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  • #37
    [ ] s
    Peter

  • #38
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    Anel Conico ref numero 13

    Sim , exatamente esse anel de ref . numero 13 da sarancar ( anel cônico ) .

    Acredito que não exista algo nacional que possa substituir .

    Complementando o que disse anteriormente , antes de trocar o anel, para poupar o trabalho, resolva o problema da vibração , pois se tiver um excesso muito intenso de vibração , também a quarta pode vir a escapar sem qualquer problema nos mecanismos do cambio .

    Essa marcha é muito delicada , qualquer probleminha ela escapa .

    Por exemplo, se o coxim do cambio quebra ou esta com defeito, o peso do cambio na sua bunda , força a caixa seca para baixo e como ela é de alumínio , pode fletir um pouco e aí consequentemente força o eixo piloto para baixo e se ele fletir um pouquinho , a luva de engate ja não acopla direito e a quarta escapa .

    No meu niva , quando coloquei o motor ap 2.0 , com o kit da erosão , a caixa seca fundida em alumínio veio um pouquinho desalinhada , do tipo impercepível a observação , pois bem , fletiu um pouquinho o eixo piloto e a quarta escapava .

    Esse problema pode ser comum , quando também se usa a flange de adaptação do motor ap e cambio do niva , é fato comprovado .

  • #39
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    Parafuso da quinta marcha

    Caro colega .

    aproveitando que vai checar seu cambio, não deixe de verificar também o estado do parafuso da quinta marcha .

    Na bunda do cambio , proximo da saída do cardã traseiro , tem uma tampinha.

    saca ela com uma chave de fenda com cuidado .

    Com uma chave canhão , se não me engano de 13 mm , checa o aperto do parafuso da quinta marcha . Se tiver solto aperte bem . Se sair na mão , ele quebrou . Aí dependendo do caso tem que desmontar a traseira do cambio. ( parcial ) para retirar o parafuso do eixo e por um novo.

    Detalhe , a tampa traseira do cambio , não sai sem sacar a alavanca de comando antes .

    Todos nós devemos fazer esse Check up a cada 50.000 km . Se trabalhar solta a quinta , ela se desgasta rápido ou pode vir a quebrar o rolamento de rolo .

    Outra coisa, coloque 1 litro de óleo a mais no cambio , acima do normal em torno de 1 litro , para previnir o desgaste da quinta marcha .

    Fora esses detalhes o cambio do niva é muito bom e aguenta o tranco .

  • #40
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    [quote=Luciano SHAKALL;415623]Bom, não tenho (ainda) o acoplamento homocinético, contudo, baixei o manual por curiosidade.
    No entanto, não entendi uma parte (o ítem 8, anexado abaixo):É pra engatar a reduzida ou deixar em "direto" (normal)?
    Ou quando ele fala em "reduzida", está se referindo a "caixa de transferência" (caixa de redução), devendo a alavanca ficar em "direto" (sem reduzir), é isso?

    Outra coisa: Caso a alavanca da redução NÃO esteja em "neutro", ao engatar a 5ª marcha e acelerar entre 4000-5000 RPM, aciona-se a embreagem... Ou não?
    Lembrando que os cardans ainda estão desconectados...


    []'s

  • #41
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    Luciano,
    Só agora cheguei em casa, mas vamos lá. De acordo com o passo 6, a alavanca de reduzida está na posição neutro, certo? No passo 8 ela é colocada na posição de marcha normal (sem redução) que com acionamento da 5ª. Marcha com o pé no fundo, que é como se o Niva estivesse em alta velocidade, perfeito?
    A caixa de transferência ou diferencial central agrega também a reduzida e o bloqueio. Por isto o Jossano chama de caixa de reduzida / transferência. Muitos a consideram um dos pontos alto da mecânica do Niva.
    A alavanca da reduzida, da mesma forma quando o carro está em marcha, só deve ser acionada com o carro parado (ou quase parando) calcando a embreagem.
    Sdçs,

  • #42
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    Guiliano,
    Sem querer te sugerir já te sugerindo, porque você não traz o seu Niva aqui pro Rio e bota na mão de um mecânico que tenha experiência reconhecida em Niva? Não tou querendo desmerecer teu mecânico, mas o pessoal aqui tem mais recurso...
    Quando comprei o meu Niva em 2005, foi justamente dai perto em Resende. Ele estava justamente com a 4ª. Marcha escapando, pois o mecânico dele não sabia mais o que fazer. Na ocasião, para acertarmos a venda, o ex-dono assumiu o compromisso de pagar o serviço que seria feito na Araucária no Rio e que no final das contas foi o que aconteceu.
    Sdçs,

  • #43
    Oi pessoal, tudo joia com vc??

    Bom, quanto a publicação do manual... ta tudo em ordem, nao vou cobrar direitos autorais

    com relacao ao item 8.. realmente vc engata a caixa de transferencia na posicao normal, engata a quinta marca e pisa no fundo. Como o carro ainda vai estar sem os cardans, vc vai ver o velocimetro dar 140Km/h em 5 segundos (rsrsrs). a forca centrifuga na homocinetica vai colocar o eixo na posicao correta de trabalho, alem de fazer um alinhamento dinamico no conjunto.... como a caixa de transferencia esta conectada, é sempre bom usar a embreagem, nao que seja obrigatorio.

    Quantoa coifa rasgarpor ter muita graxa, isso nao ocorre... se vcs olarem a foto que o giuliano mandou, verao que a borracha esta sequinha, se houvesse ecesso de graxa estaria tudo lambusado.

    Aproveitando a oportunidade, estou abrindo uma lista de compra de acoplamento homocinético, que tiver interesse manda um email pra mim... jossano@gmail.com

    abracos a todos

  • #44
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    Necessidadedo acoplamento

    Aí que tá , o acoplamento de borracha serve justamente para isso .
    Quando se atinge alta velocidade angular, o acopalmento se deforma e permite o alinhamento dos eixos .

    Isso é visto , retirando-se a tampa de plastico , pode observar que o acoplamento se deforma e o eixo fica alinhado .

    Por isso que dificilmente o niva treme em alta .

    Quando se retira esse acoplamento , não há essa centralização forçada.

    A homocinética sem acoplamento , para funcionar bem , tem que estar 100% alinhada .

    Se não , é criado um sério problema em alta velocidade .

    Outra coisa, se voce retirar o cardã dianteiro e engatar o bloqueio , o niva anda solto , mas se for subir uma rampa de ré , notará que a caixa de redução ( lado frontal ) vai bater violentamente no assoalhado .


    Se conclui que a caixa de redução fica equilibrada , pela ação de uma gangorra , cardã de traz e da frente .

    Então , a função do acoplamento também é de amortecer, compensar as forças exercidas pelo cardã nesse efeito gangorra .

    Vibra a caixa, poupa o cardã da frente .

    Se retirar o acoplamento de borracha , pois bem, quem segura todo o efeito gangorra são os diferenciais , então passa quebrar os prisioneiros do diferencial .

    Por isso que, se for usar acoplamento homocinético sem acoplamento de borracha , é necessario muita centralização e acabar com o movimento e grau de liberdade da caixa de redução , através de um suporte defixacão.


    Por isso que o russo manteve o acoplamento de borracha , mesmo trocando as cruzetas por homocinética.

  • #45
    Qual homocinetica usam para fazer este tipo de acoplamento? Vw ou fiat?

  • #46
    Dilmar

    Na verdade nao importa muito o tipo da homocinética, e sim como fazer o conjunto.... nao é tao simples quanto aparenta

    Quanto ao seu cambio, que pena que vc esta no paraná... mas vou te dar uma dica: leva nun canbio tecnico antes de condenar seu cambio a uma troca.... é o melhor que vc tem a fazer

    abracao

  • #47
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    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Aí que tá , o acoplamento de borracha serve justamente para isso .
    Quando se atinge alta velocidade angular, o acopalmento se deforma e permite o alinhamento dos eixos .

    Isso é visto , retirando-se a tampa de plastico , pode observar que o acoplamento se deforma e o eixo fica alinhado .

    Por isso que dificilmente o niva treme em alta .

    Quando se retira esse acoplamento , não há essa centralização forçada.

    A homocinética sem acoplamento , para funcionar bem , tem que estar 100% alinhada .

    Se não , é criado um sério problema em alta velocidade .

    Outra coisa, se voce retirar o cardã dianteiro e engatar o bloqueio , o niva anda solto , mas se for subir uma rampa de ré , notará que a caixa de redução ( lado frontal ) vai bater violentamente no assoalhado .


    Se conclui que a caixa de redução fica equilibrada , pela ação de uma gangorra , cardã de traz e da frente .

    Então , a função do acoplamento também é de amortecer, compensar as forças exercidas pelo cardã nesse efeito gangorra .

    Vibra a caixa, poupa o cardã da frente .

    Se retirar o acoplamento de borracha , pois bem, quem segura todo o efeito gangorra são os diferenciais , então passa quebrar os prisioneiros do diferencial .

    Por isso que, se for usar acoplamento homocinético sem acoplamento de borracha , é necessario muita centralização e acabar com o movimento e grau de liberdade da caixa de redução , através de um suporte defixacão.


    Por isso que o russo manteve o acoplamento de borracha , mesmo trocando as cruzetas por homocinética.
    Márcio mataste a cobra! é exatamente isto que acontece. Deve ter acontecido isto com a montagem do Giuliano. Tem que ser similar ao original russo.
    Sdçs,

  • #48
    Por isso que eu desenvolvi uma copia do original, mantendo e respeitando todos os detalhes do original

    abracos

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