Primeiro seja bem vindo a nossa cidade, já falo de primeira para vc se cadastrar no curitiba4x4@yahoogrupos.com.br . O povo é muito animado, rola altas confraternizações, passeios, trilhas e festas.
Quanto a escolha do Niva, posso dizer que também sou novo na história, tenho o meu há apenas 1 ano e meio.
Olha, sou apaixonado pelo carro, ele é realmente tudo que eu esperava (positivamente e negativamente). Vamos aos pontos:
1º O carro é excelente para o dia-a-dia (levando em consideração os demais off-roads da mesma faixa de preço),
2º é show de bola para viagens curtas,
3º tem uma mecanica muito boa, o pessoal vive falando que quebra a toa, isto não é verdade, um Niva bem cuidado, bem engraxado, sem folgas, dificilmente te dará problemas.
4º A possibilidade de voce fazer novas amizades e frequentar este meio não tem preço.
5º tem-se o preconceito de falta peças, isto é mentira, temos lojas aqui em Curitiba e muitas em SP que só lidam com peças de Niva, e o preço não é exorbitante. Além do mais, muitas peças são intercambiáveis com VW, Fiat e outras Marcas.
6º Voce vai sentir um pouco de desconforto em logos trechos (+ de 400KM´s), pois como vc manterá uma velocidade não muito elevada a sensação de que a viagem é mais longa é inevitável.
Um abraço