x
Convex Datacenter
Página 6 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 61 a 72 de 87
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Agradecimento: 1

Roberto

Com relação a esse esquema , é possível montar primeiro o cambio no motor e depois a reduzida no cambio com o suporte , ou tem que montar tudo junto ?
    Da pra montar por baixo com o motor no lugar ?

Ou tem que sacar o motor , montar o conjunto fixo e depois por o motor ?

No caso do ap , Voce saberia me dizer se o comprimeto do conjunto cambio do chevete + reduzida + caixa do chevete + flange vai ser igual ao comprimento do conjunto original do Niva ?

[quote=robertofs;422487]Xii!

Publiquei fotos errados

Seguem as fotos corretas

[]'s

Sim,

O eixo central tem a rolagem ao inverso das outras engranagem....

Veja bem, temos dois conceitos aqui que precisamos padronizar.

Nós temos rolagem e rotacao... a rolagem pode ser no mesmo sentido mas a rotacao nao necessariamente.

Observe bem seu desenho, se vc olhar do lado onde tem o cardazinho que sai do cambio vai ver que a flange superior (cambio) gira no sentido horario, a flange de baixo (que vai para o diferencial dianteiro) tambem gira no sentido horario. Entretanto a outra saida , a que vai para o diferencial trazeiro gira no sentido ant-horario. Apesar de ambos os cardans terem o mesmo sentido de rolagem.

A rolagem é a mesma a rotacao nao.

Outro exemplo sao os pneus de um carro. os do lado do motorista giram no sentido ant-horario enquanto os do lado do passageiro giram no sentido horario...entretanto ambos os pneus rolam no mesmo sentido.

Isso faz toda da diferenca, pois no caso dos pneus radiais que possuem cinta, nao se pode trocar de lado, ou seja, colocar pneu da direita na esqueda, pois ha uma acomodacao da cinta no sentido de rotacao, que nao tem nada a ver com a rolagem

Se a caixa de reducao tivesse cardans rolando en sentidos opostos a caixa tenderia a girar que nem um helicoptero desgovernado

Estamos pradronizados quanto a rolagem e a rotacao??

abracos

Jossano

Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Roberto

Com relação a esse esquema , é possível montar primeiro o cambio no motor e depois a reduzida no cambio com o suporte , ou tem que montar tudo junto ?
    Da pra montar por baixo com o motor no lugar ?

Ou tem que sacar o motor , montar o conjunto fixo e depois por o motor ?

No caso do ap , Voce saberia me dizer se o comprimeto do conjunto cambio do chevete + reduzida + caixa do chevete + flange vai ser igual ao comprimento do conjunto original do Niva ?

[]'s
    Márcio, é possível montar por baixo, sem ter que retirar o motor, mas tem que descer o câmbio. Isso porque há parafusos na parte superior do acoplamento que não podem ser colocados ou sacados com o câmbio no lugar. Então, é descer o câmbio, fixar a caixa de transferência ao câmbio com o acoplamento e em seguida subir câmbio e caixa de transferência juntos.

Como mencionei em outro post, nós montamos aqui um Niva AP com câmbio do Chevette, e, se não me engano, foi mantido tudo no seu devido lugar, com exceção da alavanca do câmbio, que no caso do câmbio do Chevette é no centro da caixa, ao passo que no câmbio do Niva é deslocado para direita, sendo necessário um pequeno rasgo na lata do túnel para acomodação da alavanca.

No final, a coisa fica como nas fotos que seguem.

[]'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -posicao_alavanca_cambio.jpg   -suporte_cambio_caixa_transferencia_rigido.jpg  

Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO

Arrow Rolação e rotação

Citação Postado originalmente por Jossano Ver Post
    Sim,

O eixo central tem a rolagem ao inverso das outras engranagem....

Veja bem, temos dois conceitos aqui que precisamos padronizar.

Nós temos rolagem e rotacao... a rolagem pode ser no mesmo sentido mas a rotacao nao necessariamente.

