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Solução para entupimento do DPF Nissan Frontier

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  • 17/05/2024, 07:08
    enricof18
    Citação:

    Postado originalmente por Jerfson Ver Post
    A luz do nada apagou, e com alguns dias acendeu novamente.

    Acho que vou pedir a ele para me locar o Rasther (Já consultei e confirmou que faria) e vou fazer as regenerações conforme tuas orientações.

    Esse negócio de ficar luz do DPF apagando e acendendo geralmente é sempre sensor que não está funcionando direito ou DPF que não foi bem limpo.
  • 11/04/2025, 22:48
    Francco
    Solução para problema de luz de DPF acesa gerando código 0428 sensor de temperatura
    Citação:

    Postado originalmente por enricof18 Ver Post
    Olá amigos!

    Sou mecânico automotivo, especialista em veículos Nissan, principalmente nas Frontier D40 (2008 em diante). Moro em Rio Verde - GO, e por conta principalmente da qualidade do nosso combustível, passando também pela baixa qualidade das manutenções após os veículos saírem da garantia, os proprietários das Nissan Frontier 2012/13 em diante (Modelos de 4x2 de 163 cv e 4x4 de 194 cv) sofrem com o entupimento do filtro de partículas DPF, localizado no escapamento. Quando isso acontece, a picape perde potência, acende a luz referente ao filtro DPF no painel, e em casos mais severos, o DPF pode literalmente derreter, com risco de incêndio. O próprio veículo tem estratégias para evitar esse entupimento, ou então as oficinas equipadas com scanners com a função de regeneração, podem desobstruir o DPF com esse procedimento, porém em alguns casos isso não é suficiente, e para esses casos a troca do DPF pode ser necessária. Entretanto, eu consegui uma solução para os casos onde a única alternativa era a troca do DPF.

    Vou deixar meu e-mail à disposição, quem precisar dessa alternativa pode entrar em contato comigo. Não vou expor a solução no fórum pois o correto nesses casos é realmente a troca do DPF, por conta principalmente das legislações ambientais, mas pra quem precisar de uma saída, o método que apresentarei não é prejudicial em nada para o funcionamento do motor.

    Meu e-mail é enricof18@hotmail.com

    Um abraço!

    Boa noite, eu era mecânico de automóveis e deixei a profissão mas ainda cuido dos meus veículos, e através desse POST do Enrico pelo que vi é muito experiente nessa área, resolvi dar minha colaboração ao Fórum , tenho uma frontier attack 2016 que tirei zera e hoje está com 231000 km e sempre cuidei bem dela, mas recentemente tive um problema com a luz do DPF que acendeu e não apagou mais até perder a força do motor quase que por completo, então tirei o DPF para examinar e estava ok, quando passei o aparelho acusava a falha
    0428 sensor de temperatura do catalisador, entao comprei o sensor de temperatura da turbina e troquei mas não tive exito, meu aparelho não abrangia todos os sensores então passei o aparelho de um parceiro em uma cidade próxima e descobri que era o sensor antes do DPF , então cheguei a pedir o sensor mas fiquei curioso porque quando tirei o mesmo e coloquei no fogo para testar ele estava funcionando, foi então que comecei a procurar mais defeitos antes de montar o sensor novo, o fio vermelho que sai do sensor de temperatura antes do DPF estava rompido por dentro, bem ao lado do câmbio,, por causa do starap que prende o chicote original que veio muito apertado de fábrica, a capa corrugada ao longo dos anos foi comendo vários fios até cortar 2 deles, assim que soldei os fios ,a luz da injeção já apagou de imediato e depois de 20 km rodando a luz da regeneração já apagou também, e a potência voltou ao máximo de novo como original de fábrica, caso alguém queira as fotos lugar e do defeito como foi me peça que eu envio.
    Se o módulo não reconhecer a temperatura de entrada do DPF , ele não libera a regeneração, no entanto nem montei o sensor novo que havia pedido, o meu estava ok, devolvi o outro .
    E mais um detalhe, já tem um ano que a luz da tração ficava piscando e quando era acionada, mas o sistema continuava funcionando, e era um dos fios que arrebentou no chicote assim que soldei o fio voltou a funcionar de novo sem ficar piscando, no mais agradeço pelas informações que obtive aqui no fórum, obrigado
    Daniel Franco
  • 15/04/2025, 07:57
    enricof18
    Citação:

