
    O que eu quero dizer é que a estrutura não aguenta ! Estrutura tubular é a mais rigida em construção mecanica, não existe comparação com o mesmo material sólido !
    Quando vc flexiona um tubo no meio acontecem dois fenomenos , de um lado o tubo é comprimido, do outro ele e tracionado, de certa forma essas forças se anulam, num varão sólido isso não acontece !

Já que está feito experimenta, EU, faria um reforço : - Corta um retalho de chapa de 5/16 na forma de uma lamina e no comprimento do "tubo" e solda uma em cima e outra em baixo ( tipos assim -0- , só que a 90º ) isso vai te trazer um pouco de extrutura na sua peça ! Outra coisa não faça um cordão inteirriço, faça intercalado, solda 5cm deixa 5cm sem solda e intercala do outro lado
    Já leu aquele link que mandei ????

esses tirantes tem um tipo de solda que é mesmo muito fragil, sendo sempre um ponto de cisão.

penso que para não usar um tubo sólido, o ideal é copiar o modelo de junção utilizado em laguns quadros de motocicletas:

o tubo do tirante teria de ser submetido a uma ferramenta de impacto que faria uma abertura da boca do tubo, no formato de um funil ovalado.
    esta abertura formaria um encaixe com o olhal, aumentando a área de contato entres as partes e favorecendo a solda.

tenho umas peças dessas que ganhei em uma oficina de Brasilia, onde o sujeito constroi gaiolas.

se encontrar posto fotos aqui.
    creio q o Roberto ja tenha visto ou até tenha com ele uma peças dessas (eu andei distribuindo algumas amostras).
    4X4 Brasil

Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Eu ando meio sem tempo, então vou tentar ser suscinto ! Se não ficar claro nois continua discutindo !
    Essa sua peça vai ser extremamente eficiente em compressão ( -> 0 <- ) e elongação ( <- 0 -> ) mas vai ser péssima em flexão ( C<- )

Os valores que vc se refencia são tambem válidos para o tubo pois são os do mesmo material é só igualar a área ( 25kgf/mm2, capiti)
    O que eu quero dizer é que a estrutura não aguenta ! Estrutura tubular é a mais rigida em construção mecanica, não existe comparação com o mesmo material sólido !
    Quando vc flexiona um tubo no meio acontecem dois fenomenos , de um lado o tubo é comprimido, do outro ele e tracionado, de certa forma essas forças se anulam, num varão sólido isso não acontece !

Já que está feito experimenta, EU, faria um reforço : - Corta um retalho de chapa de 5/16 na forma de uma lamina e no comprimento do "tubo" e solda uma em cima e outra em baixo ( tipos assim -0- , só que a 90º ) isso vai te trazer um pouco de extrutura na sua peça ! Outra coisa não faça um cordão inteirriço, faça intercalado, solda 5cm deixa 5cm sem solda e intercala do outro lado
    Já leu aquele link que mandei ????
    Muito bem explicado, mas uma imagem vale mais que mil palavras heheheh

Então, melhor você me dizer, observando a figura em anexo, qual flexão você se refere, por favor, caro professorAÇO

1) A
    2) B
    3) A e B
    4) N.D.A.

hehehehe

[]'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Fadiga De Material-flexao.jpg  

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem