
Postado originalmente por
Otávio Luiz
Para trilhas pessadas é necessário que se faça algumas modificações nas viaturas, senão vira rolha de trilha.
Se pegarmos jipes
originais (CJ, Samurai e Niva, vou ficar nestes três) veremos que eles terão grandes dificuldades em superar os obstáculos que se espera de uma trilha pessada (grandes atoleiros, erosões, facões, etc).
A primeira coisa que temos que trocar são os pneus, para aumentar a tração (pneus lameiros) e a altura do solo. Veja que a única coisa que aumenta o vão livre é pneu grande. Então vamos lá, botar um pneu 35"..... tá bom, 33" no Niva, CJ e Samurai. IH!, não cabe!!! No CJ e no Samurai podemos por calços entre a carroceria e chassis, no Niva... só arruelas na suspenção dianteira, rodinha de carrinho de supermercado calçando a mola traseira e rebater o para-lama e cortar a lata... no CJ e no Samurai ainda dá pra fazer SPOA (feixe de molas por cima do eixo)...
Putz, mas com pneuzão a viatura ficou xoxa, falta força. Então toca-se de motor!!! Ponto pro CJ desta vez, pois tem uma infinidade de motores mais potentes que cabem, assim como a caixa de marcha pode ser trocada com relativa facilidade, no Niva...
Mas com pneuzão, motorzão e uma caixa de marcha mais parruda pra aguentar a potência e arrasto quem vai abrir o bico são as homocinéticas (você levantou até onde deu né? mudou o ângulo e agora estão estralando) e os diferenciais (principalmente o dianteiro, que os prisioneiros estão na carcaça de alumínio e pow!).
Então vamos trocar os eixos!!! Mas a suspensão dianteira do Niva não é eixo rígido, é IFS (de
IH!,
Fude#
Santa), o que fazer? CJ e Samurai tem eixos rígidos na dianteira... tudo bem que estes também não são inquebáveis, que muito provavelmente também serão substituídos por mais parrudos (do Troller, ou algo mais animal, como os Dana70 das F350)... aí quebra a reduzida...


O que escrevi (sei que é muito longo, mais de três linhas e a maioria passa batido

) é que pra trilha pessada qualquer jipe tem que ser reforçado, modificado, pra aguentar, e no Niva é mais difícil por causa da falta de chassis e de um eixo rígido na dianteira...

Niva faz trilha!?! Faz!!! Se sai bem!?! Sim, mas até um Fusca modificado (gaiola) faz trilha...
Com grana e preparação até Ecosport corre o Calango Trouphy (como é que escreve esse trem?).
MAS, sempre tem uns malucos que gostam de ralar seus Nivas, inclusive tem um tópico aqui sobre Niva na trilha pra desmentir tudo isso que escrevi.