    Postado originalmente por Francco Ver Post
    Boa noite, eu era mecânico de automóveis e deixei a profissão mas ainda cuido dos meus veículos, e através desse POST do Enrico pelo que vi é muito experiente nessa área, resolvi dar minha colaboração ao Fórum , tenho uma frontier attack 2016 que tirei zera e hoje está com 231000 km e sempre cuidei bem dela, mas recentemente tive um problema com a luz do DPF que acendeu e não apagou mais até perder a força do motor quase que por completo, então tirei o DPF para examinar e estava ok, quando passei o aparelho acusava a falha
    0428 sensor de temperatura do catalisador, entao comprei o sensor de temperatura da turbina e troquei mas não tive exito, meu aparelho não abrangia todos os sensores então passei o aparelho de um parceiro em uma cidade próxima e descobri que era o sensor antes do DPF , então cheguei a pedir o sensor mas fiquei curioso porque quando tirei o mesmo e coloquei no fogo para testar ele estava funcionando, foi então que comecei a procurar mais defeitos antes de montar o sensor novo, o fio vermelho que sai do sensor de temperatura antes do DPF estava rompido por dentro, bem ao lado do câmbio,, por causa do starap que prende o chicote original que veio muito apertado de fábrica, a capa corrugada ao longo dos anos foi comendo vários fios até cortar 2 deles, assim que soldei os fios ,a luz da injeção já apagou de imediato e depois de 20 km rodando a luz da regeneração já apagou também, e a potência voltou ao máximo de novo como original de fábrica, caso alguém queira as fotos lugar e do defeito como foi me peça que eu envio.
    Se o módulo não reconhecer a temperatura de entrada do DPF , ele não libera a regeneração, no entanto nem montei o sensor novo que havia pedido, o meu estava ok, devolvi o outro .
    E mais um detalhe, já tem um ano que a luz da tração ficava piscando e quando era acionada, mas o sistema continuava funcionando, e era um dos fios que arrebentou no chicote assim que soldei o fio voltou a funcionar de novo sem ficar piscando, no mais agradeço pelas informações que obtive aqui no fórum, obrigado
    Daniel Franco


    Exatamente. Aliás, não só a temperatura de entrada. Se qualquer um dos dois sensores de temperatura ou se a sonda AF do catalisador ou se a sonda AF do DPF não funciona, ela não faz regeneração, nem a automática, nem a pelo scanner. E é aí onde as oficinas pecam em resolver problema com DPF e ficam passando pra reprogramar eliminando o DPF, por não saberem diagnosticar exatamente o sistema.
  • 13/06/2025, 18:05
    fabiosica
    Citação:

    Postado originalmente por MarPerna Ver Post
    Enricof18, outra coisa (muito pequena) que notei é um som de "toc toc" no volante. Segurando na barra da direção da para perceber uma pequena folga que está gerando esse som e percepção no volante.

    Peguei uma chave 12mm e fiz um pequeno reaperto na porca da coluna da direção (na parte interna, dentro da cabine e externa, antes da caixa de direção). Quase desapareceu. Ficou menor a frequência e a percepção do "toc toc" no volante. Está dificil conseguir agendar um horário em oficina e na CC Nissan querem cobrar quase R$ 400,00 só para fazer um diagnóstico e se necessário trocar parte da coluna da direção (valor estimado de quase R$ 2 mil).

    Estou pensando em aplicar um pouco mais de força para apertar as porcas, mas estou inseguro, com receio de eventualmente piorar a situação (por exemplo quebrar o parafuso). Você tem alguma recomendação? Pensei em aplicar um wd40, afrouxar a porca e reapertar para ver se resolve. O que acha disso?

    Todas Frontier estão dando problema na coluna de direção.
    Já troquei da anterior em garantia.
    O mecânico falou que estava praticamente solta. Podia causar acidente grave! Absurdo não ter recall disso.
    Agora a minha atual também está fazendo esse estalo igual. Agendei para a CC analisar e aprovar a troca em garantia.
    Fora da garantia, a coluna sai mais de 4.000.
    Mas estão dando garantia estendida nessa peça também.
  • 19/06/2025, 11:18
    guigow2004
    1 Anexo(s)
    PESSOAL, POSTAGEM DE UTILIDADE PÚBLICA.

    Depois de muita pesquisa, finalmente achei um APP android para gerenciar o DPF. Funciona perfeito para quem tem o motor 2.3 bi-turbo com DPF. Minha Frontier é 2025.

    Anexo 582588

    Ele mostra a saturação do DPF em GRAMAS DE FULIGEM(Sat gr). Além dessas 2 barras na imagem que são o STATUS de saturação maxima e pressão da turbina respectivamente.


    Esse APP é exclusivo para nissan. Se chamava antes "Nissan DPF Monitor", agora ele está se chamando apenas "DPF monitor" da (EtnaSkynet) . Talvez por questões de direitos com a nissan.

    Aqui está o link do APP: DPF Monitor - Apps on Google Play

    Aqui está o link do ELM327(v1.5 1992-2021) - https://pt.aliexpress.com/item/10050...yAdapt=glo2bra

    Comprei o azulzinho (V1.5 1992-2021). Dizem que o v1.5 tem mais compatibilidade com todos os modelos de carros. Deu certo.


    Pra quem quiser o ver o APP funcionando e aprender a usar/ conectar. Tá aqui neste video de um italiano que usou na Nissan QASHQAI diesel na europa.

    Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=QyoVyVW0H-0
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