Postado originalmente por
alexandre roveri
Eu ando meio sem tempo, então vou tentar ser suscinto ! Se não ficar claro nois continua discutindo !
Essa sua peça vai ser extremamente eficiente em compressão ( -> 0 <- ) e elongação ( <- 0 -> ) mas vai ser péssima em flexão ( C<- )
Os valores que vc se refencia são tambem válidos para o tubo pois são os do mesmo material é só igualar a área ( 25kgf/mm2, capiti

)

O que eu quero dizer é que a estrutura não aguenta ! Estrutura tubular é a mais rigida em construção mecanica, não existe comparação com o mesmo material sólido !
Quando vc flexiona um tubo no meio acontecem dois fenomenos , de um lado o tubo é comprimido, do outro ele e tracionado, de certa forma essas forças se anulam, num varão sólido isso não acontece !
Já que está feito experimenta, EU, faria um reforço : - Corta um retalho de chapa de 5/16 na forma de uma lamina e no comprimento do "tubo" e solda uma em cima e outra em baixo ( tipos assim -0- , só que a 90º ) isso vai te trazer um pouco de extrutura na sua peça ! Outra coisa não faça um cordão inteirriço, faça intercalado, solda 5cm deixa 5cm sem solda e intercala do outro lado
Já leu aquele link que mandei ????