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  • #1
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    motor 1.6. diesel




    Boa tarde... alguem pode me ajudar sou novo no ramo de 4x4 adiquiri um niva com o motor 1.6 diesel, fiz o motor completo coloquei um novo cabeçote zerado, aumentei o carter, alterei o sistema de arrefecimento, mas o meu nivinha não anda nem por reza o máximo que chega é 80km alguém poderia me ajudar co que eu posso fazer para melhor o desempenho dele sem prejudicar o motor??? um turbo me ajudaria?

    Em relação a alavanca da tração verifiquei que existe a opção neutra, nesta opção eu posso rodar como o carro normal... ou não

  • #2
    Colega, suponho que seu motor seja o AP 1.6 diesel da Kombi. Há alguns relatos sobre esse motor que, por sinal, é muito fraco, servindo apenas para quem quer economizar em combustível e nao se importa com velocidade. Alguns poucos arriscam a colocar um turbo leve nesse motor, mas o pouco ganho que se obterá nao compensa o gasto na instalacao de um turbo.

    Qto a alavanca de traçao a posicao neutra o carro sequer se movera, mesmo que vc engate alguma marcha. Qdo eu estaciono o Niva na rua, costumo deixar a alavanca na posiçao neutra, assim, só roubam ele se souberem mexer no sistema, mas quem é doido pra roubar um Niva???

  • #3
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    Edson,

    achei que fosse só eu que fazia essa maluquice, ahahahaha...


    []´s

  • #4
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    Acho que todos colocaram este tal "motor de Kombi diesel", depois de andarem acabam vendendo o Niva, realmente é um fracaço em termos de desempenho e principalmente pela sua fragilidade.
    Sou do ramo de retífica e não aconselho ninguém a fazer isso, se é para por diesel tem que ser 2.0 para cima, o meu tem um Toyota Corolla 2.0.

    Saudações

    Eugênio.

  • #5
    Fio, pode crer que tem mais niveiro adepto dessa prática... mesmo que tenha trava Carneiro ou alarme, deixar no neutro é uma opção que nós temos e os simples mortais não... rs...

    Tramontini, não chega a ser um fracasso a adaptação do motor da Kombi... a vantagem é a economia de combustível e a maior autonomia... a desvantagem maior é que peca pela falta de potência do motor... segundo dizem, é menos potente do que o motor original. Sei lá, mas acredito que para quem quer fazer uso do Niva só ou a maior parte na terra, velocidade é o que menos importa... mas se eu pudesse colocar um diesel, eu botava o do Golf exportação, AP 1.9, ou o do Diva, tb 1.9, mas que ninguém ainda nunca viu... rs...

  • #6
    aheuaheuae,eu tambem qnd estaciono coloco no neutro...mas só quando é no plano,pq meu freio de mão tá ruim e eu preciso as vezes dexar engatado em primeira,hehehehe....

    E quanto a esse motor aí,eu já ouvi falar bem e mal tambem...acredito que seria uma boa para mim,pois meu niva tah fazendo 3 km/l (calma gente,eu já encostei pra ver isso)...Mas bom mesmo seria o motor do Diva 1.9...mas como todos sabem...é mais um cabeça de bacalhau não?!?!?!

    Você se importa muito com velocidade???Pois no país que estamos,máximo que se pode pegar dentro da lei é 120!!!Não preciso de um carro que marque até 220 no velocímetro certo?!?!?!

  • #7
    Já que o assunto é diesel, entrem no seguinte link:

    http://www.jipemania.com/testes/testes_jm.htm

    Tem uma matéria comparando Samurai, Niva e S-10, todos a diesel... o Niva tá com o XUD9, se não me engano, o mesmo do JPX... quem fez a matéria foi o Roitberg, da Jipemania.

    Ah, leiam o quadro da direita, pois é necessário instalar um plug-in para visualizar a matéria...

  • #8
    Também sou outro que sempre deixo o carro no neutro!!!
    Uma vez coloquei no neutro na porta de casa... a namorada entrou acelerou e não andou! hehehe a cara dele tentando entender o que estava acontecendo foi ótima!

    Mas falemos do diesel que é um assunto do meu mais alto intersse!!!
    Tô afim de autonomia e economia no meu Niva... assim eu viajaria mais nele e no final do ano quem sabe trocaria o onibus pelo Niva em uma viajem para o Chile

    Mas andam falando mal pra caramba deste 1.6 diesel da kombi... quero saber o seguinte:
    1º) O motor é resitênte!? Depois de montado dá pouca manutenção ou é aquelas adpatações que toda hora de deixam parado no sinaleiro... ancorado no mecânico... Ou não... montou um motor bom ele roda redondinho sem maiores problemas? 8)

    2º) Potência! Pelo que leio ele é fraco, a viatura perde em velocidade final, o que é uma desvantagem em viagens longas, mas não para rodar na cidade e na terra.
    Não tô afim de uma Niva que "voe baixo" se quisesse isso teria comprado um carro esportivo todo tunado... mas confesso que 80Km/h é meio assustador... Os 100-110Km/h que o Mercúrio (meu Niva) faz na estrada já esta de bom tamanho... como manter isto com um motor diesel?

    3º) relação custo beneficio.
    Um motor da Kombi sai entre R$2000 e R$3000 mil reais pelo que já andei olhando...
    E ou outros? Esse motor 1.9 por quanto sairia? O motor do Diva 1.9 fabricado no Uruguay alguém tem noticia de um lugar lá que possamos olhar? se existe como importar via mercosul com ótimas tarifas... ou indo lá e montando ilegalmente o desgraçado...depois legaliza aqui

    angustias... dores...porcas e parafusos de um niveiro feliz!!!

    Abraços Do queijo
    SW4 1999 3.0D (Drive a legend!) Ex-Samurai, 93 "Delicado" - X-Crawler in side - Ex-Vitara Oz, 92 (Australia) Ex-Niva, 92 "Mercúrio"

  • #9
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    pstavarengo,

    Vá a um bom mecanico que entenda realmente de Nivas e descubra se o kit de adaptação para esse seu motor é o do Rogério Bacelar.

    Se for, você tem sorte. Se tiver insatisfeito com esse motor diesel, vc pode troca-lo facilmente por qualquer outro da família AP da volkswagen. Quando digo "facilmente", é literalmente tirar um e colocar o outro.

    []´s

  • #10
    Mineiro, eu nunca andei com um Niva AP 1.6D, mas já colhi vários relatos de quem andou com essa motorização.

    1. O AP 1.6D é resistente sim! A manutenção é igual a de qq carro. Se manter em ordem, vai longe. Se bobear, vem os problemas. Há niveiros que estão com esse motor faz uns 200.000km e nunca reclamaram de problemas mecânicos;

    2. Mesmo com turbo, dificilmente vc passará dos 90km/h. O AP 1.6D é um pouco mais fraco do que o motor original do Niva. As vantagens são a economia (+ de 10km/l na cidade e + de 14km/l na estrada), a autonomia (tanquinho do Niva é de 42 litros), diesel tem em todo lugar do Brasil (se vc for pra região Norte, diesel é a melhor opção) e atravessa a água sem problemas (maior deficiência de motores a gasolina e álcool);

    3. Um AP 1.9D é caro... tá na casa das 10.000 latinhas!!! Mas gera "pouco" mais de 90 cavalos!!! Qto ao motor do Bognor Diva, dizem que é uma versão melhorada do XUD9, utilizado pelo JPX. No Diva é utilizado o DW8 (do mesmo fabricante, Peugeot), aspirado, gerando em torno de 72cv, a 4600rpm ( http://www.newmotorage.com/nova/materia.asp?id=515 ). Para importar, só conversando com a Bognor ou, quem sabe, levando o Niva até lá pra que eles mesmo façam a adaptação desse motor do Diva no Niva, mas deve sair uma nota...

    Dos vários comentários que li sobre a adaptação do AP 1.6D no Niva, as melhores opiniões vieram de quem fez o serviço com o Rogério Bacelar. Parece que esse é o "cara"!!!

  • #11
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    motor ap diesel

    Amigo, tb sou novo no ramo do niva, tenho o meu faz 2 anos, dei muita cabeçada c/ motorização, porque comprei ele c/ motor original, depois de 2 meses fundiu na minha mão, beleza, fui verificar preços de retifica, acabei me informando melhor, coloquei um ap alcool, peguei o kit do Rogerio Barcelar, mas eu tinha um motor da kombi diesel travado na minha casa, mas falaram muito mal desse motor acabei não colocando, andando por são bernardo do campo, me deparei c/ uma pampa diesel, conversei com o dono dela, sobre seu motor, ele me disse que era uma joia, perguntei quem dava manutenção nesses motores, e ele me indicou uns caras na mesma cidade, fui ate la e me informei, os caras são especialistas neste tipo de motor, a principio duvidei muito do serviço porque muita gente fala que faz mas verdade e "groselha", tudo bem passei 3 meses investigando os caras ate decidir fazer o meu repotenciado para 1.9 . Resumindo gostei do trampo dos caras valeu a pena gastar o que eu gastei , e estou satisfeito com consumo e rendimento

    O telefone deles são 011-4121-1702 ou delphosmotors@hotmail.com

    BOA SORTE, espero ter ajudado

  • #12
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    01/08/2006
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    Quik
    Explica melhor como foi repotenciado o motor para 1.9. O que muda no motor. Quanto gastou. Como ficou o consumo (km/l) e rendimento (velocidade final) já que voce diz estar satisfeito.

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