x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Agradecimentos: 84

Citação Postado originalmente por Davidnissan Ver Post
    Agora, o volante é muito completo, então controle de piloto automático, som, mudança de tela do painel, tudo você faz muito bem por ali - é muito fácil acessar a tela de consumo, pressão de pneus...

Essa semana peguei um uber que era um BYD, carro bem legal, pelo menos a minha experiência foi boa, mas quando o motorista foi ajustar o ar condicionado ele precisou abrir uma tela naquela TV enorme que tem no carro, e ajustar deslizando o dedo pela tela até colcoar na temperatura que queria. Isso sim é o fim da picada.
    A Hilux tem um controle de piloto automático que é o pior que já vi, uma alavanca pequena escondida atrás do volante e de difícil acesso. O da Nissan é super bem localizado no volante e com acionamento direto, sem menus para passear.
    Esses carros muito cheios de frescuras com o multimídia são um saco. Você tem que acessar telas, navegar em menus para ajustar uma simples temperatura do ar condicionado, e quando a centrar dá defeito, metade dos recursos ficam inacessíveis. Fazer isso com o carro andando é muito chato.
    Minhas picapes:
    Atual:
    Frontier Platinum 2025 - EX: Frontier XE 2024 - Frontier XE 2019 - Frontier LE 2016 - S10 LTZ 2015

Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Agradecimentos: 84
    Muito obrigado!
    De fato era um problema que só eu tinha, não fazia sentido ser um problema do carro.
    Quem bom que deu tudo certo.

Agora vou à luta, o dia hoje no trabalho será bem puxado. Um ótimo dia a todos.
    Minhas picapes:
    Atual:
    Frontier Platinum 2025 - EX: Frontier XE 2024 - Frontier XE 2019 - Frontier LE 2016 - S10 LTZ 2015

Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Agradecimentos: 125
    Recordar é viver.
    Algumas vezes o pessoal me diz: "você fala bem da Frontier porque é o que você tem."
    E eu respondo que isso é lógico, se eu não achasse que fosse a melhor eu não teria comprado ela, mas outra que fosse melhor.

Eu justamente escolhi a Frontier por achar que ela era a melhor, e não foi pelo preço, não foi por popularidade ou fama, não foi por valorização, nada disso. Eu felizmente posso escolher a melhor sem me preocupar com questões comerciais, uma facilidade que infelizmente a maioria das pessoas não têm.
    Hoje eu ando na melhor caminhonete do mercado, a mais segura, a mais confiável, a mais confortável, a mais estável, a mais tecnológica, etc ... sem me preocupar se a fábrica vai continuar existindo, se ela vai continuar sendo fabricada ou não, se vai desvalorizar, se vai faltar peças, etc.
    Enquanto eu puder, eu vou ter uma caminhonete que tem as melhores qualidades do mercado e me ofereça conforto e segurança, e se um dia a Frontier não for mais viável, eu vendo e compro outro modelo. Simples assim.

Eu sei que infelizmente esta não é a realidade de todo mundo, aliás não é a realidade da maioria. A grande maioria dos compradores compram caminhonetes já pensando em vendê-las, já preocupados com a desvalorização, já temerosos com a questão de comercialização do modelo. Ou seja, compram caminhonete para os outros, não para si.

O que acontece é que as pessoas acabam comprando caminhonetes problemáticas, perigosas, que capotam, que pulam mais do que cavalo bravo, com pouca segurança, baixo conforto, tecnologias que nem funcionam, que vivem em oficinas consertando ou fazendo recalls que muitas vezes nem resolvem o problema, mas é o que podem ter.
    Eu digo que a vida é muito curta e se podemos ter o melhor, devemos ter.

Muita gente vai achar pretensão eu dizer que a Frontier é a melhor picape do mercado, mas o fato é que ela é realmente, e isso é facilmente comprovado.
    Uma legião de fanboys de outros modelos ou haters da Frontier não vai mudar isso, qualquer que seja o argumento que usem. Então eu só digo uma coisa para estes infelizes, sejam felizes com as suas escolhas e não me encham o saco pela minha.

