Eu ja penso ao contrário .
Observei a minha caixa original e também verifiquei que ela flete um pouco , quando viramos os pneus . Isso é absolutamente normal.
Toda estrutura mecânica tem uma uma tensão de flexão e tensão de deformação .
Se a estrutura trabalhar dentro do momento de flexão , tudo bem, não vai quebrar , tecnicamente , pode sofrer fadiga, que por definição é uma ruptura causada por forças cíclicas . Mas nesse caso , vai levar anos .
A fadiga é oque faz uma ponta de eixo rígido , maciço, de aço, de um jipe willis, de 1 " de diâmetro partir e quebrar , quem nem uma barra de chocolate .
As vezes um sistema rígido pode vir a quebrar mais rápido doque um sistema móvel , flexível.
Então , voce faz um baita sistema de fixação da caixa , super rígido e num impacto , ele não flete , não torce e oque acontece , ele trinca e parte que nem uma barra de chocolate .
Eu nunca ouvi dizer que um niva parte o seu chassi na trilha , isso porque o sistema monobloco é dinâmico e não rígido. Se fosse rígido partia , como inumeros chassis que trincam .
Também nunca ouvi dizer que alguem perdeu a fixação da caixa de direção e conseguentemente o volante do niva , que seria um desastre .
Histórico em manutenção mecanica é mais importante que projeto de Engenharia .
Outra coisa , o jipe tem barra estabilizadora justamente porque trabalha torcendo. Numa erosão com certeza a estrutura torce e então , todo apoio em dois lados das longarinas devem ser analizados , porque a barra de direção pode vir a sofrer com isso.
SDS