Observe bem seu desenho, se vc olhar do lado onde tem o cardazinho que sai do cambio vai ver que a flange superior (cambio) gira no sentido horario, a flange de baixo (que vai para o diferencial dianteiro) tambem gira no sentido horario. Entretanto a outra saida , a que vai para o diferencial trazeiro gira no sentido ant-horario. Apesar de ambos os cardans terem o mesmo sentido de rolagem.

A rolagem é a mesma a rotacao nao.

Outro exemplo sao os pneus de um carro. os do lado do motorista giram no sentido ant-horario enquanto os do lado do passageiro giram no sentido horario...entretanto ambos os pneus rolam no mesmo sentido.

Isso faz toda da diferenca, pois no caso dos pneus radiais que possuem cinta, nao se pode trocar de lado, ou seja, colocar pneu da direita na esqueda, pois ha uma acomodacao da cinta no sentido de rotacao, que nao tem nada a ver com a rolagem

Se a caixa de reducao tivesse cardans rolando en sentidos opostos a caixa tenderia a girar que nem um helicoptero desgovernado

Estamos pradronizados quanto a rolagem e a rotacao??

abracos

Jossano
    Você fala de rolagem e rotação, então, mesmo eu não sendo mestre em mecânica, vou tentar expor minha visão de graduado em análise de sistemas e que fez um pós-médio em mecatrônica no Senai, pra ver se fica mais prático

Rotação (no contexto das engrenagens da caixa de transferência):
    O motor gira em sentido horário, logo, andando para a frente a saída do câmbio girará no sentido de rotação do motor, ou seja, também horário. O eixo onde é fixada a flange que conecta a caixa de transferência à caixa de câmbio girará então no mesmo sentido do eixo da caixa de câmbio, que por sua vez, andando para frente, girará no mesmo sentido de rotação do motor, ou seja, horário. O eixo central da caixa de transferência conecta o eixo girado pelo câmbio à coroa do diferencial central. Então, temos 3 engrenagens. Havendo 3 engrenagens conectadas no sentido vertical (apenas para demonstração), ao girar a de cima, a do meio girará em sentido oposto, que fará a de baixo girar no mesmo sentido da engrenagem de cima. Então, até aqui, podemos definir que a rotação de todos os cardans do Niva se dá no mesmo sentido, uma vez que há basicamente 3 grandes engranagens na caixa de transferência (desconsiderando redução e planetárias do diferencial central).

Rolagem (no contexto do conjunto motriz do Niva)
    Se o motor gira em sentido horário e está conectado a uma caixa de câmbio, que por sua vez está conectada a uma caixa de transferência, a qual tem conectado os eixos cardans para os diferenciais, ao engatar uma marcha para frente e soltar a embreagem, o conjunto motor/câmbio/caixa de transferência tenderá a rolar para o sentido oposto ao da rotação, ou seja, em sentido anti-horário. Se for desconectado o cardan da tração dianteira e acionado o bloqueio, ao dar tração no diferencial traseiro o conjunto rolará em sentido anti-horário. Se for conectado novamente o cardan dianteiro e desconectado o traseiro, mantendo o bloqueio acionado, ao dar tração no diferencial dianteiro o conjunto também rolará em sentido anti-horário. Logo, podemos definir que, independentemente de qual eixo esteja sendo tracionado, o conjunto tenderá a rolar sempre em sentido anti-horário, ou seja, oposto ao da rotação.

Sendo assim, creio que os suportes de fixação da caixa de transferência, pelo menos em arrancadas, tendem a puxar o assoalho para baixo de um lado e empurrá-lo para cima no outro lado.

E, finalizando, não tenha dúvidas de que os eixos cardans giram no mesmo sentido. Seguem mais ilustrações

[]'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.
    Arquivos Anexos

Bom....Roberto

Vou deixar um desenho, baseado no seu pdf, para falar por si só.....

Esse papo nao vai levar a nada e o desenho é apenas para mostrar um conceito, que nao fui eu quem inventou

Abracos
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -rotacao-rolagem.gif  

Jossano e Roberto

Acho a analise do Roberto perfeita e o esquema do Jossano tambem

Agora acho que tudo é uma questão de referencia,ou seja de onde você esta olhando.

Tomando por base a pesrspectiva do Roberto.

Quem esta sentado na frente do eixo dianteiro e olhando o esquema em relação ao carro,ve os tres cardãs( o de entrada e os dois de saida) girando no sentido horario e o eixo intermediário da caixa ao contrario.

Se a gente estiver sentado em cima da caixa de transferencia ,olhando para os cardãs dianteiros(, o de entrada e o de saida para frente),eles giram no sentido anti-horario. Olhando desta mesma posição para o cardã traseiro,este gira no sentido horario.

Por isto existem os retentores para rotação horaria e anti-horario na caixa de transferencia.

Isto é quanto a rotação.
    [ ] s
    Peter

Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO

Talking Mais uma

Citação Postado originalmente por Jossano Ver Post
    Bom....Roberto

Vou deixar um desenho, baseado no seu pdf, para falar por si só.....

Esse papo nao vai levar a nada e o desenho é apenas para mostrar um conceito, que nao fui eu quem inventou

Abracos
    Jossano, qual o problema?

Esse papo vai levar a algum lugar sim

Não desista

Você considerou pontos de visão opostos para demonstrar que há sentido horário e anti-horário de rotação, certo? É óbvio que você veria sentidos de rotação opostos, considerando o carro andando para frente ou para trás.

Consideremos outros pontos de visão para constatar o fato de que os eixos cardans giram no mesmo sentido, já que você insiste em não ver o vídeo do Nivopala (recomendo ).

Se você estiver na frente do carro e se abaixar, poderá ver os eixos cardans dianteiro e traseiro. Se alguém engatar a marcha a ré e sair você poderá ver os dois eixos cardans girando no mesmo sentido. Da mesma forma, se estiver atrás do carro e se abaixar, poderá ver os eixos cardans traseiro e dianteiro. Se alguém engatar a 1.a marcha e sair você poderá ver os eixos cardans girando no mesmo sentido.

Pois bem!

Mudemos então nossa perspectiva. Não vamos olhar nem para frente e nem para trás. Nos posicionemos do lado esquerdo do carro, mais ou menos na posição onde estão as alavancas da caixa de transferência. Se pudéssemos ver através da carroceria do Niva e também através da carcaça da caixa de transferência, e se o carro andasse para a frente, num dado instante veríamos a imagem abaixo.

[]'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -rotacao_e_rolagem-800-x-579-.jpg  

Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO

Thumbs up É isso mesmo

Citação Postado originalmente por Peter Ver Post
    Por isto existem os retentores para rotação horaria e anti-horario na caixa de transferencia.

Isto é quanto a rotação.
    Peter, só a sentido de rotação para os retentores porque, se considerar a posição de montagem, o de atrás estará a 180 graus dos da frente, e nessa ótica haverá sim inversão das rotações.

Mas o que gerou esse saudável discussão foi a aplicação de forças sobre os calços do suporte da caixa de transferência, e acho que posso continuar afirmando que não há qualquer equilíbrio em função da inversão de rotação, uma vez que ela não existe, pois os cardans giram no mesmo sentido, logo, o sentido de rolagem será sempre oposto ao sentido de rotação dos cardans, e sendo assim, um lado do assoalho tenderá sermpre a ser puxado para baixo, ao passo que o outro lado tenderá a ser empurrado para cima, andando para frente.

[]'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.

Usuário Avatar de Flugêncio
    Entrada
    13/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Podem continuar sim senhor! já comprei bastante milho de pipoca para estas aulas 0800. rs rs rs

Roberto
    [QUOTE=Peter;423135]Jossano e Roberto

Acho a analise do Roberto perfeita e o esquema do Jossano tambem
    QUOTE]

Acho que isto quer dizer que concordo com voce quanto a rotaçao e forças.

Então acho que estamos sendo repititivos.
    4X4 Brasil
    [ ] s
    Peter

Informações sobre o Acoplamento do Giuliano !!!

Caros amigos, só hoje 14/07 é que dei uma olhada no fórum e medaparei com as informações e relatos do Giuliano e do Jossano !!!

