Jossano,seja benvindo a este forum.Finalmente podemos contar com a sua fabulosa experiencia.
Versão Imprimível
Jossano,seja benvindo a este forum.Finalmente podemos contar com a sua fabulosa experiencia.
É "engraçado" clicar no botão RESPONDER para fazer uma pergunta... :razz:
Bom, analogias exdrúxulas a parte, comparando a DH do Santana e do Opala (instaladas em NIVAs), parece ser "senso comum" que a do Opala é mais robusta...
Mas qual é "mais rápida" (maior fator de multiplicação)? Alguém já dirigiu 2 Nivas equipados com essas DH e percebeu essa diferença?
E quanto a facilidade de adaptação? Já foi dito que a do Opala é mais fácil, mas pra do Santana, o Bacelar tem um "kit"... :pensativo: Qual a realidade?
Bem, se a do opala é tão parruda assim, com certeza, para o uso pesado off-road ela seria primeira escolha. Par ao caso de uso misto ou cidade, vai de VW.
Eu uso no off-road a VW e tem de usar com cautela qdo a roda tá travada pq danifica o sistema, assim como qdo vc tem a roda presa no meio-fio da rua e tenta girar...canta correia e nao mexe...
Qto ao fator de multiplicaçao, a VW é igual a de um carro normal...3 voltas para cada lado.
Peter, valeu pelas boas vindas... como ta o seu Niva? e o acoplamento ta tudo ok??
Olha, se nao estou errado a do opala é 3 1/2 para cada lado....
Do santana eu nao sei... e nunca dirigi Niva com DH do santana.....
Ja vi niva com DH de santana parado na trilha pq pegou uma pedra e rebentou a caixa no meio, isso eu ja vi.
Se o problema ocorreu pelo fato da caixa estar supostamente exposta na frente, basta fazer uma boa proteção com chapa de aço, como a que se vê no Nivoide.
Agora, entre uma caixa de direção que de tão forte pode quebrar longarina, terminais de direção etc., como a do Opala, e uma que havendo maior resistência no virar das rodas não atua, como a do Santana, fico com a última. Se não convem a força bruta, pra que usá-la?
E pra quem já se acostumou com a direção mecânica do Niva, acredito que a DH do Santana será incomparavelmente melhor.
Quanto a DH do Vitara, pra mim, é sair da Rússia e ir pro Japão. Continua tudo oriental heheheh
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Olha... isso que vc falou é relativo e se entra nua disputa de gosto....
Igual a motor Ap ou de Opala, original e diesel
Ter uma caixa de direcao parruda é igual a ter um motor V8. Vc tem que saber dirigir se nao se mata.
Com a caixa de opala vc nao precisa de preocupar com guia de rua, buraco ou valeta, pois ela aguenta.... mas nao é por isso q vai sair enfiando o carro em qualquer buraco que tenha pela frente.... serve muito mais para um descuido do que um volante agressivo.
Uma boa pegada na guia com a caixa do santana, entorta a haste mesmo, eu ja fiz isso com um santana, que é mais leve que um Niva e tem os pneus bem menores.... imagina num Niva
Agora gosto é gosto... quem gosta da DH do santana que a coloque, quem gosta do Opala, tb... quem quer colacar cambio de chevett, motor AP, roda de trator que coloque....
Tudo tem sua vantagem e desvantagem.... isso é indiscutivel.
Do opala é:
Vantagens - barato, parrudo e de "facil" adaptacao
desvantagens - Tem que reforçar a logarina e assoalho para nao ter problemas futuros
Só faltou vc dizer que a caixa de Santana vai funcionar como fuzivel pra não trincar a longarina :mrgreen: :mrgreen:
Roberto uma coisa que vc não considerou é com relação a bomba, não adianta muito a caixa de direção ser enorme e FORTE, mas ser tocada por uma bombinha de AP ! :concordo:
O conjunto vai estar subdimensionado com relação ao original ! :rolleyes:
Tambem discordo com relação ao ponto de fixação ca caixa AP ser "melhor", o ponto maus reforçado da longarina é proximo a parede corta fogo !
Tá me estranhando? Não cometeria uma gafe dessas hehehe
Mas se os caras tão falando que a do Opala destrói tudo, eu é que não vou pagar pra ver ;-)
Eu não acho nem melhor nem pior, só acho que é uma alternativa viável. Como meu Niva está na reforma, e vou ter que trocar a longarina dianteira porque a original o cupim metaleiro fez um bom estrago, já vou reforça-la pra uma possível adoção de um sistema VW de direção, e, obviamente, vou reforçar novamente o ponto de fixação original. Vai que eu mude de idéia hehehe
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Qto custa uma dh de opala instalada?
Qto custa uma dh by Bacelar instalada?
Acho que este é o ponto.
Custos para a caixa do Opala:
Cx de direcao recondicionada = R$ 300,00
Bomba hidraulica = R$ 300,00
ambas da Zeppellin Ferdinand ou ZF (a melhor)
Soldas, furos, chapas, correias, = R$ 150,00
Mao de obra: depende do lugar do planeta, para sampa uns R$ 600,00
Superfaturando, somando tudo e arredondando = R$ 1400,00 = uma direcao francesa
tá ficando bom!!!