Porque eu vou ter uma caminhonete que tem facilidade de capotar, tirar a vida de quem tá dentro, inclusive a minha? Porque eu vou escolher uma caminhonete que numa colisão pode pegar fogo e queimar todo mundo que está dentro, porque não usa plásticos antichama? Porque eu vou comprar uma caminhonete que se quer tem para-brisa com proteção UV, uma das maiores causas de câncer na pele hoje entre os motoristas? Porque eu vou comprar uma caminhonete com sistemas de segurança que não funcionam, que aciona a frenagem de emergência sozinha ou que não aciona quando precisa, e que não identifica um carro na frente com tampa de vidro?
    Porque eu eu vou comprar uma caminhonete que, por conta de uma porcaria de um filtro mal projetado, vai arrebentar o motor e me fazer parar no meio de uma estrada ou num lugar de risco? Porque desvaloriza menos? Que bela economia porca! A minha vida, a vida dos meus amigos e da minha família vale muito mais do que uns trocados a mais no bolso, e lamento saber que infelizmente a maioria dos consumidores pensam o contrário. Boa sorte para eles!

E tem a questão do prazer pessoal. Quem prefere andar uma caminhonete dura que só pula, se pode andar numa caminhonete confortável? Não é melhor ouvir música num som realmente de alta fidelidade do que num JBL fake chinês estridente e cheio de distorções? E a frescura (para os haters) de ter um teto solar, oferecer saídas de ar-condicionado no banco traseiro, de estar num carro silencioso, com comportamento de um sedan de luxo, e não sou eu quem diz isso.
    Será que as pessoas não merecem ter o melhor?
    E o pior é que muitos inventam argumentos para tentar justificar uma decisão diferente. Boa sorte com os seus argumentos, mas garanto que nenhum deles supera a verdade.
    Só não venha me falar em resultados de vendas, de ranking de emplacamentos, menor desvalorização ou bobagens desse tipo porque vai perder o seu tempo. Eu compro carro, não números comerciais. Isso é bom para o fabricante, eu não sou dono da fábrica. E vender mais já se provou não ser sinônimo de vender o melhor.

E convenhamos que não dá nem para agradar os olhos. Como o mercado tem lançado caminhonetes realmente feias ultimamente. A frente da S10 é tão confusa que é até difícil identificar alguma identidade visual ali. É uma bagunça completa (o painel é muito bonito). A frente da Ranger é uma das coisas mais horríveis que eu já vi, coisa anos 70. O que é aquilo? Até a Ford reconhece que ela precisa mudar urgente. Aquela grade quadrada na frente da Nova Triton é o estilo ame ou odeie. A Amarok já está com o seu desenho muito datado e completamente sem graça. A Titano parece uma Frontier, mas defasada alguns anos (aliás foi baseada no modelo anterior). A frente e a traseira da Hilux já cansaram mais do que música sertaneja universitária. Não estou julgando aqui se são boas ou ruins, estou só observando a falta de cuidado com o desenho do carro.

E tem coisas que nem comentei, como o risco do dono de uma Hilux de acabar com uma arma na cabeça, quando ainda não há o disparo, porque se houver não precisa se preocupar com mais nada, nem com os herdeiros, que vão vender ela por um preço bacana.

E pensam que a Frontier é o meu último sonho de consumo? Eu já disse aqui que eu só não troco ela numa RAM porque, infelizmente, não tenho condições de adequá-la a minha vida atual, de circular com ela nos lugares onde o rodo e frequento, por conta de limitações física, de normas de trânsito e outras limitações. Mas isso vai mudar em breve.
    Sim, tem coisa melhor que a Frontier, mas não na sua categoria. Uma Platinum hoje por 256 mil distancia ela com muita vantagem de qualquer outra concorrente, para quem ainda olha só o preço.

