eu desaconselho usar o motor 1.9 VW, pois é uma mosca branca do olho azul, e fazer manutenção nele não é tarefa pra qq um.
a versão AP1.6 diesel é muito ruim, e deixa o carro horrivel.
a opção Kia me parece mais racional por ser um motor de giro mais elevado e de manutenção facilidada por equipar carros em linha no Brasil.
uma outra opção que me agrada é o Fiat 1.7 q é plug and play no Niva e custa 4500, mas tem o mesmo inconveniente do VW 1.9, pois é produzido somente para exportação e os mecanicos brasileiros desconhecem seu comportamento.
eu particularmente acho que o motor original, convertido pro alcool com melhoria na taxa de compressão é a melhor opção pro Niva.
é um motor que tem faixa de torque e rotação adequadas as relações de cambio e diferenciais do Niva, é relativamente leve, barato, robusto e facilimo de mecher.
com o preço de uma adaptação pra Diesel, da pra sustentar um Niva a gasolina ou a alcool por muitos anos alem de conservar o desempenho.
kENRAMONE E DOLLIS, eu também tenho um niva a diesel, com o motor AP 1.6 (kit BR 2000, instalado pelo próprio Senhor Rogério Bacellar), e discordo que a opção do Ap 1.9 seja uma má opção pois se for o mais moderno que equipa os GOLFs e Boras da argentina e europa pode ser que haja algum problema em termos de manutenção (falta de mão de obra qualificada em relação à dispositivos eletronicos e injeção) mas os mais antigos com sistema de injeção diesel convencional não tem nada de mais, é chegar nas mecânicas diesel e pronto, o meu é 1.6 diesel, da saveiro/kombi e não reclamo nem acho tão horrivel assim, parece original, com o diferencial de niva 10/43 ele anda bem (não tanto como os originais à gasolina) sem o ar condicionado ligado, dá até para viajar, fui até Rio de Janeiro e cheguei a três dias, fiz Brasília - Juiz de Fora 1000 Km em 15 horas, o melhor de tudo é a economia 16 Km/l. Tenho umas fotos dele no http://www.nivasgerais4x4.com.br/det...bro.asp?ID=241
blz....Abraços. Bito. Niva Diesel 91 Verde Cherokee. Fidel