Tirando a mangueira que vem do filtro de ar você consegue verificar a folga.
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Valew meu caro.
E mais uma vez obrigado pelas orientações.
Vou dizer o que acho da Frontier pra quem estiver na duvida sobre comprar uma.
Verifique sempre a procedência, se a bruta tiver bons antecedentes pode comprar de olhos fechados, tem uma coisinha ali outra aqui, mas nada que seja impossível de resolver. Como disse o mestre Enrico: diagnóstico é tudo! Não vai sair por aí trocando peça e fazendo a primeira macacada que aparecer que vc vai levar na cabeça, igual eu.
Ela é boa de manutenção, DPF e EGR não são bixos de outro mundo, e com as orientaços do Enrico voce vai escapar de muito mecanico picareta por ai.
Vou dizer uma coisa com toda a convicção do mundo: É a melhor picape da geração passada. Não tem outra que pega, nem no asfalto nem na terra. E quero ver dono de hilux ou L200 provar que eu to mentindo.
Olá Pessoal
Não sei se é por aqui o correto, desculpem não tenho pratica em fórum, tenho uma frontier LE 2018, e preciso de ajuda, Adiquiri ela a pouco tempo e não tinha conhecimento que ela solicitava a regeneração do filtro de partículas, eu acabava interrompendo o processo de regeneração, até que ela limitou a potência e agora ela não faz mais a regeneração mesmo que aperte o botão ela não faz, levei ela na nissan e eles simplesmente me disseram que não sabem o problema é pediram pra deixar um ou dois dias para descobrir o defeito, eu tentei levar no meu mecânico de confiança para fazer uma regeneração forçada, porém ele não conseguiu fazer porque durante o processo dá falha de comunicação com o scanner dele, o mecânico da Nissan, por incrível que pareça me aconselhou a tirar o filtro de particulas é remapear ela, e lendo as orientações do Enrico fiquei sem saber o que fazer.
Se puder me ajudar agradeço.
Ben Hur
Bom, o que você não deve fazer de jeito nenhum é seguir a recomendação desse mecânico da Nissan, aliás, isso só prova o total despreparo das concessionárias em resolver problemas um pouco mais complexos. Seu caso não é o primeiro que eu ouço falar, de uma concessionária que não consegue resolver o problema do carro e sugere pro cliente alternativas fora da concessionária, algo que vai totalmente contra as recomendações do fabricante.
Infelizmente com as informações que você passou não da pra te ajudar. Pra diagnosticar o sistema DPF temos que ter acesso aos dados de injeção referentes ao sistema, então precisamos de um scanner que seja capaz de obter esses dados de injeção.
Fico a disposição para qualquer outro esclarecimento através do e-mail enricof18@hotmail.com
Quando pisa fundo no acelerador da Frontier Attack 20/21 e o giro passa dos 2.100 rpm e enquanto permanece pisado fundo no acelerador e o motor tá cheio e acelerando, existe uma mudança no som do motor (como se fosse um leve castanhado ou um guizo de cascavel). Isso é normal?
Quando alivia o pé ou o motor está com giro abaixo de 2.000 rpm, o motor volta a ficar silencioso (som castanhado desaparece).
Bem no inicio, quando peguei a Frontier, andei com o mecânico da CC Nissan e ele disse que é normal. Mas andei lendo a respeito sobre desregularem da pré-injeção do motor diesel e fiquei com essa dúvida.
Pode(m), por gentileza, tirar esse grilo da minha cabeça?
Questão do barulho, sem verificar isso presencialmente não tem como dizer se está normal ou não.
Mas o que é normal é em qualquer motor diesel moderno haver uma pequena alteração no som produzido pelo motor quando este está passando pela faixa de rotação de torque máximo. O barulho tende a ficar um pouco diferente pois nesse momento se tem pressão máxima de turbo e, se estiver com o acelerador a 100%, também pressão máxima de combustível. E isso altera o som do motor.
Se houver um real problema de injeção ela dificilmente teria esse esse problema sem apresentar códigos de falha referentes ao sistema de injeção.
Muito obrigado enricof18!
De fato a caminhonete está funcionando "redondo". Não existe nenhuma luz acessa no painel, nenhuma falha, nenhuma perda de potencia, está econômica e quando pisa ela anda bem.
Muito boas as suas dicas!
Enricof18, outra coisa (muito pequena) que notei é um som de "toc toc" no volante. Segurando na barra da direção da para perceber uma pequena folga que está gerando esse som e percepção no volante.
Peguei uma chave 12mm e fiz um pequeno reaperto na porca da coluna da direção (na parte interna, dentro da cabine e externa, antes da caixa de direção). Quase desapareceu. Ficou menor a frequência e a percepção do "toc toc" no volante. Está dificil conseguir agendar um horário em oficina e na CC Nissan querem cobrar quase R$ 400,00 só para fazer um diagnóstico e se necessário trocar parte da coluna da direção (valor estimado de quase R$ 2 mil).
Estou pensando em aplicar um pouco mais de força para apertar as porcas, mas estou inseguro, com receio de eventualmente piorar a situação (por exemplo quebrar o parafuso). Você tem alguma recomendação? Pensei em aplicar um wd40, afrouxar a porca e reapertar para ver se resolve. O que acha disso?