A Frontier vende pouco? Caiu de vendas este mês? Ficou na lanterninha? E daí? O que isso muda no carro? A maioria não pode, ou melhor, a maioria não compra ela mesmo. Ela sempre ficará restrita a um público que é mesmo minoria. A maioria ainda vai continuar indo com as outras.

Bem, isso justifica a razão de eu estar agora trocando a minha por outra nova. Se ela ficar algum tempo sem ser vendida aqui, estarei atualizado com um modelo que vai rodar os seus 500.000km, ou mais, me oferecendo tudo o que ela me oferece hoje.
    Estas são as minhas razões para ter uma Frontier.
    Clube da Nissan Frontier
    Atuais: Frontier Platinum 2025 e SE 2024
    Antes: Platinum 2024, Platinum 2023, XE 2019, SL 2016, Attack 2015, SL 2015 e S 2015

Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Quando estou viajando e vejo que preciso fazer uma ultrapassagem com mais força eu prefiro reduzir a marcha pelo câmbio do que colocar no modo sport, caso contrario eu tenho que ir fazendo abdominal durante a viagem hehehe
    Em trechos onde você sabe que vai precisar fazer ultrapassagens, pode deixar o modo Sport acionado, a diferença de consumo é muito pequena.
    Clube da Nissan Frontier
    Antes: Platinum 2024, Platinum 2023, XE 2019, SL 2016, Attack 2015, SL 2015 e S 2015

Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Essa semana peguei um uber que era um BYD, carro bem legal, pelo menos a minha experiência foi boa, mas quando o motorista foi ajustar o ar condicionado ele precisou abrir uma tela naquela TV enorme que tem no carro, e ajustar deslizando o dedo pela tela até colcoar na temperatura que queria. Isso sim é o fim da picada.
    Leia isso: Piloto automatico moderno esta deixando os motoristas mais irritados do que tranquilos | Noticias Automotivas

Eu comentei isso há alguns anos. Cheguei a escrever sobre o aumento de acidentes por conta do ACC.
    Na época quando muita gente achava um absurdo uma Frontier não ter ACC.
    O negócio é que para parecer "tecnológica", fabricantes estão enchendo os carros de frescuras que mais atrapalham do que ajudam, aumentam o risco de acidentes e causam irritação. Colocam telas gigantes no painel para chamar a atenção, mas de forma burra e inútil.
    Compare o painel digital (nem digo mais multimídia porque há muito tempo deixou de ser somente isso) da S10 com o da Ranger. Na S10 há ganhos e boa distribuição de imagens, na Ranger a imagem acaba ficando igual ou pior do que era antes, porque o formato vertical até chama mais a atenção, mas pouca vantagem oferece já que muitos aplicativos e recursos são feitos para uma tela horizontal e acabam limitados na largura, o que tem feito muitos fabricantes abandonar este sistema para voltar ao formato horizontal.

Adianta você colocar alguns alto-falantes vagabundos licenciados pela JBL num carro e dizer que o seu sistema de som tem "assinatura" JBL? Isso é uma grande piada. Não tem nada de JBL ali, e se tivesse, não teria motivo para comemorar porque nem é uma marca que merece tanta admiração assim. Será que as pessoas não sentem o quanto o som é ruim?
    Enfeitam demais os carros, enchem de recursos e não estão nem aí se são realmente úteis, o que querem é somente fazer o consumidor acreditar que está comprando algo cheio de tecnologia.
    Colocam sistemas baratos chineses de segurança autônoma, que depois acabam desligados porque não funcionam direito e até causam acidentes. Telas grandes sem qualidade que acabam apagadas com tantos defeitos.

O comprador vai ver um carro e ao olhar para o painel com aquela tela toda coloridinha vai dizer: Uauuu!!!! Mas não vai perceber o estribo de plástico, não vai notar a falta de regulagem de altura de cinto de segurança, a ausência de freios a disco nas quatro rodas, a falta de monitor de pressão dos pneus, e outras coisas que realmente importam.
    Colocar ajuste de ar-condicionado e outros controles no "multimídia" é ótimo para o fabricante, pois vai economizar botões e ligações, deixando tudo socado na telinha digital, mas tente ajustar alguma coisa ali com o carro balançando, veja a distração e o tempo que um ajuste na tela causam quando comparados aos botões físicos, fora a imprecisão do comando.

Aliás, para quem não sabe ainda, a Latin Ncap decidiu que estas "tecnologias" reduzem a segurança dos carros e diminuem suas notas em testes. Não invento nada, invenção é com os outros:
    A volta dos botoes fisicos: novas regras de seguranca podem acabar com telas que distraem
    Reddit - The heart of the internet
    Apenas carros com botoes fisicos receberao nota maxima em teste de seguranca • Tecnoblog
    Seguranca impoe volta aos botoes fisicos tradicionais

"As telas de toque pareciam uma solução elegante e atraente, sem volta aos tradicionais botões que nasceram juntamente com os automóveis há 140 anos. A influência de celulares e tabletes chegou de forma avassaladora e exagerada. Entretanto, logo ficaram claras as sérias limitações ao desviar o olhar e/ou a atenção dos motoristas. Há de se reconhecer que também o fator custo, em geral mais baixo, pode ter levado aos exageros observados quase como regra."

"uso excessivo de touchscreens é um problema de segurança, já que pode aumentar risco de acidentes"

"Renault foi uma das primeiras, no final de 2024, a reconhecer que certas funções não podem depender de tato ou de desvio do olhar. Nos próximos lançamentos vai mudar. Por outro lado, a VW acaba de anunciar uma revisão total dos conceitos atuais em vários de seus modelos que incorporam controles deslizantes e comandos táteis. O chefe de projetos, Andreas Mindt, foi taxativo à Autocar inglesa: Nunca mais cometeremos esse erro. Volume de multimídia, pisca-alerta e controles de ar-condicionado central e laterais terão apenas botões. No volante e na coluna de direção só botões e alavancas. Acabará a adivinhação. Honestamente, carro não é telefone”, reconheceu. "

"Dados da própria NHTSA mostram que mais de 324.000 pessoas foram feridas em 2023 em colisões envolvendo motoristas distraídos."

Quando eu alertei isso há alguns anos, fui criticado pelos "entendidos" do assunto, que na verdade sempre foram consumidores que se deixavam enganar pela falsa "tecnologia" que as montadoras entregavam com a intenção de apenas reduzir custos, e eles acreditando que eram vantagens... O consumidor tem muito o que evoluir.
    Por isso eu digo que a Frontier sempre vai ser um modelo de nicho, de um público bastante diferenciado que não se engana fácil, mas que é minoria.
    Clube da Nissan Frontier

Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Citação Postado originalmente por Samuel Dias Ver Post
    Eu não entendi isso.
    Eu já comentei que pode haver um vácuo nas vendas da Frontier no Brasil, pela mudança da distribuição da Argentina para o México.
    Pode ser que isso ocorra na sequência, mas pode acontecer da Nissan optar por já vir com o modelo novo, que ainda não foi lançado.
    Então vamos lá...

O que regula o preço da Frontier usada? (e isso vale para geralmente qualquer carro ou outra coisa).
    É o preço da nova.
    Se uma Platinum nova custa 315 mil reais, e você quisesse ter uma mas não pudesse comprar uma zero, talvez conseguisse pagar 277 mil numa com um ano de uso, que é a desvalorização média que o mercado (não eu) aponta no primeiro ano da Frontier.
    Mas, olhem que interessante, a Platinum nova hoje sendo vendida a 256 mil, quem pagaria 277 mil numa usada???
    Isso força a usada com um ano a cair para uns 230 mil, que é o preço FIPE dela hoje. Isso não é ruim, eu estou colocando apenas 45 mil para trocar a minha. Mas, para quem quer vender e não trocar, essa conta já não fica tão interessante.

