fala ae camaradas niveiros, meu niva tá no estaleiro e quase pronto para sair. Estou colocando motor ap 1.8 carburado e cx de direção. com certeza a cx não vai ser a de niva! Tenho duas opções.:
1- cx de maverick mec. com poucas adaptações para fazer, apenas uma solda e mantendo as aticulações do original, e o principal de todos é que é bemmmm robusta e bem dimensionada para o niva.
2- cx de santana mec ou hid com a modificação de vários componentes no sistema de direção e a meu ver não tão robusta.
Vinicios a melhor direção hid. que se possa colocar no Niva é a do opala !!! Simples, rápido e de facil manutenção ! A direção AP tem o inconveniente de ficar com as barras de direção a frente do diferencial (eu particularmente não gosto) E entre a caixa de maverick e a original e trocar 6 por meiaduzia !!!
6 por 1/2 duzia ficou forte heim. na realidade acho que não fui muito feliz em colocar no tópico ser hidraulica ou mec. e sim a diferenças de sistemas entre a adaptação da cx vw ou dh opala hid. só achei que seria um pouco complicado colocar em letras minha duvida. valeu alexandre
Eu uso a VW e nunca aconteceu nada com a barra de direçao na frente....e olha que pego cada tatu por ai que vou te contar...ela fica bem para cima, uns 15 cm pelo menos do eixo...Mas vejo que ela é fraca para tocar pneus largos e principalemente encavalo no barro.
Acho que deve ser melhor adaptar sempre superdimensionado, se for para offroad. Nao sei, mas me parece que a do maverick é muito mais resistente que a as demais além de estercer o dobro...risos
Alguém conhece aquela original aliviada (troca a bucha por rolamentos) que o pessoal da apoio4x4 tá vendendo? Como fica? Tô até pensando mas 500R$ tá demais pra uma coisa que não sei se faz muita diferença...
Alguém conhece aquela original aliviada (troca a bucha por rolamentos) que o pessoal da apoio4x4 tá vendendo? Como fica? Tô até pensando mas 500R$ tá demais pra uma coisa que não sei se faz muita diferença...
Com todo respeito ao Albino, que considero meu amigo, mas a troca da buchas por rolamentos, por si só, não alivia nada na direção do niva !!! Se o foco fosse resistêcia e durabilidade ai tubo bem, mas, direção mais macia, não ! Aliás, no site do Albino eu não consegui ver, que ele afirma, que a troca de buchas por rolamentos vai trazer tal beneficio !
Se é que, "EU", posso servir como exemplo,mas na época que eu estava desenvolvendo a flange de D-20 para o niva, pude comprovar na prática o quanto a regulagem de caster(ou DO caster, como queira) influencia no comportamento de direção do Niva
Resumo da ópera, antes de trocar todo o sistema de direção do Niva, vale muito a pena verificar o alinhamento !!!!
Eu uso a VW e nunca aconteceu nada com a barra de direçao na frente....e olha que pego cada tatu por ai que vou te contar...ela fica bem para cima, uns 15 cm pelo menos do eixo...Mas vejo que ela é fraca para tocar pneus largos e principalemente encavalo no barro.
Acho que deve ser melhor adaptar sempre superdimensionado, se for para offroad. Nao sei, mas me parece que a do maverick é muito mais resistente que a as demais além de estercer o dobro...risos
Como eu disse, é um inconveniente, não um problema ou impecilio!
Roveri, náo sei se vc conhece esse sistema que uso feito pelo Bacelar, mas é muito simples, um terço menos peças que o original. O braço do cubo da roda é parafusado virado para a frente. Dois braços de direçao VW sáo entao acopados ao centro do niva onde desce o apoio da caixa de direçao. Esta é fixada a uma chapa em L, nos antigos pontos de fixaçao de reboque. E só. Nao existe dificuldade alguma em regulagens de alinhamento, pelo contrário.
Roveri, náo sei se vc conhece esse sistema que uso feito pelo Bacelar, mas é muito simples, um terço menos peças que o original. O braço do cubo da roda é parafusado virado para a frente. Dois braços de direçao VW sáo entao acopados ao centro do niva onde desce o apoio da caixa de direçao. Esta é fixada a uma chapa em L, nos antigos pontos de fixaçao de reboque. E só. Nao existe dificuldade alguma em regulagens de alinhamento, pelo contrário.
Eu, particularmente, acho esse sistema de fixação mais interessante para o Niva, desconsiderando os aspectos de resistência da caixa de direção dos VW, pois o ponto de fixação da caixa de direção original do Niva sofre muito esforço, e é comum haver trincas apenas no lado onde a caixa de direção é fixada. Fixando a caixa na parte frontal, no mínimo, os esforços são transferidos para os dois ponto de fixação daquele painel dianteiro, sem contar que o painel dianteiro já é uma estrutura resistente. Para um monobloco, acho mais racional.
Camarada Nivóide, se tiver fotos do sistema favor encaminhar para niveiro@gmail.com
Galera, é o seguinte sobre a DH Opala. Realmente é mais fácil instalar a DH de Opala. Tenho no Shrek, mas:
- após algumas discussões na net, reparei que haveria dúvidas quanto à durabilidade da estrutura onde está fixada a cx de direção.
- ao verificar a minha, notei que vagabunda tem pequeno movimento, quando esterço a direção com o carro parado...
- Não satisfeito e muito puto, verifiquei por fora na caixa de roda, onde ficam os dois parafusos da flange...e notei que chapa tb tem movimento...uma certa flambagem...logo, a resistência está sendo minada...
- Quem conhece, percebe quanto maior é o eixo da DH do Opala, fazendo que o movimento de alavanca seja bem maior que a original.
- Faz 10.000 km, mais ou menos, que uso esta DH e só um Rally de regularidade....o resto é cidade ....sítio do meu pai, fato que me faz crer que ainda não comprometi a estrutura...mas, fiquei com a pulguinha me incomodando...
- Já pensando em procurar uma caixa da Sportage que é bem menor que a do Opala...ou..
- Partir para o sistema VW...já comecei a procurar o kit...pq voltar pra original é que não volto mesmo!
Galera, é o seguinte sobre a DH Opala. Realmente é mais fácil instalar a DH de Opala. Tenho no Shrek, mas:
- após algumas discussões na net, reparei que haveria dúvidas quanto à durabilidade da estrutura onde está fixada a cx de direção.
- ao verificar a minha, notei que vagabunda tem pequeno movimento, quando esterço a direção com o carro parado...
- Não satisfeito e muito puto, verifiquei por fora na caixa de roda, onde ficam os dois parafusos da flange...e notei que chapa tb tem movimento...uma certa flambagem...logo, a resistência está sendo minada...
É exatamente o que acontecia com o meu Niva, usando a caixa de direção original, e eu já tinha feito um reforço por dentro e por fora na região onde a caixa é fixada.
Agora que meu Niva está em reforma, estou considerando não usar mais esse método de fixação, porque estou convencido de que mais cedo ou mais tarde vai acontecer a mesma coisa.
Postado originalmente por Rones Jr
- Quem conhece, percebe quanto maior é o eixo da DH do Opala, fazendo que o movimento de alavanca seja bem maior que a original.
Como mencionei, o mesmo acontecia comigo usando caixa original. Então, o problema não é a maior força de alavanca da caixa do Opala, mas de estritura mesmo. Com a DH esse esforço vai ser maior ainda, pois para fazer virar as rodas se torna mais fácil para as mãos.
- Faz 10.000 km, mais ou menos, que uso esta DH e só um Rally de regularidade....o resto é cidade ....sítio do meu pai, fato que me faz crer que ainda não comprometi a estrutura...mas, fiquei com a pulguinha me incomodando...
- Já pensando em procurar uma caixa da Sportage que é bem menor que a do Opala...ou..
Independentemente do tamanho da caixa, o esforço de apoio a qual ela irá impor à longarina do Niva será o mesmo para conseguir virar as rodas. Portanto, creio que nesse caso é trocar 6 por 1/2 dúzia;
- Partir para o sistema VW...já comecei a procurar o kit...pq voltar pra original é que não volto mesmo!
Acho que o ponto onde a caixa do sistema VW ou similiar poderia ser fixado no Niva é mais resistente, pois aquela travessa, além de resistente, é apoiada nas duas longarinas. Então, acho que o esforço é melhor distribuído, ao contrário do sistema original que impõe mais força a uma das duas longarinas.