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Convex Datacenter
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  • #1

    Fotos Da Peça




    Vou procurar tirar fotos da peça e colocar aqui no Fórum. É impressionante isso ter quebrado, porisso pergunto se já viram coisa parecida.

    Abraços

    Carlos
    Detalhe: O ajuste do rolamento estava correto, sem folga demasiada ou aperto excessivo.

    Certa vez o NIVA de um colega travou a roda a mais ou menos 90km/h, devido aperto excessivo do rolamento por um mecânico e não quebrou o cubo, porisso prefiro acreditar que é um defeito da própria peça. Caso contrário é preocupante.

    As peças novas compradas são brasileiras, acredito que são melhores que as Argentinas (rs rs rs), pois aparentam serem mais robustas do que as originais russas. Agora o problema que mesmo assim, ainda existe a dúvida da segurança?

    Ai vão algumas fotos
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Pesquisa - Quebra do cubo da roda dianteira.-cubo-da-roda-niva-002.jpg   Pesquisa - Quebra do cubo da roda dianteira.-cubo-da-roda-niva-006.jpg   Pesquisa - Quebra do cubo da roda dianteira.-cubo-da-roda-niva-007.jpg  

  • #2

    Quebra Do Cubo

    Notem pelas fotos que, na parte quebrada há sinal de ferrugem o que pode ser característica de pequenas fissuras internas da solda/material e que, pelo fato do carro nunca ter sido forçado em trilhas, a peça aguentou por 17 anos.

    Tá certo que 17 anos é muito tempo, mas mesmo assim a gente entende que essa peça deveria aguentar.

  • #3
    Usuário Avatar de Momesso
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    03/04/2007
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    Citação Postado originalmente por CRW Ver Post
    Pessoal, meu irmão tem um Niva ano 90 em perfeito estado, muito bem cuidado e, detalhe, de uso urbano o carro nem vê barro.

    Nesta sexta-feira, ele tinha ido dar uma voltinha de uns 40 km e quando voltava para casa, estava a uns 20km/h em uma pequena curva, o carro deu um estalo e perdeu a tração e freiou sózinho.

    Quando foi verificar o ocoorido, percebeu que havia sido quebrado o cubo da roda dianteira (lado motorista). Esse cubo é que segura todo o conjunto da roda dianteira, ficando sómente presa pela pinça do freio.

    O que impressiona é que fomos em uma concessionária comprar o cubo para troca e o atendente nos informou que é normal essa quebra.

    Por entender que a peça é vital para a segurança do veículo e de seus ocupantes e, também por nunca ter ouvido falar nesse tipo de quebra, fiquei preocupado com esse item e prefiro entender que o que ocorreu foi por um defeito de fabricação da peça, ainda mais pelo fato de que o Niva não é usado em trilhas e tampouco exigido sobre-esforços.

    Bem, nós estamos substituindo os dois cubos e resolvendo a situação, porém gostaria de lançar aquii uma pesquisa para saber se esse tipo de quebra já aconteceu com algum de vocês? Também vale um alerta para todos nós sobre mais essa ocorrência.

    Vou procurar tirar fotos da peça e colocar aqui no Fórum. É impressionante isso ter quebrado, porisso pergunto se já viram coisa parecida.

    Abraços

    Carlos
    Márcio, pode parecer incrível mas é verdade esse tipo de quebra não é nada incomum. Também passei por uma situação idêntica à de seu irmão a uns seis anos, a única diferença foi em relação ao lado, no meu caso, foi o cubo do lado do passageiro

  • #4
    AH! Mais uma coisa... peça sem qualidade não é exclusividade dos Nivas não.
    Existe muita porcaria pra Willys também. A diferença é que a peça é nacional.
    Sabe porque quase ninguém reforma o câmbio Willys? Porque fica uma josta!!! É montar e dar problemas. O câmbio é ruim? Não, ruim são as peças.
    Culpa de quem? Nossa, que queremos sempre a mais barata. Aí a qualidade vai pra cucuia...
    Agora um OT... conheço o Márcio Magalhães virtualmente a algum tempo, dos Camaradas do Niva. Sei o porque desta mágoa com os russos, mas apesar disto ele continua por aqui dando seus pitacos...
    Uma das coisas mais engraçadas que já vi sobre Nivas foi "O Niva na História" que o Márcio publicou no site do Nivared.
    Márcio, você ainda tem esta "Epopéia Russa"? Disponibiliza pra galera...