Então vejamos, hoje a Frontier Platinum é a melhor e mais completa caminhonete da categoria, e outras que oferecem menos em muitos aspectos estão sendo vendidas nas versões mais completas que não possuem o que tem na Frontier Platinum, por algo em torno de 360 mil.
    Sem a oferta da Frontier zero no mercado, se ocorrer mesmo este intervalo que citei, a referência de 256 mil do preço atual desaparece. E na teoria ela passaria a se igualar, no mínimo, e ainda mais completa, aos 360 mil hoje praticado por algumas concorrentes, aos olhos do comprador que é exigente e quer uma Frontier. Sem o modelo novo à venda, e querendo uma Frontier, o interessado iria se deparar com estas referências, fazendo com que os preços das usadas subissem.
    Isso já aconteceu algumas vezes no mercado, não é nenhuma novidade, mas as pessoas esquecem.
    Querem um exemplo?

A Dodge Dakota, que foi vendida no Brasil até 2001, antes de sair de linha, teve um desconto promocional do preço de tabela, talvez muitos não saibam, de quase 50% para acabar com os estoques. Isso derrubou os preços das usadas, óbvio.
    Quando o modelo novo deixou definitivamente de ser vendido, pouco tempo depois a usada estava custando mais do que a nova na tabela com preço "cheio".
    Podem esperar algo assim por aqui.
    Vou chutar que, mantidos estes descontos da Frontier, e vindo a faltar modelo novo para venda, as usadas devem subir facilmente os seus 30% ou mais. Muito mais do que vai render uma aplicação comum, ou seja, é até um investimento para quem puder comprar.

"Ahhh... mas a falta do modelo não pode depreciá-lo?" alguém pode perguntar.
    Olhem só, carros saem de linha e se valorizam, fábricas vão embora e os carros valorizam, e no caso da Frontier? A fábrica não está indo embora e nem tirando o modelo de linha. Ele continuará sendo fabricado lá fora, como sempre foi, fora do Brasil, tendo peças e uma rede de concessionárias que o que menos dependem é da Frontier, e terá em breve continuidade de vendas. É uma pausa, não uma descontinuação do modelo.

Tudo isso é bastante óbvio, sem novidades.
    Clube da Nissan Frontier

Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    O que me parece, pelo menos aqui no Brasil, é que a Nissan está 100% focada no Nissan Kicks. O que não é ruim, espero que realmente vendam muitas unidades do modelo, que ficou muito bonito por sina. Esse modelo fortalece a fabrica no Brasil, fomentando a economia e os empregos, abastecendo inclusive o mercado internacional.
    Exatamente! Kicks novo, Kicks antigo, Versa, Sentra... são veículos com maior volume de vendas. A Frontier representa muito pouco no volume total. A Nissan quer hoje renovar estes modelos rapidamente, como tem feito inclusive, para aumentar a sua participação e fortalecer a marca.
    No mês passado a Nissan emplacou mais de 8.000 veículos no Brasil, desde Frontier, Sentra, Leaf, etc... e apenas 267 Frontier. Ou seja, a Frontier representou apenas pouco mais de 3% do total dos seus emplacamentos. Você tem toda a razão quando diz que o foco dela agora não é a Frontier.
    Mas, com o lançamento da nova, haverá um grande foco nela, afinal o modelo teve meses aqui onde emplacou mais de 1.000/1.200 unidades, ela tem um mercado interessante, a Nissan só precisa ajustar isso, o que parece querer fazer com o modelo novo, que promete um nível de evolução sem comparações aqui.
    Clube da Nissan Frontier

Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Importante lembrar que a Nissan vendeu aqui mais do que a Ford, Mitsubishi, Caoa, Honda, GWM, Citroen, RAM, Peugeot, etc...
    Clube da Nissan Frontier

Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Citação Postado originalmente por Mario Guerra Ver Post
    O que cansou mesmo foram as cores. A Nissan mantém as mesmas cores por bastante tempo. No final você fica entre as básicas, não tem uma cor nova pra variar.
    De 2017 para agora a Nissan lançou duas cores novas na Frontier, uma dourada e outra azul, num total de 7 cores, a Ranger 5, a Hilux também 5.
    As cores são definidas pelo mercado, infelizmente. A Frontier antiga tinha um verde muito bonito, com um tom bem acertado, e eu gostava muito daquela cor, mas não voltou mais. Depois fiquei sabendo que a procura por ela era muito baixa.
    Clube da Nissan Frontier

Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Citação Postado originalmente por Gabriel RB Ver Post
    Primeira coisa que perguntei na última revisão da minha era se ela usava esse filtro pressurizado nojento que está matando motor por aí. Não usa, e não existem históricos crônicos de problemas causados pelo combustível, pelo contrário, os problemas de alimentação são mais relacionados a combustíveis adulterados, e bem adulterados, porque mesmo com combustível ruim ela não fica na rua fácil, no máximo perde um pouco de força e sinaliza isso no painel, o que algumas vezes requer uma limpeza no sistema, mas nada de arrebentar motor.
    A Frontier, junto com a Triton e a S10 não apresentam os problemas que as demais estão sofrendo. Mas, isso não significa que não precisa cuidar. Use aditivo, faça as revisões, abasteça com diesel confiável, e ela não vai te dar problemas. Muita gente que vejo reclamar cuida de qualquer jeito. A vantagem é que ela, cuidando bem, não incomoda, cuidando mal, incomoda pouco e longe das coisas que estão acontecendo com as outras mesmo bem cuidadas.
    Em outra oportunidade eu comento isso, mas conversando com o gerente de outra marca que tem concessionária vizinha à minha empresa, ele me confidenciou que os motores da sua picape estão estourando mesmo com filtro pressurizado limpo, então, meu amigo, veja só o tamanho da encrenca que temos hoje. E com esse diesel cada vez mais piorado, a coisa tende a se agravar muito. Temos 3 encrencas no mercado hoje que vão precisar de atenção urgente, pois vão dar muitos problemas.

Eu continuo usando o aditivo a cada 2 ou 3 abastecimentos, dependendo da situação. Revisões em dia e sempre bem feitas. Abasteço, sempre que possível, em postos de amigos que conheço muito bem.
    Mas, no caso da Frontier não precisa viver na neura dela vir a dar problemas. E se algum dia der também por falta de cuidado ou combustível muito adulterado, não vai lhe causar nada mais sério, exigindo apenas substituir o combustível do tanque, trocar algum filtro ou uma limpeza apenas.
    Clube da Nissan Frontier

Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Citação Postado originalmente por Mauro-sp Ver Post
    Que novidade é essa que precisa de uma autorização? Agora fiquei curioso de verdade.
    Eu já autorizei
    Clube da Nissan Frontier

Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Citação Postado originalmente por Samuel Dias Ver Post
    Será que desta vez vão unificar o modelo para todos os mercados? Quanto mistério
    É bem possível isso, mas sempre com caraterísticas locais, até profundas. Lá fora temos Frontier até com feixe de molas.
    Clube da Nissan Frontier

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 6 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 6 visitantes)

Tópicos Similares

1. Novo Vitara 4° Geracao 2017
      Por wagner4wd no fórum Suzuki
      Respostas: 303
      Última resposta: 05/08/2025, 16:49
    2. Respostas: 0
      Última resposta: 23/03/2020, 12:32
    3. Respostas: 1
      Última resposta: 09/01/2009, 12:49

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem