Cinho,
A transmissão do movimento da caixa de marcha (ou cambio) para eixos dianteiro e trazeiro é feito pela caixa de transferência (tambem conhecido como diferencial central), donde sai os eixos cardã dianteiro e trazeiro. Portanto é a partir desta caixa que pode ser desacoplado os dois eixos, e não da caixa de marcha.
Cinho a sua caixa pode estar com rolamento ou sicronizador quebrado em algum dos eixos. Tem que ir devagar sentido o comportamento do bicho em cada marcha. Não espere mais tempo para levar no mecânico .
Sdçs,
Cinho, falando sério... eu confio muito no serviço do mecânico onde você fez o serviço. Pelo menos o pessoal dos CJs vêm de longe procurá-lo para resolver problemas de seus Jeeps. Eu já soube inclusive que um cidadão chamou-o para ir em São Paulo numa fazenda fazer um BF funcionar. Em matéria de CJ ele (eles) são muito bons. Fora o serviço ainda conta muito a honestidade e humildade que têm em reconhecer quando erram. Minha opinião é que você não perca o mecânico. Não desanime com seu Niva pois eu tenho visto-o lá na oficina desde quando você colocou para reformar. Ele está bom e você estava super empolgado com a viatura, portanto não deixe que isso o desanime. Na Cavalaria existe um lema "quanto maior a cavalgada, maior a emoção da chegada". Sugiro que você procure um especialista e peça uma avaliação do que aconteceu (especializado em Niva). Volte lá na oficina e converse com eles. Aposto que eles consertarão tudo e você ficará com o carro em ordem e ainda manterá a confiança no mecânico. Eles erram sim mas são bons. Certa vez eu comprei uma peça para instalar no meu CJ e na hora de colocar a peça havia sido comprada errada por indicação dele. Na hora ele colocou uma peça dele e por sinal muito mais cara. Acho que é por aí.
Um grande abraço e boa sorte.
ola o seu problema pode estar na caixa de transferencia, nao tem nada com a caixa de marcha, como o Mauro falou retorne a oficina e fale com o mecanico e fale com ele o que esta acontecendo.
Pessoal valeu
Acabei de chagar da oficina, desmontamos a transferência amanhã terei um laudo especializado (acho eu)
O vazamento já tá resolvido, foi um retentor deformado
Mauro eu gosto muito deles são gente boa com certeza iremos resolver o problema e é claro depois explico aqui tim tim por tim tim
A todos obrigado por suas considerações e não vou desanimar assim facilmente entrei na chuva e tenho que me molhar.
Vai sair...
Valeu
bilha por acaso é bolinha de gude? (essas coisas de dialeto, hehe), se for, não precisa ter medo de estourar rolamento não. já tá tudo estourado. só que pode arregaçar as engrenagens. agora o sintoma que você passou primeiro, da tração, não tem absolutamente nada a ver com o câmbio, mas sim com a transferência!
Cavalcante nos abrimos o câmbio tá tudo ok, inclusive os rolamentos são zerados coprados na sarancar e diorio aí em SP
Vamos verificar a transferência então
Valeu
Cinho, se foi só retentor, não era pra fazer esse ruído todo não.
Pode ser que eu tenha aconselhado prematuramente você a capar seu mecânico. Suspenda o processo, mas mantenha a faca amolada à mão
Pode ser que o ruído tenha vindo da caixa de transferência, e não do câmbio, e como você viu o vazamento, tinha acabo de mecher no câmbio e tudo mais, não identificou de onde vinha o problema, achando que fosse do câmbio.
Mas que tá estranho tá...
Vamos esperar, já que não tem muito mais o que fazer...
Blz camaradas? Seguinte: fiz uma trilha umas semanas atrás e reparei que depois disso o console onde estão o câmbio, a reduzida e bloqueio está se soltando - perdi até um parafuso na brincadeira... nessa trilha fiquei agarrado e fui rebocado . Será que forcei muito o bichin? Tenho rodado com ele e tá tudo normal - pelo menos até agora...
Agora uma quase dúvida: pode-se engatar a reduzida com o carro em movimento ? Tenho quase certeza que não, mas prefiro consultar vossas excelências .
É isso aí: falei pouco, falei bem, não cuspi em ninguém.
Abçs e inté.
ola se vc faz assim tem muita sorte denao ter quebrado ainda, a redusida pode ser ascionada com o carro em baixa velocidade o bloqueio e que deve ser ascionado com o carro parado
Carlos, a intenção minha foi de chamar a atenção do pessoal para abrir uma "discussão" sobre isso... na verdade vc pode DESENGATAR o bloqueio qdo o Niva estiver em movimento, mas somente na situação em que vc estiver andando em linha reta (não fazendo curva) e passando para terreno de boa aderência... li essa dica no livro Técnica 4x4 e executei a operação algumas vezes... deu certo e não quebrou nada... Até agora nunca engatei o bloqueio com o Niva em movimento...