  • #5
    Usuário Avatar de Cavalcante
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    31/01/2005
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    Agradecimento: 1
    Bom, eu mesmo não tinha notícia até hoje da quebra do cubo.
    Será que não seria por causa do tal lote de cubos imprestáveis argentinos (tá bom, tá bom, eu sei que imprestável argentino é pleonasmo vicioso , mas...) citados aí pra cima?

    Quanto a peça tranqueira, realmente a culpa é quase toda nossa! Ninguém fabrica uma porcaria se não tiver quem a compre. Tem uns picaretas no mercado que fabricam ou prestam serviço lixo e vendem a preço de luxo, mas são exceções. A grande maioria vende lixo a preço de lixo mesmo.
    Já repararam que virou mexeu batemos nesse problema? Todo mundo quer qualidade, mas ninguém quer pagar por isso...

    Só que no nosso caso (Nivas) temos mais um agravante: as lojas de peças "originais" que vendem similares de prateleira compradas no vizinho da esquina a preço de componentes russos vindos com frete via Antártida.

  • #6
    Citação Postado originalmente por CRW Ver Post
    Pessoal, meu irmão tem um Niva ano 90 em perfeito estado, muito bem cuidado e, detalhe, de uso urbano o carro nem vê barro.

    Nesta sexta-feira, ele tinha ido dar uma voltinha de uns 40 km e quando voltava para casa, estava a uns 20km/h em uma pequena curva, o carro deu um estalo e perdeu a tração e freiou sózinho.

    Quando foi verificar o ocoorido, percebeu que havia sido quebrado o cubo da roda dianteira (lado motorista). Esse cubo é que segura todo o conjunto da roda dianteira, ficando sómente presa pela pinça do freio.

    O que impressiona é que fomos em uma concessionária comprar o cubo para troca e o atendente nos informou que é normal essa quebra.

    Por entender que a peça é vital para a segurança do veículo e de seus ocupantes e, também por nunca ter ouvido falar nesse tipo de quebra, fiquei preocupado com esse item e prefiro entender que o que ocorreu foi por um defeito de fabricação da peça, ainda mais pelo fato de que o Niva não é usado em trilhas e tampouco exigido sobre-esforços.

    Bem, nós estamos substituindo os dois cubos e resolvendo a situação, porém gostaria de lançar aquii uma pesquisa para saber se esse tipo de quebra já aconteceu com algum de vocês? Também vale um alerta para todos nós sobre mais essa ocorrência.

    Vou procurar tirar fotos da peça e colocar aqui no Fórum. É impressionante isso ter quebrado, porisso pergunto se já viram coisa parecida.

    Abraços

    Carlos
    Caros amigos do forum,

    Tive o mesmo problema e depois de falar com um dos caras que mais entende de Niva no Brasil e conferir com alguns outros descobri que a peça original do Niva é de um material fraco. Vou entrar em contato com a pessoa certa para poder postar aqui tudo que foi constatado e feito para sanar este problema. Prometo nao me demorar muito assim que eu encontrar com ele irei me certificar. Mascom certesa o problema é do material que a Lada faz.

  • #7

  • #8

    Cool

    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    CAmaRAdas, já viram isso: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-59705628-_JM ? Será...?
    Esquece Isso ai não é forjado nem na China
    No máximo, no máximo o cara torneou um pedaço de 1020 !!! Alem do que, o preço, não condiz com um processo de forjamento no minimo adequado .

  • #9

    Arrepio!!!!!!!

    Realmente, quando penso que tá tudo tranquilo, surge esses fatos assombrosos.
    Se a coisa realmente é comum, deveríamos tentar mapear com uma tabelinha ou enquete para tomarmos alguma medida concreta para evitarmos este perigo potencial.
    Relato que uso o meu para viajar, inclusive estou colocando suspensão do ômega nele, e me dá arrepio pensar nisso.
    como caso real digo que certa vez rompeu comigo o tirante maior esquerdo da suspensão traseira(rompeu bem no meio do porta bucha). A sorte que eu estava devagar, mas ele se atravessou no alfalto, foi medonho!!!
    Depois disso mandei fazer 6 porta buchas no torneiro e coloquei tubos reforçados nos dois debaixo e na barra Packhard. Os decima me parecem mais resistentes.
    Quando comprei meu Niva o mecânico que me vendeu disse-me que adaptou os rolamentos do Santana. Nunca tiva problemas ali, mas agora que ta parado vou ver se dou uma olhada pra ver se tem alguma dica legal ali.
    Mas como tarefa de casa, peço que revisem seus tirantes de suspensão.
    Abraços

  • #10
    Estou no quinto Niva, já rodei, no total, cerca de 300.000 Km de Niva. Apenas uma vez foi necessário trocar o cubo da roda dianteira D, isto aconteceu no último Niva que tive antes do atual. Durante uma revisão rotineira, o Wilson (meu mecânico) recomendou a troca do cubo, pois o mesmo parecia estar trincando. Vendi este Niva com 240.000 Km, a troca foi feita aos 203.547 Km (tenho um controle de manutenção no Excel). Não creio que isto possa ser chamado de "troca prematura" (rsrsrs). Quando vendi o carro, o cubo dianteira E ainda era o original.

    No meu entender, há dois fatores que explicam boa parte das quebras: um é a má qualidade de algumas peças. Devemos sempre suspeitar de peças muito baratas ou de procdência e/ou aspecto duvidosos (outro dia, vi uns pivôs horrorosos, pintados de preto, na oficina do Wilson. Antes que eu pudesse comentá-los com ele, vi-o devolvendo estes pivôs ao motoqueiro, pois não confiava na qualidade deles. Ou seja, minha má impressão se confirmou)
    O outro fator que explca as quebras é o mau uso do carro, não necessariamente pelo dono atual, eventualmente também não pelo dono anterior. Entretanto, pode-se supor que um carro com cerca de 16 a 17 anos de uso, que passou por diversos motoristas, muitos deles tentando descobrir os limites do carro, muitos deles achando que o Niva é um jipe (insisto, o Niva NÃO é um jipe, é um veículo 4x4, uma espécie de "SUV dos pobres". é um feliz compromisso entre preço baixo, relativo conforto, e possibilidade de enfrentar estradas precárias e sair-se bem) possa quebrar sem que isto pareça razoável para o seu atual proprietário.

    Dificilmente alguém irá se arriscar a sair "testando" um Uno Mille 91 ou um Chevette 90 por aí, por achar que o carro pode não agüentar, devido à sua idade e tempo de uso. Devemos pensar da mesma forma com o Niva. Se queremos tê-lo confiável, é necessário usá-lo com bom senso e efetuar constantes revisões e verificações, para minimizar estas quebras inesperadas. Com isto, teremos um carro confiável e que raramente irá deixar o seu dono na mão. Fiz incontáveis viagens com meus diversos Nivas, algumas delas longas (3000/4000/5000 Km), raramente fiquei na mão. É claro que houve quebras, mas foram raras e pouquíssimas vezes me impossibilitaram de continuar rodando. Quem quiser fazer do Niva um jipe, deve fazê-lo ciente do risco que corre, a possibilidade de uma quebra sem aviso prévio existe, a idade e os abusos anteriores irão cobrar o seu preço!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #11
    Usuário
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    Betim MG/MG
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    Agradecimento: 1
    Pô Roveri , vai cortar o barato !
    Comprei 2 porcas de homocinéticas só para pegar o telefone da Moça que vende esses cubos .
    Numa breve conversa com a Cristina , ela disse que é especialista em vender peças de galaxi , Maveco etc e que não tinha experiencia com Niva .

    Quando perguntei dos Cubos e Tirantes , disse que essas peças eram fabricadas por um amigo de confiança e que ele tinha o certificado de qualidade do Inmetro da peça em questão , forjada .

    Vou me aprofundar nessa discusão com ela .

    Obrigado

  • #12
    Usuário Avatar de Márcio Magalhães
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    23/11/2004
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    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
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    Agradecimentos: 0
    Olá,

    Tudo muito bom, tudo muito bem... mas quando ele quebra seguidas vezes a mesma peça sem que se tenha um uso inadequado, aí a coisa fica feia.

    Márcio, se eu escrevo que " Comprei 2 porcas de homocinéticas só para pegar o telefone da Moça que vende esses cubos" e a dona patroa lê... até explicar que focinho de porco não é tomada...! He he he

    []´s,

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