Esse negócio de ficar luz do DPF apagando e acendendo geralmente é sempre sensor que não está funcionando direito ou DPF que não foi bem limpo.
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Boa noite, eu era mecânico de automóveis e deixei a profissão mas ainda cuido dos meus veículos, e através desse POST do Enrico pelo que vi é muito experiente nessa área, resolvi dar minha colaboração ao Fórum , tenho uma frontier attack 2016 que tirei zera e hoje está com 231000 km e sempre cuidei bem dela, mas recentemente tive um problema com a luz do DPF que acendeu e não apagou mais até perder a força do motor quase que por completo, então tirei o DPF para examinar e estava ok, quando passei o aparelho acusava a falha
0428 sensor de temperatura do catalisador, entao comprei o sensor de temperatura da turbina e troquei mas não tive exito, meu aparelho não abrangia todos os sensores então passei o aparelho de um parceiro em uma cidade próxima e descobri que era o sensor antes do DPF , então cheguei a pedir o sensor mas fiquei curioso porque quando tirei o mesmo e coloquei no fogo para testar ele estava funcionando, foi então que comecei a procurar mais defeitos antes de montar o sensor novo, o fio vermelho que sai do sensor de temperatura antes do DPF estava rompido por dentro, bem ao lado do câmbio,, por causa do starap que prende o chicote original que veio muito apertado de fábrica, a capa corrugada ao longo dos anos foi comendo vários fios até cortar 2 deles, assim que soldei os fios ,a luz da injeção já apagou de imediato e depois de 20 km rodando a luz da regeneração já apagou também, e a potência voltou ao máximo de novo como original de fábrica, caso alguém queira as fotos lugar e do defeito como foi me peça que eu envio.
Se o módulo não reconhecer a temperatura de entrada do DPF , ele não libera a regeneração, no entanto nem montei o sensor novo que havia pedido, o meu estava ok, devolvi o outro .
E mais um detalhe, já tem um ano que a luz da tração ficava piscando e quando era acionada, mas o sistema continuava funcionando, e era um dos fios que arrebentou no chicote assim que soldei o fio voltou a funcionar de novo sem ficar piscando, no mais agradeço pelas informações que obtive aqui no fórum, obrigado
Daniel Franco
Exatamente. Aliás, não só a temperatura de entrada. Se qualquer um dos dois sensores de temperatura ou se a sonda AF do catalisador ou se a sonda AF do DPF não funciona, ela não faz regeneração, nem a automática, nem a pelo scanner. E é aí onde as oficinas pecam em resolver problema com DPF e ficam passando pra reprogramar eliminando o DPF, por não saberem diagnosticar exatamente o sistema.
Todas Frontier estão dando problema na coluna de direção.
Já troquei da anterior em garantia.
O mecânico falou que estava praticamente solta. Podia causar acidente grave! Absurdo não ter recall disso.
Agora a minha atual também está fazendo esse estalo igual. Agendei para a CC analisar e aprovar a troca em garantia.
Fora da garantia, a coluna sai mais de 4.000.
Mas estão dando garantia estendida nessa peça também.
PESSOAL, POSTAGEM DE UTILIDADE PÚBLICA.
Depois de muita pesquisa, finalmente achei um APP android para gerenciar o DPF. Funciona perfeito para quem tem o motor 2.3 bi-turbo com DPF. Minha Frontier é 2025.
Anexo 582588
Ele mostra a saturação do DPF em GRAMAS DE FULIGEM(Sat gr). Além dessas 2 barras na imagem que são o STATUS de saturação maxima e pressão da turbina respectivamente.
Esse APP é exclusivo para nissan. Se chamava antes "Nissan DPF Monitor", agora ele está se chamando apenas "DPF monitor" da (EtnaSkynet) . Talvez por questões de direitos com a nissan.
Aqui está o link do APP: DPF Monitor - Apps on Google Play
Aqui está o link do ELM327(v1.5 1992-2021) - https://pt.aliexpress.com/item/10050...yAdapt=glo2bra
Comprei o azulzinho (V1.5 1992-2021). Dizem que o v1.5 tem mais compatibilidade com todos os modelos de carros. Deu certo.
Pra quem quiser o ver o APP funcionando e aprender a usar/ conectar. Tá aqui neste video de um italiano que usou na Nissan QASHQAI diesel na europa.
Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=QyoVyVW0H-0