Não entrarei em detalhes ainda pois não tive uma resposta do Giuliano sobre seus relatos no fórum, porêm tão logo ele se manifeste eu entro no fórum novamente e faço um lerato sobre o assunto !!!

Quem sabe até darei algumas aulas 0800 para o Fulgêncio !!!

Todos os que me conheçem sabem da minha correção, atenção e dedicação para com os colegas !!!

O Acoplamento homocinético, é um dos projetos mais antigos que tenho, (só perde para o snorkel) não tenho mais idéia de quantos já foram comercializados e, até hoje o protótipo (peça 00) está em uso em um Niva no Amapá sem relatos de problemas !!!

O acoplamento hoje é 100% nacional e desde que foi lançado mantém o seu valor de R$ 300,00 (desde meados de 2000) e pretendo manter assim o tempo que for possível !!!

Sobre os problemas relatados pelo Giuliano, tudo o que posso adiantar é que ao receber de volta o acoplamento, simplesmente coloquei ele (o acoplamento do Giuliano) no X-NIVA, andei com ele (o acoplamento do Giuliano) à mais de 100Km/h por bastante tempo (para os que conheçem Natal, eu fui até Parnamirim cidade vizinha e voltei) sem observar nenhum problema de vibração nem de danos à coifa !!!

A mesma peça foi retornada para o Giuliano e, (segundo ele mesmo me informou) está tudo certinho e ele está satisfeito com o resultado !!!

Bom, após obter respostas do Giuliano eu retorno neste mesmo tópico para dar algumas aulinhas 0800 com bastante fotos de aneis de borracha avariados de meus arquivos pessoais !!!

Até breve !!!!

Abraços,

Cassiano
    Natal4x4

Bem pessoal, vou tentar resumir o ocorrido, apesar de que o texto ficou longo!
    Desde já esclareço que não sou profundo conhecedor de mecânica deNiva como muitos aqui no forum, que aliás têm me dado preciosas dicas de manutenção e aos quais sou muito grato; logo não pretendo impor minhas opiniões e impressões, mas basicamente compartilhar com os colegas os fatos ocorridos na tentativa de eliminar as vibrações de meu veículo.
    Após alguns problemas com a entrega da união homocinética (acho que fui "sorteado" até nisso ), providenciei para que meu mecânico instalasse a peça, tomando o cuidado de explicar a ele todas as dicas, instruções e comentários necessários, inclusive imprimi e fiz ele ler antes.
    O resultado da primeira tentativa já fora comentado e basicamente foi um desastre: aumento da vibração em todas as rotações e estouro prematuro da coifa. E ainda passou a fazer com que a quarta marcha escapasse tamanho o aumento da vibração.
    Remeti a peça para verificação pelo vendendor e assim que ela chegou (2 semanas após envio) a peça foi instalada da mesma forma que foi feita inicialmente e foi notada uma sensível redução da vibração e a quarta marcha parou de escapar, entretanto a coifa novamente estourou prematuramente (segundo o mecânico por não ser de boa qualidade). Trocada a coifa, foi feito novamente o procedimento de eliminação da vibração, e quando andava no carro na estrada, a coifa, da marca Spicer, também não resistiu (rodou apenas 19Km). Posso assegurar que a causa foi a vibração a 90Km/h e não o excesso de graxa ou a não colocação de silicone na sanfona.
    Mais uma vez voltei com o carro para oficina, desta vez tentando
    uma coifa mais rígida (da Kombi mais nova) e um alinhamento perfeito do conjunto. A coifa ainda não apresentou problemas, porém a vibração acima dos 80 km/h permanece - e incomoda.
    Adicionalmente, um barulho que não existia anteriormente e passou a agir fortemente na região das alavancas (acima da caixa de marchas) e é muito alto, parece que mistura de barulho de trem rodando nos trilhos com helicóptero em vôo. Sinceramente é de desanimar quando tenho que pegar a estrada, pois todos sabem que o carro precisa de algum embalo para pegar as subidas e trabalhar numa rotação razoável para não ser incomodado por outros veículos nas estrada, e ficar andando sempre entre 60 e 80Km/h além de incômodo e irritante, também é perigoso.
    É importante frisar que o meu mecânico "penou" pra conseguir o melhor alinhamento possível para chegar a este resultado.
    Infelizmente minha sensação é de que o trabalho de alinhamento e e ajuste de posição da caixa de reduzida poderia ter dado melhores resultados, exceto as vibrações em primeira e segunda marchas, que realmente foram praticamente eliminadas após a instalação da união homocinética. É uma pena que a eficácia deste componente seja muito menor em velocidades mais altas.
    Antes da instalação da peça, cheguei a dar uns 128Km/h numa descida, pois com o conjunto original a vibração ia diminuindo após os 95Km/h. Hoje em dia, porém, a vibração é até "razoável" mas pior o barulho mencionado é horrível e se torna insuportável já a 100Km/h.
    Outra coisa importante de informar é que, originalmente, quando a vibração aumentava, aparecia um outro barulho (proveniente da proteção do escape que estava solta, agora devidamente fixada e sem provocar ruído) fazendo o Niva parecer que ia se desmontar todo.
    Reconheço que a eliminação deste ruído após a fixação da proteção do escapamento causa uma certa dificuldade em comparar as vibrações anterior e atual, só posso afirmar que a atual continua alta. Concluo isso pois o ruído proveniente vibração da proteção só aparecia quando a vibração do carro aumentava significativamente.
    Outra obsevação é que meu mecânico é de total confiança e competência. Só não é especializado em Niva, e não sei quanto isso pode ser grave no meu caso, já que em geral comenta-se que a mecânica do Niva é bem simples. Agora, se chegar a conclusão de que terei que ficar levando meu veículo para outras cidades p/ manutenção (ou ter que virar mecãnico para tê-lo em boas condições) vou ter que avaliar a hipótese de me desfazer dele, apesar de ter ADORADO o carro: Mesmo estando ciente de suas limitações, sei que atenderia perfeitamente a meus propósitos.
    Só sei que vou ter que resolver o problema. Do contrário, terei que me desfazer dele, pois naturalmente preciso pegar a estrada ele algumas vezes, além do que minha idéia era conhecer alguns lugares mais distantes com ele e para isso precisaria pegar estrada também.
    Só como observação, ele está com apenas 99MKm originais, todo equipado, além das melhorias que fiz nele (ignição eletrônica, cilindro de embreagem de caminhão VW, amortecedor Turbogás de Opala, etc). Não é um carro que fez trilha e sofreu adaptações e manutenções grotescas, é um carro muito bem consevado, apesar do problema da vibração.

Voltando ao problema da união homocinética, não pretendo condenar a peça nem quem a revende, mas devo expor a conclusão a que cheguei: a vibração não pode ser eliminada (ou ao menos minimizada substancialmente) através da compra e instação da mesma conforme a propaganda veiculada, e acho que isso deveria ser ponderado por quem comercializa a peça: quem não tem vasta experiência, como no meu caso, com os vários fatores que podem influenciar a vibração ,simplesmente não conseguirá obter êxito em sua tentativa.
    Falando em gastos, foram R$310 + R$210 Sedex + coifas + interurbanos + mão-de-obra... chegando fácil aos R$800... e é claro que não fiquei nada satisfeito, aliás estou mais inseguro que antes da alteração da originalidade do carro, até mesmo em função dos comentários sobre a função do bolachão de borracha. Isso sem falar que fiquei quase 1 mês sem carro e numa agonia danada, que de certa forma ainda persiste.
    Honestamente e sem rancor, se eu estivesse até uns 500Km de distância ,eu levaria meu Niva pessoalmente até o Cassiano, que aliás sempre se mostrou prestativo, para que ele mesmo tentasse resolver o problema.
    Entretanto, sinceramente estou sem saber o que fazer e confesso bem desanimado com essa vibração "chata".
    Aceito sugestões de quem possa ajudar, de preferência na região Centro-Sul fluminense. Já me falaram sobre uma oficina especializada em Niva em Volta Redonda, mas ainda não tenho referências seguras.
    4X4 Brasil

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem