Caso vá trocar os Pistões...
Citação:
O aumento da potência com troca de pistões eu vou estudar posteriormente, minha dúvida é com relação à adaptação do pistão na biela original. (pino, tec)
Giuliano, Os pistões mais utilizados são os do Fusca 1500cc: É importante que seja do Fusca 1500, pois têm 83mm de diâmetro - maiores que os do Niva 1.6, que têm 79mm; e até os do Niva 1.7i, que têm 82mm - mas são (bem) menores que os do Fusca 1600 (85,5mm): Não daria pra alargar tanto...
A adaptação nas bielas pode ser feita retrabalhando o furo do pistão, ou "embuchando" as bielas (o cara da retífica vai entender).
Outra coisa que deve ser observada é o encaixe das válvulas, para que estas, quando abertas, não batam nos pistões. Para contornar esse problema, pode ser feito um rebaixo nos novos pistões, ou atrazar o ponto do comando, que - além de melhorar o torque "em baixa" - não bate mais.
Outros pistões utilizados são os do Tempra 2.0 8v, que têm 84mm de diâmetro e não tem adaptação para encaixar nas bielas do Niva: entra um pouco "justo", mas entra (eiiita) e, PARECE (não estou bem certo disso) que não bate nas válvulas... Só que custa 3 ou 4 vezes mais que os do Fusca!!!
A TÍTULO DE COMPARAÇÃO (Diâmetro dos pistões & Cm3 de Cilindrada - com o curso original do Niva, de 80mm).
ORIGINAIS:
79mm - 1.568cc (do Niva 1600)
82mm - 1.689cc (do Niva 1.7i)
OBS. Alguns Laika saíram com motor 1.6cc (igual ao do Niva) e outros com motor 1.5cc, com a diferença que, neste último, os pistões tinham 76mm de diâmetro, resultando em 1.451cc.
C/ PISTÕES DE FUSCA 1500
83mm - 1.731cc
83mm ("sobremedida" 0.25mm) - 1.741cc
83mm ("sobremedida" 0.75mm) - 1.752cc
83mm ("sobremedida" 0.50mm) - 1.762cc
83mm ("sobremedida" 0.100mm) - 1.773cc
C/ PISTÕES DE TEMPRA 2.0 8v
84mm - 1.773cc (iguais aos do Fusca 1500 "sobremedida" 0.100mm)
A TÍTULO DE CURIOSIDADE:
COM OS DO FUSCA 1600 (85,5mm), o Niva ficaria com 1.837cc, mas - repito - não dá pra alargar tanto!
1 Anexo(s)
Fazendo as pazes com o Niva
Camaradas,
Ontem finalmente terminei a instalação do carro, com os pistões do Tempra. Já rodei 100 Km e realmente ficou beeeeeeem melhor.
Amanhã vou para o Rio, semana que vem para SP e em duas semanas terei rodado 3000 Km e poderei fazer um relato mais confiável. Em termos de consumo parece que está igual (gasolina e GNV), mas é cedo para dizer com 100 Km rodados. Estou enfiando o pé na jaca e já estou rodando no GNV sem dó, a 120 na Dutra... eita! Já fui pra Resende 4 vezes.
Estou testando bem hoje, pois apartir de amanhã não vai ter moleza, vai ficar russo pro russinho.
Em relação a tamanho de pistão, acho que da forma que fiz pode ser usado o do fusca 1600 ou mais, pois usei camisas de 90,8 mm de diâmetro externo, podendo ser usado camisas até 92 mm externo pelo visto. É claro que sumirão as paredes do bloco e ficará como no CHT (camisa molhada).
Envio as fotos da brincadeira: