No Orkut, camaradasdoniva, tem um camarada aumentando a cilindrada do motor original pra 2.0, utilizando camisas, pistões (88mm) e anéis da Traffic 2.2 a gasolina. Tem as fotos lá.
Versão Imprimível
Boa tarde Amigos Niveiros!
Alguém aqui no forum já disse que não adianta ficar Aumentando o Diametro do Cilindro com o mesmo Curso do cilindro original.
Algum Camarada aqui no forum talvez explique melhor? :pensativo:
"Não adianta" em relação ao quê :pensativo: ?
A cilindrada é uma relação entre o diâmetro e o curso dos pistões,
então modificando qualquer um dos dois, obtém-se SIM uma modificação na cilindrada.
Mas se a referência for em relação à não obter os resultados esperados em desempenho com o aumento da cilindrada,
há de se ter em mente que quanto maior o curso dos pistões, maior será o torque em baixos giros,
e quanto maior o diâmetro, mais potência (além de com um curso menor, ser mais fácil alcançar rotações maiores)...
O motor original do Niva é quase "quadrado" (79x80).
Na prática, ao elevarmos a cilindrada aumentando o diâmetro, estamos "transformando o motor em um "Superquadrado".
Tudo bem que o ideal pra cidade/trilhas seria um Subquadrado, pela capacidade de gerar mais torque, mas tem um detalhe:
mesmo tornando-se "Superquadrado", o motor do Niva vai gerar mais potência e torque que o original, pela maior cilindrada
(fora o aumento na taxa de compressão que essa modificação proporciona, mas que não vem ao caso agora).
A comparação Subquadrado X Superquadrado só "é valida" para motores de cilindrada IGUAIS, mas com diametroXcurso diferentes, por exemplo:
Trocando os pistões originais do Niva de 79mm por outros de 84mm (mantendo o curso de 80mm),
obtém-se uma cilindrada de 1773cc (ante os 1568cc originais).
Como houve um aumento de cilindrada, vai haver um aumento na potência e torque EM RELAÇÃO AO ORIGINAL!
Mas se essa cilindrada de 1773cc fosse obtida com o diâmetro original (79mm)
e aumentando o curso para algo em torno de 90,5mm, obteria-se um SUBQUADRADO.
Comparando então ESSES dois motores MODIFICADOS (diâmetroXcurso) 84x80 (Superquadrado)
e 79x90,5 (Subquadrado), ambos teriam algo como 1.8cc,
mas o primeiro (Superquadrado) teria mais potência e alcançaria rotações maiores que o segundo (Subquadrado),
que teria muito torque devido ao grande curso, mas "giraria pouco" em função disso...
Bom, acho que ADIANTA sim :twisted: . . .
[]'s
:mrgreen:Tb acho que adianta:mrgreen:
Aqui tb fala isso, http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/curso.htm
Bom dia,Luciano! eu fiz uma pergunta e não uma afirmação e pedi ajuda
dos camaradas por não conhecer o assunto;Gostei de sua explicação em
relação ao curso do motor.
Camarada Mauniva,
Tenho um motor com os pistões do Tempra (84mm) e posso dizer que melhora a performance do motor, porém achei que no GNV o ganho foi muito pequeno, mesmo tendo elevado a taxa de compressão para 10,5. Então estou preparando a fase 2, que será colocar a polia de comando variável (que já possuo) para então obter um ganho maior do conjunto. O interessante é que achei o motor (original) com a polia de comando variável na posição D com uma performance superior ao motor com os pistões do Tempra e comando careta. Então creio eu que se juntar as duas coisas.....:pensativo:..... Mas é claro que mexer demais eleva o custo da brincadeira e economicamente é inviável: compra-se um AP 2.0 ou mesmo o 1.8 e teremos tudo que pensamos em melhoria, e que não conseguiremos chegar mexendo no pedalinho do Niva. Agora por exemplo já posso tirar racha com mobilette, mas ainda tomo pau de Biz.....:parede:
Agora não vamos esquecer: estou fazendo comparações levando em consideração o uso do GNV. Na gasolina conseguimos chegar perto da Biz:dance:. Mas com o AP poderemos acompanhar os motoqueiros de 125! Brincadeiras a parte, a velocidade de 90 a 100 Km/h para um jipe tão curto como o Niva realmente está de bom tamanho. Graças a seu pequeno vão é que podemos encarar nossas trilhas e brincadeiras tão bem, afinal se puxamos a coberta para performance no asfalto deixamos de fora sua eficiência offroad.... ;-)
Recentemente precisei levar o Niva ao Wilson para trocar a junta do cabeçote, que havia queimado. Aproveitei para mandar rebaixar o cabeçote. Agora, ele está com o comando Aerocar e o cabeçote rebaixado, e está andando muuuuuito bem! Na verdade, preciso tomar cuidado, pois ando abusando, facilitando um pouco, mas o carro está tão forte que dá vontade de pisar. Cheguei à conclusão de que é preciso certo cuidado ao dirigi-lo, nestas condições que, como escreveu o Maurício, estão de bom tamanho para o Niva. Mas que ele está muito gostoso de dirigir, isto está! :concordo:
Pessoal boa noite;
Sou um Niveiro meia boca há mais ou menos 3 anos pois tenho o Nivoxbarrosovicks desde final de 2005 e a unica coisa que fiz com este carrinho alem de umas 3 ou 4 trilhazinhas sem vergonha foi deixar o bichinho nagaragem e gastar horrores com ele por conta de mecanico que a cada vez que arrumava uma coisa estragava outra para eu voltar p/ oficina.
Depois de uns 14 meses de garagem, neste final de semana coloqui o bichinho p/ andar do Sul de MG p/ SP, 450 KM e veio sem problema nenhum, fora a folga na direção, mas nao passava de 110 ou no maximo 120 km/h qdo pegava um decidinha ou qdo eu forçava um pouco em quarta marcha.
Resumindo, o que é uma final de Niva com 64 mil Km e tudo original e cheio de tranquira p/ aumentar peso (bagageiro, cambão, engate, aro 16" etc...?
Esse que vcs mexeram no motor tem o que de final?
Abraço.
Peterson, o mais importante não é melhorar a final, e sim fazer com que ele mantenha a velocidade nas subidas, com o que a velocidadew média irá aumentar sensivelmente. Meus dois primeiros Nivas, cujo motor era original, eram um "porre" nas viagens, devido a esta perda de velocidade nas subidas. E não adiantava pisar no acelerador, nada acontecia.
A solução para este problema, a partir de meu terceiro Niva, foi a instalação do kit de comando de válvulas e polia modificados da Aerocar. A velocidade final mudou pouco, mas a velocidade média melhorou muito, devido à possibilidade de manter uma velocidade mais alta nas subidas. Além disso, Niva ficou muito melhor de dirigir na cidade, com arrancadas mais rápidas e melhor resposta no trânsito.
Atualmente, tenho um Niva 95 que, além do kit Aerocar, teve o seu cabeçote ligeiramente rebaixado. Ajuda também o fato de que, a partir de 95, a relação dos diferenciais é mais reduzida, o que melhorou o comportamento do carro.
Nas estradas, costumo rodar a uns 110 Km/h, mas tenho reserva para uma ultrapassagem a velocidade maior, caso seja necessário, chegando a uns 120 ou, dependendo do embalo e da pista, a uns 130 Km/h ou mais.
No seu caso, creio que o comando Aerocar vai ajudar bastante, se você quiser saber mais, acesse o site www.aerocar.com.br, onde o kit é descrito. Não é necessário comprar o kit completo (incluindo velas, cabos de vela, bobina, etc...) para ter uma sensível melhora no desempenho, mas é importante que o carburador esteja em bom estado.
Gil, o comando Aerocar é uma boa sugestao mas a idéia inicial é de nao abrir nem a tampa de válvulas para mexer em absolutamente nada do motor que quero deixar original.
Coloquei velas novas de boa qualidade, cabos de 8.0mm, o carburador esta revisadinho, a ignição eletronica boa, distribuidor zero, e esta semana abasteci com pódium, que já tenho experiencia pois sempre abasteço um Gol A6 de Rally com este combustivel, e a melhora foi significativa e o mais importante é que esta funcionando redondinho o tempo todo.
Gostaria de saber se alguém aqui do forum já instalou um filtro de ar esportivo duplo com tubulação de 3" em inóx saindo da frente do Niva pois a minha idéia e melhorar o fluxo de admissão e saida (escape).
Se alguem já fez algo parecido me deem uma luz pois a partir de amanha vou começar a buscar as peças e tentar fazer uma adaptação descente.
Abraços.